Introducao a energias renovaveis

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Física

Documento 1

Energia e Potência e suas Unidades Na física, energia é uma quantidade usualmente associada à capacidade de um sistema físico de realizar trabalho sobre outro. Se apresenta sob diversas formas: mecânica, térmica, química, eléctrica, magnética etc. No seu artigo intitulado GRANDEZAS FÍSICAS E SUAS UNIDADES, publicado em 2008, Prof. Fernando H. Milane diz que a energia eléctrica é uma das diversas formas que a energia pode se manifestar. Tipos e Fontes de Energia Existe vários tipos de energias, divididas em duas formas que são Energia renovável que é aquela que é obtida à partir de fontes naturais capazes de se regenerar. Os tipos de energias encontradas na forma de Energia renovável são: • Energia eólica: Para MINERVA ( 2010), Energia eólica é a energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta.

Além da radiação solar também têm participação na sua formação fenômenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros. Para ANEEL (2002) Seu aproveitamento ocorre através da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de energia eléctrica, ou através de cataventos e moinhos para trabalhos mecânicos, como bombeamento de água. A fonte deste tipo de Energia é o vento. • Biomassa A biomassa é a massa total de organismos vivos numa determinada área. Esta massa é uma importante reserva de energia, pois é constituída essencialmente por hidratos de carbono. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulada num ecossistema.

Podemos distinguir algumas fontes de energia com potencial energético considerável: a madeira (e seus resíduos), os resíduos agrícolas, os resíduos municipais sólidos, os resíduos dos animais, os resíduos da produção alimentar, as plantas aquáticas e as algas. • Biogás O biogás é um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. A outra parte, atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor. O efeito estufa é um fenómeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas actividades humanas. As queimadas nas florestas para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, também colaboram para o aumento do efeito estufa.

Mecanismos de Desenvolvimento Limpo Projectos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo contribuem, de forma ainda modesta, para se atingir o objectivo fundamental de, através da cooperação entre países, desenvolver tecnologias que busquem a efectiva redução na fonte dos Gases de Efeito Estufa, minimizando, assim, os efeitos do aquecimento climático global e permitindo a instituição de um modelo de desenvolvimento mais limpo. Devido à crescente preocupação com as questões ambientais e com o avanço tecno científico, questões relacionadas à mudança climática, foram inseridas na agenda política mundial a partir da década de 80. kg, mais de 330 mil vezes a massa da Terra. Radiação Solar Extraterrestre e Sobre a Terra Radiação solar global extraterrestre (Qo) expressa em milímetros de evaporação equivalente por dia (mm dia-1), no 15º dia do mês correspondente, para o hemisfério Sul, para utilização no método de estimativa de evapotranspiração potencial (ETP) proposto por Camargo (1971).

Fonte: LAPAR 1. Potencial Solar e sua Avaliação A radiação solar incidente na superfície terrestre é medida com instrumentos descritos na sessão acima. Apesar de os instrumentos terem capacidade de medir a radiação solar de forma instantânea (irradiação), os dados de radiação solar são armazenados pelo total da irradiação de um dia, e muitas vezes apenas em médias mensais. A capacidade instalada em 2010 elevou-se em 25 GWt, sem considerar os colectores não envidraçados para o aquecimento de piscinas (REN21, 2011). Entre 2004 e 2009 a área de colectores solares instalada no mundo praticamente triplicou e a taxa de crescimento anual entre 2000 e 2009 foi de 20,8% (Weiss e Mauthner, 2011). Energia Solar Fotovoltaica Os sistemas fotovoltaicos transformam, directamente, a energia solar em energia eléctrica. A célula fotovoltaica é o componente básico do sistema, sendo constituída de material semicondutor que converte a energia solar em electricidade em corrente contínua.

As células fotovoltaicas são interconectadas para formar um módulo, ou painel fotovoltaico, cuja capacidade típica situa-se entre 50 e 200 watts (W).

790 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download