Intervenção Empresarial

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Administração

Documento 1

As situações de crise podem ser reconhecidas através de diversos aspectos dentro de uma organização tais como: baixa nas vendas; rotatividade de pessoal; metas não alcançadas; orçamento estourado entre outras que serão destacadas no discorrer da pesquisa. Palavras-chave: Análise administrativa, diagnóstico organizacional, gestão de processos, intervenção. INTRODUÇÃO Diante de um mundo globalizado as empresas precisam estar sempre abertas as transmutações e a necessidade de evolução constante para acompanhar o ritmo frenético do ecossistema no qual estão inseridas. É necessário que as organizações saibam lidar com o gerenciamento da mudança que está atrelada ao desenvolvimento organizacional, ou melhor ainda, deve ser consequência deste desenvolvimento. A concorrência e as novas possibilidades trazem consigo a percepção da necessidade de desenvolvimento corporativo.

A gestão estratégica tem como objetivo fazer com que a empresa se harmonize junto ao seu ambiente interno e externo, e estes ambientes estão em constante modificação. O ambiente de negócios está em mutação, todos os dias novas marcas são lançadas, o ritmo da economia acelera e diminui, novos impostos são criados e outros são extintos, por isso as organizações devem ter a capacidade de adaptação ao meio (ROCHA, 2012). Desta maneira Morais e Barros explicam de uma maneira bem simples. Nas organizações, a gestão estratégica pode ser vista como um processo da alçada da alta administração que, tendo como parâmetro uma gama de condicionantes, direciona os objetivos organizacionais globais, cogita alternativas para seu alcance, acompanha de perto a dinâmica dos acontecimentos e posiciona-se sistematicamente durante todo o processo.

MORAIS e BARROS, 2017, p. Utiliza-se dois indicadores: a missão e os objetivos organizacionais. “A missão é a finalidade básica da organização, sua razão de ser. Os objetivos são as intenções concretas, incluindo as metas operacionais para sua realização” (ROCHA, 2012, p. Etapa 3 – formulação de estratégias: está próxima etapa visa definir as alternativas para que se alcance os objetivos já traçados, está etapa também deve prever obstáculos, como os concorrentes (ROCHA, 2012). Etapa 4 – implementação de estratégias: será necessário nesta etapa que a organização esteja ciente dos seguintes pontos: quantas mudanças serão necessárias dentro da organização; qual a melhor forma de lidar com a cultura organizacional; como a implementação da estratégia e suas estruturas organizacionais estão relacionadas; quais são as diferentes abordagens que um gestor pode seguir e quais são os conhecimentos que os executivos devem possuir (CERTO e PETER, 2010).

Na fase de preparação identifica-se as necessidades, viabilidades, orçamentos, cronograma, a equipe e as propostas de trabalho. A estruturação tem por objetivo identificar e selecionar as melhores estratégias para o projeto, detalhando tudo que será realizado. A execução é a fase da materialização de tudo que foi planejado e também o monitoramento de tudo que se realizou, visando propor ações tempestivas, corretivas e preventivas. E a sustentação é a fase de maturação da mudança, é o momento de se estabelecer e provar que a nova realidade é válida de acordo com a performance organizacional e os resultados de negócio (BASSALO, 2017). Durante a mudança devem ser gerenciados os seguintes aspectos: mobilização; comunicação; impactos organizacionais e capacitação do capital intelectual da organização.

Essa comunicação se inicia no recrutamento e seleção do profissional e vai sendo aprimorada ao longo do trabalho, finalizando apenas quando o profissional se desliga da empresa. “Quando uma empresa oferta uma vaga, está oferecendo, além de um emprego, uma proposta profissional e um conjunto de valores para o colaborador” (RHAME, 2017, p. Figura 3 – Relações entre profissionais e empresas Fonte: Rhame, 2017, p. Este acordo entre o profissional e a empresa deve ser sempre cumprido para que a relação permaneça estável, caso contrário o profissional não se sentira mais na obrigação de cumprir com o combinado e haverá queda de produtividade e desmotivação. INTERVENÇÃO EMPRESARIAL Existem diversos tipos de intervenção que podem ser utilizados em todos os tipos de empresas, basicamente a gestão estratégica voltada para a administração das mudanças resume diversas metodologias e através de experimentos diversos vem sendo a melhor maneira de se intervir na organização empresarial a fim de conter crises.

A análise SWOT é uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, verifica-se os pontos fortes (strenghts) e os pontos fracos (weaknesses) referente ao ambiente interno e as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) referente ao ambiente externo. Ou seja, são condições próprias ou do entrono que podem ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento da empresa no mercado, e que se classificam como informações internas e informações externas, ambas necessárias na análise da situação da empresa em relação à concorrência. SERTEK; GUINDANI e MARTINS, 2012, p. Figura 5 – Modelo de análise SWOT Fonte: SERTEK; GUINDANI e MARTINS, 2012, p. A matriz de crescimento ou matriz BCG visa avaliar o negócio em relação ao mercado e à estrutura da empresa. ESTUDO DE CASO 4.

A EMPRESA A X é uma empresa com mais de 18 anos de experiência no mercado nacional na fabricação de acessórios que trazem mais conforto aos pacientes durante tratamentos com radioterapia. Localiza-se no interior do estado de São Paulo. Foi a empresa pioneira no uso de material termoplástico para imobilizar e posicionar os pacientes em Radioterapia. Está presente nos maiores hospitais do Brasil e está constantemente investindo em pesquisa e desenvolvimento. O diretor comercial em visita ao seu maior fornecedor na China recebeu a proposta de se tornar um distribuidor de todos os produtos chineses. Estes produtos seriam enviados para o Brasil com a marca da empresa X. De acordo com a análise e o diagnóstico, a empresa de auditoria propôs uma intervenção na produção.

Após um estudo minucioso, a produção seria descontinuada, trazendo viabilidade para a distribuição dos produtos chineses, já que as máscaras para tratamentos especiais chinesas já estavam se tornando um dos produtos mais vendidos pela empresa X. Foi elaborado um plano de comunicação interna e alguns funcionários foram realocados para que a intervenção não fosse dramática para o capital intelectual da empresa. Há inúmeras evidências históricas que comprovam essa afirmação de Weber. MAXIMIANO, 2010, p. Futuramente a empresa X deve repensar o seu modelo de gestão para um modelo mais orientado para resultados, uma gestão mais contemporânea com foco em inovação com capacidade de promover um desenvolvimento mais sustentável que concilie o crescimento econômico, ambiental, social e cultural.

Este tipo de administração trará a empresa condições de tomar decisões mais rápidas, atualizadas e assertivas. REFERÊNCIAS BASSALO, Jorge. ed. São Paulo: Pearson, 2010. FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. ed. Teoria geral e administração avançada: processo da administração, cenários, TGE – Teoria geral empresarial, administração factual. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. MORAIS, Rodrigo Marques. BARROS, Thiago de Sousa. MARTINS, Tomas Sparano. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.

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