ESTUDO DE POTENCIALIDADE E ATRATIVIDADE DA CONCEPÇÃO DE UM PROJETO DE PUB BRITÂNICO
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gerenciamento de Projetos
e aprovado pela Coordenação Acadêmica, foi aceito como pré-requisito para a obtenção do certificado do Curso de Pós-Graduação lato sensu MBA em Gerenciamento de Projetos, Nível de Especialização, do Programa FGV Management. Data da Aprovação: Local, Data xxxxxxxx Coordenador Acadêmico Executivo xxxxxxxxxx Orientador Termo de Compromisso O aluno Pedro (. abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma xxxxxxx do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada ESUP, no período de 30/05/2016 a 09/03/2018, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Estudo de potencialidade e atratividade da concepção de um projeto de Pub britânico em Campo Grande/MS , é autêntico e original. Local, Data Pedro (. Texto da Dedicatória Nesta página não se escreve a palavra Dedicatória, apenas o texto.
specific municipality in the research theme. All the research was conducted in a way that did not influence the answers, in order to bring a greater trustworthiness of the scenario related to the target public of the establishment. To establish whether or not there is potential and attractiveness for the implementation of a project of this magnitude is the central question that the work proposes to satisfy. Keywords: Britanic Pub, Entrepreneurship, Market Research LISTA DE FIGURAS FIGURA 01 – COMPOSIÇÃO DO ESTADO DO MS 29 FIGURA 02 – LOCALIZAÇÃO DE CAMPO GRANDE 29 FIGURA 03 - MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO 30 LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 01 – CLASSE SOCIAL 34 GRÁFICO 02 – FAIXA ETÁRIA 35 GRÁFICO 03 – PRINCIPAL FATOR AO ESCOLHER LOCAL 35 GRÁFICO 04 – TIPO DE AMBIENTE PREFERIDO 36 GRÁFICO 05 – INTENÇÃO AO SAIR A NOITE 36 GRÁFICO 06 – PREFERÊNCIA MUSICAL 37 GRÁFICO 07 – MOTIVOS PARA NÃO IR AO ESTABELECIMENTO 38 GRÁFICO 08 – SOBRE AS TAXAS PAGAS À GARÇONS 38 GRÁFICO 09 – OPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO 39 GRÁFICO 10 – PRINCIPAL OPÇÃO DE BEBIDA 39 GRÁFICO 11 – PREFERÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO 40 SUMÁRIO 1.
INTRODUÇÃO 12 1. CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 16 2. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA DO ESTUDO 17 2. TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS 17 2. PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE DADOS 17 2. LIMITAÇÃO DO MÉTODO 18 3. JOGOS E ESPORTES 27 3. COMIDA 27 3. TEMA 28 3. CONTEXTUALIZANDO O LOCAL DE ESTUDO 28 3. MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE 28 3. PREFERÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO 40 3. ANÁLISE DE DADOS 41 3. CONCLUSÃO DA PESQUISA 43 4. CONCLUSÃO 44 5. REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS 44 1. Portanto, a busca pelo homem em satisfazer e atender necessidades, ao mesmo tempo mescla-se com a presença de pessoas e empreendedores que focam suas atividades em fazer com que indivíduos que queiram desfrutar de determinados momentos, e ao mesmo tempo despender parte de seu capital para tal, com a finalidade de obter o que deseja. Desse emaranhado de pensamentos e comportamentos, a abertura e criação de um Pub surgem como a possibilidade de uma fonte de lucro baseada em serviços que trarão o retorno de bem estar aos que deles desfrutarem e para os apreciadores de produtos característicos de tais locais de atendimento, resultando na movimentação da engrenagem do capitalismo e no seu objetivo mor: geração de valor e renda, contemplando, assim, ao mesmo tempo aspectos financeiros, sociais, psicológicos e comportamentais.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA É crivelmente possível afirmar que tanto existem localidades onde a implantação de um Pub pode ser bem sucedida, como existem locais onde tal empreendimento não lograria êxito. Para definir tais possibilidades se fazem necessárias avaliações e estudos que procurarão determinar e constatar as várias variáveis que devem ser consideradas para o investimento em um tipo de negócio segmentado, como esse, e com serviços exclusivos e diferenciados, levando em consideração a potencialidade do local em questão e se de fato existe tal viabilidade de investimento. Empreender, em qualquer cenário, sempre se tratará de um risco (SILVA, 2006, p. Um Pub Britânico atrairá mais homens ou mulheres? 5. Qual a faixa etária predominante dos clientes que um Pub Britânico atrairá em Campo Grande? 6.
Quais são os dias e horários de maior movimento em um Pub Britânico em Campo Grande? 7. Qual perfil de pub é mais atrativo para a população de Campo Grande, inglês ou irlandês? 8. Qual a temática mais atrativa para a população de Campo Grande dentre esportes, música e cinema? 9. Torna-se primordial então, para que tais riscos inerentes ao investimento a ser realizado sejam mitigados, uma minuciosa pesquisa mercadológica de atratividade do novo empreendimento 1. DELIMITAÇÃO DO ESTUDO Este trabalho de pesquisa tem delimitou-se a colher informações relacionadas empreendedorismo, assim como estabelecer concepções que devem ser levadas em consideração para a implantação de um empreendimento estilo Pub britânico, aprofundando-se no estudo da potencialidade e atratividade de tal investimento na realidade da cidade de Campo Grande/MS.
ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO Primeiramente, o presente trabalho aborda as bases conceituais referentes a temática do empreendimento abordado na pesquisa, o negócio Pub estilo britânico, analisando as vertentes que compreendem o entendimento pleno de um estabelecimento dessa natureza. Após essa etapa, há o levantamento de informações sobre a região, estado e município, onde é realizado estudo de potencialidade e atratividade da concepção do negócio, para se obter um vislumbre da viabilidade ou não de um empreendimento dessa natureza no local ao qual se levanta a possibilidade de abertura do negócio. Há também um breve estudo sobre a conceituação e definição de empreendedorismo, onde o escopo do tema é levantado e é feita uma análise sobre o assunto utilizando referências bibliográficas sobre esta temática específica, com a finalidade de se ter uma noção da visão empreendedora e sua importância para o referido estudo.
Para um maior grau de profissionalismo e a fim de minimizar possíveis erros de coleta e um alto valor em margens de erro, achou-se por bem efetuar a contratação de uma empresa de consultoria especializada e que atua no segmento de aplicação de coleta de dados e informações para a aplicação dos questionários ao público alvo que pretende ser atingido pelo empreendimento. Por tanto deu-se a formalmente em Abril de 2018 a aquisição dos serviços da PhR Consultoria & Assessoria Empresarial, cuja sede localiza-se na Rua Candelária, 65 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, a qual compreende uma organização especializada em Consultoria Multidisciplinar especializada em Bares e Restaurantes, exatamente o mesmo segmento de atuação do negócio o qual trata o presente trabalho.
LIMITAÇÕES DO MÉTODO As limitações se dão principalmente por se tratar de uma temática com relativamente pouco material científico existente. Da mesma forma a pesquisa de mercado, mesmo tendo sido realizada de maneira extremamente bem eficiente e coerente, assim como todo levantamento estatístico de informações possui uma pequena margem de erro. ANÁLISE E DISCUSSÃO DA LITERATURA 3. Nessa perspectiva Mazzarol et al (1999, p. afirma que os empreendedores têm criado milhares de novos negócios a cada ano e que enquanto grandes empresas têm instituído políticas de downsizing, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico tem se tornado responsabilidade dos empreendedores. Mazzarol (1999) também afirma que o empreendedorismo é uma bandeira amplamente difundida e defendida por todos, pois é uma forma democrática e viável de se promover o desenvolvimento sustentável.
Empreender, conceitualmente falando, basicamente é a iniciativa para realizar esse processo, baseado em uma circunstância conveniente associado a alguns outros fatores que serão levantados no presente trabalho. Conforme Dornelas (2008, p. A partir de tais constatações e definições é possível afirmar que empreender é, portanto, o fator ‘principiológico’ que estimulou tanto a criação do sistema capitalista quanto a criação das primeiras instituições empresariais e, consequentemente, até o grande motivo do início dos estudos administrativos relacionados a todos os processos organizacionais. O próprio Schumpeter também estava interessado no papel do empreendedor como motor do sistema econômico, detector de oportunidades, criador de empreendimentos, e como aquele que corre riscos (GUIMARÃES, 2004). De acordo com Ferreira (2015, p. muitas vezes associa-se o empreendedorismo à criação de uma empresa, mas dependendo das perspectivas, tem um negócio em si não é necessariamente condição obrigatória para se considerar alguém como empreendedor.
Lopes (2004, p. Da mesma forma, com relação a figura do empreendedor, como já consta no presente trabalho, são considerados agentes importantes de transformação social e como parte determinante das engrenagens de produção, comercialização ou oferecimento de serviços. Alguns autores veem o perfil empreendedor de outra maneira, considerando que empreendedores de sucesso necessitam sintetizar informação, integrar os diversos inputs ao mesmo tempo e captar a grande imagem. Allinson et al. citado por Lopes, 2004). ASPECTOS MERCADOLÓGICOS Ter conhecimento pleno, ou algo próximo a isso, do mercado em que pretende se iniciar um empreendimento é um princípio básico antes de se fazer qualquer tipo de investimento, independentemente do ramo de atuação em que o empreendedor pretenda se inserir, como apontado por estudiosos: “Uma organização para ser bem sucedida precisa analisar com frequência o seu meio ambiente interno e externo para conhecer o mercado em que atua e outros em que possa vir a atuar para, a partir daí, poder formular estratégias com acerto.
MERCADO CONCORRENTE Como dito nos tópicos anteriores, estabelecer o mercado em que irá se iniciar um empreendimento não é opcional para um empreendedor sensato, mas vai além disso, se tornando quase que um obrigação. Para tanto, é importante salientar que a mesma lei do capitalismo que define a oferta e a demanda, não limita quantos são os que poderão disponibilizar os serviços e produtos que determinado grupo de consumidores necessita. Isso leva a um outro conceito que é fortemente presente no mundo dos negócios e no comercio de produtos e serviços: a Concorrência. Em teoria, um conceito de livre mercado estabelece condições para que aquele que opte por atender clientes esteja apto a concorrer igualmente com outros que tenham o mesmo ramo de atuação, e já estejam, ou decidam ingressar no mesmo mercado.
“A noção tradicional de concorrência pressupõe uma ação desenvolvida por um grande número de competidores, atuando livremente no mercado de um mesmo produto, de maneira que a oferta e a procura provenham de compradores ou de vendedores cuja igualdade de condições os impeça de influir, de modo permanente e duradouro, no preço dos bens e serviços. É relevante salientar que os recursos que podem ser fornecidos ao empreendedor ou a organização não se limita apenas a aspectos materiais, mas pode expandir-se a outros campos, como o financeiro por exemplo, ou ainda pode se ater ao âmbito de recursos tecnológicos, e até mesmo a recursos humanos. Seja lá qual for o ramo de atuação ou segmento que o fornecedor atue, é nítido que em todos os casos a relação de consumo se inverte e, nesse contexto específico, o empreendedor para de ofertador de serviços ou produtos para a condição de cliente.
Da mesma forma como este pretende ter consumidores contínuos que façam seu negócio prosperar pela aquisição contínua e consistente do produto ou serviço que oferta, o mesmo pensamento, em teoria se aplica ao fornecedor de quem o empreendedor adquire seus insumos, que por sua vez um vê como o, ou um dos, seus clientes. Dessa forma, este estudo de potencialidade e atratividade da abertura de um Pub Britânico na cidade de Campo Grande/MS, considera firmemente que a análise precisa e cuidadosa de fornecedores para o empreendimento deve ser realizada de maneira criteriosa e cuidadosa, uma vez que a região apresenta vários fornecedores específicos para cada um dos produtos que serão adquiridos, tanto para abastecer o negócio no momento do investimento inicial, assim como também serão necessários para fornecer os produtos que serão adquiridos constantemente em períodos específicos de tempo, ou seja, mensal ou semanalmente.
LOCALIZAÇÃO Outro fator de extrema importância para a definição do sucesso de um negócio é a sua localização, sendo esta, conforme Cassiolato et al (2008, p. CONCEITOS ESPECÍFICOS 3. PUB A palavra Pub, que se pronuncia ‘pâb’, deriva do termo Public House, que traduzido ao pé da letra pode significar casa pública. Tecnicamente um Pub se trata de um estabelecimento comercial, que pode comercializar produtos e serviços que vão desde de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, até comidas e jogos (WIKIPÉDIA, 2018). A origem de tais comércios se deu na Inglaterra, onde seus ambientes eram caracterizados com aspectos rústicos e até mesmo artefatos medievais, sendo esse um dos motivos que o distingue dos bares convencionais. Não que o Pub seja um bar temático, mas sim um local com características específicas que preserva um modelo de negócio instituído e fidelizado há dezenas de anos, e que também possui como característica inerente a forte influência do estilo britânico de serviços, especialmente na ambientação e nos processos de prestação de atendimento.
Dessa forma é possível afirmar que a relação entre os criados do conceito de Pub e a cerveja, seja base de cevada, malte, ou quaisquer outros tipos de grãos, é de longa data e extremamente estreita. Com o advento da Revolução Industrial, que teve seu início e ápice exatamente em solo britânico, no ano de 1800, mudou-se o modo de fermentação no processo de elaboração das cervejas, originando novos estilos de elaboração da bebida que é o carro forte do tipo de comércio analisado pelo presente trabalho, o que tornou a apreciação mais difundida entre a população e clientes que frequentavam os estabelecimentos, uma vez que surgiu uma maior gama de sabores e opções. JOGOS E ESPORTES Uma das características mais marcantes do modelo de negócio utilizado pelos Pubs, como citado anteriormente no presente trabalho, é a presença de outros serviços que propiciem ao público alvo a sensação de estar em um lugar onde se desenvolva relação de se encontrar dentro de uma comunidade de ótima convivência e gostos comuns, é comum que no ambiente dos Pubs sempre seja ofertado, juntamente com o serviço de bebidas e comidas, a transmissão de eventos esportivos com a finalidade de incrementar a diversidade e dinâmica do ambiente.
A modalidade de tais eventos varia muito de acordo com o país onde o Pub se localiza, como, por exemplo, na Nova Zelândia, onde o esporte de preferência nacional é o Rúgbi, muito apreciado também na Austrália e Inglaterra, essa última também sendo considerada a nação onde o Futebol, nos moldes conhecidos atualmente, ou próximo disso, foi desenvolvido. O fato é que há uma estreita associação entre a transmissão de jogos e eventos esportivos, uma intensa interação social, o consumo de bebidas alcoólicas e o ambiente de conforte e serviços propiciado por estabelecimento tipo Pub. Antes dessa instituição da cidade como capital de um recém formado Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, juntamente com Corumbá e Cuiabá, capital até os dias atuais do Estado de Mato Grosso, e também o era no passado, desde a época em que o termo estado ainda não era utilizado, mas sim a alcunha província, compunham o trio dominantemente econômico da região (VIALOU, 2006, p.
Campo Grande, desde a sua fundação em 1872, se destacou como um centro comercial, usado como ponto de apoio para aquisição de materiais e suprimentos utilizados pelos remanescente e familiares dos grupos de exploradores e mineradores que foram atraídos para a região após a descoberta da existência de ouro em 1719, sendo que tal atividade iniciou seu declinou a partir do final do século XVIII (VIALOU, 2006). Por se tratar uma região com vasta extensão territorial, onde não se destacava, ainda, nenhum tipo de atividade agropecuária de grande porte, e com uma relativa fertilidade em suas terras nativas, grupos de brasileiros, e pessoas de outras nacionalidades, como por exemplo espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, bolivianos e paraguaios, migraram para o município em busca de condições de trabalho e geração de riquezas por meio de atividades ligadas a agricultura e criação de animais (WIKIPEDIA, 2018).
Dessa forma, devido a grande área que compreendia o Estado de Mato Grosso, assim como o evidente desenvolvimento econômico e orgânico da região, em especial o município de Campo Grande, o Governo Federal, optou por dividir oficialmente a unidade federativa em duas unidades independentes, sendo Campo Grande a capital escolhida para sediar o governo estadual do recém criado Mato Grosso do Sul, como dito anteriormente neste trabalho, no ano de 1977. DESCRIÇÃO DA REGIÃO Desde o episódio citado até os dias atuais, muitas mudanças ocorreram no cenário estadual, principalmente no sentido econômico e social da região, porém algumas características se mantiveram, como o papel relevante do município de Campo Grande na economia do Estado, assim como a concentração de riquezas ainda se concentrar nas atividades ligadas ao agronegócio.
A renda mensal domiciliar média de uma família sul mato-grossense é R$1. IBGE, 2017). Comparativamente a essa realidade e essas informações, a área geográfica total do Município de Campo Grande é de 8. km², sendo que o perímetro urbano corresponde a 20% desse total com 154,454km² de área. É possível visualizar melhor essa explicação por meio da observação da figura seguinte. PEQUISA DE MERCADO 3. ASPECTOS GERAIS A pesquisa foi realizada para avaliar as tendências e hábitos de lazer a fim de embasar a abertura de uma casa noturna no estilo Pub Britânico, contendo serviços simultâneos de bar, assim como de restaurante, na cidade de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem o intuito de responder qual estilo de EMPREENDIMENTO se adequaria melhor na região, para tanto os métodos de pesquisa utilizados foram os qualitativos e quantitativos.
Para pesquisa junto aos clientes utilizou-se como técnica de aplicação a entrevista pessoal através de formulário digital. PERFIL DO CONSUMIDOR Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de alimentação ‘fora do lar’ movimentou R$ 184 bilhões no Brasil em 2016, com tíquete médio por consumidor de R$ 13,40 e visitas de 14 bilhões de pessoas a estabelecimentos que ofertem tais serviços. Em resumo a pesquisa traz informações sobre o que mais motiva o consumidor a sair de casa, e para tal foi utilizado o método quantitativo de entrevistas pessoais realizadas na saída dos estabelecimentos de alimentação. De acordo com os dados levantados, em média 62% do público participante da pesquisa sai semanalmente e a motivação principal para tal é fazer compras (40%), seguido pela opção alimentação (38%) e necessidades extraordinárias (22%).
É importante salientar que São Paulo, principal polo econômico nacional, a qual é constantemente utilizada como modelo e parâmetro de investimentos e empreendimentos no cenário brasileiro, é a cidade campeã de frequência motivada por alimentação (33%), ficando o Rio de Janeiro um pouco atrás (29%) e sendo a terceira colocada nacional Belo Horizonte (23%). Outra informação relevante refere-se ao tempo médio de permanência do consumidor nesses estabelecimentos, que se contabilizou como sendo de 93 minutos, ou seja, um pouco mais de 01 hora e meia. De acordo com a pesquisa são gastos, em média, R$ 45,00 por frequentador, que consume majoritariamente alimentos e/ou bebidas. Todas as questões utilizadas foram desenvolvidas de maneira indutiva uma vez que as opções de resposta estavam dispostas no questionários cabendo ao entrevistado optar pela que considerasse mais adequada a resposta do questionamento que lhe estava sendo feito.
O questionário utilizado para a coleta de dados, constante no Anexo I do presente trabalho, contém 11 questões, onde os dois primeiros questionamentos foram direcionados para obter informações relacionadas a classe social e faixa etária. As 09 questões restantes compreendiam perguntas subjetivas que direcionaram os entrevistados a opinar sobre hábitos pessoais e preferências relacionadas a estilos de músicas e ambientes que a pessoa tenha interesse ou possa a vir se interessar, além de fazer perguntas que direcionavam para respostas que traduziam os gostos referentes a apreciações de bebidas alcóolicas. Ainda na etapa da pesquisa qualitativa, além dos tópicos acima citados, procurou-se saber dos clientes potenciais do empreendimento sobre quais os motivos que o faria não ir a um estabelecimento que proporcione momentos de lazer e entretenimento, serviços que fazem parte da gama de atrações de um Pub estilo britânico, assim como também obteve informações relacionadas a opinião destes mesmos consumidores sobre as taxas de serviços cobradas pelos estabelecimentos direcionadas para os garçons.
Por fim a ultima pergunta direcionou a resposta para conhecer o gosto do público alvo sobre sua preferência de local/bairro que consideraria ideal para abertura do Pub. Já 17,4% disseram que preferem ambientes dançantes a noite para sair e obter diversão. Do total dos entrevistados, 15,4% respondeu que a opção mais interessante é uma que lhe proporcione momentos de Paquera. Houve também aqueles que consideram o fato do ambiente ter características Sofisticadas/Internacionais como o principal aspecto para escolher o local onde irá frequentar durante a noite, os quais corresponderam a 12,1% do total de respostas. As opções restantes individualmente obtiveram resultados inexpressivos e juntas totalizaram 5,3%, sendo elas Esportes, Trabalho, Com bebida e Confortável. Gráfico 04 – Tipo de ambiente preferido para sair a noite Fonte: PhR Consultoria e Assessoria Empresarial Em sequência questionou-se sobre qual a principal intenção do entrevistado ao sair à noite.
