METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO- O acelerado avanço tecnológico tem impactado profundamente a sociedade, atualmente vivencia-se a sociedade do conhecimento, assim, tais transformações têm gerado questionamento nas mais diversas áreas do saber, inclusive no ensino superior, uma vez que, esta modalidade de ensino objetiva formar cidadãos críticos e com as habilidades necessárias para a inclusão no mercado de trabalho. Sendo assim, para acompanhar esse processo de inovação é preciso a implementação de novas metodologias que promovam o desenvolvimento do aluno, garantindo lhe mais autonomia no seu processo de aprendizagem. Para os estudiosos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos que podem ser transformadas em ferramentas para a inclusão de atividades inovadoras na educação.

As tecnologias vêm impactando a educação e abrindo novas possibilidades de ensinar e aprender, passando de um paradigma conservador, em que o professor era posto como o detentor de todo o conhecimento, a um paradigma em que o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem. Os benefícios trazidos por essa tecnologia são inúmeros, mas essa grandiosidade de conhecimento disponível e de faço e rápido acesso também trouxeram situações negativas, pois o ciberespaço transformou-se num lugar onde tudo pode ser considerado. Atualmente, é inconcebível que a educação negligencie a tecnologia. Uma vez que, com o uso das TICs aplicada à educação proporcionou mostrar conteúdo ou teorias aos alunos que antes não podiam ser demonstrados, como simulações, animações, objetos de aprendizagem dentre outros.

No entanto, mesmo diante dos inúmeros benefícios, nos deparamos com o questionamento: Como o ensino superior pode acompanhar as grandes inovações presentes na sociedade para que possa preparar o profissional para atender as mais diversas demandas sociais? Considera que uso das TICs a favor do ensino possuem um expressivo potencial formativo, pois possibilitam novas possibilidades de ensinar e de aprender. Sendo assim, as instituições de ensino, como um todo precisam oportunizar novas experiências aos estudantes, tendo como ponto de partida o reconhecimento do aluno como sujeito ativo e autônomo em seu processo de aprendizagem. A presença das tecnologias digitais de informações e comunicações (TDICs) no nosso dia a dia tem alterado visivelmente os meios de comunicação e, assim, a forma como nos comunicamos.

As possibilidades e o potencial que essas tecnologias oferecem para a comunicação são enormes. É possível vislumbrar mudanças substanciais nos processos comunicacionais, alterando a maneira como recebemos e acessamos a informação. Infelizmente as mudanças observadas no campo da comunicação não têm a chegado as instituições de ensino com a mesma velocidade e impacto. ” Baseada na premissa da psicologia cognitivista de que a aprendizagem não é um processo de repetição, mas sim construção do conhecimento (RIBEIRO, 2005). A metodologia ativa baseada em projetos parte da ação-reflexão-ação, um exemplo de projeto com as tecnologias, citada por Prado (2005), que pode ser aplicada no ensino superior é a produção de vídeo, cujo trabalho é desenvolvido em grupo objetivando desenvolver: pesquisa e seleção de informações, imagem, som e produção de um roteiro.

Nesta atividade a internet é fundamental, servindo como fonte de pesquisa e de comunicação entre o grupo. Outra metodologia ativa que pode ser trabalhada é a Gamificação da Sala de Aula, esse modelo consiste na incorporação de elementos típicos dos jogos como fase, pontuação e personagens e aplicar na sala de aula. a gamificação não é um jogo (ou processo para se transformar algo em jogo), mas sim a utilização de abstrações e metáforas originárias da cultura e estudos de videogames em áreas não relacionadas a videogames. ENSINO HÍBRIDO: PROPOSTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR  As instituições de ensino superior atualmente enfrentam dois grandes desafios, o primeiro é o grande fluxo de evasão que resulta nas salas de aulas cada vez mais vazias, ou quando o aluno está presente, muitas vezes ele está fazendo outra coisa no momento em que deveria estar acompanhando a aula.

O segundo problema enfrentado pelas IES é atender às atuais demandas sociais que estão em constantes mudanças, provocando impactando diretamente na sociedade e consequentemente no perfil do aluno.     O atual modelo pedagógico, que constitui o coração da universidade moderna, está se tornando obsoleto. No modelo industrial de produção em massa de estudantes, o professor é o transmissor. A aprendizagem baseada na transmissão pode ter sido apropriada para uma economia e uma geração anterior, mas cada vez mais ela está deixando de atender às necessidades de uma nova geração de estudantes que estão prestes a entrar na economia global do conhecimento (TAPSCOTT; WILLIAMS, 2010, p. do Ministério da Educação (MEC) que autorizou as instituições de ensino superior a incluírem até 20% das disciplinas no ensino semipresencial.

  § 2o. Poderão ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso.   § 3o. As avaliações das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput serão presenciais. O professor pode também ficar com um grupo na sala de aula desenvolvendo a atividade e enviar um grupo para o laboratório, acompanhado pelo tutor, e depois inverter os grupos de trabalho. Sala de aula invertida (Flipped Class-room): O professor entrega o material com as propostas de teoria da disciplina e os alunos devem realizar seus estudos em casa, ativando seus conhecimentos prévios e agregando novas informações às estruturas cognitivas já existentes. No memento da sala de aula, o professor propõe atividades sobre o conteúdo estudado, invertendo, assim, a dinâmica de estudar a teoria em sala de aula e realizar atividades em casa.

  Rotação Individual (Individual Rotation): Nessa proposta valoriza a individualidade dos alunos, o tempo de execução da atividade não é fixo, os discentes recebem os conteúdos a serem estudados e trabalham em seu ritmo. Assim, os alunos rotam por modalidades de aprendizagem, alguns precisam de mais tempo em uma determinada atividade que outros, por isso, as trilhas são personalizadas. Não se trata de simplesmente substituir o quadro negro por alguns transparentes, por vezes, tecnicamente mal elaboradas ou até maravilhosamente construídas no Power Point, ou começar a usar um Data Show. As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Além do mais, as técnica precisarão precisam estar coerentes com os novos papéis, tanto do aluno, como do professor: estratégias que fortaleçam o papel do sujeito de aprendizagem do aluno e o papel de mediador, incentivador e orientador nos diversos ambientes de aprendizagem.

MASETTO, 2012)           Neste sentido, quando o docente se propõe a trabalhar com as metodologias ativas como ferramenta de ensino e aprendizagem, precisam planejar suas aulas tendo como foco principal o estudante e ter como elemento norteador a preparação deste profissional para as mais atuais demandas sociais. São várias estratégias que podem ser utilizadas pelo professor que vai depender do objetivo almejado. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 4059 de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal. mec. org/blended-learning/> Acesso em: 18 out.   DELISLE, R. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. Porto: ASA, 2000.   KENSKI, V. Penso, Porto Alegre, 2015 MARCHIORI, L. L. MELO, W. J. MELO, J. MASETTO,M. T. BEHRENS, M. A. Orgs. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos autores. f. Tese (Doutorado em Educação) Curso de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.   SILVA, S. de Julho de 2013). Disponível em: https://er. educause. edu/articles/2010/2/innovating-the-21stcentury-university-its-time. Acesso em: 15 out. VALENTE, J. php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17. Acesso em: 19 out.

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