GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PTI EMPRESA ULYMAIS S/A

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

PASSO 1 Dentro das grandes organizações percebe-se que a parte comportamental de nossos colaboradores torna-se fomentador de alcance para os resultados. Cada colaborador precisa perceber que o seu bom desempenho está atrelado à entrega de seu trabalho (resultado desejado pela organização). Quanto à parte técnica, o colaborador pode estar sendo preparado, ou seja, desenvolver habilidade para aplicar os conhecimentos adquiridos. Quanto à parte comportamental, está direcionado à parte atitudinal, onde permeia o interesse pessoal em fazer acontecer. Através dos jogos vivenciais ao ar livre, os participantes têm a oportunidade de exercer papéis dentro de um grupo, assim permitimos, perceber a sua contribuição com o resultado de um time, através de algumas competências essenciais. Qual sua causa? • 5. É parte de uma necessidade maior? • 6. Como resolver: separadamente ou combinada com outras? • 7.

É preciso alguma providência inicial antes de resolver? • 8. A necessidade é imediata? Qual a sua prioridade em relação as demais? • 9. Por consequência, isso trará resultados satisfatórios para toda a organização empresarial. É uma reação em cadeia dentro da empresa. Uma reação positiva, sempre bom lembrar.   Tipos de treinamentos de desenvolvimento humano Conheça a seguir, alguns tipos de treinamentos de desenvolvimento humano aplicáveis nas empresas: • Treinamento Institucional: quando um novo colaborador é admitido na organização, é realizado um treinamento com o mesmo, afim de repassar a ele, a missão, visão e valores da empresa, suas normas, regras e condutas, cultura organizacional, etc; • Tutoria ou mentoring: esse tipo de treinamento é realizado quando algum profissional necessita de orientação e aconselhamento a respeito de uma falha de desempenho e disciplina; • Desenvolvimento de carreira: esse processo tem como foco, o planejamento de carreira do colaborador que possui chances de alcançar uma promoção em cargos de nível hierárquico maior; • Treinamento de liderança: aqui, o objetivo é desenvolver, gerir e conduzir gestores e equipes, dessa forma, eles serão capazes de aumentar a produtividade, entregar resultados e garantir vantagem competitiva à organização; • Treinamento de motivação: através desse processo, a empresa promove ações que maximizem a motivação no ambiente de trabalho, diminuindo assim, a queda da alta performance entre os profissionais Os processos usados na metodologia coaching irão contribuir para a capacitação dos colaboradores.

Principais habilidades desenvolvidas em treinamentos Várias são as habilidades desenvolvidas em treinamentos voltados para os profissionais dos Recursos Humanos. Um exemplo simples pode ser de uma atividade da área de marketing, nesse caso, o Roberto Silva, estagiário de marketing, precisa ligar para parceiros da empresa e iniciar a negociação por patrocínios em um evento. Essa tarefa tem início programado para 24/03 e término no dia 25/03. Veja como a tabela de acompanhamento fica. PASSO 3 Números alarmantes sobre acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho têm contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na Segurança do Trabalho. Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo.

A Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT), que obrigam as empresas a se organizar. Cada segmento profissional possui suas próprias regras. O Brasil também segue as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho. Das normas atuais, as que devem ser observadas são as NR - 12 e a NR - 17, que foram as normas que sofreram maior impacto da Indústria  4. A NR - 12 fala sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, determinando como devem estar dispostas as instalações, a NR - 17 fala sobre as normas referentes à ergonomia,  favorecendo a adaptação das condições de trabalho às características fisiológicas e psicológicas do trabalhador. Há obstáculos da negociação a serem observados : – Uma negociação onde se leva prejuízo resultando numa quebra de relacionamento.

– Uma má negociação produz conseqüências futuras. – Onde há muitas variáveis torna-se imprevisível os resultados. A necessidade de incentivos são insuficientes para tornar eficaz a negociação com os outros. É necessário obter um treinamento em uma organização para alcançar resultados satisfatórios. Oferecer incentivos. Deve-se conhecer do que o indivíduo necessita: dinheiro, tempo, seu apoio? Descubram quais são as suas necessidades e apresente-as como possíveis benefícios de uma negociação. b. Atribua um preço ao Status quo. Explicite o custo de deixar de negociar, deve-se perceber o custo do status quo. São aquelas que a negociação cresce por meio de trocas. Exigem um outro conjunto de táticas, começa mais lento e exploratóro baseia-se numa maior colaboração e troca de informações.

Ao contrario da tática do ganha –perde se concentra nas reinvidicações do valor , os acordos tendo por objetivo de criar e também de exigi o valor. Ao iniciar uma negociação integrativa, ou seja ganha /ganha fale e ouça. A medida que for tomando conhecimento das preocupações e interesses da outra parte, não se apresse em fazer uma proposta; uma oferta prematura não se beneficiará de informações obtidas no processo de negociação , evite dar proposta irrisória, ou subestimar o interlocutor. Watkins,( 2004 p. Atitudes que devem ser evitadas ao negociar De acordo com Nascimento (2002), algumas atitudes e táticas devem ser evitadas pelo negociador para que não se torne inexistosa e infrutífera à tentativa de acordo. Pode ocorrer a tentativa de confundir a outra parte com idéias e comportamentos, assim como confundir a versão muitas vezes irreal, com a própria realidade dos fatos.

Segundo Nascimento (2002), corre-se o risco também de não utilizar de forma correta os recursos em mãos e entrar numa mesa de negociação com a idéia preestabelecida de que se encontra em inferioridade em relação ao outro negociador. Ainda conforme, Nascimento (2002), Utilizando-se de táticas inadequadas, desprovidas de qualquer valor moral e ético e negociando sem colocar-se no lugar da outra parte; Ou ainda não se preparar de modo apropriado para a negociação e não ser apto para fazer improvisações no momento de situações inoportunas e não previstas. A negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. Ressalta Nascimento, (2002) que todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar.

A primeira, às custas da outra parte, e a segunda, consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos. Fisher, Ury e Patton (1994) citado por Prado (2005). quem procura ganhar às custas do outro, costuma seguir o lema de Ashleigh Brilliant: “Eu sempre ganho. Assim, ganha/ganha pode ser obter o menor prejuízo possível, em situações que são profundamente adversas. Deve-se sempre buscar o melhor, mas o melhor exeqüível. Igualmente, deve-se ter presente que o bom negociador tem expectativa, normas e padrões de desempenho elevados e, na pior das hipóteses, não faz acordos de que venha a se arrepender. Assim, não resta a menor dúvida de que para isto é necessária muita competência. E, um dos riscos em relação ao ganha/ganha é a sua compreensão ingênua, de que se deve ser “bonzinho”.

Para tanto, é preciso, entre outras coisas, conhecer como agem os negociadores ganha/perde. De acordo com Miranda,(2003). Se você não puder identificar e se sair bem face a um negociador ganha/perde, você, com toda a certeza, se encontrará em apuros em muitas oportunidades. Surge, portanto uma questão de suma importância. Você sabe como identificar um negociador ganha/perde? Um negociador ganha/perde pode ser identificado por que se utiliza e tem um vasto repertório daquilo que designamos por táticas sujas. Assim, age mais na base do lobo com pele de cordeiro. Outras vezes, quando acredita que o outro lado não tenha poder de reação coloca as unhas de fora, fazendo ameaças e coisas no gênero. Portanto, para que se possa chegar ao ganha/ganha é preciso que tenhamos uma compreensão de todos os fatores e aspectos necessários para o êxito de uma negociação.

E isto é dado pelo MIN – Modelo Integrado de Negociação Wanderly, (2003). Segundo o autor existem considerações a serem observadas em uma negociação: O próprio negociador com suas atitudes, crenças, valores, conhecimentos e habilidades; o negociador deve indagar-se sobre suas crenças,valores conhecimentos, fazendo uma auto análise de si, quebrando paradigmas. Nascimento, (2002). Ao se observar a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência. Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseqüentemente, ao bom funcionamento das organizações.

Nascimento,(2002). Visão positiva do conflito De acordo com Nascimento, (2002,p. Em relação ao processo de negociação é necessário observar que os problemas, conflitos, divergências e antagonismos de qualquer natureza, sempre devem ser observados dois aspectos: os resultados e os relacionamentos. Dessa combinação Resultado/Relacionamento, tem-se 5 posições distintas que implicam em 5 estratégias diferenciadas de atuação. Conforme,diz Wanderley,(2008). Dentre elas estão: a Baixa Prioridade nos Resultados e nos Relacionamentos. A estratégia nesses casos chama-se Evitar. As dificuldades e divergências são resolvidas pela busca de uma solução intermediária, de conciliação, em que ninguém perde tudo, mas também ninguém ganha tudo. Chega-se ao melhor acordo que se possa obter, embora possa não ser o mais adequado.

Outra situação da Negociação Barganha é quando existe uma alta prioridade por Resultados e média por Relacionamentos. Esta é a forma mais típica de barganha. E na Alta prioridade nos Resultados e nos Relacionamentos, a estratégia é denominada Negociar Solução de Problemas. De acordo com Wanderley, ( 2008). Consegue-se cordialidade e concordância superficiais à custa de convicções pessoais e criatividade. Entretanto, pode ser positiva em determinados contextos, como nas celebrações, sejam elas organizacionais ou pessoais. Pode contribuir para gerar clima positivo, de camaradagem e de entrosamento. Impor em momentos de ambigüidade, incerteza e insegurança, em que é necessária uma compreensão maior da situação e deve-se buscar as opiniões, pareceres e contribuições de várias pessoas; este procedimento se constitui num grave equívoco.

br/blog/analise-ergonomica-do-trabalho/. Acesso em 24 de Agosto de 2019. CARVALHO David K. etl. Redesenhando o processo de negócios: ponto de ruptura. pdf. Acesso em 24 de Agosto de 2019. Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Disponível em: http://ehgomes. com.

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