Intervenção Empresarial
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Administração
OBJETIVO GERAL. Objetivos Específicos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL. MATERIAIS E MÉTODOS. Os recursos investidos em local, máquinas, equipamentos, são utilizados na prestação do serviço, gerando receita para empresa manter seu negócio e investir futuramente em ampliação e evolução. INTRODUÇÃO Este artigo tem como objetivo realizar uma intervenção empresarial, a partir do diagnóstico de análise da empresa CATAFESTA POLIMENTOS. A empresa, que conta com um quadro de seis funcionários, atua no ramo de serviços, com polimento de peças e ferramentas. A Intervenção Empresarial foi aplicada nesta empresa com o objetivo de identificar a situação real da empresa e implementar planos de ação para o desenvolvimento da administração do empreendimento.
A Intervenção Empresarial é uma forma de identificar falhas e corrigir etapas e processos, a fim de proporcionar para a empresa melhores resultados e mais informação na tomada de decisão, investimentos e planejamentos futuros. Identificar através do diagnóstico os pontos fracos da empresa e a possibilidade de reduzir o impacto das fraquezas no desenvolvimento da empresa. Buscar a criação de solução ou resolução de eventuais falhas e pontos a serem melhorados, oferecendo para a empresa soluções e caminhos para, através do planejamento estratégico e da intervenção empresarial, desenvolver as melhorias e obter melhores resultados. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Intervenção Empresarial, tema deste artigo, realizada na empresa CATAFESTA POLIMENTOS, tem por base e fundamentação a administração e gestão de empresas.
A gestão, como forma de planejar e coordenar a empresa, permite ao empreendedor conhecer os processos da empresa e com estas informações, planejar a melhor estratégia para gerir seu negócio. Uma organização precisa de um planejamento estratégico e precisa identificar as falhas em seus processos, setores e no relacionamento entre a equipe de trabalho. A intervenção empresarial aqui elaborada visa identificar os processos da empresa que podem ser melhorados ou ajustados, conforme o potencial de investimento e capacidade da empresa. A pesquisa realizada para a fundamentação do artigo e para a elaboração levou a análise da empresa como base para a obtenção de informações. Segundo Vergara (1990), a pesquisa intervencionista tem como principal objetivo interferir na realidade da empresa estudada com o propósito de modificá-la, se necessário.
Aplicar métodos de intervenção e diagnóstico na empresa permite corrigir os processos com falhas e assegurar que os resultados e objetivos serão alcançados conforme o planejamento da empresa, com menores custos e maior lucratividade, para a empresa manter-se competitiva no mercado. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL Para realizar a Intervenção Empresarial, foram analisados os resultados do diagnóstico empresarial elaborado em artigo, através de uma entrevista realizada na empresa. O diagnóstico realizado com base na entrevista e na análise dos pontos fortes e fracos da empresa da Matriz SWOT, permitiu que fosse identificada a necessidade do planejamento estratégico como ferramenta auxiliar de gestão para a empresa. A solução proposta pela Intervenção Empresarial foi a elaboração de um Planejamento Estratégico com objetivos e metas estipuladas para serem alcançadas em 1 ano, 3 anos e 5 anos, onde cada objetivo atenderá alguma necessidade ou demanda da empresa, relacionada a crescimento, aumento nas vendas, contratações de funcionários, investimento em equipamentos e tecnologia e crescimento da estrutura da empresa, como galpões, frotas e espaço de trabalho.
Como ferramenta de planejamento, a matriz abaixo foi sugerida para a empresa. Sendo a Intervenção Empresarial uma forma de sugerir soluções, ficando a elaboração do planejamento por parte da empresa, a matriz de Planejamento Estratégico proposta foi baseada no modelo de Pereira (2010), onde a partir do Diagnóstico Empresarial a empresa define seus objetivos utilizando a Matriz SWOT como um norteador, analisando a situação real da empresa, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Segundo Johnson (2007), a partir da avaliação do modelo SWOT pode-se estabelecer a posição estratégica da organização Figura 1 - Modelo de planejamento estratégico para a empresa CATAFESTA POLIMENTOS Fonte: Pereira 2010 Alguns pontos a empresa já têm definidos, como as premissas de Missão, Visão e Valores, que descrevem o cenário econômico e mercadológico e o posicionamento da empresa.
A empresa CATAFESTA POLIMENTOS, forneceu as respostas da pesquisa e imagens de seus produtos e serviços, a fim de elucidar seu método produtivo. A busca por informações permitiu a elaboração deste artigo promovendo o conhecimento e experiência relevante a respeito do tema. A intervenção empresarial mostrou-se importante para as empresas por ser uma ferramenta de gestão funcional e auxiliadora na recuperação das empresas, na tomada de decisões e na elaboração do planejamento estratégico. Abaixo as imagens da empresa, sem ambiente de trabalho e atendimento aos clientes. Figura 2 - Empresa CATAFESTA POLIMENTOS – Fonte: A Autora Figura 3 - Local de atendimento a fornecedores e clientes na empresa – Fonte: A Autora 7. A empresa realiza investimentos financeiros a longo prazo? Em que áreas a empresa costuma realizar estes investimentos? No momento a empresa faz somente investimento na poupança tendo como visão ampliar nosso espaço físico de trabalho.
A empresa investe na capacitação de seus colaboradores? Que tipo de investimento são realizados? Investimos em treinamentos para os colaboradores. A empresa pretende atuar em outros mercados? Estes mercados possuem aderência ao mercado que a mesma atende atualmente? Pretendemos muito em breve atuar no mercado de solda, já adquirimos inclusive os maquinários, acreditamos que vai abranger uma parte maior do nosso mercado. A empresa busca desenvolver seus produtos com base em tendências de mercado, ou apenas nas necessidades imediatas? Somos prestadores de serviço, ampliamos nossos serviços conforme as necessidades imediatas. A empresa acompanha os resultados e possui metas estratégicas de longo prazo? Acompanhamos os resultados, mas não temos metas a longo prazo descritas detalhadamente. A empresa possui metas previstas em seu planejamento estratégico de curto prazo? Temos metas de curto prazo.
A empresa utiliza métodos de acompanhamento e controle dos resultados previstos em seu planejamento estratégico de curto prazo? Acompanhamos os resultados e nos esforçamos para conquistar além do que planejamos. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro:Atlas. Métodos e técnicas de pesquisa social, v. JOHNSON, G. SCHOLES, K. WHITTINGTON, R. Explorando a Estratégia Corporativa. OLIVEIRA, Djalma P. R. de. Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Atlas, 2011.
59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes