Geografia
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Engenharia mecânica
CAPÍTULO 4 - O COMÉRCIO INTERNACIONAL. AS FORMAS DE REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO CAPÍTULO 5 - REGIONALIZANDO OS PAÍSES DO MUNDO. CAPÍTULO 6 - SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA. O CONTINENTE AMERICANO CAPÍTULO 7 - AS DIVISÕES DO CONTINENTE AMERICANO. CAPÍTULO 8 - A EXPANSÃO DO TERRITÓRIO NORTE-AMERICANO. O Reino Unido foi, por varias razões, o capitalismo, vigora uma economia de mercado. país no qual essa transição foi mais acelerada. O sistema capitalista foi muito dinâmico ao longo de sua história, evoluindo gradativamente e se A LEI DA OFERTA E DA PROCURA transformando Dona Márcia e Sr. Antonio são casados e moram em Bangu, no Rio de Janeiro. Com o calor de 40 graus do verão, resolveram comprar um novo aparelho de ar-condicionado.
Foi o período das Grandes capitalismo. É ela que move o interesse das Navegações e descobrimentos, das conquistas empresas em ampliar suas vendas, investir em territoriais e também da escravização e genocídio propaganda de milhões de nativos da América e África. oferecendo e em produtos inovações mais tecnológicas, competitivos no mercado. possibilitou o grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia. Essa acumulação inicial de capitais foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou o inicio de uma nova fase do capitalismo. A relação entre as as condições de vida do trabalhador braçal, metrópoles e suas colônias gerou uma Divisão provocando Internacional do Trabalho, que pode ser assim deslocamento da população rural para as cidades esquematizada: (êxodo rural), inicialmente o que um gerou intenso enormes concentrações urbanas.
A produção em larga escala e dividida em etapas distanciou, cada vez mais, o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passou a dominar apenas uma etapa da produção. Na esfera social, o principal desdobramento As consequências dessa exploração colonial da Revolução Industrial foi o surgimento do (que durou séculos) são sentidas até hoje nas proletariado urbano (classe operária), como nações pobres da América, África e Ásia. Por classe social definida. Vivendo em condições outro lado, a exploração das colônias também deploráveis, tendo o cortiço como moradia e 5 submetido a salários irrisórios com longas A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO jornadas de trabalho, o operariado nascente era facilmente explorado, devido também, à inexistência de leis trabalhistas.
etc. A forte concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões que resultaram, a Dentro das fábricas, mudanças importantes partir do início do século XX, na formação de estavam acontecendo: a produtividade e a monopólios e oligopólios de muitos setores da capacidade de aumentavam economia. rapidamente; aprofundava-se divisão financeira e monopolista. produção a do O capitalismo entrava na fase trabalho e crescia a produção em série. A Crise de 1929 Em 1929, o capitalismo enfrentou a mais poderosa crise de sua história, quando ocorreu o crack (quebra) da Bolsa de Nova York. A Crise de 29, entretanto, não se restringiu Não é mais possível distinguir o capital aos Estados Unidos. Ela se propagou para os industrial do capital bancário.
Fala-se agora em países europeus, provocando forte recessão. capital Atingiu, financeiro, sendo que os bancos inclusive, a economia brasileira, passaram a ter um papel cada vez mais provocando a derrubada do preço do café, à importante no financiamento da produção. época nosso principal produto de exportação. Muitos trustes também se transformaram em conglomerados, resultado de um processo mais amplo de concentração de capitais e de uma brutal ampliação e diversificação dos negócios. Mudanças na DIT Tais conglomerados procuraram dominar a oferta de certos produtos ou serviços, estendendo seus “tentáculos” por diferentes setores da economia. O Mitsubishi Group, por exemplo, tornou-se um dos maiores conglomerados do mundo, possuindo cerca de 500 empresas e atuando em diferentes ramos industriais e contando com um importante Mitsubishi.
agente financiador, o Banco Vimos anteriormente que a exploração das metrópoles europeias sobre suas colônias determinou uma divisão internacional do trabalho, na qual as metrópoles enviavam manufaturas para suas colônias e recebiam delas produtos agrícolas e minerais. Esse comércio, amplamente favorável para as potências europeias da época, estava assegurado pelo pacto colonial. Explique o funcionamento dessa lei. de exportar produtos primários e de importar amplamente desfavorável aos países pobres. As Grandes Navegações e a ascensão do capitalismo no século XVI desenvolveu uma Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Explique como estava fundamentada essa antiga DIT. Uma nova DIT 4) Aponte os efeitos da Revolução Industrial para a sociedade europeia do século XIX. Concentração de capital em grandes conglomerados de empresas, a emergência da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais e uma base tecnológica fundamentada na eletricidade e no motor a explosão.
São características que correspondem ao período do: (A) (B) (C) (D) (E) capitalismo comercial. feudalismo. capitalismo monopolista. capitalismo globalizado. Esse período ficou marcado por invenções e descobertas científicas revolucionárias, que tiveram aplicações diretas na indústria e nos transportes. São exemplos a criação da máquina a vapor, a utilização do carvão como fonte de energia e a invenção da locomotiva que desenvolveu o transporte ferroviário. A expansão da atividade industrial nesse período O primeiro ramo industrial a empregar a tecnologia da máquina a vapor foi a produção imprimiu, portanto, profundas transformações no espaço geográfico europeu e norte-americano. têxtil, que antes da revolução era desenvolvida artesanalmente. A utilização de máquinas na A Segunda Revolução Industrial indústria têxtil proporcionou grande aumento na produtividade.
Os arranha-céus passaram a Asimbolizar riqueza, a riqueza, a modernidade e a força da economia do país. Entre os melhores exemplos estão o Empire State Building, de 1931, em Nova York, e o Chicago Board of Trade Building, de 1930. Foi dentro desse quadro que ocorreu a expansão imperialista na África e na Ásia. Em 1885, na Conferência de Berlim, retalhou-se o continente africano entre as potências europeias. Essa partilha imperialista consolidou a nova divisão internacional do trabalho pela qual as colônias se especializavam em fornecer matériasprimas para os países que então se industrializavam. desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos são Destacam-se ainda a indústria aeroespacial e a afetados por esse desemprego, um dos graves biotecnologia (engenharia genética). É bom ressaltar problemas de nossos dias.
Nesse sentido, as atividades robótica e que mais que a inovação de um dos itens citados contribui diretamente ou indiretamente para o desenvolvimento de outro. Desse modo, fica evidente que ocorre uma intensa interdependência entre eles. No mundo capitalista, a inserção de tecnologias e o aprimoramento constante da mesma promovem uma dinamização produtiva, intensifica o trabalho, cria produtos e mercadorias de maior qualidade para concorrer em um mercado cada diminuição desencadeia vez de mais custos. EXERCÍCIOS 1) Qual das características abaixo NÃO pertence ao sistema de fábricas, inaugurado com a Revolução Industrial? (A) (B) (C) (D) Uso intensivo de máquinas. Ausência de divisão técnica do trabalho. Emprego de modernas fontes de energia. Produção em série.
Qual das características abaixo NÃO se aplica à Segunda Revolução Industrial? Agência de emprego em Madri, Espanha. de telecomunicações, como a Internet e a telefonia móvel, por exemplo. É por isso que dizemos que o 6) Explique a diferença estrutural e conjuntural. entre desemprego mundo está “encolhendo”. No mapa da Europa, pinte de vermelho o Reino Unido, de amarelo a Alemanha, de verde a Itália e de laranja a França. CAPÍTULO 3 O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONTRADIÇÕES A globalização se caracteriza pela aceleração das transações (envolvendo também para estabelecer contatos comerciais e mercadorias e capitais), pela expansão dos financeiros de forma rápida e eficiente. Um tênis, por exemplo, pode ter sido integrados e economias mais interdependentes.
projetado nos Estados Unidos, produzido na No entanto, a globalização efetivou-se, de China, utilizado matéria-prima do Brasil, e fato, nas últimas décadas do século XX, a partir comercializado em diversas partes do mundo. E da Revolução Tecnocientífica, da queda do sua marca ainda estampa a camisa da seleção socialismo no Leste europeu e da abertura da de futebol de inúmeros países. economia de grande parte dos países do mundo. Com os mercados internos saturados, muitas É certo que os avanços nos meios de transporte das últimas décadas também empresas multinacionais buscaram conquistar contribuíram para a dispersão do processo novos mercados consumidores, inclusive nos produtivo. Todas essas empresas, varridas do mapa e a concentração de capital porém, são supervisionadas pela Boeing, que se torna maior nas mãos de grandes corporações gerencia em tempo real seus fornecedores.
financeiras. menos competitivas vão No setor de equipamentos de telefonia móvel, por exemplo, 77% do mercado é dominado por três empresas, que também são as que mais investem desenvolvimento (P&D). em pesquisa e A produção do Boeing 787 foi largamente terceirizada. Acordos comerciais e blocos econômicos aumento do comércio entre os países, acirrando mais ainda a competição entre as empresas. Além de liberar a circulação de mercadorias e capitais, a maioria dos países europeus permite também a livre circulação de pessoas. II. MERCOSUL - Trata-se de uma união aduaneira que conta com cinco membros: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, tendo sido esta a última a ingressar no bloco. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles.
Propaganda da década de 1960 enaltecendo a indústria brasileira. Geralmente, os países emergentes são mais convidativos aos capitais especulativos, pois tais países oferecem taxas de juros mais altas, remunerando melhor os investimentos financeiros. Entretanto, ao menor sinal de instabilidade econômica, os investidores transferem rapidamente seus recursos, e uma crise financeira pode se instalar no país que sofreu uma saída brusca de capitais. NAFTA E MERCOSUL Organismos multilaterais Além das empresas multinacionais e dos principais “atores” A globalização financeira bancos teve também uma enorme expansão nas últimas décadas, com a integração dos mercados financeiros de diversos países, tendo como polo dominante os Estados Unidos. Nessa fase da globalização, assistimos ao aumento fantástico do fluxo de capitais, destacando-se os investimentos nas principais bolsas de valores (compra e venda de ações) dos países desenvolvidos e dos mercados emergentes (China, Índia, Coreia do Sul, Brasil, México, Rússia, China, Coréia do Sul etc).
São bilhões de dólares que circulam diariamente no mercado financeiro global, sendo chamados de capitais investimentos, outros se destacam no protagonismo da globalização: A globalização analisada pelo lado financeiro de multilaterais, são instituições as organizações internacionais que tomam decisões capazes de afetar a economia e a política de boa parte do mundo. e da universalização dos Contudo, o intercâmbio cultural é acompanhado, em diferentes países, por uma crescente Deve-se, entretanto, chamar a atenção para o problema da concentração da riqueza em padronização do consumo, perceptível na moda, na praticamente todos os países do mundo, até mesmo alimentação, na música, nos esportes, no cinema etc. no interior dos países desenvolvidos. De fato, a estrutura econômica mundial tem beneficiado apenas uma parcela da população do planeta, enquanto outra é excluída de emprego, renda e moradia.
Além da concentração da riqueza, podemos citar outros aspectos questionáveis da globalização: O hiato tecnológico entre países ricos (maiores beneficiados Shopping center: o templo do consumo globalizado. da globalização) e países subdesenvolvidos tem se aprofundado. Faça uma pequena observação escrita sobre cada uma delas. Julgue as afirmações abaixo, escrevendo verdadeiro ou falso: I - O termo “globalização” passou a ser usado para descrever uma nova fase, marcada pela crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais, porém sua dinâmica não trouxe maior igualdade entre os povos. II - Nas últimas décadas, as trocas comerciais têm sido acompanhadas de um gigantesco crescimento nos movimentos internacionais de capitais, feitos com o objetivo de buscar um maior equilíbrio social internacional, transferindo renda aos países pobres.
III- A globalização tem gerado uma uniformidade das condições socioeconômicas no planeta. IV- No atual processo de globalização, ocorre expansão de empresas multinacionais, fortalecendo todos os países pela globalização econômica. Criada em 1995, esta organização trilhões de dólares, em 2010. Este dado reflete multilateral tem por objetivo criar regras para uma fantástica expansão da produção e do estimular o comércio no mundo, como, por consumo mundiais, nas últimas décadas. Dentre exemplo, diminuir progressivamente as barreiras as condições que favoreceram essa expansão da tarifárias e limitar os subsídios agrícolas dos produção e do consumo, destacam-se: países. Além disso, ela também vem mediando disputas comerciais entre os países membros.
mercadorias cresceram A revolução tecnológica, que permitiu a expansão da produção industrial e agrícola O comércio, bem como a produção e os nos países desenvolvidos e a incorporação investimentos, está fortemente concentrado em de novos países produtores. contêineres, fato que agiliza o transporte e barateia o frete. São prejudicados pelos subsídios agrícolas e outras formas de protecionismo praticadas por países desenvolvidos. Veja, abaixo, a localização dos principais portos do mundo (em 2003). EXERCÍCIOS Agora, responda: Onde se localiza a maior parte dos grandes portos? Quais as três mais importantes rotas do 1) Nas últimas décadas, verificou-se um salto espetacular no comércio internacional. Explique a importância da evolução do transporte marítimo nesse salto.
As regionalizações oferecem vantagens aos estudos geográficos. Ao regionalizar os países do mundo podemos estudá-los em conjunto, comparar diferenças e semelhanças, analisar A divisão Norte-Sul aspectos gerais e particulares, o que nos permite ter uma análise mais correta do espaço mundial. Nossa preocupação, no momento, é com a divisão de mundo segundo o critério socioeconômico. A partir dos anos 1990, com a crise do socialismo, a regionalização em três mundos ficou ultrapassada e foi abandonada. No seu lugar uma nova regionalização passou a ser Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo adotada em muitos livros de geografia. Os mesmos problemas sociais das periferias das grandes cidades brasileiras. Porém, um grupo menor de países da periferia é industrializado. Esses países se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial à custa de investimentos externos.
Possuem riqueza Centro, periferia e semiperiferia e modernidade, mas enormes desigualdades sociais. É o caso do Brasil, México, Argentina e África do Sul. Eles têm grande crescimento econômico (às vezes acima da média mundial), um mercado interno em expansão e são atrativos para investimentos de empresas estrangeiras (tanto investimentos produtivos como financeiros). africanos. Um grupo de cinco países emergentes se destaca na economia mundial e é denominado Baixo nível de industrialização, de conhecimento científico e tecnológico. Rede de transporte e meios de comunicação BRICS. Leia o quadro a seguir. Crescimento populacional elevado com famílias numerosas. Grande número de crianças em idade escolar fora das escolas. EXERCÍCIOS 1) Explique por que a expressão “Segundo Mundo” perdeu sentido. A divisão Norte-Sul do mundo segue um critério natural, cultural ou socioeconômico? A periferia mais pobre A periferia mais pobre é formada por países paupérrimos e menos industrializados do planeta.
Nesse grupo está a imensa maioria das nações do Sul, como as da África Subsaariana, 3) Explique por que a divisão do mundo em países do Norte e países do Sul não consegue dar conta da complexidade do mundo atual. consideração a situação de inúmeros países que EUA US$ 49. possuem características híbridas, ora se aproximando Brasil US$ 10. Paraguai US$ 5. Níger US$ do centro, ora da periferia. Vamos agora analisar alguns indicadores sociais que nos mostram as diferentes situações em que se encontram os países. Ainda assim, tais PIB ÷ população = renda per capita problemas são mais comuns e mais graves nos países subdesenvolvidos, que estão localizados, em sua maioria, na América Latina, África e Ásia.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) O Índice de Desenvolvimento Humano é usado A persistência da dependência econômica Já vimos que grande calcula a partir de três indicadores socioeconômicos: potências expectativa de vida de seus habitantes, aquisição de impunham um comércio injusto às suas colônias, que conhecimento sofriam padrão de vida europeias. As também com as passado, países subdesenvolvidos e no dos para avaliar as condições de vida de um país e se (escolaridade) foi, parte colônia metrópoles das europeias desigualdades sociais (renda). O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de internas. Criado na década de 1990 por economistas indianos, o IDH vem sendo usado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, igualdade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate. nações pobres rumo aos países ricos, que são representados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Além disso, os países periféricos são encarados como uma fonte de mão de obra barata. As economias da periferia estão estruturadas para satisfazer as necessidades externas dos Estados Unidos e dos outros países capitalistas centrais, em vez das suas próprias necessidades internas.
Isso resultou nas condições de dependência interminável e de escravidão de endividamento das regiões mais pobres do mundo. atraso econômico ou social Em alguns países subdesenvolvidos existem indústrias modernas e, em certos casos, uma taxa de crescimento elevada. O que os difere dos desenvolvidos é que continuam a ser países com minorias privilegiadas, com a renda muito mal distribuída, como acontece no Brasil e na África do Sul, que são bastante industrializados. CAPÍTULO 7 AS DIVISÕES DO CONTINENTE AMERICANO 28 Perceba no mapa da página anterior que o continente americano é muito extenso no sentido placas tectônicas, o que explica também a constante atividade sísmica e também vulcânica. Norte – Sul. Consequentemente, suas características climáticas e botânicas são muito variadas, abrangendo regiões tropicais, temperadas e polares.
Há também uma significativa diferença nas questões socioeconômicas, onde nações ricas contrastam com países mergulhados diversidade torna na pobreza. necessária, Toda essa portanto, uma regionalização do continente americano. Essa influência cultural, oriunda de diferentes nacionalidades, produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção é proveniente da língua oficial falada nos países do continente. Desse modo, são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim (línguas neolatinas), como o espanhol, o francês e o português. Já as nações que têm a língua inglesa como oficial se inserem na América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) O critério usado para essa regionalização não é muito rigoroso, tendo em vista que existem países localizados na América Latina que falam o inglês, dentre os quais podemos citar Guiana, Trinidad e Tobago, além do holandês, falado no Suriname.
Portugal utilizava principalmente o 1) Neste capítulo foram apresentadas duas divisões do continente americano. A primeira que o divide em América do Norte, Central e Sul. E a segunda que o divide em América Latina e Anglo-Saxônica. Explique em que se baseia cada divisão. Caracterize o relevo da porção oeste do continente americano. c) Pinte de amarelo a porção continental da América Central e de verde a porção insular. Assinale a única opção verdadeira. eram semelhantes aos da metrópole. Portanto, o pacto colonial era mais fraco. Os colonos praticavam uma agricultura baseada no trabalho familiar em pequenas e médias propriedades (policultura). Situa-se na região central da amenas no inverno. Já na porção oeste do país, a América os quantidade de chuvas é bem menor, o que origina um oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com clima semiárido e também árido (desértico) na o Canadá ao norte e com o México ao sul.
O estado fronteira com o México. do por cinquenta Nos estados do sul, a latitude menor explica a Norte, entre do Alasca está no noroeste do continente e o estado do Havaí é um arquipélago vulcânico no Mais ao norte, em território canadense, os rigores do Pacífico clima são maiores ainda devido às elevadas latitudes, Central. O país também possui vários outros territórios- havendo presença de neve durante boa parte do ano. Grande parte do território apresenta um clima temperado continental, com verões quentes e invernos rigorosos. É o clima característico das planícies centrais norteamericanas, que é influenciado pelo fator continentalidade, acentuando as amplitudes térmicas anuais. Lembra do que você aprendeu sobre os fatores do clima no 6º ano? 32 O relevo A expansão do território Na passagem do século XVIII para o XIX, os Estados Unidos recém-independentes (1776), ainda formavam um pequeno país, que se estendia verticalmente entre o estado do Maine e a Flórida e, horizontalmente, entre a costa do Atlântico e o Mississipi.
O início do século XIX descortinou uma agressiva política de expansão territorial, que ficou conhecida como "Marcha para o Oeste". Entretanto, a conquista do Oeste significou, para outros povos, o seu fim. Para atrair o interesse das pessoas, o governo americano passou a oferecer terras a preços baixíssimos. Paralelamente à ampliação de suas fronteiras, os EUA receberam sucessivas levas de imigrantes (quase 5 milhões de pessoas entre 1840 e1870), vindos principalmente da Inglaterra, Irlanda e Alemanha. Essa gente fugia da fome e das perseguições religiosas. Sonhava com uma vida melhor num país onde haveria liberdade de trabalho, de expressão e de crença religiosa. Sonhava em ter seu próprio pedaço de terra, mas muitos deles tornaram-se artesãos, pequenos comerciantes e operários das fábricas e da construção civil nas cidades do norte.
Com a descoberta do ouro na Califórnia, em 1848, (que levou a "corrida ao ouro") chegava-se ao litoral do Pacífico e completava a fase da expansão Dirigido e estrelado por Kevin Costner, Dança com Lobos (1990) talvez seja o mais belo filme a mostrar o desastre da ocupação das pradarias norte-americanas pelo homem branco no século XIX. continental dos EUA. CARTA DO CACIQUE SEATLE EXERCÍCIOS Trechos da carta escrita pelo cacique Seattle ao presidente Franklin Pierce, dos Estados Unidos, em 1855, depois que o governo norte-americano propôs comprar o território da tribo, prometendo uma reserva para que nela os índios pudessem viver. Indique a que porção do território os Estados Unidos estavam restritos em sua formação inicial (século XVII). O Grande Chefe de Washington mandou dizer que deseja comprar nossa terra.
Para ele um torrão de terra é igual a outro. Porque ele é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de exauri-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo do seu pai, sem remorsos de consciência. Rouba a terra dos seus filhos. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais valioso que um bisão, que nós, peles vermelhas matamos apenas para sustentar a nossa própria vida. O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra fere também os filhos da terra (.
O homem branco também vai desaparecer, talvez mais depressa do que as outras raças. Continua sujando a sua própria cama e há de morrer, uma noite, sufocado nos seus próprios dejetos. O Cacique Seatle denunciava, em 1855, a expansão do capitalismo no território americano. Cite um elemento do capitalismo que ilustre essa denúncia. Retire do texto dois diferentes problemas ambientais causados pelo impacto das atividades humanas sobre a terra. CAPÍTULO 9 ESTADOS UNIDOS: UMA POTÊNCIA ECONÔMICA Os Estados Unidos têm a maior economia do O american way of life mundo, com um PIB anual em torno de US$ 15 trilhões, ou seja, cerca de 1/5 do PIB mundial. Além disso, são Ao longo do século XX, a atividade industrial teve um os maiores produtores e consumidores mundiais de importante peso na construção da potência econômica.
Num ranking publicado pela Foi sendo gerado no país um estilo de vida, ou revista Forbes (2015), das 2. maiores empresas american way of life, baseado no consumo de massa do mundo, 579 tinham sede nos Estados Unidos. de automóveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos Os Estados Unidos continuam sendo os maiores enlatados e tudo aquilo que pudesse representar, para investidores em outros países do mundo, tendo a sociedade norte-americana, modernidade e ascensão uma vasta economia extraterritorial. social e felicidade. A cultura norte-americana também passou a Esses fatores nos ajudam a entender a capacidade impregnar as outras nações. Muitos autores passaram a se referir à região do Nordeste e dos Grandes Lagos como o cinturão da manufatura ou Manufacturing belt, tendo em vista que foi a primeira região a se industrializar nos Estados Unidos, ainda no século XIX.
Vejamos, então, alguns fatores que possibilitaram o início da industrialização nesse cinturão: O tipo de colonização da Nova Inglaterra (povoamento) possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou Detroit, Michigan. A “capital do automóvel” no século XX é, hoje, sinônimo de decadência econômica, abandono e ferrugem. o desenvolvimento das primeiras manufaturas no Nordeste do país. A existência de matérias-primas, como o carvão mineral e o minério de ferro, sendo esse último muito abundante na região dos Grandes Lagos. destacada atividade industrial, agrícola, de serviços e de entretenimento. Merece destaque também a indústria bélica na costa oeste do país, cuja localização geográfica foi estimulada pelas operações militares estadunidenses na Ásia, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na Guerra da Coreia EXERCÍCIOS 1) Apresente três fatos que exemplificam a grande influência que os Estados Unidos exercem na economia-mundo.
e na Guerra do Vietnã (1960-1975). O que caracteriza o “american way of life”? Dê alguns exemplos desse padrão cultural. O Silicon Valley 3) Aponte dois fatores que impulsionaram a industrialização do Nordeste dos Estados Unidos a partir do final do século XIX. Agricultura com moderno sistema de irrigação (pivô central) O crescente emprego de tecnologia promoveu a SAFRA 2012/13 (EM TONELADAS) País Milho substituição do trabalhador pela máquina. Hoje, a Soja Produção Exportação Produção Exportação EUA 273 24 82 36 Brasil 71 17 82 38 Argentina 28 19 54 11 China agropecuária absorve menos de 2% da população economicamente ativa (PEA) do país. POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA 63 (importação) Mas o gigantismo da produção agrícola não se deve somente à quantidade de terras cultivadas. Há de se levar em conta o maciço emprego de tecnologia e elevada mecanização do campo, o que garante elevada produtividade agrícola.
