Gerenciamento de Custos de Produção e Vendas nas indústrias
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Contabilidade
Aurélio Oliveira dos Santos AUGUSTINÓPOLIS – TO 2017 ÍCARO GOMES DE SOUSA A INFLUÊNCIA DO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E VENDA NAS PEQUENAS INDÚSTRIAS Aprovado em_____/_____/________ Examinadores: ________________________________________________________________ Profª (examinador) Esp. Em ________________________________________________________________ Prof (examinador) Esp. Em ________________________________________________________________ Profª (examinador) Esp. Em Comitê de Orientação: ________________________________________________________________ Profª (orientador) Esp. Em Conceito Final: ________________________ AGRADECIMENTOS Primeiramente agradeço a Deus por estar sempre do meu lado, durante todas as dificuldades ao longo de minha vida acadêmica e por ter me dado foças para nunca desistir. Quadros 02 - Custos Fixos. Quadros 03 – Custos Variáveis. Quadros 04 – Margem De Contribuição. LISTA DE TABELA Tabela 01 – Pontos De Equilíbrios. Tabela 02 – Fórmulas Da Margem De Segurança. O trabalho é um estudo bibliográfico, resultante de pesquisas em livros, artigos, e quanto aos seus objetivos, uma pesquisa descritiva e exploratória, e sua abordagem qualitativa.
Os resultados tornaram possível evidenciar o quanto é importante um gerenciamento de custos nas pequenas indústrias, razão pela qual considera-se ter alcançado os objetivos proposto no sentido de contribuir com as informações apresentadas na melhoria do processo de gerenciamento das pequenas indústrias. Palavras chaves: Gerenciamento: Custos: Produção: Venda. ABSTRACT The job deals with the influence of the management of production and sales costs in small industries, since the management of production and sales costs is of great importance in the growth of industries, especially in order to contribute to efficient decision making. Starting from the problematic: what is the influence of these costs of production and sale in small industries? The main objective of this study is to discuss the influence of the management of production and sales costs in small industries, as well as to present ways of managing production and sales costs, as well as to present ways of managing production and sales costs, which Applied in their essence bring benefits of efficiency and effectiveness to the industries, highlighting the disadvantages in not having an adequate management of costs.
Custos Diretos 19 2. Custos Indiretos 19 2. Custos Fixos 20 2. Custos Variáveis 21 2. ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME/LUCRO 22 2. A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO CUSTO DO PRODUTO 30 3 METODOLOGIA 33 3. TIPO DE PESQUISA 33 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 35 REFERÊNCIAS 37 1 INTRODUÇÃO O gerenciamento de custos das pequenas indústrias tem uma grande importância para o desenvolvimento econômico, pois tem como finalidade de disponibilizar informações para os gestores tomarem suas decisões. Saber e entender os custos de produção e vendas é de suma importância para as indústrias, através deles pode definir as estratégias da empresa além de ser uma ferramenta primordial na maximização do lucro. De forma abrangente o gerenciamento de custos possui grande influência nas indústrias. Desta forma a grande influência do gerenciamento de custos pode vim a contribuir com as empresas de forma a obter um melhor desempenho no atual mercado caracterizado pela acirrada concorrência.
refere-se à contabilidade como “uma ciência medidora e tradutora das atividades e situações referentes à economia e ao social, por essência”. A Contabilidade registra, orienta, classifica, controla, e sintetiza esses fatos, produzindo os relatórios financeiros (demonstrações contábeis), que permitirão a mensuração do Patrimônio e a decisão do resultado em um determinado período (MONTOTO, 2012. Contabilidade é uma ferramenta que fornece informações úteis e necessárias de cunho econômico para tomada de decisão interna e externa da empresa, ou seja, é caracterizada como uma ciência que tem obrigação de controlar o desenvolvimento do patrimônio de uma empresa para análise da situação econômica (MARION, 2015). Ainda segundo o autor, no que se refere ao conceito de Contabilidade é necessário frisar que a mesma pode ser empregada nos segmentos públicos e particulares, isto envolvem empresas comerciais, industriais, bancárias e outros.
Diante do exposto, a contabilidade dependendo do usuário e da informação que o mesmo deseja obter, pode assumir diferentes formas para atender ao suprimento dessas informações, assim sendo, dentre essas formas ela pode apresentar-se como a contabilidade gerencial e a de custos. A grande importância do relacionamento entre custo e o produto feito, e os custos fixos e variáveis que sempre levam em consideração o valor total do custo e o volume de produção do período (MARTINS, 2010). Para atender à finalidade e à análise os custos devem ser classificados, que conforme explica (Megliorini, 2007), diz que, são duas classificações básica dos custos que é enquanto à identificação ao produto produzido ou vendido, direta ou indireta e também quanto ao volume produzido ou vendido que pode ser de maneira fixa ou variável, conforme a quadro a seguir; Quadro 01: classificação dos custos Classificação Categorias Quanto à identificação Diretos “Custos diretos, são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação” (VICECONTI e NEVES 2013, p.
