EXAME DO ESTADO MENTAL - do FILME CISNE NEGRO
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Psicologia
Aparenta ter o rosto cansado devido muito ensaio e é extremamente magra, comparado às outas bailarinas da companhia. Antes de ter o colapso se vestia com roupas claras, em tons de branco e rosa. Conforme vai ficando confusa e incerta de como conseguir a aceitação do diretor e luta contra os conflitos internos de como se comportar, sua vestimenta muda para os tons de cinza, já puxando para o preto (como a blusa de Lily na festa, roupas de ensaio até chegar na fantasia final de Odile), onde Nina começa a se comportar de forma mais áspera com sua mãe e Lily, completamente diferente da Nina de antes. CONSCIENCIA E SONO - É o estado no qual se está consciente, a saber, desperto e atento ao que ocorre, e não dormindo ou desmaiado.
A personagem está consciente em grande parte do filme, a única cena onde parece mais desnorteada e sonolenta é na cena onde vai para a festa com Lily e está voltando para casa. Subjetiva. Conforme Nina vai sofrendo mais estresse por não ser a bailarina ideal, ela continua inconscientemente a coçar as costas, e a frequência aumenta na medida em que Nina vai mudando o seu jeito, tornando-se mais agressiva com os outros e consigo mesma. A bailarina vive tão intensamente o dilema entre o papel de cisne branco e negro, boa garota e garota má, que começa a não conseguir diferenciá-los da realidade, e quando começa a melhorar o seu desempenho como cisne negro, Nina vai libertando-se de toda a opressão que sofria dela mesma e de sua mãe.
Na apresentação final, Nina não consegue se apresentar em total potencial como cisne branco e chega até a cair do palco, pois seu inconsciente já a convenceu de que ela é por completo o cisne negro. O uso de espelhos e imagens refletidas em inúmeras cenas são um lembrete da percepção alterada da realidade de Nina. Ao dizer “é a minha vez”, a personagem encarna completamente a persona que tanto desejou alcançar, embraçando totalmente a ilusão de penas se formando por debaixo da pele e os olhos sempre vermelhos, levando a alucinação de total transformação em cisne negro na última apresentação com asas pretas saindo por fim de seus braços (asas essas, que somente a personagem vê e sente), maravilhando aos espectadores, demais dançarinos e ao diretor.
ORIENTAÇÃO - Questões para saber se o paciente sabe onde está (orientação espacial) e o dia/mês/ano (orientação temporal). Questionar também se sabe quem é e qual sua situação (orientação autopsíquica). Sobre orientação temporal, Nina parece ter total responsabilidade com seus horários e rotinas, provavelmente por viver sob total vigilância da mãe e a pressão pessoal da rotina de bailarina. Em orientação autopsíquica, é aparente que conforme o dia da apresentação vai chegando e Nina tem a batalha interna sobre sua personalidade, ela vai se perdendo na realidade de quem realmente é - não que a personagem esteja perdendo sua identidade, mas sim batalhando para tentar encontrá-la. Aqui, o insight da personagem é que quando ela começa a entrar em conflito com sua identidade e vai piorando, ela percebe que talvez esteja passando por isso pelo sentimento de culpa por ter tomado o lugar de Beth – tanto que, na mesma cena do desabafo de Thomas, Nina pergunta se o acidente era consequência do encontro que os três tiveram após o anúncio que Nina era a nova dançarina principal.
Ao chegar a essa conclusão, Nina vai correndo ao hospital para devolver os objetos furtados, porém Nina já está tão aprofundada na persona de cisne negro que se percebe que Beth foi apenas um acréscimo para a piora de Nina em questões de comparação (daí a alucinação de que Beth está se furando com a serra de unha, passando para a imagem de que a própria Nina está fazendo isso consigo mesma - concluindo o pensamento de que ser a bailarina perfeita é ser levada para a autodestruição). Em análise do insight em se tornar o cisne negro, Nina percebe em comparação com o comportamento de Lily - espontânea, movimentos fluidos em ambos os cisnes, e até fora do balé, onde suas interações sociais são muito mais descontraídas comparadas com Nina.
Conforme vai ficando cada vez mais frustrada com a preferência do diretor com a dançarina rival, Nina vai percebendo que para ser mais sociável e descontraída e “se soltar mais”, ela precisa ser mais desinibida e rebelde como Lily; começa a se aborrecer frequentemente com a mãe (finalmente percebendo que tamanha atenção que recebe não é normal), ser mais responsiva com as atitudes de Thomas e seus comentários, até a cena onde as duas vão para a festa e (na cabeça de Nina), passam a noite juntas. Quando Nina descobre que Lily é sua substituta para ser a Rainha Cisne, ela finalmente explode em sua frustração e o cisne negro – a Nina reprimida por tantos anos, surge. A mãe, por razões históricas, queria que a nossa protagonista fosse bailarina, e, para garantir esse amor, Nina dedica a vida a preencher o desejo da mãe.
CONAÇÃO - motivação, o empenho, a vontade e o desejo que move os indivíduos em direcção a um fim ou objectivo que, ao dar sentido à sua acção, faz com que esta tenha significado para ele. Se arrumar pra ver o diretor e pedir o papel do cisne, Comer o bolo de comemoração que a mãe compra após ser escolhida para ser a rainha cisne – chantagem emocional da mãe AÇÃO E CONDUTA - Conduta positiva: amar, respeitar, cuidar, doar, compartilhar, perdoar, acolher. Conduta negativa: mentir, enganar, roubar, matar, violentar, corromper, dissimular. A conduta é a forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações.
1644 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes