RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

REFERENCIAL TEÓRICO 4. MOSTRA DE ESTÁGIO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO O presente trabalho visa apresentar umm relatório das observaçoes de participação nas atividades desenvovidas na escola escolhida, como também relatar as concepções, conhecimentos e habilidade absorvidos em toda a trajetória do Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dentro do processo de formação pedagógica, do curso de Pedagogia ,. semestre da Unopar. A instituição possui 08 salas de aulas,1 sala de leitura/TV/brinquedos, 1 cozinha, 03 banheiros femininos e 03 masculinos, 1 secretaria com sala de professores e sanitário para funcionários, 01 refeitório coberto com a cozinha junto, 01 depósito de gêneros alimentícios, 01 depósito de produtos limpeza e 01 quadra de esportes coberta. A instituição segue o calendário escolar aprovado pela Secretaria Municipal, sendo que este possui 200 dias letivos.

Os alunos são bastante engajados no contexto escolar, tratam os visitantes e funcionários com respeito, sendo amistosos e receptivos com os estagiários que fazem observação na sala de aula. Percebe-se que os alunos são assíduos na escola, não sendo registrado indícios de evasão ou turmas vazias, percebendo assim o compromisso dos alunos e da família com a escola. No que diz respeito a merenda escolar, esta é fornecida pela prefeitura que abastece a escola uma vez por semana com insumos como: arroz, feijão, achocolatado, leite em pó, óleo, macarrão, frango, carne bovina, verduras, frutas, que em sua maioria são fornecidas pela agricultura familiar em convênio com a prefeitura. As crianças chegam à instituição das 12:30 até as 13h, sendo que na entrada são recebidas pela diretora e coordenadora de turno da escola e encaminhadas para às salas de aula para dar início as atividades do dia.

Às 15:00h o sinal bate para o recreio e as crianças vão para o refeitório almoçar em filas organizadamente. Ao terminar lanche as crianças tinham um momento de recreação livre, observado com zelo pela coordenadora de turno. O sinal para saída é batido às 17:25h, onde as crianças saem em filas em ao encontro dos pais , encaminhadas pela coordenadora de turno. Cada turma realizava, em sala, atividades diferentes de acordo com seu ano de escolaridade. Durante o meu período de estágio foi realizado a festa da família na escola, onde as crianças juntamente com os pais confeccionaram brinquedos a partir de material reciclado como caixas de papelão, garrafas pet, embalagens de produtos de limpea, latinhas, dentre outros. Na oportunidade houve a plantação de árvores frutiferas para a formação do pomar próximo a quadra da escola.

As turmas dos anos iniciais do fundamental I plantaram vasos com girassois e mudinhas de cebolinha. Para esta atividade a escola mandou bilhetes com antecedência avisando aos pais sobre a tividade, onde percebi que a participação da familia foi efetiva. No encerramento das atividades foi servido um lanche coletivo com quitandas trazidas pelos pais e funcionários da escola. Para Libâneo (2017) uma formação por intermédio do gesto de ensinar se dá na relação do professor com o aluno, proporcionando um encontro articulado entre a realidade, teoria e prática, tendo como resultados para os alunos o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Nesse sentido, com o intuito de contribuir na melhoria das práticas de ensino e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mediante consentimento das professora, realizou encontros com pequenos grupos de alunos, em forma de roda de conversa, deixando que cada um expusesse suas dificuldades em relação à disciplina, onde foi registrado em um diário de bordo os relatos e queixas dos alunos que não estavam conseguindo alcançar o rendimento necessário para se promover de um ano para o outro, evitando assim a retenção ou até mesmo a evasão ocasionada pela desmotivação do discente.

Dessa forma, tudo que foi relatado e anotado foi repassado à professora, para que esta tomasse conhecimento de todas as dificuldades de aprendizagem percebidas e pontuadas em torno dos alunos. MOSTRA DE ESTÁGIO Nessa oportunidade pude ver de perto a relação professor/aluno que necessita ser de atenção, carinho, cuidado, amizade e aprendizagem. O meu planejamento para as intervenções foi feito seguindo o plano de aula da professora e obedecendo o currículo escolar, porém, com ênfase nas peculiaridades da instituição. Desenvolve-se uma metodologia aproveitosa, sempre buscando conhecer as aptidões e deficiência de cada aluno, estando sempre atenta para aproveitar os momentos favoráveis para a aprendizagem, estimulando, motivando e incentivando cada nova descoberta,proporcionando a participação em experiências enriquecedoras e criativas, que podem ser individuais e coletivas, definindo com clareza os objetivos que pretende alcançar.

O projeto político pedagógico foi elaborado com o objetivo de ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. Sendo assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática. A escola em observação é um local de estímulo e construção do saber, seja ele relacional, vivencial, que prepara o indivíduo a interagir como meio em que vive. A instituição não se limita somente ao espaço físico, mas age e transforma em conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção de uma escola como agente de transformação e compreensão do mundo de cada cidadão; proporcionando e questionando seu papel conscientizador e libertador de suas ações.

Para a vida profissional a experiência do aprendizado, na qual, situações e práticas vividas consegui desenvolver algumas habilidades para a atuação da docência. Nesse sentido, ressalta-se que a reflexão acerca da formação docente é de suma importância, considerando que é durante o estágio que o estagiário e futuro docente, tem a oportunidade de refletir profundamente sobre suas práticas, em como estreitar os laços de confiança na relação aluno/professor, refletindo em quais seriam as práticas pedagógicas mais oportunas para cada etapa de sua prática docente. Para tanto, o estágio supervisionado, deve ser concebido com uma importante ferramenta na formação docente, sendo que este apresenta importantes fundamentos para a atuação cotidiana do futuro professor.

Concluindo, é durante o estágio supervisionado que o cursando e, futuramente professor, concebe a necessidade de convergir a teoria com a prática, buscando sempre refletir após cada aula, sobre o que pode fazer de melhor para melhorar tais práticas durante o estágio, estendendo essa busca em todo o seu cotidiano profissional. REFERÊNCIAS ABREU, Diogo. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5. de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6. de 7 de dezembro de 1977, e 8. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. São Paulo: Cortez, 2017 MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas.

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