Indiretos Incidem no processo produtivo devido a fabricação de diversos itens, no entanto, não há como distribuí-los unitariamente a cada produto sem o rateio (BONFIM e PASSARELLI, 2006 Quanto ao volume produzido Variáveis São os que Continuam vinculados a produção da empresa, refletindo o aumento ou queda no nível de atividades realizadas na indústria (BORNIA, 2002). Fixos Se mantem constante independentemente do volume de produção (WERNKE 2001). Fonte: Referências (vide quadro) - Elaboração pelo autor 2. Custos Fixos Os custos fixos são custos de estrutura, que ocorrem período após período sem variações ou cuja variações não são consequências de variação do volume de atividades em períodos iguais, isto é, os custos totais permanecem praticamente igual, mesmo que a base de volume escolhida como referencial varie (DUTRA, 2010).
Os custos fixos são aqueles que não se alteram devido a produção como por exemplo, aluguel, seguros e entres outros. Portanto “pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período” (VICECONTI E NEVES, 2013 p. Quadro 02: custos fixos Custos fixos Aluguel da fabrica R$ 10. Quantidade produzida da indústria Valor / Variação Mês 01 100. Quantidade produzida da indústria Valor/ variação Mês 01 100. Mês 02 150. Mês 03 200. Fonte: Dados fictícios - Elaboração pelo autor De acordo com o quadro 03 foi possível observar que quanto mais a indústria produzia, mais elevada será a energia elétrica da indústria. Custos variáveis são os custos que variam em função da variação do volume da atividade, ou seja, da variação da quantidade produzida no período, quanto maior o volume de atividades do período maior será o custo variável (DUTRA 2010).
A partir das informações encontradas na margem de contribuição, terá uma grande influência na, minimização de seus custos e maximizando os lucros. Ponto De Equilíbrio O ponto de equilíbrio (PE), é a área de estabilidade da empresa, onde a mesma não terá um prejuízo, porém não terá condições de um possível investimento, portanto o ponto de equilíbrio é o nível de operações em que a empresa iguala custos e despesas com receitas. Existem estudos que desconsideram certos custos e despesas e acrescentam outros, tais como depreciações, gastos financeiros, remuneração de capital próprio ou de terceiros. Nesses casos, seria suficiente definir tais condições na metodologia adotada para sua determinação, ou seja, explicitar o que foi ou não considerado.
Porém, alguns conceitos já estão consagrados pelo uso, apresentam-se registrado e subdividem o ponto de equilíbrio nas denominações contábil, econômico e financeira (DUTRA 2010 p. O PE é calculado da seguinte forma PE = CF/MCU onde PE = Ponto de Equilíbrio; CF = Custos Fixos; MCU = Margem de Contribuição Unitária (BRUNI e FAMÁ, 2012). Neste sentido o ponto de equilíbrio é o ponto em que o lucro é zero, ou seja, se o volume de vendas da indústria for um número maior que o PE a empresa passa a gerar lucro, no entanto, se for um número de vendas for abaixo do PE a empresa terá prejuízos. Ponto De Equilíbrio Contábil (PEC) No ponto em que as vendas forem suficientes para cobrir as despesas e custos fixos, então este se tona o ponto sem lucro ou prejuízo, que é denominado ponto de equilíbrio contábil (CREPALDI, 2010).
Ponto de Equilíbrio Contábil pode ser calculado através da fórmula: Custos Fixos + Despesas Fixas /Margem de Contribuição Unitária. Para Ribeiro (2009), quando falamos em ponto de equilíbrio de maneira geral refere-se ao ponto de equilíbrio contábil, ou seja, ao objetivo alcançado pela indústria no qual a receita total iguala-se aos custos e despesas totais, não havendo, contabilmente, nem lucro nem prejuízo. Segundo Bornia (2010, p. “no ponto de equilíbrio financeiro os custos considerados são apenas os custos desembolsados, que realmente possuem vínculo financeiro com a empresa”. Informa quanto a empresa terá que vender para não ficar sem dinheiro para suprir suas necessidades de desembolso. Margem De Segurança A margem de segurança (MS), é um ambiente onde a indústria pode realizar suas operações sem rico de entrar na área de prejuízos, portanto quanto mais baixo o ponto de equilíbrio maior a margem de segurança (DUTRA, 2010).
A (MS) é fundamentada na quantia de vendas que supera o ponto de equilíbrio da empresa, nesse sentido, representa o quanto de vendas pode-se ter abaixo da média sem ter prejuízo, a margem de segurança pode ser expressa por quantidade, valor ou percentual (BRUNI e FAMÁ, 2009). Os sistemas de custeio são classificados em custeio por absorção e custeio baseado em atividade (ABC), o formato como os custos dos produtos e venda são determinados poderá ter um impacto significativo nas análises internas, e no relatório financeiro de rentabilidade, assim como nas decisões da gestão de uma organização (NOREEN et al, 2008). Custeio por absorção O sistema por absorção, é um sistema utilizado devido sua facilidade, porém, devido essa facilidade ele não é tão rico nas informações, por trabalhar todos os custos juntos.