Trata-se, portanto, de uma Chamamos de População Economicamente Ativa (PEA) o conjunto da população, entre 10 e 65 anos, que está ocupada ou desocupada no mercado de trabalho. Por isso, dizemos que as propriedades agrícolas se transformaram em verdadeiras empresas A agricultura de grãos intensiva utiliza largamente a mecanização. rurais. Os cinturões agrícolas ou belts 3 - Cinturão do trigo ou Wheat belt grandes monoculturas de trigo, altamente mecanizadas, que Uma característica marcante da agricultura norteamericana é que ela se organiza em extensos e especializados cinturões ou belts, onde predomina um cultivo principal totalmente voltado para o mercado, sobretudo para importantes indústrias de alimentos. O mapa abaixo delimita os principais belts. CINTURÕES AGRÍCOLAS recobrem as planícies centrais norte-americanas. Os braceros, como são conhecidos, foram, em grande número, substituídos por máquinas.
A agricultura dos EUA é altamente intensiva. O que caracteriza uma agricultura intensiva? 5) A respeito do Cotton belt, pode-se afirmar que: 2 – Pecuária extensiva pecuária bovina de corte praticada em médias e grandes propriedades, com muito investimento de capital e pouca mão de obra. Abrange o oeste do país, região de clima árido, associando-se à agricultura irrigada de frutas e legumes (A) se localiza em região de clima desértico. B) emprega numerosa mão de obra mexicana. Já no importante atrativo para os europeus empobrecidos, muito segundo momento, eles vêm da Ásia e da América Latina. dos quais expulsos de suas terras pelo processo de Na verdade, a história da imigração nos Estados Unidos modernização que já se delineava na Europa.
começa no século XVII, quando do início do povoamento do Desembarcavam no porto de Nova York ingleses, irlandeses, país. Entretanto, foi no século XIX que ela se deu de maneira escoceses, bem mais intensa. ucranianos e outros. Nas últimas décadas, o governo norte-americano tem intensificado o controle sobre a imigração no país. Além de mais rigor na concessão de vistos de entrada Nos Estados Unidos, considera-se hispânico aquele que tem origem latina, independente da cor da pele ou nacionalidade, inclusive os brasileiros. no país e maior fiscalização nos e aeroportos, o governo ergueu um quilométrico muro na fronteira com o México, principal área de entrada dos ilegais (não só mexicanos, como também do restante da América EXERCÍCIOS 1) Compare as duas principais ondas imigratórias nos EUA, estabelecendo a origem dos imigrantes.
Latina). Cumpre destacar que todas essas medidas tornaram-se mais rigorosas ainda após os atentados de 11 de setembro de 2001, que resultaram na morte de cerca de 3 mil pessoas. Hoje, a grande maioria dos países latino-americanos é subdesenvolvida, com graves problemas econômicos e sociais. Uma economia primário-exportadora A maioria dos países latino-americanos tem uma economia baseada na exportação de produtos primários, quer sejam produtos agrícolas ou minerais. Até mesmo países industrializados, como Brasil, México e Argentina ainda têm forte dependência do setor agroexportador. Mas, qual a origem dessa dependência? Crise econômica e política na Venezuela, agravada pela derrubada do preço do barril de petróleo. industrialização, criando empresas estatais e investindo Os países de industrialização tardia pesadamente na infraestrutura, a fim de viabilizar o Brasil, México e Argentina são os três melhores crescimento industrial.
A fábrica impulsionou o crescimento do bairro carioca e a expansão da malha ferroviária na zona oeste da cidade. aos setores mais modernos da época, como o setor automobilístico e eletrônico. Até hoje, as tecnologias mais avançadas e as máquinas mais sofisticadas estão 2º) Foi uma industrialização substitutiva, ou seja, deuse através da substituição de importações. Esse processo resultou na substituição progressiva dos nas mãos dessas empresas ou necessitam ser importadas, o que gera um enorme gasto para os países com o pagamento de royalties. produtos que eram importados por similares fabricados dentro do próprio país. Fonte: Folha de S. Paulo, 21/08/2012 Como se observa nos dados acima, a taxa de urbanização na América Latina é uma das mais elevadas do mundo.
