GRUPO BOTICÁRIO

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Cidade 2020 SUMÁRIO Introdução 4 1. Empresa 5 1. Dados oficiais 7 1. Estrutura organizacional 8 2. Modelo de negócios - canvas 10 3. How much? Quanto custará fazer. Considerações finais 21 5. Referências bibliográficas 22 INTRODUÇÃO Uma das maiores redes de franquias de cosméticos do Brasil, O Boticário tem como produtos principais cremes, itens para maquiagem e fragrâncias. WIKIPEDIA, 2016) Suas atividades iniciais eram voltadas para medicamentos dermatológicos, e ao notar que a maioria dos clientes eram mulheres, seu fundador, Miguel Krigsner começou a criar cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno, isso fez as vendas decolarem e mudou o rumo dos negócios (O BOTICARIO). Atualmente, o Grupo Boticário, é uma gigante brasileira que combina crescimento constante, lucros significativos, com produção consciente e atenção ao meio ambiente, mostrando que realiza seus processos com eficiência, entregando um alto nível de serviço a seus clientes e por este motivo foi escolhida para esta pesquisa.

Em 1985, inaugura sua primeira loja em Portugal e dois anos mais tarde abre sua milésima unidade. No ano de 2010 se tornou o Grupo Boticário, que junta diversas marcas dentro do setor de beleza. MELO, L. Entrou no mercado de vendas on-line no final de 2002, mas somente em 2011 que investiu em inovação e qualidade de sua loja virtual. Neste mesmo ano realizaram diversos investimentos: abriu outra fábrica em Camaçari, na Bahia e lançou a marca Eudora. Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 82. Atividades de teleatendimento 82. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 64. Holdings de instituições não-financeiras 73. Marketing direto Endereço (matriz): AV. M. p. Sabe-se que o Grupo Boticário é muito preocupado e engajado em questões como inovação e desenvolvimento, tendo um setor especifico para tratar do tema: Figura 4 – Organograma do Setor de Inovação Fonte: Pedroso, R.

p. MODELO DE NEGÓCIOS - CANVAS Nesta seção será apresentado o Modelo de Negócios elaborado de acordo com as informações encontradas para o Grupo Boticário: Figura 5 – Organograma do Setor de Inovação Parcerias-chave - Franquia - Pesquisadores Atividades-chave - Transformar insumos, com ingredientes naturais em produtos acabados, sendo produtos de beleza. De acordo com a associação para profissionais de marketing, o American Marketing Association, uma definição para o termo marketing pode ser entendida como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral” (IDEAL MARKETING, 2018). Com base no entendimento da importância do desenvolvimento do marketing para o sucesso de um produto ou empresa, vem a necessidade da criação de uma estratégia de gestão a ser utilizada, que pode possuir diferentes estruturas, variando de acordo com a empresa e com aspectos específicos conforme seu portfólio de produtos e mercado de atuação.

Esta gestão visa integrar e otimizar os recursos empresariais ligando-os com um desempenho financeiro que atenda às expectativas da organização e para tanto se busca direcionar os esforços das áreas para a integração dos diversos processos organizacionais (FROTA, J. R. NUNES, J. É válido ressaltar que o marketing não se resume somente em vendas ou propagandas, estas compõem o universo desta área, mas vai muito além, realizando um estudo profundo do mercado para que as empresas consigam alcançar os objetivos determinados em relação a receptividade do consumidor ao produto ou serviço oferecido (NETO, S. E esta área é tão completa e complexa que seu objeto de estudo pode ser extrapolado de um produto ou empresa e ser utilizado para um indivíduo em particular, o chamado marketing pessoal.

Proposta de Ação Impulsionadora de vendas Para que um produto simples, como por exemplo, um hidratante corporal, chegue nas residências dos consumidores, alguma empresa visualizou esse consumo e criou um produto que atendesse a necessidade de higiene corporal, mas que também tivesse aspectos que incentivassem um grupo de consumidores a escolher uma marca especifica no meio de várias outras. Foi criada uma comunicação que não somente levassem informações a esse grupo, mas que o convencesse de que aquele hidratante corporal era a melhor alternativa para atender suas expectativas. Realizou-se uma análise de custos, definindo o preço do produto, mas mais do que isso, visando tornar a compra viável ao deixar o produto em pontos de venda estratégicos para os consumidores alvo.

