INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PHYTOFARM LTDA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Logística

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 1 5 2. PASSO 2 6 2. PASSO 3 8 2. PASSO 4 10 2. PASSO 1 Imagem 1 – Distância entre fábrica e CD: Fonte: Elaborado pelo autor (2022). TABELA 1 - SITUAÇÃO ATUAL (Frete rodoviário atual (Fábrica - Planta)) Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Tabela 2 - SITUAÇÃO PROPOSTA (Frete rodoviário atual (Fábrica - Planta)) Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Tabela 3 - SITUAÇÃO ATUAL X SITUAÇÃO PROPOSTA Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Diante do exposto, estruturou-se uma análise a fim de realizar comparações entre as duas situações: • No que se refere ao valor empenhado para que a carga chegue de Jundiaí para Santo Agostinho, percorrendo a distância de 2. Deve ser considerado na avaliação. Não impacta mais do que a variação de valor, mas impacta mais do que a variação em toneladas.

Quanto aos metros cúbicos, houve uma redução de 23 m³ na capacidade de carga, o que implica em 26% a menos na carga. Este aspecto variou de modo negativo quanto à nova proposta. Deve ser considerado na avaliação. pedidos realizados pelo site ou por telefone da empresa, 381 pedidos foram registrados de forma errada; 694 pedidos foram separados erroneamente; 1. pedidos foram entregues em desacordo com o prazo prometido ao cliente; 431 pedidos apresentaram algum produto com avaria e; 106 pedidos foram faturados de forma incorreta. Obtém-se os seguintes resultados: TABELA 4 – Índice de pedidos perfeitos Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Por meio da Tabela 4, verifica-se que o índice de pedido perfeito atual é da ordem percentual de 76,19%, e que a meta é 98%, há uma diferença de 21,81% de possibilidades de melhoria no setup atual. Encomendas imperfeitas levam ao aumento dos custos de mão-de-obra para a expedição, à necessidade de fornecer produto de substituição, e a menores receitas devido à perda de vendas e clientes.

TABELA 6 – Rateio De Custos Fonte: Elaborado pelo autor (2022). A tabela 7 evidencia os custos devidamente rateados entre os medicamentos: TABELA 7 – Custos rateados por medicamento Fonte: Elaborado pelo autor (2022). b) Determinou-se também para cada um dos medicamentos: • O total dos Custos Diretos • Os Custos Diretos Unitários • O Total dos Custos Indiretos • Os Custos Indiretos Unitários • Os Custos Totais de Produção • O Custos Unitários Totais Unitários. Para que tal classificação fosse feita, foi necessário separar os itens como custos diretos ou indiretos, conforme a tabela 8: TABELA 8 – Classificação entre custos diretos e indiretos Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Logo, a distribuição foi feita conforme expõe a tabela 9: TABELA 9 – Rateio e classificação dos custos entre os medicamentos Fonte: Elaborado pelo autor (2022). • Melhorar a disponibilidade de documentação.

• Corrigir problemas para melhorar produtos e serviços. • Aumentar a quota de mercado em novos territórios e sectores de mercado. • Cria uma cultura de qualidade. • Incorporar visão para todos os projetos. Ela definirá as formas de atuação no mercado, o nível de tecnologia no processo produtivo, o grau de qualificação da mão de obra e assim por diante. E, principalmente, define a direção em que todos seguirão na empresa. Isso envolve decisões cujo porte não permite que sejam tomadas em áreas operacionais. A seguir, um roteiro prático para viabilizar a Gestão da Qualidade no processo. Envolve a implantação de atividades agrupadas em três etapas: a eliminação de perdas; a eliminação das causas das perdas; e a otimização do processo (adaptado de Paladini, 1999).

◦ Prioridade: ▪ Minimizar desvios da produção. ▪ Evitar situações que possam conduzir a desvios da produção, eliminando elementos que a prejudiquem e gerando condições mais adequadas para seu funcionamento normal. ◦ Observações: ▪ Aqui, considera-se perda toda e qualquer ação que não agregue valor ao produto (perda = qualquer ação que não aumente a adequação do produto a seu uso efetivo). ▪ Esta etapa requer atividades de difícil implantação e de avaliação mais complexa, mas aqui pode-se visualizar se estão ocorrendo melhorias em termos da qualidade. • Mitigação de retrabalho. ◦ Atividade característica: ▪ Esforços para minimizar custos de produção. ▪ Estruturação de sistemas de informações para monitorar a produção e avaliar reflexos, no processo, de ações desenvolvidas (como eliminar estoques para compensar perda de peças).

◦ Natureza das ações: ▪ Ações direcionadas para áreas ou etapas do processo de produção, setores da fábrica ou grupos de pessoas. ◦ Prioridade: ▪ Evitar situações que possam conduzir a desvios da produção, eliminando elementos que a prejudiquem e gerando condições mais adequadas para seu funcionamento normal. ▪ Definir potencialidades da produção, enfatizando o que o processo tem de melhor hoje e o que é capaz de melhorá-lo ainda mais. Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas: Redução dos custos das operações; Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; Melhoria na produtividade; Os sistemas de informação gerenciais são instrumentos para o processo decisório.

Por consequência, para que a empresa possa usufruir as vantagens básicas dos Sistemas de Informação Gerenciais, é necessário, que alguns aspectos sejam observados. Entre estes podem ser citados: O envolvimento da alta e média gestão; A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG; O uso de um plano mestre ou planejamento global; A atenção específica ao fator humano da empresa. As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas. No que se refere às novas iniciativas, a empresa implementará no mercado 2 novos produtos, sendo eles o medicamento ABC e XYZ.

É necessário valorar e mensurar custos diretos e indiretos, a fim de compreender o potencial de agregação de valor dos produtos. Para que a empresa resolva os atuais problemas, é necessário mapeá-los, bem como definir quais são as situações, de modo preciso, e estruturar possíveis soluções por meio do processo de gestão da qualidade. Por fim, verificou-se a necessidade implementação de um SIG a fim de integrar dados e melhorar os processos. REFERÊNCIAS ARMELIN, D. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. ed. São Paulo: Atlas, 2019. CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. FERREIRA, Leonardo, Et al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2010. MICCOLI, R.

R. B. CAMPOS, M. ed. São Paulo: Atlas, 2019. PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download