LIDERANÇA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES COMO FATOR MOTIVACIONAL
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica sobre o tema e a utilização de um estudo de caso utilizado para elucidar os temas abordados baseado no estilo Google de gestão. Assim pode-se concluir que, com base nos dados pesquisados, os líderes ocupam um papel fundamental para manter o engajamento, alto desempenho e a saúde emocional do grupo, contribuindo também para facilitar o equilíbrio na vida profissional e pessoal dos liderados, o que pode trazer benefícios em larga escala as organizações. Palavras-chave: liderança; motivação; Google; gestão; organização; Abstract The themes of leadership and motivation have received considerable attention in modern studies involving strategic people management. The influence of a leader who manages his team, and keeps it motivated, is among the main factors for the efficiency and effectiveness of employees.
This article aims to discuss the relationship between leadership and motivation in order to contribute to the achievement of individual and organizational goals in the area of People Management, as well as highlight the importance of this practice within organizations and how its actions can attract, engage and increase employee productivity. Como uma vantagem competitiva indispensável no futuro, os fatores de liderança serão importantes e responsáveis por formular uma visão realista, formular estratégias para implementar a visão e comunicar efetivamente a visão para ganhar apoiadores as mesmas, delegando poder àqueles ao seu redor e confiando nas pessoas para que possam estabelecer e implementar essa visão, destacando assim a importância do tema na realidade organizacional dos nossos dias atuais. A metodologia utilizada nesse artigo será a revisão da literatura de autores renomados sobre o tema, com a conceituação do que é líder e o que é liderança, a diferenciação do conceito de gerencia e o papel e importância desta pratica nas empresas.
Ao final a exemplificação de um estudo de caso baseado no estilo de liderança executado pela empresa Google, que atua na área de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento 2. Definição de Lider Antes de entendermos o método central pesquisado neste estudo precisamos entender o ator, o agente, o protagonista da relação, o líder. Segundo Chiavenato (2014, p. “Um líder eficaz é uma pessoa que se conecta, relaciona, entra em contato com as pessoas e é altamente visível para todos em sua equipe e em sua organização”. Nas palavras de Hersey e Blanchard: Os líderes eficazes são capazes de adaptar seu estilo de comportamento de líder às necessidades dos liderados e a situação, sendo estas não são constantes, o uso do estilo apropriado de comportamento de líder constitui um desafio para cada líder eficaz”.
HERSEY E BLANCHARD ,1986, p. No livro “O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança”, encontramos a seguinte definição: Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade. O novo estilo de gestão recoloca no lugar do chefe, que assegura o cumprimento de metas quantitativas e de produção, o “condutor de pessoas”, o qual permite que os indivíduos deem o melhor de si em benefício de eles próprios e da organização onde trabalham.
Moscovici (1995, p. ao encontro de Neto (2010) nos traz a necessidade que os grupos humanos têm para sobreviver e desenvolver suas potencialidades, sendo o líder a figura principal para conduzi-los. Da mesma forma, as organizações carecem de líderes competentes (dirigentes / executivos / gerentes) para sua sobrevivência e desenvolvimento de recursos e potencialidades. Existem várias definições de liderança. p. “a raiz dos valores organizacionais é motivacional”, pois eles expressam desejos de alguém que poderá ser um potencial gerente ou influente em uma empresa, que tenha um desenvolvimento e evolução dentro de uma organização. Sob essa ótica, não se pode perder importantes figuras que surgem no decorrer da vida de uma empresa e que podem representar um significativo ponto de mudança estratégica.
Liderar deve ter um motivo e significado e a motivação dos funcionários tem um peso considerável quando se pensa em gestão moderna de pessoas. Segundo Bergamini (1977) citado por Fialho et al. Tarefa ou missão: Para Maximiano (Ibidem, p. sem a missão, não há liderança, apenas influência ou popularidade, pois apenas com um objetivo definido o líder pode focalizar as atitudes do grupo. Tipos de líder: Ainda sob a análise de Maximiano (Ibidem, p. o autor traz o estudo da figura do líder em três focos principais: 1) tipos de influência: estão baseadas nas qualidades pessoais do líder (pode ser carismático, por exemplo); 2) personalidade, motivações e habilidades: características pessoais do líder; e 3) forma de usar a autoridade: tipos de autoridade utilizada – tradição, carisma, burocracia, relações pessoais e competência técnica.
Conceituado o nosso tema central, liderança e motivação, faz-se necessário apresentar os três estilos de liderança propostos por Chiavenato (2000), o qual nos traz resumidamente um quadro comparativo, descrevendo as principais características comportamentais de um líder. Absoluta falta de participação do líder. O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” nas críticas e elogios. O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos. Para os líderes, este é um novo começo para novas oportunidades. Para os gerentes, a crise é um problema estressante e enfadonho, enquanto para os líderes, essas são situações inevitáveis devem ser enfrentadas com habilidade e discernimento.
