Ferramentas tecnológicas que auxiliam a gestão no Mercado de Imóveis
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Para atingir a este objetivo geral, foi realizada uma contextualização do mercado imobiliário através de pesquisa bibliográfica; além disso foi descrito a evolução e as principais ferramentas tecnológicas utilizadas no mercado imobiliário e por fim, analisada a contribuição das ferramentas tecnológicas para o mercado imobiliário. Foi identificado através deste estudo que a utilização da tecnologia é extremamente benéfica no mercado imobiliário. Dentre os principais benefícios do uso da tecnologia estão: a concessão de mais protagonismo ao cliente, quantidade de informações no processo de tomada de decisão, facilidade, agilidade. Além disso, também foram identificados malefícios, a segurança e decadência de empresas tradicionais que não investem em tecnologia, perdem negócio.
Palavras-chave: Administração. Para atingir a este objetivo geral, foi realizada uma contextualização do mercado imobiliário através de pesquisa bibliográfica; além disso foi descrito a evolução e as principais ferramentas tecnológicas utilizadas no mercado imobiliário e por fim, analisada a contribuição das ferramentas tecnológicas para o mercado imobiliário. A pesquisa foi fundamentada por meio de referencial teórico do estudo, utilizando-se de pesquisa em livros, dissertações, teses, monografias, artigos, revistas, sobre o tema que envolve o mercado imobiliário e as ferramentas tecnológicas. No que tange à pesquisa, sobretudo em relação aos seus objetivos relacionados, caracteriza-se como descritiva. Já em relação a abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. Este artigo está organizado iniciando-se por esta Introdução e na sequência pelos capítulos do referencial teórico com a discussão da Administração estratégica, conceitos e evoluções do mercado imobiliário e importância das ferramentas tecnológicas contemporâneas para o mercado imobiliário.
Atualmente predomina a necessidade de estratégias eficientes para as organizações, haja visto sua ligação direta com a sobrevivência e crescimento da organização. No âmbito imobiliário não é diferente, a análise das estratégias tem envolvido diferentes elementos, vieses e áreas. Diversos controles de qualidade têm sido construídos a fim de garantir a qualidade das informações financeira imobiliária, contendo avaliação de desempenho, estratégias e métodos, tudo isso para monitorar potenciais instabilidades no setor (CORDEIRO, 2006; PINTO, 2013; LOGO, 2014). Conforme foi apresentado, o planejamento estratégico é composto por uma análise abrangente do ambiente, que envolve passado, presente e perspectivas futuras para a organização obter os objetivos no futuro. Um bom planejamento está diretamente relacionado a uma boa gestão empresarial.
Isso possibilitou a obtenção de recursos para empréstimos de longo prazo, e também viabilizou o credito imobiliário (MATOS, 2017; MATOS, 2013). Docusign (2017) caracteriza a gestão imobiliária como sendo um conjunto de ações, técnicas e ferramentas que possibilitam às empresas a retenção de bons clientes. Por meio da gestão imobiliária é possível ampliar a quantidade de produtos oferecidos, assim como qualificar o atendimento, podendo se especializar na área financeira, de pessoas, patrimonial, etc. Os ativos imobiliários tem elementos próprios e distintos, mas uma das principais características que possuem em comum é o fato de o imóvel não ser movido de um local para outro. Apesar da existência de concorrência no mercado imobiliário, a escolha do investidor/ comprador acaba por recair num conjunto de fatores como preço, a qualidade de construção, o design, a localização, as infra-estruturas existentes, os arrendatários e o arrendamento, sendo qualquer destes fatores únicos para esta classe de ativos, mesmo qo preço que está subjacente a qualquer ativo, no mercado imobiliário apresenta a característica de um elevado valor unitário (FANICO, 2009, p.
O mercado em questão, vem crescendo ano após ano e é responsável pela geração de 10% dos empregos disponíveis (SILVA; BALZER, 2020). Para a economia brasileira, o mercado imobiliário detém importância ímpar, tendo em vista que gera diversos empregos de forma direta e indireta (MATOS; BARTKIW, 2013). Devido a sua relevância e crescimento, diversas ferramentas tecnológicas tem sido utilizada para auxiliar na gestão e compreensão das complexidades que envolvem o mercado imobiliário. Na próxima seção, será apresentado autores que tratam desta discussão. IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO A gestão no setor imobiliário sempre foi um desafio, frente aos avanços tecnológicos e as novas tendências que surgem no setor, oriundas da Economia Digital.
