Humanização como instrumento relevante na assistencia de enfermagem de saude na familia
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Enfermagem
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO A atenção básica de saúde se constituí como um das portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo baseado nos conceitos de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e recuperação da saúde. A enfermagem dentro da atenção básica é responsável por diversas atribuições como atendimento à população, realização de procedimentos e auxílio no gerenciamento da unidades de saúde. Dentro do contexto da humanização, a enfermagem deve possuir uma visão integral do ser humano, considerando o paciente de forma holística analisando os aspectos biológicos, psicológicos, econômicos, espirituais e sociais. O objetivo do presente estudo foi descrever a humanização da assistência de enfermagem na atenção básica.
Existe uma ligação entre a PNAB e a Política Nacional de Humanização (PNH) que diz respeito a inclusão das diferenças no processo de gestão e do cuidado na qual é construída pela coletividade (trabalhadores, usuários e gestores). A enfermagem dentro da atenção básica é responsável por diversas atribuições como atendimento á população, realização de procedimentos e auxílio no gerenciamento da unidades de saúde. Dentro do contexto da humanização, a enfermagem deve possuir uma visão integral do ser humano, considerando o paciente de forma holística analisando os aspectos biológicos, psicológicos, econômicos, espirituais e sociais. Portanto, o problema de pesquisa evidenciado foi: Como se dá a humanização da assistência de enfermagem na atenção básica? A humanização da assistência de enfermagem se dá através do acolhimento do paciente, escuta ativa do seu problema não só do ponto de vista da sua patologia, como também, consideração de diversos outros fatores que influenciam o seu processo saúde-doença.
Também ocorre a humanização na inclusão do paciente no seu tratamento e decisões terapêuticas, afim de, obter resultados mais efetivos. De acordo com os critérios de exclusão: foram retirados dos estudos trabalhos em língua estrangeira, estudos duplicados que estejam fora dos anos de 2015 a 2019 e que não respondam aos objetivos de pesquisa. Ao inserir os descritores “Humanização da Assistência”. “Enfermagem”. “Atenção básica” foram encontrados nas bases de dados o total de 111 trabalhos, ao aplicar os critérios de exclusão restaram apenas 40 trabalhos destes 20 foram selecionados para leitura do resumo e apenas 15 foram escolhidos para serem lidos na íntegra e utilizados na construção do artigo científico. DESENVOLVIMENTO 2. A humanização como valor, aponta para a dimensão que o ato de cuidar na área de saúde favorece o encontro entre as subjetividades que, de forma progressiva e simultânea, conseguem esclarecer e construir as necessidades de saúde, o que se compreende por vida com qualidade e o modo moralmente aceitável de busca-la (OLIVEIRA, 2015).
Prestar uma assistência humanizada é resgatar os pequenos e grandes eventos que são do dia-a-dia, tornando o ser humano único e especial nos diversos espaços e situações em se encontram no sentido de prestar um atendimento de forma personalizada que não seja voltada para a doença e sim para o paciente como um ser integral. Diante disso, pode-se afirma que humanizar na área de saúde, possui o significado de valorizar nas práticas o relacionamento entre o profissional que atua na saúde e o paciente baseando nos conceitos de respeito e confiança, podendo assim, garantir uma assistência com equidade e digna para o paciente (SOUSA, 2015). De acordo com Menezes (2017): A análise do conceito de humanização adotado pelos diversos atores (gestores, equipes e usuários) é oportuna vez que o modo que a humanização é percebida pode influenciar sobremaneira a assistência à saúde.
A ideia de humanização vem sendo relacionada a uma série de valores vagos e incertos, como dignidade humana, remetendo à definição genérica do humanismo clássico, ou valores do senso comum relacionados à bondade ou altruísmo (Menezes, 2017, p. Porém, tal reconhecimento resulta em fortalecer a Atenção Primária por meios de instrumentos utilizados na Gestão e da oferta de um cuidado efetivo. É fundamental que se estabeleça uma governança compartilhada entre pontos da rede para se obter resultados satisfatórios que atenda ás necessidades de saúde, promovendo um cuidado humanizado (GRANJA, 2016). A efetivação dos princípios da PNH depende uma Atenção Primária á Saúde estruturada como uma porta de entrada do Sistema único de Saúde, que considerem as necessidades da população, de forma que o acesso aos outros níveis do sistema seja garantido.
Assim, se faz necessários que todos os envolvidos (funcionários da saúde, gestão e usuários) participem se comprometam com a efetivação da Política Nacional de Humanização (RAMOS, 2018). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Dentro da equipe de enfermagem há uma necessidade humanização, pois, ainda verifica-se que ainda há uma formação centralizada no aprendizado técnico e racional, individualizado, poucas tentativas de exercícios críticos que promovam a sensibilidade e a criatividade. A implementação da humanização na Atenção Básica de Saúde, irá permitir ao enfermeiro, conhecer melhor o paciente, identificar as suas necessidades conforma o seu acompanhamento de forma contínua e, dessa forma, realizar a identificação da necessidade dos encaminhamentos para especialistas ou para um atendimento de maior complexidade (RAMOS, 2018).
CONCLUSÃO Após a realização do estudo bibliográfico foi possível perceber que através da inserção da Política Nacional de Humanização nas instituições de saúde o paciente tem deixado de ser visto apenas pela sua patologia e estão sendo considerados outros aspectos como o social, psicológico, econômico e espiritual garantindo assim a integralidade da assistência. Na atenção básica a Política Nacional de Humanização vem se efetivando através do acolhimento dos pacientes, organização do serviço dentro das Redes de Atenção á Saúde e como porta de entrada estruturada que considerem as reais necessidades da população, afim de garantir um acesso de qualidade a outros níveis de assistência no Sistema Único de Saúde.
Quanto a enfermagem foi percebido que a classe necessita de humanização pois, em sua formação ainda verifica-se um conhecimento centrado nos procedimentos tecnológicos e técnicos não considerando o paciente como um ser integral. A enfermagem também pode utilizar o acolhimento como instrumento de humanização, praticando a escuta qualificada na busca da efetivação da assistência. p. fev. BORGES, G. C. R. S. Cuidado humanizado na atenção primária à saúde: demanda por serviços e atuação profissional na rede de atenção primária à saúde – Fortaleza, Ceará, Brasil. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. n. p. T. A necessidade de humanização na assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) – Universidade Federal de Minas Gerais, Corinto-MG, 2014.
MENEZES, M. N. SANTOS, A. D. B. Humanização do atendimento à criança na atenção básica: visão dos profissionais. A. D. M. LUSTOSA, A. M. R. Política de humanização na atenção básica: revisão sistemática. Rev Saúde Pública;v. n. p. R. Acolhimento na Atenção Básica á Saúde na perspectiva do enfermeiro. f. Dissertação (Mestrado em enfermagem) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2014. RAMOS, E. SILVA, C. S. M. A saúde do homem: cuidado humanizado dos enfermeiros na Atenção Básica. f. C. et al. Humanização da assistência de enfermagem em unidade de urgência e emergência. R. Interd.
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