d) preço Uma vez que o site já possui produtos com descontos, a proposta é criar uma estratégia de descontos progressivos para compras no site, em que quanto mais itens foram comprados, maior a porcentagem de desconto concedida, bem como uma tela de “Conte para suas amigas os descontos incríveis que você conseguiu:”, que será explicado mais adiante como estratégia de divulgação “boca-a-boca” que gerará cupons de descontos. A forma de pagamento em compras no site será agressivamente facilitada, aceitando cartões de crédito e parcelamento sem juros em até 10x para compras acima de R$100. e) Endomarketing Segundo Clemente, M. endomarketing pode ser entendido como uma estratégia institucional direcionada para ações dentro da empresa, também chamada de marketing interno e ter por objetivo melhorar a imagem da empresa entre seus próprios funcionários, visando produzir uma equipe mais motivada e reduzir o turnover.

O Grupo Boticário já pratica o endomarketing, sendo que todas as conquistas das empresas e novos produtos/tecnologias são amplamente divulgados dentro da empresa, de modo que cada funcionário tenha conhecimento e se sinta parte da conquista. WHEN? Quando será feito. As vendas já estão aquecidas devido à proximidade do Natal, assim a capacidade fabril já está no limite e os pontos logísticos estressados, por isso esta ação de marketing deve aguardar e ser implementada apenas em fevereiro, quando as vendas estarão em um patamar “normal”, aproveitando o apelo das datas comemorativas do Carnaval e também do Dia da Mulher. WHO? Por quem será feito. A ação será realizada pelo Departamento de Marketing em conjunto com as áreas de TI, para realizar as alterações do site, da produção para produzir estoque adicional dos produtos selecionados para que haja disponibilidade de estoque para o aumento de vendas estipulado e da Logística, que precisará de melhor programação (como mais veículos ou turnos) para garantir as entregas no prazo previsto ao cliente.

HOW? Como será feito. Os custos logísticos também irão aumentar, mas serão otimizados com consolidação de carga, reduzindo o valor unitário de frete para os itens no geral. Desta forma a ação se torna sustentável, com baixo custo e alto poder de resultados, estima-se que o custo do projeto, isto é, os gastos de divulgação nas mídias sociais mais os custos adicionais dos demais setores girem em torno de R$100 a R$250 mil, dependendo da receptividade, quanto maior o gasto em si, maior estará sendo a quantidade de vendas e maior o lucro operacional com esta ação, assim neste caso, um gasto maior significaria maior retorno e maior sucesso da ação. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho foi realizado tendo como objeto de estudo a empresa brasileira Grupo Boticário, realizando pesquisas sobre a mesma em relação aos assuntos propostos.

Com base nestas pesquisas e no conhecimento sobre a marca, entende-se que a empresa possui uma gestão forte e inteligente de marketing, consciente de sua importância no resultado, não bastando oferecer um produto de qualidade, assim avalia constantemente o mercado consumidor, para enxergar tendências e focar em seu público alvo, criando diferenciais competitivos. Após apresentação da empresa, com dados oficiais e informações relevantes, foi confeccionado um Quadro de Modelo de Negócios seguindo o Modelo Canvas, mostrando sucintamente a caracterização da empresa em relação a proposta de valor, segmentos de clientes, canais, atividade-chave, recursos e parcerias principais, além de fonte de receitas e custos. br/revista-exame/o-boticario-e-a-empresa-certa-no-pais-certo/>. Acesso em: 29 nov. BORGES, L. O que são os 4 Ps do Marketing, Mix de Marketing ou Composto de Marketing.

Disponível em:<https://blog. Disponível em: <https://blog. egestor. com. br/4-ps-do-marketing/ >. Acesso em: 03 dez. br/blog/o-que-e-marketing/#o-que-e-marketing>. Acesso em: 03 dez. MELO, L. Por dentro do Grupo Boticário, das fábricas à distribuição. Revista Exame. NETO, S. A importância do marketing nos dias atuais. Disponível em: <http://www. administradores. com. Histórias que tocam a pele. E o coração. Disponível em: <https:// www. boticario. com. Avaliação de desempenho financeiro organizacional: uma análise de indicadores financeiros tradicionais segundo o modelo Fleuriet. TCC (Bacharelado em Administração) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB/UAG, 2016, 97 p. SELEME, R; STADLER, H. Controle da qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: 2.

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