A pandemia supracitada impulsionou o uso da tecnologia, e ao que indicam especialistas as novas relações comerciais intermediadas pela tecnologia vieram para ficar. Com base no Relatório Global Outlook (2021), foi revelado que uma parcela significativa das comercializações, inclusive de imóveis, foram conquistadas e alavancadas por meio do e-commerce. Estima-se que de 20% a 30% das transações das organizações migraram para o meio digital no período de isolamento social, número que só tende a crescer, conforme a previsão de especialistas (CBI, 2021, SASISA, 2021). Segundo dados do mesmo relatório, aumentou significativamente a quantidade de buscas por aluguéis de imóveis, número que alcançou a marca de 91% em dezembro de 2020, e o número de vendas alcançadas subiu para 59%. Ambos indicadores num comparativo com um ano atrás (dezembro de 2019).
No âmbito do mercado imobiliário, a ferramenta em questão, contribui na coleta de informações, elaboração de relatórios e projeção de cenários que visualizam previsões futuras do mercado para localidades especificas. Além disso, a inteligência artificial contribui para uma visão maior do negócio e dos concorrentes, auxiliando no processo de elaboração de um plano de ação para a empresa do ramo imobiliário. Na perspectiva dos clientes mais adeptos ao uso da tecnologia, as corretoras tradicionais podem perder espaço frente as informações, uma vez que a agilidade e facilidade na busca de informações são meios importantes para o fechamento eficiente de um negócio. GEOLOCALIZAÇÃO O progresso da infraestrutura do setor de geolocalização dos utilizadores e objetos, possibilitou o advento e disseminação de diversas práticas digitais.
Para fazer uso desta ferramenta tecnológica três fatores são imprescindíveis: sistemas de posicionamento, infraestrutura de dados geográficos e software para gestão da informação. IMPRESSÃO 3D A impressão 3D é uma das tecnologias recentes que estão revolucionando o mercado tecnológico. Sua versatilidade permite que em poucas horas sejam impressos, projetos desenvolvidos digitalmente. A Impressão 3D, também é denominada como prototipagem rápida, sua tecnologia possibilita que projetos digitais sejam impressos por sucessivas camadas de material ou lapidados de forma bruta. A impressão 3D possibilita a impressão de um objeto inteiro ou partes que imitam com precisão o aspecto e aplicabilidades dos protótipos dos produtos, Gilioli (2018) destaca a importância das diferentes funcionalidades desta tecnologia. Além de facilitar o processo de execução, a impressão 3D revoluciona o modo que interagimos com os bem materiais e a personalização.
Essa combinação de elementos transformou as comunicações móveis, criando fenômenos no meio digital, como é o caso da Realidade Virtual (RV) (VIEIRA, 2019). A Realidade Virtual, consiste na simulação de algo que não é real, projetado por meio de dimensões retratadas via computador. Nessa visualização simulada, o usuário consegue interagir por meio de indução de efeitos visuais e sonoros (MRV, 2018; VIEIRA, 2019). No âmbito do mercado imobiliário esta tecnologia tem sido amplamente utilizada, através dela o cliente consegue visualizar o imóvel mobiliado e decorado (Figura 3), podendo ser readaptado em tempo real, conforme desejo e necessidade do cliente. Figura 3: Ilustração de visita remota com realidade virtual - Cliente experimentando o My Home Experience por meio de óculos de RV (esquerda) e visualização do ambiente pelo cliente através dos óculos (direita) Fonte: MRV, 2018.
A assinatura digital, por outro lado, usa um número, a saber: a chave privada do signatário, para realizar a assinatura do documento e eletrônico, ou seja, a ligação de um número com a pessoa é fraca (KAZIENKO, 2003, p. Conforme destaca Kazienko (2003), a assinatura digital pode ser feita por meio de um código binário, na Figura 4, está ilustrado o processo que possibilita a codificação da assinatura e segurança na realização do processo. Figura 4: Abordagem RSA para assinatura digital de documentos eletrônicos Fonte: Kazienko, 2003. No modelo apresentado na Figura 4, um usuário A utiliza sua chave privada para cifrar uma mensagem M. O usuário B decifra o resumo com chave de domínio público KU. No mercado imobiliário, a utilização da tecnologia é extremamente benéfica para ambas as partes e pode ser realizada em diferentes fases de negociação de um imóvel.
Os benefícios do uso da tecnologia, pode ser evidenciado em praticamente todas as fases de locação ou compra e venda de imóveis. Através das ferramentas tecnológicas, é possível conceder mais protagonismo ao cliente, que através de diversas informações, tem condições de tomar decisões dentro da jornada de compra. Por meio das ferramentas mencionadas neste estudo: inteligência artificial, geolocalização, impressão 3D, realidade virtual e assinatura digital, é possível dinamizar o processo entre cliente e proprietário. Os elementos burocráticos, o processo negocial, transferências financeiras, cálculo do imóvel, visualização e facilidades nas informações gerais e específicas, são elementos que possibilitam e facilitam a negociação, munindo cliente e empresa das informações necessárias para fechamento do negócio.
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