MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Gastronomia
Para a elaboração deste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online – Brasil, CAPES Periódicos, livros e publicações referentes ao tema. Palavras-chave: Matemática. Inclusiva. Libras. INTRODUÇÃO O ensino de Matemática sempre enfrentou grandes desafios nos âmbitos escolares, exigindo dos docentes estratégias, reformulações, atualizações e aprofundamento do conteúdo a ser aplicado. Tal processo se formou em uma tentativa de adaptação entre a sociedade e o portador de deficiência, na equiparação de oportunidade e, consequentemente, uma sociedade para todos. Assim, a inclusão tem o significado de adaptação das necessidades da pessoa com deficiência pela sociedade, o que permitirá seu desenvolvimento em todos os aspectos de sua vida (SASSAKI, 1997 apud SAMPAIO e SAMPAIO, 2009).
Portanto, a educação inclusiva tem em sua característica a de permitir ao portador de deficiência e a sociedade uma adaptação por meio da inclusão de todos os seres humanos por meio da educação. Para um bom entendimento sobre a educação inclusiva, é preciso compreender que o acesso à educação é ampara por diversos dispositivos legais, como a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde aborda que a educação é um dever e/ou obrigatório, nos artigos 2º e 5º: Art. º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação (BRASIL, 2015). Grifo Nosso. Assim, compreende-se que a educação não é um simples critério de escolha, mas um dever, um direito de todos, por sua vez a educação inclusiva se encaixa nesta obrigatoriedade, mas obriga uma maior atenção visando incluir os alunos que enfrentam diariamente uma diversidade de barreias. De acordo com a Unesco: A educação inclusiva não é simplesmente tornar as escolas acessíveis. Trata-se de ser proativo na identificação das barreiras e obstáculos que os estudantes encontram na tentativa de acesso a oportunidades de educação de qualidade, bem como na eliminação das barreiras e obstáculos que levam à exclusão (UNESCO, 2022).
O ensino de Libras na Educação Inclusiva De acordo com Albres: Há um movimento de tensão e ruptura entre a educação de surdos e a educação especial, os surdos através das reivindicações da FENEIS, procuram escapar do estigma que permeia a área da educação especial considerada como um subproduto da educação, da discussão de deficiência e da inclusão escolar (ALBRES, 2005, p. A autora relata que pessoas com deficiência vivenciam com maior intensidade o preconceito e estigma historicamente construído, o que permite constatar que os surdos como minoria linguística, usuária de uma língua espaço-visual necessitam de melhor reconhecimento (ALBRES, 2005). A educação do surdo obteve início no oralismo, sendo obrigatório o treino no oralismo e proibido o uso de sinais e gestos, com o advento das bases legais a utilização da LIBRAS, o surdo passa a ter seus direitos respeitados (MARILENE e MEYER, 2016).
O reconhecimento e apoio aos surdos surgem com a Lei nº10. e a Lei - Decreto 5. Ponto de articulação Caracterizado como o local onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal - à frente do emissor (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. O movimento Caracterizado pelos sinais que podem expressar movimentação ou ausência de movimentação, como os sinais de rir, chorar, ajoelhar, sentar e em pé (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. Orientação/direcionalidade São característicos de sinais que expressam orientação ao indivíduo como os sinais de ir, vir, subir, descer, acender, apagar, abrir e fechar (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. Expressão facial e/ou corporal Além dos parâmetros anteriores mencionados, existem uma diversidade de sinais que fazem tem traço diferenciador a expressão fácil e/ou corporal, como os sinais de alegre, triste, helicóptero, moto, ladrão e roubar, auxiliando a formação de frases em um contexto (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p.
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A LIBRAS 3. Matemática em Libras Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais relata que a existe uma contribuição do currículo de matemática na valorização da pluralidade sociocultural, “evitando o processo de submissão no confronto com outras culturas; de outro, criar condições para que o aluno transcenda um modo de vida restrito a um determinado espaço social e se torne ativo na transformação de seu ambiente” (BRASIL, 1997, p. Desta maneira os PCNs afirmam: [. importante que a Matemática desempenhe, no currículo, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares (BRASIL, 1997, p.
Neste sentido, Carvalho descreve a respeito do processo de ensino-aprendizagem de matemática para surdos: Para que o processo ensino-aprendizagem de Matemática para surdos aconteça de forma efetiva é necessário elaborar conceitos, estratégicas e teorias compatíveis com a especificidade educacional do saber matemático e de viso-especialidade surda, ou seja, Matemática visual-espacial. CARVALHO, 2010, p. Por meio desta base o aluno poderá fazer um da matemática para atividades básicas do dia-a-dia como a contagem de dias no calendário. Figura 7 - Números no Calendário Fonte: (DADA, 2015a) Bem como verificar as horas no relógio, ou a contagem de valores em quantidade de dinheiro em espécie. Figura 8 - Verificação de quantidade numérica Fonte: (DADA, 2015b) Além de ser capacitado para realizar cálculos de medidas de comprimento, massa e capacidade.
Figura 9 - Medidas Fonte: (DADA, 2015b) Contudo o processo de ensino-aprendizagem é lento, gradativo, porém é necessário e de suma importância que no processo de isso, que os estudantes visualizem e entendam os conceitos dos sinais específicos da matemática em Libras, por meio dos signos matemáticos em sinais, desenvolvendo assim, o raciocínio lógico, a interpretação, a solução de problemas e o pensamento crítico (DADA, 2011). CONSIDERAÇÕES FINAIS Em vista dos argumentos apresentados, compreende-se que o ensino inclusivo além da sua importância para socializar a classe minoritária, como a classe dos deficientes, também enfrenta no âmbito escolar barreiras para a execução de planejamentos e projetos que viabilizem o desenvolvimento dos educandos, como parte disto, pode-se citar a falta de preparo dos professores para incluir em seu plano de formação a capacitação de libras como diferencial.
N. BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988, 1988. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l8069. htm. Acesso em: 05 Setembro 2022. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Ministério da Educação - Secretária de Educação Fundamental, Brasília, Ministério da Educação 1997. BRASIL. LEI Nº 10. DE 24 DE ABRIL DE 2002. Regulamenta a Lei nº 10. de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. da Lei nº 10. de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: https://www2. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. htm. Acesso em: 05 Setembro 2022. n. p. jan. jun 2012. CARVALHO, D. CARVALHO, Marcelo. O ensino da matemática I. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 12 junho 2007. DADA, Zanúbia. Matemática em Libras.
b. FELIPE, Tanya A. MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto. Curso Básico - Livro do Professor, Brasília, 6ª Edição. MARQUES, Marcley D. L. ARNAUD, Ana P. D. A. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. n. p. jan. mar. br/equidade/blogpost/educacao-inclusiva/. Acesso em: 05 Setembro 2022. ROHR, Thaise C. S. Práticas Interdisciplinares no Ensino da Matemática. PEDRO, Vanize D. C. JESUS, Eliane M. D. Educação Inclusiva, 2019. O uso das tecnologias no ensino da matemática em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul - SC. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, Fevereiro 2013. SOPELSA, Ortenila; GAZZÓLA, Lucivani; DETONI, Marilena Z. Os desafios do ensino e da aprendizagem na matemática no contexto histórico-cultural e a constituição dos saberes docentes.
X ANPED Sul, Florianópolis, Outubro 2014.
400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes