Gestão Estratégica de Pessoas
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Administração
• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Imagine que você é um consultor na área de gestão de pessoas e é contratado pela empresa que você trabalha, para considerando o contexto da visão contemporânea na gestão de pessoas (Capítulo 1 - seção 4, 5 e 6 do livro didático), bem como o que é gestão estratégica de pessoas (Capítulo 3 - seção 1), fazer indicação de inovações na área de gestão de pessoas que podem trazer melhor performance institucional. Considerando o exposto aponte, de forma justificada com conteúdo alinhado a presente Unidade de Aprendizagem, 5 ideias que poderiam ser implementadas na organização, ligadas a gestão estratégica de pessoas, que podem trazer melhor performance institucional. pontos) OBS1: antes de apresentar as ideias, apresente a organização objeto de seu estudo.
De preferência faça na empresa que você trabalha. Primeiro, propõe-se a construção de espaços conjugados de trabalho que estimulem a cooperação mútua. Cabe ainda dividir a operação (a grande equipe de operadores) em pequenas células de 5 ou 6 operadores que permitam o acompanhamento mais próximo de supervisores e a colaboração entre operadores. Pode-se também construir esquemas de metas coletivas, com ranking de equipes, de forma que o trabalho dessas pequenas células, no interior delas, crie um ambiente harmônico, saudável e estimulante de colaboração. A princípio, uma maior qualidade na resolução das reclamações solucionadas pela equipe. Isso porque o compartilhamento de experiências sobre os melhores métodos e formas de resolução dos problemas pode gerar soluções mais eficientes.
Tais formas estão relacionadas, especialmente, às tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). Dessa forma, o objetivo é articular as TIC’s enquanto ferramentas de contribuição ao desenvolvimento harmonioso da relação em equipe e, também, com a manutenção e reafirmação contínua do comprometimento com o trabalho. A proposta é de articular as ferramentas mais comuns e normalmente utilizadas pelos colaboradores (redes sociais, aplicativos e, especialmente, o WhatsApp) como ferramentas de comunicação entre a equipe. A função de comunicar guarda também a função de compartilhar informações importantes como mensagens motivacionais, oportunidades de formação e qualificação e experiências que contribuam no andamento eficiente do trabalho. Com o uso das TIC’s é possível incentivar o uso produtivo de ferramentas já conhecidas pelos colaboradores.
Ideia 5 Por último, mais uma vez alinhado com os procedimentos de implementação do planejamento estratégico propostos pela seção 1 do capítulo 4, a ideia é de recorrer a revisão de desempenho como estratégia de reforço e reavaliação das práticas adotadas na operação para resolução e tratamento das reclamações. A proposta é de criar espaços e momentos de apresentação, discussão e reavaliação dos números conquistados pelos colaboradores ao longo de determinado período. Além do compartilhamento de experiências bem e mal sucedidas, em um ambiente descontraído que permita, ao mesmo tempo, o reforço do comprometimento e da qualificação dos colaboradores. A proposta é de que a oportunidade de análise dos números e a escuta compartilhada das experiências oportunize momentos de formação e desenvolvimento coletivo.
Através da revisão de desempenho, os operadores tem a oportunidade de se sentir integrados a um processo coletivo e, dessa forma, sentir-se parte das vitórias e conquistas desse coletivo.
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