Nessa questão específica foi dada a opção de o entrevistado escolher mais de uma opção de resposta, gerando informações com altos percentuais de escolhas. Pode-se dizer que esse quesito foi bastante polêmico e muito discutido em toda sociedade e foi fator de discordâncias e muitas citações diferentes, no entanto os principais relacionados com respectivo número de citações foram Falta de Organização com 72,6% dos pesquisados, sendo que Falta de Limpeza ficou com 65,3% das opções dos entrevistados. A Falta de Segurança foi escolhido por 54,8% dos pesquisados como um dos motivos que fazem decidir não ir a um ambiente de lazer a noite. Por fim os Preços Altos ficou em quarto lugar com 40%. Gráfico 07 – Principais motivos para não ir a um estabelecimento Fonte: PhR Consultoria e Assessoria Empresarial Também foi feito uma pergunta referente a opinião do entrevistado sobre a taxa de serviço dos garçons que os estabelecimentos cobram.
Gráfico 10 – Principal opção de bebida a noite Fonte: PhR Consultoria e Assessoria Empresarial 3. PREFERÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO O último quesito fez referência à opinião dos possíveis clientes sobre qual região da cidade de Campo Grande/MS seria ideal para abertura de um novo Pub, estilo britânico. Quanto à indagação sobre este assunto, houve diversas citações de bairros o que ocasionou um gráfico deveras complexo. No entanto após análise das citações concluiu-se que as opções dos entrevistados foram preferencialmente o Bairro Affonso Pena (49 votos), seguida do Centro (37 votos), Jardim dos Estados (17 votos). As demais citações de bairros se mostraram irrelevantes para o resultado do quesito proposto. Referente à pergunta que coletou informações sobre os principais que fariam o cliente não voltar a um estabelecimento que ele venha a visitar, o quesito permitia que o entrevistado escolhesse mais de uma opção.
Majoritariamente foi escolhida a alternativa falta de organização, falta de limpeza e falta de segurança, o que evidencia a criteriosidade que o consumidor possui ao frequentar um ambiente que oferece serviços de lazer. Confirmou-se que a grande maioria dos entrevistados entende a importância de um bom atendimento e organização e esta disposta a recompensar a equipe que se envolve na tratativa, por acharem justa a cobrança da taxa de serviços dos garçons quando for bem atendido no estabelecimento. Por fim, a ultima questão, referente a preferência de local onde, como cliente, o entrevistado preferiria que fosse instalado um Pub que serviria de possível opção de local a frequentar ao sair a noite, ficou claro que a maior interesse é de o empreendimento se instale no Bairro Affonso Pena.
Um quantidade considerável dos pesquisados consideram como opção para local do estabelecimento tipo Pub no Centro da cidade de Campo Grande, e como terceira localidade mais lembrada e preferida ficou o Bairro do Jardim dos Estados. A mesma premissa se aplica ao se direcionar as atenções para um estudo de potencialidade e atratividade da concepção de um projeto de Pub estilo britânico na cidade de Campo Grande/MS, considerando-se o segmento em que o empreendimento será imerso, assim como as preferências, gostos e desejos do público alvo que será afetado pela oferta de produtos e serviços que um empreendimento dessa natureza irá proporcionar, levando-se em conta desde o ambiente que será disponibilizado até os alimentos e bebidas que trarão maior satisfação às expectativas dos clientes em potencial.
Após o levantamento detalhado de todas as informações, como já detalhado e e estabelecido no presente trabalho, por meio de uma pesquisa de mercado detalhada e profunda, é possível afirmar sem maiores rodeios que o município de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, na condição de sua maior cidade e capital política e centro econômico, proporciona totais condições para a implantação de um Pub estilo britânico que possa atender as demandas existentes por serviços noturnos de lazer e entretenimento, assim como disponibilizando a venda para consumo no local de alimentos e bebidas alcoólicas. Confirma-se assim a problemática básica do presente trabalho e atingem-se os objetivos propostos no mesmo, onde se estabelece que a cidade alvo do investimento abriga todas as condições para o empreendimento, com altas possibilidades de retorno financeiro e até mesmo de expansão para outros bairros do mesmo município, uma vez que foram elencados pelos próprios consumidores mais de um local onde o mesmo tipo de negócio poderia vir a operar e realizar suas atividades.
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