Portanto para Silva (2008), o custeio por absorção classifica os custos em diretos e indiretos, com a sua probabilidade de serem apropriados aos produtos. Nesse contexto, os custos de produção são alocados ao produto, e também não são considerados os gastos efetuados fora da produção, que são custos do período. Esse sistema foi derivado do sistema RKW (Reichskuratorium fur Wirtschaftlichtkeit) na Alemanha no início do século XX, aonde nesse método todos os custos eram alocados por meio de rateio (DUTRA, 2012). No ABC, é importante frisar que às analises que contemplam diversos objetos de custo, adquirir por si mesmo como uma ferramenta indispensável para a toma de decisão estratégica, além de uma análise mais cuidadosa dos custos, e identificando todos os fatores aos quais eles são sensíveis (FERREIRA, 2007).
GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E VENDA Considerando que o objetivo do trabalho foi discorrer sobre influência do gerenciamento dos custos de produção e vendas nas pequenas indústrias mostrando a grande importância da venda na geração de lucro e um maior entendimento dos custos para sua possível redução. Um papel importante que exerce o gerenciamento de custo, é o monitoramento dos resultados e das operações, esse monitoramento pode ser a curto ou longo prazo, o importante é que os usos das informações, possam vim a contribuir com as pequenas indústrias (ATKINSON et al, 2015). Toda indústria deve ter uma preocupação constante com seu gerenciamento de custos, se ela estiver mantendo esse gerenciamento ela vai ter um destaque maior perante a acirrada concorrência.
Portanto de acordo com Bertri (2009), a principal tarefa do gerenciamento é colocar a empresa dentro do meio competitivo, de forma a maximizar o retorno de longo ou curto prazo sobre o investimento. Para utilização desse preço deve-se comparar todas as despesas que devem ser cobertas por essa margem de contribuição e também o lucro líquido. A alta concorrência do mercado não permite que se forme um preço para o produto, sem antes uma análise completa dos custos. Segundo Bomfim e Passarelli (2008, p. “a maneira mais utilizada, na área comercial, de determinar o preço de um produto baseia-se no princípio do mark-up (sobre marcação) o preço é determinado adicionando-se uma margem de lucro ao custo do produto”. Como pode se ver na fórmula: Mark-up = custos + despesas + impostos + lucro.
Portanto, o estudo bibliográfico foi realizado a partir de artigos científicos extraídos da base de dados como GOOGLE ACADÊMICO, e em livros que abordam a Contabilidade de Custos e também a Contabilidade Gerencial de alguns autores renomados no Brasil como: Padoveze, Megliorini e Atkinson. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A pesquisa descritiva verifica, descreve e explica problemas, fatos ou fenômenos do cotidiano, e está relacionada a pesquisa qualitativa, que vem interpretar e discutir os fatos e situações (MICHEL, 2015). Descritiva, é o tipo de pesquisa em que o pesquisador não intervém nos fatos. Ela consiste em fazer observações de dados que serão analisados, classificados e interpretados sem nenhuma forma de manipulação (ANDRADE, 2010). A identificação do custo é um meio para atingir o objetivo empresarial que é a venda, deste modo, é possível observar que a formação do preço de venda, é muito mais do que atribuir preços aos produtos, ela deve ser realizada a partir de um estudo que irá produz informações e relatórios eficazes e eficientes para a tomada de decisão, sobre tudo, no que se refere ao processo de comercialização em uma organização, estabelecendo, desta forma a análise e relação custo, volume e lucro.
Diante disso os métodos de custeio têm o objetivo de identificar os gastos inerentes ao processo produtivo acumulando-os de forma organizada aos produtos. Cabe a cada administrador testar o sistema de custeio que mais se ajusta ao seu negócio, pois o conhecimento daquilo que se faz é fundamental para um melhor gerenciamento dos custos de uma empresa. A contabilidade de custos representa um instrumento de grande importância para a gestão empresarial, por tanto, posso dizer que esses instrumentos tem uma grande influência na área do gerenciamento de custos, percebendo o quão importante é a análise da gestão de custos e formação do preço de venda para as indústrias, servindo como ferramenta para uma boa gestão empresarial. Por fim este estudo pode demonstrar que o gerenciamento de custos tem sim uma grande influência dentro não só das indústrias mais em qualquer outra organização, que tem como objetivo o crescimento e a maximização de seu lucro.
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blogspot. com. Formação do Preço de Venda; FACCAMP, 2014. file:///C:/Users/Icaro%20Gomes/Downloads/8558-31850-1-PB. pdf.
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