Diante disso, apesar do valor da gestão em uma empresa, a demanda por liderança é maior (BOTELHO, 1992). Por isso é importante que as organizações tenham líderes e não somente gerentes: [. acima de tudo porque o funcionário, por mais motivado que esteja, não está ligado à empresa. Cabe ao líder conhecer de forma integral não só a empresa, mas seus liderados também seus liderados: [. deverá ter um profundo conhecimento da empresa, seu pensamento sobre ela tem um tom filosófico, e influencia aqueles à sua volta a trabalharem de forma mais inovadora e decisiva. Por sua experiência de trabalho direto com tantas pessoas na empresa através dos anos, conhece-lhes as habilidades e utiliza este conhecimento direcionando recursos para onde são necessários. É um facilitador de poder que ajuda a determinar como o trabalho será realmente obtido (HELGESEN, 1996, p.
Podemos então questionar nesse sentido: [. Foi apontado nesse sentido que: [. o modelo educacional comportamentalista é ainda reforçado pelas organizações. Elas utilizam variados incentivos para gerar alguns tipos de comportamento em seus funcionários, porém, mantém- se aí a fidelidade à linha fronteiriça, ocasionada pela limitação presente (KOHN, 1998, p. Outro apontamento importante diz respeito a que: [. vivemos uma época em que enxergamos sistemas em vez de partes; interconexões, que entrelaçam o mundo numa unidade e isto nos coloca em maior consciência a respeito de nossa interligação com as outras pessoas e as coisas. “um dos grandes desafios nas organizações do futuro é de saber usar o conhecimento de cada um, saber somá-los e saber criar um ambiente de sinergia para alavancar os negócios”.
De acordo com Drucker (1996, p. “a base para uma liderança eficaz na sociedade do conhecimento é compreender a missão da organização, defini-la e estabelecê-la de forma clara e visível”. Já Nonaka (1997, p. aponta: [. Nesse sentido, a empresa deixa bem clara a importância que dá aos seus colaboradores quando indica que “(. Criar grandes produtos depende de grandes pessoas. Existem mais de 40. Googlers por trás das ferramentas que você usa todos os dias” (Ibidem, 2016). Com a finalidade de compreender por que a empresa preza pelos funcionários foi necessário buscar na cultura o que eles buscam manter internamente, para além da missão. Nesse ambiente altamente competitivo, onde as inovações tecnológicas demandam metas em curto prazo, o planejamento criado pelo RH deve possuir um caráter totalmente diferente de empresas mais tradicionais.
As organizações que lidam diretamente com Tecnologia da Informação (TI) têm um importante papel na competição e transformação do modo de gestão atualmente. Autores como Laurindo, Shimizu, Carvalho e Rabechini Jr. citados por Rogério (2007) apontam que a TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico, pois sustentam operações de negócios existentes e permitem que se viabilizem novas estratégias empresariais (Ibidem, p. sendo, assim, um novo polo desenvolvedor de tecnologias não só de informação, mas de estratégias gerenciais, tal qual a Google, referência mundial em novos modelos de desenho e gestão organizacional. Um bom líder será reconhecido pelos seus liderados, seja na forma de indicadores de motivação, produtividade, clima organizacional (que deverão ser constantemente avaliados pela equipe de Gestão de Pessoas), ou ainda, propriamente pela recomendação informal do gestor disseminada pelos funcionários.
Atualmente já é disseminada a noção de que a área de Tecnologia da Informação não é mais compreendida a partir do ponto de vista de produção de tecnologia e operações, mas sim como um grande gerador de novas estratégias paradigmáticas para o mundo dos negócios e gestão de pessoas. Referências bibliográficas BENNIS, Warren G. A formação do líder. Tradução de Marcelo Levy. caminhandojunto. com. br/2015/05/lider-motivador-no-google. html>. Acesso em: 23 julho 2021. ed. São Paulo: Makron Books, 1993. COVEY, Stephen R. Liderança baseada em princípios. Tradução de Astrid Beatriz de Figueiredo. Aprendizagem e inovação organizacional. São Paulo: Editora Atlas, 1995. GAUDÊNCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder. ª edição. com/about/company/facts/culture/>.
Acesso em: 27 maio 2021. GUIMARÃES, Cláudia Patrícia Silvério Fraga. Liderança eficaz: pessoas motivadas e felizes, organizações saudáveis. São Paulo, 2002. P. U. Editora Pedagógica e Universitária Ltda. HOUAISS. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Punidos pelas recompensas: os problemas causados por prêmios por produtividade. Tradução de Cecília Whitaker Bergamini e Maria Helena Steiner. São Paulo: Editora Atlas, 1998. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. MUCHINSKY, Paul M. Psicologia Organizacional. Tradução de Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. NETO. NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora de conhecimento. In: STARKEY, Ken (org. Como as Organizações Aprendem. Tradução de Lenke Peres. Disponível em: <http://bdtd. ibict. br/vufind/Record/UDSC_7f0b7c45978cd3d327f867aec470c172>.
Acesso em: 28 maio 2016. pp. ago. Disponível em: <http://castelobranco. br/sistema/novoenfoque/files/13/artigos/17_Robertae Caroline_ProfRuiz_VF. pdf>. Acesso em: 14 maio 2021. Cap. pp. WHEATLEY, Margaret J. Liderança e a nova ciência: Aprendendo organização como um universo ordenado. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves.
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