Gestão da Comunicação e Conflitos nas Organizações

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

É fundamental que a organização seja transparente e que os funcionários passem a mensagem de forma adequada aos receptores e desta maneira recebam o feedback adequado, que trará o resultado esperado. Os líderes precisam reconhecer a comunicação como estratégia na gestão corporativa, onde agrega valores à produtos e serviços. As organizações que reconhecem a comunicação como algo competitivo, estreitam um relacionamento ético e de responsabilidade social. O presente artigo abordará o tema através de pesquisas bibliográficas onde será analisada a importância da comunicação nos relacionamentos, objetivos e desenvolvimento da organização. Palavras-chave: Comunicação. Este artigo tem 2 como objetivo, compreender a importância da gestão da comunicação e conflitos. Para tanto, será preciso identificar o que é comunicar, os processos da comunicação, canais de comunicação, tecnologia, problemas gerados devido a má comunicação, administração de conflitos e boa comunicação nas organizações.

Essa pesquisa é essencialmente exploratória entendida como na perspectiva colocada por Patah (2017). A pesquisa bibliográfica ou fontes secundárias, abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde livros, pesquisas, monografias, teses, sites e outros. O artigo será organizado em três partes constituintes. O foco das organizações era manter-se competitivas e sobreviver às exigências do mercado. No passado a comunicação organizacional era apenas para estabelecer relacionamentos. Bueno (2003:9) diz que: “Hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda ser líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de comunicação. ” o autor continua descrevendo que a comunicação bem utilizada e administrada torna as empresas mais ágeis e melhora a liderança e a motivação gerando interesse nos colaboradores em resolver os problemas.

Normalmente as empresas que são burocráticas, técnicas, racionais e normativas não dão espaço para sentimentos e emoções. A comunicação interna de uma organização, é reflexo de sua cultura organizacional sendo assim é um dos fatores que determina qual o tipo de comunicação a ser praticada na empresa, tanto sua forma e veículo como o conteúdo e os fluxos. Por mais que uma pessoa não tenha vontade de se comunicar, ainda ocorre a transmissão de informações, o que já caracteriza uma comunicação. Qualquer ser humano tem necessidade de obter informações para se sentir conectado com o mundo. Processo de comunicação De acordo com Marcondes (2021) a comunicação é a troca entre as pessoas, permitindo compartilhar e demonstrar a percepção de algo para o outro.

Através da comunicação são demonstrados os sentimentos e podem gerar influência, apoio ou discordância. A comunicação deve ocupar um lugar central nas organizações, pois o rumo das mesmas é quase que inteiramente determinado pelas técnicas de comunicação. Níveis de comunicação A comunicação formal é a base da maneira escrita, onde normalmente seguem modelos e padrões pré-estabelecidos. Independente de a mensagem ser interna ou externa, quando há padrões estabelecidos é uma comunicação formal. A comunicação formal dentro de uma organização é existente e recorrente quando o processo comunicativo é com algum funcionário superior ao seu cargo na hierarquia ou quando é interdepartamental para ter troca de informações entre eles. Quanto a comunicação informal é costumeira entre funcionários do mesmo setor ou departamento, por ser de forma espontânea e por não ter modelos ou padrões pré estabelecidos.

A comunicação também pode ser dividida em níveis hierárquicos podem ser mandadas escritas ou orais. A comunicação interpessoal é feita de escrita ou falada, ainda existem estudos que procuram as vantagens e as desvantagens das duas formas. A maioria das pessoas prefere a comunicação oral, porém, para as empresas as escritas ficam guardadas de forma precisa e exata. Em cada área existe um tipo de comunicação realizada utilizada, pois dentro das empresas temos os níveis de instrução. Quando a comunicação for nível institucional é mais formal e adequada ao topo de hierarquia, ou seja, funcionários de alto cargo e conhecimento. Essa comunicação apresenta informações onde não tenham controvérsias sendo mais informativo. “O fluxo de comunicação ascendente é responsável pelo encaminhamento aos níveis superiores da organização, de informações funcionais e operativas que saem das bases, com resultados dos estágios dos programas, anseios, expectativas e sugestões”.

Torquato (2002:54). O fluxo ascendente é realizado na hierarquia invertida, onde a comunicação vem de baixo para cima, envolvendo uma forma menos formal de comunicação, no qual é preciso um líder para reprimir as conversas informais em corredores e evitar que a situação perca o controle. O fluxo lateral ou horizontal é uma das formas mais criticadas, pois as informações são passadas de forma interdepartamental, podendo assim ligar e unir os componentes de uma organização que serve como força integradora dentro da estrutura empresarial. Figura 3 – Os Meios de Comunicação e Sua Evolução Fonte: Site Medium. com, autora Thaíssa Costa (2018) De acordo com Marcondes (2021) existem várias formas de comunicação para determinados tipos de situação. Abaixo figura explicativa dos primeiros passos das principais fontes de comunicação da atualidade: Figura 3 – Evolução da Comunicação e Sua Evolução Fonte: Site MMAMarketing, Comunicação e Tecnologia: quatro séculos e meio de história e inovações para a Humanidade (2016) 8 Na comunicação institucional a organização busca se comunicar com seu público interno ou externo (funcionários, clientes).

A comunicação empresarial é feita para reforçar a imagem da instituição, visando os objetivos estratégicos. Existem várias maneiras dos líderes se comunicarem com os colaboradores tais como: Correio eletrônico que permite o envio e o recebimento de mensagens pelo o computador através de e-mail e intranet; Vídeo tais como aplicativos para videoconferência; Folhetos e revistas podendo ser informativos mensais, trimestrais; Presencialmente através de reuniões de resultados ou individualmente gerando feedbacks. depende, necessariamente, da comunicação que a organização estabelece. Problemas gerados devido a má comunicação De acordo com Moretto Neto, Luís (2010:18): “Um grande desafio ao gestor é identificar e compreender o estágio do conflito e atuar no processo de negociação, de modo a evitar seu agravamento, construindo uma solução consensual.

” Presente no cotidiano, o desafio gerado através dos conflitos exige que todos tenham vontade e disposição para cooperar e fazer parte da solução, tanto relacionado ao público interno ou externo. Um pequeno conflito como por exemplo a temperatura do ar condicionado gera desconfortos e embates. “O desenvolvimento de atividades por meio de grupos gera a possibilidade da ocorrência de conflitos e requer articulação por parte da liderança. Esses ruídos também podem ser gerados por relatórios imprecisos, e-mails mal escritos, telefone inaudível e outras formas de interferência. Abaixo fatores que contribuem para os ruídos acontecerem: Figura 5 – Fatores que contribuem para os ruídos acontecerem Fonte: Elaborado pela autora Através da reflexão dos autores Moretto Neto, Luís (2010) e Comunicarte (2022) entendemos que a má comunicação pode gerar queda de rendimento e afetar a qualidade de vida dos funcionários, havendo retrabalhos e desentendimentos (internamente e externamente), trazendo prejuízos financeiros e na gestão das equipes.

A importância da boa comunicação nas Organizações Na visão de Marques (2022) comunicação eficaz é a “que atinge com efetividade seu objetivo, que é transmitir uma mensagem com clareza, utilizando os mais diversos tipos de canais de comunicação para isso. ” Quando é falado em comunicação eficaz é descrito algo que atinge de forma efetiva o objetivo, que resumidamente é transmitir uma mensagem com clareza, o emissor gera a 10 informação ao receptor e este entende exatamente a mensagem recebida, sem acréscimos de sua interpretação. É necessário lembrar que a comunicação nas organizações são dinâmicas, sendo realizadas por vários meios, tais como conversas (formais e informais), telefonemas e reuniões, estão presentes na conversa no período do almoço ou na pausa do café e até na emissão de documentos importantes.

MARQUES, 2022) O ambiente organizacional transparente tende a diminuir conflitos ou quando gerados serem resolvidos facilmente, pois o diálogo se torna primordial na convivência. O clima organizacional melhora extraordinariamente quando existe comunicação eficaz. Quando os líderes reportam informações necessárias, torna todos parte do processo, gera de forma espontânea motivação e o sentimento de valorização, diminuindo fofocas, especulações e insatisfação. O líder e os liderados aprendem a respeitar as diferenças e são construídas relações profissionais positivas e produtivas. É necessário colocar em prática as normas, regras e procedimentos que são estabelecidos pela empresa para serem bem feitos. Uma alternativa para mitigar eventuais conflitos é definir responsabilidades coletivas relacionadas ao processo de aprendizagem organizacional, particularmente no repasse de novas tecnologias de produção, manualizar os procedimentos, partindo da identificação dos problemas centrais e do acompanhamento do desempenho, como um processo pedagógico de aperfeiçoamento continuado.

MORETTO, 2010:58) No século atual vemos um mundo cheio de problemas, discórdia e desavenças onde surgem conflitos desagradáveis no trabalho, brigas familiares, até mesmo as guerras entre as nações, sem chegar a um entendimento por falta de boa comunicação. Uma forma de melhoria é as organizações oferecerem treinamento de capacitação aos seus colaboradores para que aprendam a se comunicar de maneira eficiente e eficaz. Para obter uma boa comunicação dentro da organização, é indispensável a reavaliação de maneira contínua, porque quando alguma coisa sair errado, transforma-se em notícias, onde surgem boatos. Os colaboradores devem andar em harmonia e em unidade, mas para que isso ocorra é necessário que tenham oportunidade de falar e se expressar, é viável que designe um funcionário experiente para servir de intermediário e ouvir as perguntas, sugestões e soluções do resto da equipe.

” É por meio da comunicação eficaz que as organizações conseguem criar uma cultura corporativa, onde cada um entende os valores, crenças e regras da empresa. Quando é falado que cada indivíduo é único é devido ao fato de que não agem de forma igual, pois pensam e agem através das questões culturais e particulares. A forma de expressar e o tom de voz influencia em como a mensagem é recebida, desta forma é importante entender quem é o receptor e qual a melhor forma de transmitir a mensagem, pois é necessário que a mensagem seja recebida exatamente como foi transmitida. Investir em feedbacks é outra forma de evolução contínua, devido ser uma ferramenta de grande importância também deve ser construída de forma coerente com o receptor. Através dos feedbacks é possível identificar a necessidade do colaborador.

Metodologia A metodologia utilizada neste trabalho consistiu de: 13 ● Estudo teórico sobre as razões que levam à necessidade da administração da comunicação e conflitos nas organizações. Este estudo utilizou pesquisa bibliográfica para construção de uma teoria sobre a qual pudesse gerar desenvolvimento de melhores práticas de comunicação ● Apresentação dos principais temas: Processo de comunicação; Canais de comunicação e tecnologia para comunicação; Problemas gerados através da má comunicação e administração de conflitos através da comunicação eficaz ● O período em que ocorreu o levantamento dos dados foi de abril a junho de 2022. Considerações Finais De acordo com a realização deste trabalho podemos perceber como a comunicação é importante dentro das organizações, tanto para os colaboradores, quanto para os fornecedores e os clientes ou parceiros.

Foram constatadas muitas falhas na comunicação interna. Para atingir os objetivos da empresa cabe ressaltar que os líderes e liderados devem saber que é necessário corrigir as falhas na comunicação, ou seja, utilizar de treinamentos de capacitação comunicacionais. As organizações fazem parte desse cenário e buscam aprimorar seus conhecimentos e estratégias para transmitir da melhor maneira a importância de seus serviços e produtos para o mercado. Porém, a comunicação é necessária também não só para fatores estratégicos das organizações, a estrutura de uma empresa e o bom funcionamento dela depende também da comunicação eficaz. Embora as pessoas sintam a necessidade de se comunicar e façam isso sempre, 14 poucas vezes percebem que estão fazendo.

Não é pelo fato de existir uma comunicação interna formalizada que todos os problemas internos quanto ao fluxo de informações serão resolvidos, contudo será com uma boa comunicação interna que torna-se possível a disseminação de informações de maneira eficaz, fortalecendo os propósitos e os objetivos finais das organizações. O objetivo geral do trabalho foi analisar de forma mais aprofundada a importância da comunicação e consequentemente os fatores que amenizam os conflitos e ruídos gerados através da má comunicação. com/blog/metodologia-pesquisa-mercado/>. Acesso em: 01/05/2022. SOUSA, Rafaela. Meios de comunicação. Mundo educação UOL, 07 de janeiro de 2019. BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial, São Paulo: Alínea, 2002 DUBRIN, Andrew J.

Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MONITORA. Entenda como a tecnologia nas empresas é fundamental para alcançar sucesso. com. br/blog/lideranca-equipe-motiv ada-no-home-office>. Acesso em: 10/06/2022 COMUNICARTE. Ruídos de Comunicação: O Que é e Quais São os Prejuízos Para Sua Empresa?. Bound Marketing, 18/01/2022. Acesso em: 11/06/2022.

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