Logistica com temas variados

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Logística

Documento 1

Gestão de Projetos 9 3. Modelo de Gestão 11 4. Homem, Cultura e Sociedade 12 5. Legislação Social e Trabalhista 15 CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS 19 INTRODUÇÃO De início, as empresas costumavam surgir e se expandir sem se preocuparem com os impactos ambientais que geravam. Todavia, com o aumento constante da população, o aumento de empresas, o surgimento de empresas cada vez maiores e os sinais cada vez mais óbvios das consequências dessa forma de trabalho as pessoas começaram a questionar esse modelo de trabalho. Empreendedorismo Michael Porter defende que as doações são insuficientes para uma transformação eficiente na sociedade, pois são soluções momentâneas, mas que não se sustentam a longo prazo. Ou seja, se trata de uma solução muito dependente. De fato, é impossível depender apenas de doações filantrópicas, organizações sem fins lucrativos e etc.

Apesar de ter sim um grande peso para a melhoria desses problemas, continua não sendo suficiente. Além disso, há uma dependência muito grande, enquanto depender de doações não é algo garantido, infelizmente. Geralmente são ideias novas, criativas e arriscadas, já que nunca foram exploradas. Muitas dessas ideias ficam muito famosas e chamam atenção por que além da inovação, o ecologicamente correto vem sendo mais valorizado. O empreendedor que consegue enxergar isso e aproveitar consegue se destacar bastante apenas por fazer o marketing certo, de forma limpa, o que se torna naturalmente chamativo. Para ser um empreendedor sustentável é preciso primeiramente ter como prioridade uma causa para então ser perseverante e persistente para fazer a ideia ir para frente, já que nem sempre é tão simples.

Para lidar com esse tipo de trabalho o empreendedor precisa visar o desenvolvimento social mais que o lucro. Sendo assim, é possível levar uma ideia para frente mesmo sem um grande capital. No empreendedorismo verde existem diversas opções de áreas, o fato de ser ecologicamente correto agrega muito valor e chama atenção. Existem diversas empresas de sucesso para exemplificar, como a CleanFish que propõe capturar e vender os frutos do mar de forma consciente e com pouco tempo já atingiu US$ 20 milhões. A Acqua Zero propõe uma lavagem ecológica e estética automotiva, a empresa poupa 320 litros de água por cada carro lavado e vem crescendo bastante. Tiê, uma grife de moda sustentável possui 9 lojas pelo Brasil. A paixão pelo que fazem, autoconfiança e dedicação são traços de um funcionário intraempreendedor.

A maneira mais fácil de atrair o intraempreendedorismo entre os funcionários da empresa é ter um ambiente que valoriza as ideias dos funcionários, incentiva sua participação, pedir opiniões e sugestão de melhorias para que o funcionário saiba que possui grande importância no ambiente de trabalho. Assim, é possível alcançar um potencial enorme. Em uma empresa com viés sustentável ou que busca ajudar no desenvolvimento social, é muito mais fácil o funcionário desenvolver esse pensamento intraempreendedor. O fato de a empresa não estar totalmente focada no lucro faz com que a empresa naturalmente pareça ser mais amigável e aberta a ideias, por ser mais humanitário. Dessa forma, o empresário permitiria novas visões mais facilmente. Gestão de Projetos De forma geral, a comunicação é algo extremamente importante para a gestão de um projeto e seu sucesso.

Um startup é um projeto inovador onde muitas vezes é necessário conquistar a confiança entre os envolvidos para que aceitem correr o risco. Partindo desse princípio, entendemos que a comunicação já em seu início, é um dos principais pilares. Atualmente a eficácia e eficiência na comunicação é praticamente uma exigência no mercado de trabalho. Como gerente de projetos, é preciso trabalhar a área da comunicação. É preciso facilitar a trocar de opiniões, transmitir e desenvolver ideias de forma clara, perceber sinais não verbais e se envolver com o projeto. Como gerente, mesmo quando não se sabe como desenvolver uma boa comunicação, é preciso manter funcionários com uma visão maior sobre o projeto que tenha interesse em melhorar essa falha. Entender sua importância e oferecer uma liberdade maior já abre um avanço para a empresa.

Como gestor para a comunicação, é essencial saber guiar para esse pensamento. Assim, os problemas podem ser descobertos e resolvidos facilmente. Deste modo, percebe-se que há muito a se ganhar ao desenvolver um bom plano de comunicação, considerando que é com a comunicação que podemos definir o que será desenvolvido, esclarecer com as diferenças entre o solicitado para o realizado e assim, fazendo o retrabalho de novos desenvolvimentos ou correções algo evitável. O gerente do projeto se torna uma figura de extrema importância para esse contexto, pois ele tem a função de ser o responsável para construir essa comunicação. Ao entender a informação a ser passada, avaliando as expectativas de todas as partes interessadas e repassando esta informação de forma clara, é praticamente certo que o gerente do projeto está no caminho necessário para o sucesso.

Modelo de Gestão A estrutura organizacional de uma empresa também tem um papel importante. Não é necessário ter um líder para manter uma supervisão. Nela, o líder aponta as instruções e orienta, incentivando que os profissionais se desenvolvam cada vez mais e sejam mais produtivos. Para estimular esse comportamento, o líder deve ser uma figura de exemplo. Os empregados devem se sentir à vontade para trabalhar seguindo esse modelo, se sentindo à vontade, sendo participativo e ativo. Para realizar essa mudança não há receita mágica, é necessário que a mentalidade seja entendida e praticada pelos gestores da empresa. O tempo todo podemos ver os frutos desse modelo de estrutura orgânica nas empresas sendo colhido, muitas vezes vindo de grupos pequenos. É fato que essa forma atua com mais tranquilidade traz muitos benefícios, formando mais profissionais comprometidos e criativos.

A receita perfeita para lidar com as inconstâncias do mercado. Homem, Cultura e Sociedade Vivemos em uma sociedade extremamente consumista e com inúmeras empresas que produzem produtos para durar pouco, ser barato e consequentemente chamar atenção por o preço baixo. Com isso, o consumidor acaba tendo que comprar novamente o produto ou comprar uma nova versão bem parecida com a antiga, mesmo sem necessidade. Durante toda a história e até mesmo nos dias de hoje as pessoas sempre tiveram tendências muito consumistas. A indústria cultural é usada para que as empresas consigam obter lucro a partir da imposição dos padrões de interesse. Dessa forma, são criados os padrões de comportamento para atender a demanda das empresas. Até mesmo hoje, o consumismo é visto de forma luxuosa, reconfortante e bonita por muita gente.

Um dos grandes pilares dessa cultura vem devido ao marketing e publicidade. Sinceramente, não dá pra esperar que o mundo melhore só esperando a mudança na forma de vida de cada pessoa. As empresas continuarão tentando lucrar a todo custo. É preciso definir alguns limites para proteger o próprio planeta e evitar esses abusos por parte das empresas. O governo precisa estimular essa pratica entre as empresas, oferecendo ajuda e oportunidades para o surgimento de novos startups sustentáveis. As empresas comuns precisam ser mais cobradas que as empresas sustentáveis, pois as empresas sustentáveis apresentam mais dificuldades para se manter. Este novo instituto, o § 3º do art. da CLT diz que: ‘”Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.

” Basicamente, podemos dizer que essa nova modalidade contratual é a prestação de serviço com a alternância entre períodos de labor e de inatividade. Esse regime de trabalho foi criado no Brasil com a reforma trabalhista de 2017. E assim, o funcionário só é remunerado quando está efetivamente prestando serviços. O trabalhador é convocado com antecedência para a prestação de serviço, porem a empresa não tem obrigação de manter uma rotina ativa para o empregado e nem de continuar trabalhando com o empregado. Esse é o tipo de trabalho para quem está pensando a longo prazo, diferente do freelancer. No caso do freelancer, o período de trabalho dele só tem beneficio momentâneo, mas falha nos benefícios futuros. E possível surgir dúvidas sobre se esse sistema tem servido atualmente para aumentar a precarização do trabalho ou se realmente traz benefícios.

Analisando, podemos dizer que acontece as duas coisas. O empreendedorismo permitiu a criação de diversos produtos novos devido a constante necessidade por inovações e busca por mudanças. Dessa forma, o consumismo cresce cada vez mais, junto com as diversas opções de coisas supérfluas para consumo. Naturalmente, a cada ano é possível ver mais consequências da condição que a própria humanidade alimenta, pois a devastação é causada em um ritmo em que não é possível recuperar a tempo. Entendemos que o campo do empreendedorismo foi construído com uma visão seguindo a lógica tradicional do mundo dos negócios, onde se buscava o lucro sem considerar os impactos sociais e ambientais. Até hoje, o campo do empreendedorismo verde não foi muito explorado.

Além do trabalho naturalmente continuar sempre fazendo algo pelo meio ambiente ou social.   REFERÊNCIAS HAYDÉE, Lygia. startups por um mundo melhor. Exame, 2012. Disponível em: <https://exame. Acesso em 15/05/2020. BUENO, Jeferson R. Empreendedorismo social: propósitos em equilíbrio com os negócios. Sebrae, 2017. Disponível em: < https://blog. Acesso em 15/05/2020. TECH, Colina. O que é Empreendedorismo Social? Fluxo Consultoria, 2020. Disponível em: <https://fluxoconsultoria. poli. Empreendedorismo Social – O Que É, Como Funciona E Ideias. Novo Negócio. Disponível em: <https://novonegocio. com. br/ideias-de-negocios/empreendedorismo-social/#respond>. Disponível em: <http://www. sebrae. com. br/br/aprendasebrae/empreendedorismo_brasil. asp>.

83 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download