Na América do Sul, em média, 84% dos habitantes vivem em cidades, resultado de uma urbanização acelerada que o continente vivenciou na segunda metade do século XX. Mas qual a origem dessa urbanização acelerada? Como sabemos, nos países mais pobres, as condições de vida no meio rural sempre foram muito Favela Villa 31, Buenos Aires. O que não se vê na capital do tango. Fronteira México-Estados Unidos. Um muro erguido em pleno deserto para dificultar a entrada de ilegais no território estadunidense. O México é segundo país mais populoso e a segunda maior economia da América Latina, atrás do Brasil. Conta com um importante parque industrial e grande riqueza de recursos minerais (destaque para o petróleo), o que favoreceu sua industrialização, além, é claro, da entrada de capital estrangeiro, notadamente dos Estados Unidos.
A partir dos anos 1960, instalaram-se na fronteira com os Estados Unidos indústrias multinacionais denominadas maquiladoras. Lembre-se que esses países têm uma Já vimos no capítulo 7 que a América Central é economia primário-exportadora, destacando-se a formada por duas partes: uma continental, composta produção de café, açúcar e frutas tropicais, sobretudo por sete países, e outra insular, denominada Antilhas. bananas. Há também uma forte dependência do mercado consumidor estadunidense. A América Central Continental Com exceção da Costa Rica, os países centroamericanos apresentam precários indicadores sociais e Do ponto físico, a América Central Continental é um tiveram uma história recente marcada por grande istmo, ou seja, uma estreita faixa de terras que une a instabilidade política, com golpes de Estado, ditaduras América do Norte à América do Sul.
Apresenta um e guerras civis. A América Central Insular, nome da Espanha, a cidade de São Domingos. Além dos espanhóis, chegaram também às Antilhas Cuba – um caso à parte ingleses, franceses e holandeses, os quais fundaram suas respectivas colônias. Introduziram milhares de Cuba, o maior dos países da América Central trabalhadores escravizados africanos nas plantations Insular, também é único país latino-americano que de açúcar e tabaco, o que explica o elevado percentual adotou o sistema socialista. de afrodescendentes na população antilhana (no Haiti, por exemplo, a quase totalidade da população). A Revolução Cubana de 1959 depôs o ditador Fulgêncio Batista, apoiado pelos Estados Unidos, mudou completamente os rumos da história do país. Recentemente os dois países retomaram as relações diplomáticas, mas o fim do embargo ainda depende da aprovação do Congresso dos EUA.
indicadores sociais, com exceção de Cuba. Algumas das ilhas prosseguem até hoje como possessões, ou seja, seus territórios pertencem a outros países, como é o caso de Porto Rico (EUA), Guadalupe e Martinica (França) e Ilhas Virgens (Reino Unido). Uma série de concessões no campo econômico tem sido feitas pelo governo de Raul Castro (sucessor de seu irmão, Fidel), mas as dificuldades econômicas ainda persistem, além, é claro, da própria ditadura. Como já sabemos, a economia desses países é A América Andina fundamentalmente apoiada no setor mineral e agrícola, A América Andina e a indústria, geralmente de bens de consumo, ocupa é um lugar secundário (reveja a tabela da página 43). Para esses pobre e historicamente explorada pelas elites locais.
Na agricultores, a produção de folha de coca é muito mais Bolívia, os grupos ameríndios representam 50% da rentável do que outros cultivos, como o milho e feijão. população, o percentual mais elevado do continente. Além disso, os camponeses sofrem enorme pressão do majoritariamente no miscigenada litoral do branco colombiano, onde com De todos os países sul-americanos, o Chile é o que apresenta o melhor IDH, com a mais elevada narcotráfico para que não cessem o cultivo da matéria-prima que garante a produção da cocaína. expectativa de vida (79 anos), sendo o país latino- Descendo dos Andes para o litoral do Pacífico, cabe americano que mais se desenvolveu nas últimas ressaltar a importância da pesca, sobretudo na costa do décadas.
Nessa parte do continente, predomina um relevo plano, com solos férteis e rica rede hidrográfica, condições naturais vantajosas para a atividade agropecuária. Observe no mapa acima a localização de três regiões, com características bem específicas: Glaciar Perito Moreno, situada em El Calafate. O turismo se destaca como importante fonte de recursos da Patagônia argentina. A Argentina é, sem dúvida, a maior economia entre os três países platinos, além do mais populoso. O eixo que liga a cidade de Buenos Aires a Rosário, Santa Fé e Córdoba é a região industrial mais importante do país. CIDADES GÊMEAS EXERCÍCIOS O intenso intercâmbio de pessoas e mercadorias entre as cidades fronteiriças de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) tornou-as um único organismo urbano.
Por isso, pode-se classificá-las como cidades gêmeas 8) Caracterize a economia dos países centroamericanos. Qual a importância econômica do canal do Panamá? 10) Identifique os países numerados e os mares e oceanos marcados com as letras A, B, C e D. Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. EXERCÍCIOS 1) A maior parte dos países latino-americanos depende da exportação de produtos primários. Além disso, a maior parte do continente está mergulhada em sérios conflitos tribais, instabilidade política e carece de infraestrutura básica de saneamento, médicos e hospitais. O quadro climático e botânico A linha do Equador corta uma região onde predominam climas com temperaturas elevadas durante o ano inteiro. O clima equatorial apresenta-se quente e úmido, com elevada pluviosidade ao longo do ano (não há uma estação seca).
Esse tipo climático está associado a florestas úmidas e latifoliadas, embora o desmatamento seja bastante intenso. O continente africano está localizado majoritariamente na zona intertropical do planeta, embora tenha terras na zona temperada do norte e do sul. O termo é originado da palavra árabe wádí. Leito seco de rio ao sul da Líbia, no norte da África. O total de chuvas em agosto alcança 180 milímetros. Nas regiões desérticas podem aparecer ainda A savana é a vegetação que está associada ao clima tropical no continente africano. Trata-se de uma vegetação herbácea (rasteira) com pequenas manchas de arbustos e árvores, sendo o habitat natural dos mamíferos de grande porte, como zebras, girafas, elefantes e leões. Na latitude dos trópicos de Câncer e Capricórnio aparecem dois importantes desertos: o Saara, o maior deserto do mundo, e o Kalahari, que abrange terras da Namíbia e de Botsuana.
Nessas duas porções do continente as chuvas são escassas e as amplitudes térmicas diárias (diferença de temperatura entre o dia e a noite) costumam ser grandes. A paisagem é caracterizada ainda pela presença de solos pedregosos e pelo aparecimento de “uedes”. Nos extremos norte e sul do continente, aparece o A Partilha da África clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos úmidos. É o típico clima do norte da Tunísia, Com o desenrolar da Revolução durante o século XIX, Industrial na Argélia e Marrocos, região africana também conhecida Europa, como Magreb, palavra árabe que significa “onde o sol econômicas se põe”. Esse processo foi também resultado do surgimento de grupos e movimentos que lutavam pela independência política do continente, luta essa que se intensificou na década de 1960, sempre marcada pelo derramamento de sangue.
Mesmo com todas as dificuldades, os países foram alcançando sua independência política. Entretanto, a divisão dos territórios ficou definida a partir da antiga concepção europeia, que não havia levado em consideração as questões de ordem étnicas e culturais DIVISÃO POLÍTICA ATUAL DA ÁFRICA dos povos africanos. Esse processo de descolonização durou até a década de 1970, quando a maioria das colônias africanas já tinha conquistado sua independência. Os colonizadores europeus não respeitaram as A Guerra de Independência da Argélia ocorreu entre 1954 e 1962 e envolveu dois grupos revolucionários rivais e o exército francês. Depois da independência, as nações africanas viram eclodir numerosos conflitos entre tribos, as quais passaram a disputar terras e o comando político do país.
A Guerra Civil em Ruanda, em 1994, foi um triste retrato dessa realidade, onde 800 mil pessoas foram mortas por causa da rivalidade entre as etnias tutsi e hutu. ENTENDA POR QUE O MUNDO NÃO IMPEDIU O GENOCÍDIO DE RUANDA As mortes de ruandeses da etnia tutsi pela maioria hutu começaram antes de 1994, quando ocorreu o genocídio que deixou 800 mil mortos em 100 dias no país. Desde 1990, agências humanitárias e a ONU vinham documentando matanças isoladas e a deterioração da situação no país. Quando o genocídio efetivamente começou, as lideranças políticas foram também avisadas. br/tira-duvidas. Uma economia dependente do mercado externo Antes da colonização europeia, a economia dos povos africanos era voltada para atender aos seus próprios interesses.
Era uma economia predominantemente tribal de subsistência. No entanto, Outro caso que merece destaque é o do Sudão. Em com a dominação colonial, as melhores terras 2003, iniciou-se no oeste do Sudão, na região de passaram a se destinar ao cultivo de monoculturas Darfur, outro grande conflito armado de caráter étnico- tropicais, empregando mão de obra barata e se cultural. mineradoras para países africanos, como Zimbábue, humano, os países da orla do Mediterrâneo apresentam Gana, Zâmbia, Sudão, Angola, dentre muitos outros. IDH Em muitos casos, os chineses têm financiado obras de continente. infraestrutura e se tornado responsáveis por serviços importantes produtores de petróleo e gás natural básicos em países que, em troca, contratam empresas (Argélia, Líbia e Egito) e outros têm investido em chinesas ou tornam-se importantes fornecedores de infraestrutura para desenvolver o turismo internacional recursos naturais para o país asiático.
Marrocos e Tunísia). A China vem levando empresas, investimentos e trabalhadores para diversos países africanos. ” OLIC, Nelson Bacic; CANEPA, Beatriz. África: terra, sociedades e conflitos. São Paulo: Moderna, 2004. APARTHEID Regime de segregação racial implantado pela minoria branca na África do Sul em 1948. Cerceou os direitos políticos e sociais da maioria negra, provocando um “desenvolvimento separado” no país. Alex; R. Jurandyr. Tempo de Geografia, 8º e 9 º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2018. A. R. Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2019. M.
120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes