Gestão de Pessoas e Motivação em Tempos de Covid-19
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O Brasil e todo o planeta apresentam-se diante de crise sem precedentes. Os efeitos relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) estão causando grandes impactos na área da saúde, economia e no dinamismo dos comportamentos dos profissionais e organizações. Os efeitos desta crise de forma certa terão extensão por meses e talvez anos, o que comprometerá cenários socioeconômicos anteriormente previstos. A crise causada partindo do Covid-19 acabou indo bem além da área da saúde. Gestão de Pessoas. INTRODUÇÃO O Brasil e todo o planeta apresentam-se diante de crise sem precedentes. Os efeitos relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) estão causando grandes impactos na área da saúde, economia e no dinamismo dos comportamentos dos profissionais e organizações.
A aplicabilidade das medidas de restrição ao deslocamento dos indivíduos relacionado ao isolamento social procura a mitigação dos efeitos da exposição ao contágio e na promoção do controle da pandemia em terminologias de atender as situações emergenciais e a utilização de equipamentos para manutenção da vida. Os efeitos desta crise de forma certa terão extensão por meses e talvez anos, o que comprometerá cenários socioeconômicos anteriormente previstos. Então, o que era responsabilidade somente do líder agora é de todo o grupo. O sucesso no local de trabalho depende de o ambiente ser propício a inovação e criatividade. O diferencial da empresa estará na imaginação, na capacidade transcender conhecimento, de resolver problemas de modo criativo e inovador.
Deste modo, os funcionários devem estar motivados e isso necessita de investir neles, ampliando sua responsabilidade e os desafios das tarefas do cargo (MARINS, 2017). Segundo Fidelis e Pizzighini (2014), antes da Revolução Industrial, o modo de motivar os funcionários era través de ameaças e punições, os empregados trabalhavam com medo. Durante anos, as empresas não se preocupavam com a capacitação dos empregados, depois valorizaram o treinamento em nível operacional, usando recursos para a redução de erros e gastos de produção, e atualmente tem se preocupado com a capacitação do corpo gerencial. Na maioria das vezes, a capacitação das pessoas se deu de forma pontual, sendo fora do local de trabalho e de pequeno campo (BORGES E ALVES FILHO, 2011). A área de recursos humanos é a quarta área mais impactada pelas alterações advindas da pandemia, ficando atrás somente da tecnologia, administração e comercial.
Além do mais, são os líderes de recursos humanos as pessoas com responsabilidade pela gerência das transformações. Dentre as temáticas que apresentam-se na agenda do recursos humanos, as mais urgentes são o aumento da comunicação e transparência, automatização dos processos e redesenho dos processos para torná-lo mais virtuais (CESAR E NEVES, 2021). Uma outra questão fundamental na comunicação e gestão de pessoas é certamente a informação transparente perante efeitos da pandemia nas organizações, sendo que, 98% dos indivíduos ouvidos pontuaram que a liderança os mantém informados perante esta questão e as ações empresariais para a superação deste momento (CESAR E NEVES, 2021). Em processo de transformação, a comunicação empresarial é exigente de novas posições das lideranças, e se tornou o grande foco quando é falado em melhoria nas empresas.
Além do mais, a digitalização é considerada uma das maiores preocupações para uma maior assertividade e engajamento, sendo que, a criação de uma mentalidade digital na liderança se tornou o grande desafio (YAMSOW, 2020). Assim, dentre os diversos desafios da gestão em tempo de pandemia é possível citar a comunicação ágil e com transparência. A tecnologia é possuinte de um valor fundamental nesse contexto. Se não houver trabalho suficiente para ser feito em tempo integral, é preciso considerar mover esses funcionários para posições de meio período durante o fechamento. Para a equipe que simplesmente não pode trabalhar durante o fechamento com base em seus requisitos de trabalho, como pessoal das divisões de A&B e Salas, é possível disponibilizar treinamento online e remoto.
Isso não terá o impacto total de reunir todos em uma sala e conduzir o treinamento ao vivo, e pode não ser para todos, no entanto, pode ser benéfico para alguns. Nesse contexto, aumento do desemprego devido à recessão impõe mais pressão sobre as pessoas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 195 milhões de trabalhadores em tempo integral perderão seus empregos em todo o mundo este ano. De acordo com Donovan (2019), flexibilidade significa uma força de trabalho mais feliz e produtiva. Assim, a gestão de RH deve assumir a liderança ajudando as organizações a navegar pelas incertezas, levando em consideração as necessidades de desenvolvimento de competências e de manutenção do bem-estar mental dos colaboradores. As empresas que planejam o futuro precisam ajustar seu foco na continuidade dos negócios, bem como apoiar a saúde organizacional.
A incerteza do COVID-19 torna muito difícil o planejamento. No entanto, é necessário de uma estratégia para as empresas que fecharam no lockdown e desejam sua reabertura, incluindo recontratar sua equipe e conduzir o treinamento. As empresas devem elaborar um plano de continuidade de negócios, desenvolver seus recursos humanos, abrir recursos e capacidades internas, construir processos flexíveis, adotar novas tecnologias e criar cenários para a continuidade dos processos de negócios (DONOVAN, 2019). Caligiuri et al. recomendam que a alta administração e a gestão de recursos humanos, pelos esforços conjuntos, elaborassem estratégias para lidar com a crise com foco na flexibilidade e adaptabilidade. Desenvolver cenários "e se" pode ser benéfico para uma empresa, bem como na preparação para futuras incertezas.
Além disso, a cultura organizacional desempenha um papel central durante a pandemia. Só depende de estar motivado e ser bem tratado dentro da empresa. Hoje, uma revolução se processa no interior das organizações que estão se modernizando, com a criação e testes de novos conceitos de gestão empresarial. O mau uso do poder dentro das organizações pode causar desequilíbrios e descaracterizar o líder, gerando medo, ansiedade, submissão, revolta, resistência à mudança, etc. É de suma importância que o profissional se sinta importante na empresa. É prazeroso quando se recebe um elogio, uma promoção, uma homenagem, ações que deixam a pessoa bem consigo mesmo e com seu trabalho. Assim, é importante que a gestão de RH encontre o equilíbrio certo entre o corte de custos devido à recessão e o desenvolvimento do quadro de funcionários.
Caso contrário, a eficácia e a eficiência não podem ser alcançadas. REFERÊNCIAS BANOV, M. Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. DE CIERI, H. MINBAEVA, D. et al. International HRM insights for navigating the COVID-19 pandemic: Implications for future research and practice. J Int Bus Stud 51, 2020, p. What PwC Learned from Its Policy of Flexible Work for Everyone. Retrieved July 26, 2020. FIDELIS, Jessyca Romão; PIZZIGHINI, Michel Badine. Liderança e motivação em busca de melhores resultados organizacionais. Trabalho de conclusão de curso. n. p. MARINS, Luiz. Desmistificando a motivação no trabalho e na vida. Ed. RODRIGUES, M. F. Como superamos os desafios impostos pela pandemia: A situação emergencial provocada pela pandemia da covid-19 elevou o RH da Hesselbach Company ao patamar de aliado essencial de gestores.
Revista Melhor – Gestão de Pessoas, agosto de 2020. RUIZ, J. Human Resource Development International, v. n. p.
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