LOGÍSTICA REVERSA: CONTRIBUIÇÃO PARA AS EMPRESAS E PARA A SOCIEDADE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

Documento 1

Linha de pesquisa:. Orientador: Prof. Dr. Coorientador: Prof. Dr. Dr. Examinador RESUMO A preocupação com a sustentabilidade está presente no âmbito empresarial, o que sugere a busca por soluções para que os processos industriais elevem a produtividade em níveis máximos, com o menor consumo de insumos de recursos naturais. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender o conceito de logística e suas variações, além de verificar as principais contribuições da logística reversa para a sociedade e para o meio ambiente. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica como metodologia, com o apoio em literaturas que abordam logística, logística reversa, logística verde e sustentabilidade. Com a apresentação de três projetos de empresas que operam no Brasil, de práticas sustentáveis em logística, é evidenciada a importância que a logística reversa tem para desenvolver atitudes responsáveis em relação à preservação do meio ambiente e para a valorização da sociedade.

INTRODUÇÃO No âmbito empresarial existe grande preocupação com a sustentabilidade e, consequentemente, com a preservação dos recursos naturais. Desta forma, faz-se necessária a busca por métodos que promovam a garantia de que seus processos sejam social e ambientalmente responsáveis. Sendo assim, a logística reversa é uma ferramenta que contribui para que os processos logísticos tragam ganhos para o sistema produtivo e para o meio ambiente. Os processos de que envolvem o transporte de cargas, se não dimensionados de forma correta, geram resíduos que agridem o meio ambiente (NOGUEIRA, 2012). Se levarmos em consideração apenas o transporte rodoviário feito por veículos automotores, além do monóxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis, encontramos resíduos como óleos lubrificantes e pneus.

Para o Council off Supply Chain Management Professionals (CSCMP) a definição de logística é: O processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, e matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor (CSCMP, 2006, p. Já para Cristopher (2013), a logística é definida por: Logística é o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoques finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização de tal forma que as rentabilidades atual e futura sejam maximizadas através da execução de pedidos, visando custo-benefício (CRISTOPHER, 2013, p.

De forma estratégica, a logística está presente em quaisquer produtos ou serviços comercializados, uma vez que os consumidores querem ter o produto ou serviço adquirido na quantidade, qualidade e no momento certo. Para Nogueira (2012) a logística contempla processos que vivenciamos diariamente, em maior ou menor complexidade. A logística reversa O conceito de logística reversa é definido por Nogueira (2012) como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados. Como resultado, há a diminuição do material de descarte no meio ambiente e aumento no lucro sobre o produto envasado. A logística verde O conceito de logística verde surgiu da necessidade da preservação dos recursos naturais para que estas e as futuras gerações possam usufruir destes sem prejuízos ambientais e econômicos.

Donato (2008) argumenta que a preservação do meio ambiente está ligada diretamente aos diversos sistemas logísticos e que a logística verde se preocupa com os aspectos e impactos causados por suas atividades. Para Szabó Júnior (2009), os fatores que motivaram o desenvolvimento do conceito de logística verde se deu pela crescente poluição ambiental, resultado da emissão de gases oriundos do uso de combustíveis fósseis, da contaminação de recursos naturais produzidos por diferentes modais e pela movimentação e armazenagem de forma inadequada. Os projetos logísticos desenvolvidos inadequadamente, sobretudo quanto à capacidade de transporte nas suas diversas formas, principalmente os de produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos também contribuíram para o desenvolvimento deste conceito. TETRA PAK, 2018). Para Valle e Souza (2014), a contribuição da logística verde para os processos presentes na cadeia de suprimentos pode ser representada por importantes pontos, como: • Opção pela compra de produtos sustentáveis e ecológicos; • Contratação de fornecedores certificados e que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo contratante; • Consolidação no transporte de cargas por meio do compartilhamento de empresas parceiras; • Escolha de empresas que utilizam modais ambientalmente corretos, principalmente os movidos à energia limpa e combustíveis renováveis; • Utilização de embalagens reutilizáveis ou reciclagens para o transporte e armazenamento de mercadorias; • Utilização de materiais biodegradáveis em embalagens; • Criação de sistemas de recuperação e reciclagem, com a abertura de canais de distribuição para a triagem e destinação de produtos, possibilitando ainda a concepção de novos negócios; • Incentivar o descarte responsável e promover a destinação correta e segura dos produtos e dos resíduos gerados por uma empresa.

As contribuições que a logística verde apresenta para as organizações são muito significativas, uma vez que envolvem todo o ciclo de vida de um produto. Por exemplo, a compra de produtos sustentáveis e ecológicos, como caixas de embalagens confeccionadas com papelão reciclado contribui com o meio ambiente, uma vez que não é necessário o uso de material virgem – celulose, para a confecção de novas caixas. De acordo com Szabó Junior (2009) são necessários 40 metros cúbicos de eucalipto, aproximadamente, para fabricar uma tonelada de papel. Como consequência, o setor econômico da empresa é influenciado, o que pode trazer vantagens, uma vez que a instalação de programas sustentáveis promove o menor consumo de matérias-primas e, socialmente, é fixada a imagem de empresa ecologicamente correta.

Os exemplos citados, de empresas que utilizam programas que contemplam a logística verde em seus processos, criam, em uma análise preliminar, a possibilidade de conscientização para que outras empresas tomem atitudes semelhantes para a promoção de procedimentos social e ambientalmente corretos. A melhoria nos processos logísticos passa pela análise de toda a cadeia de suprimentos e pela absorção de conceitos de sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito à logística reversa. A intenção de melhorar os processos deve aliar-se à ação, ou seja, uma empresa somente poderá colher os resultados se tiver a ambição de colocar em prática os conceitos de sustentabilidade no seu dia-a-dia. REFERÊNCIAS AMBEV – LOGÍSTICA VERDE, PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA. CAMPOS, T. Logística reversa: aplicação ao problema das embalagens da CRAGESP, 2006.

Dissertação (Engenharia de Produção), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para redução de custos e melhorias de serviços. São Paulo: Atlas, 2004. LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall,2003. com. br/noticias/natura-implanta-log%C3%ADstica-verde-na-entrega>. Acesso em 11 dez. NOGUEIRA. Amarildo de Souza. VALLE, R. SOUZA, R. G. Logística Reversa: Processo a Processo. São Paulo: Atlas, 2014.

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