Marketing Ambiental
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
A postura organizacional das empresas frente às novas transformações de mercado, exige uma maior preocupação com as ações ambientais e com a própria imagem perante aos consumidores que estão cada vez mais exigentes, pensando nisso grandes marcas estão criando e atrelando a sua marca conceitos ambientais, para maior reconhecimento do público na hora de fazer o marketing. O marketing ambiental pode ser visto como um grupo de políticas utilizadas estrategicamente para a comunicação, de forma a conquistar um determinado público por meio da diferenciação de seus produtos e serviços oferecidos, obtendo então o aumento na participação de mercado e firmando seu posicionamento como ecologicamente correto (ENOKI et al. Como afirma o autor o posicionamento ecologicamente correto faz parte de uma política estratégica e a mesma pode ser usada para angariar mais público a fazerem consumo da marca posicionada e como isto tem se manifestado nas ações de produção e comercialização da empresa.
Cadore (2017, p. define o marketing ambiental como “a construção e a manutenção de relacionamentos sustentáveis com os clientes, buscando entregar e aumentar o valor ao cliente, baseando-se nas variáveis que integram o tripé da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social”. A capacidade da empresa de usar e aplicar o conhecimento de maneira eficiente representa um aspecto muito importante na aquisição e manutenção da vantagem competitiva (PANDEY; DUTTA, 2013; MARAVILHAS; MARTINS, 2019; MENGQI; WEIGUO, 2019). A empresa que utilizar do conhecimento de tendência de mercado, tendência de preservação do meio ambiente que está cada vez mais crescente devido a democratização da informação, estará à frente na concorrência. O conceito base que cerca a Gestão Ambiental é a busca por melhoria contínua com base nas variáveis/indicadores ambientais que estabelecem a dimensão dos impactos ambientais gerados por uma organização (MARQUES; SOUZA; SOUZA apud VALLE, 2011).
Conforme os autores mencionados é utilizado indicadores como forma de observação das dimensões ambientais que são implementadas nas empresas, e como elas têm beneficiado o meio ambiente e fortalecimento da marca e lucratividade, a partir dessas respostas adequando o plano de gestão ambiental e social, de forma com que atendam aos princípios da empresa e seus objetivos. O mercado atual é caracterizado por um rápido avanço da tecnologia, mudanças disruptivas, globalização e ambientes com alto grau de competitividade e dinamismo. OBJETIVO, JUSTIFICATIVA E DIFERENCIAL DE EMPRESAS COM ADOÇÃO DAS ISOS O marketing ambiental, também conhecido como marketing verde ou ecológico,tornou-se estratégia frequente entre as empresas que buscam melhoria de imagem, vantagens competitivas e satisfação das expectativas dos consumidores (XAVIER;CHICONATTO,2014;DIAS,2007).
A tendência está se desenvolvendo cada vez mais. Segundo Gavira et al (2014) baseado na norma NBR ISO 14063 (ABNT, 2009), que discorre sobre as diretrizes de comunicação ambiental, são apresentados os princípios a serem seguidos pelas empresas: a. Transparência: os processos, métodos, fontes de informações utilizadas na comunicação devem estar disponíveis às partes interessadas; b. Propriedade: a informação deve estar em formato, linguagem e mídia que atenda aos interesses das partes interessadas; c. N. FERREIRA, M. Z. VALDEVINO, S. L. S. Marketing verde na atualidade. A Folha, Torres, jul. Disponível em: https://afolhatorres. com. Acesso em: fevereiro de 2023. LEAL, A. C. M. RIBEIRO, M. CASTILLO-PECES, C. et al. The influence of motivations and other factors on the results of implementing ISO 9001 standards.
European Research on Management and Business Economics, Vigo, v. p. PUSPASARI, D. Knowledge management system’s implementation in a company with different generations: a case study. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. p. fevereiro de 2023. MARQUES, Dinamar Maria Ferreira; SOUZA, Rafael Oliveira de; SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Sistema de gestão ambiental – ISO 14001: um estudo de caso para o setor 50 sucroalcooleiro goiano. Conjuntura Econômica Goiana, Goiânia, v. p. dez. Revista Capital Científico–Eletrônica,Jan/Mar. v. n. GAVIRA, M. O. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014. p.
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