Estudo de comportamento, características, ações e realizações de uma liderança
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
Delimitação do tema do Estudo 03 3. Justificativa da escolha do tema 04 4. Escolha do Caso a ser estudado 05 5. Questão de Pesquisa 06 6. Objetivo do Estudo 07 7. delimitação do tema do estudo O capital humano tem sido visto como um elemento fundamental para o atingimento dos objetivos organizacionais, quando se trata da melhoria da qualidade, da ampliação da produtividade, das condições de competitividade e da diferenciação com a concorrência, de maneira que as habilidades interpessoais de liderança são extremamente valorizadas e buscadas pelas empresas, pois estas reconhecem que um líder que influencie de maneira positia o seu time, traz excelentes resultados para a organização toda. Na literatura é possível encontrar diferenças entre gerenciar e liderar pessoas, sendo que o primeiro caso corresponde à adoção dos melhores métodos para atingir os resultados planejados pelos gestores, enquanto a liderança traça os objetivos e metas a serem realizados por pessoas, valorizando seus esforços e antecendendo o gerenciamento.
Quanto aos tipos de liderança, existem diversos estilos, onde cada um tem características específicas e diferentes maneiras de gerir as pessoas no ambiente de trabalho. Como os ambientes empresariais são diversificados em virtude de certas variáveis, para cada qual um determinado estilo de liderança tem melhores resultados do que os outros, atingindo assim, os objetivos da organização nesta área. Este estudo aborda, portanto, um estudo de caso sobre as características de liderança da gerência de pessoas de uma agência da Caixa Econômica Federal, na caidade de Bragança Paulisata. A empresa é dividida em departamentos, onde cada um tem seu gerente direto, mas no caso da Gerência de Pessoas, o líder é responsável por atender, promover cursos de aperfeiçoamento e outras atividades que são voltadas a melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores, procurando envolver os indivíduos num grande grupo através das técnicas e processos implantados para este fim.
O caso foi escolhido tendo em vista o atual ambiente corporativo da empresa, onde são apresentados ótimos resultados no que se refere à Gestão de Pessoas, como a formação de um ambiente positivo, a reconhecida qualidade do atendimento, a busca pela organização do espaço visando a qualidade de vida dos trabalhadores, além da formação de um local que valoriza os propósitos pessoais e profissifionais dos colaboradores, o que enseja maior motivação para as realizações de todos, com incentivo para o crescimento pessoal e profissional. QUESTÃO DE PESQUISA Diante dos vários estilos de liderança que podem ser desenvolvidos pelos gestores organizacionais para gerir os colaboradores, e atentando para o fato de que nem sempre um estilo qualquer de liderança será eficaz na condução das empresas, já que são vários os fatores que implicam na eficácia da liderança, faz-se o segunte questionamento para nortear este estudo: Quais as características do estilo de liderança praticado pela Gerência de Pessoas de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal na cidade de Bragança Paulista, SP? 6.
objetivo do Estudo Os objetivos deste estudo foram divididos em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, sendo: Objetivo Geral: Analisar o estilo de lideraça praticado pela Gerência de Pessoas de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal na cidade de Bragança Paulista, SP. Objetivos Específicos: a) Apresentar o comportamento, as características, as ações e realizações da liderança de pessoas da agência bancária deste estudo; b) citar as habilidades da liderança estudada levantadas durante o estudo de caso; e c) verificar o papel da liderança deste estudo nos processos de comunicação, motivação e engajamento na equipe. nesse caso, significa levar as pessoas a agir de certa maneira ou a seguir um curso de ação em particular.
Quanto ao comportamento do líder, Araújo et al. mostra que são quatro os tipos: diretivo, de apoio, orientado para realizações e participativo. Cada comportamento denota diferentes características nos líderes, sendo que o mais apropriado vai depender das circunstâncias em que se encontra o ambiente de trabalho, como a sua natureza, o seu ambiente externo, as características dos liderados, dentre outros. Sartorelli e Carvalho (2009) também citam que a liderança se traduz pela habilidade que algumas pessoas têm em influenciar outras em direção do alcance de objetivos determinados. Kotler (2000) definiu o processo de liderança nas seguintes atividades: foco em uma visão; alinhar os subordinados em função da visão; e motivar os colaboradores para que se movimentem na direção certa.
A liderança é portanto um processo de interação entre as pessoas, um acaba comandando o outro para que seja possível atingir a meta. Mediante a opinião de diversos autores, é possível identificar a complexidade da liderança, sendo que esta não pode ser resumida em um único conceito. Mas as diversas opiniões deixaram claro que o papel do líder é despertar em seus liderados o potencial de cada um, fazendo com que se sintam parte e assim se motivem a buscar o resultado esperado. Como estilos de liderança são conhecidos os padrões de comportamento adotados pelos líderes em seus processos de direção e influência sobre os liderados (STONER; FREEMANN, 1995). método de COLETA DE DADOS Diante do objetivo de pesquisa deste estudo, que foi analisar o estilo de lideraça praticado pela Gerência de Pessoas de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal na cidade de Bragança Paulista, no Estado de SP, foi realizado um estudo de caso, buscando atender o objetivo proposto.
Para o estudo de caso foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo este aplicado a uma amostra de 6 colaboradores e também ao Gerente de Pessoas, buscando em ambos os casos, as informações necessárias para analisar o estilo de liderança do líder deste estudo, e assim, compor a presente pesquisa. Os quistionários foram aplicados aos colaboradores mediante solicitação de participação, no ambiente de trabalho e foram compostos de seis questões de múltipla escolha. Ao Gerente, foi aplicado um questionário com seis questões, buscando levantar dados sobre sua atuação diante da equipe, e serviu para compor a presente pesquisa através da análise aplicada ao mesmo. Os questionários foram aplicados em horário e ambiente de trabalho, sendo realizado na data de 16/03/2020, na parte da tarde.
No início de suas atividades, o mesmo relata que havia um clima de insegurança na empresa, dado as políticas vigentes com relação à conteção de custos, cortes de pessoal, o que gerava um clima de desmotivação entre as equipes. Sendo assim, um dos objetivos iniciais foi alterar a situação encontrada, de maneira que as pessoas, apesar das dificuldades e desafios concernentes à realidade da empresa, pudessem se sentir mais motivadas no desenvolvimento de suas atividades. Com formação em Administração e tendo experiência profissional anterior na mesma área de gestão pessoas, o gestor passou a aplicar esses conhecimentos na atual agência, voltando seus esforços para a motivação e espírito de equipe do seu time de colaboradores, também valorizando os esforços individuais através de incentivos de estudo e profissionalização.
Dentre as medidas implantadas, o gestor passou a realizar conversas com seus colaboradores de forma conjunta ou particular, atendendo a cada necessidade que percebia. Também, passou a incentivar a formação educacional, fazendo com que os que não tivessem estudo completo se interessassem por isso, e aos que já tinham uma formação, que buscassem o aperfeiçoamento para conquistar novos conhecimentos. Do ponto de vista do lider, o mesmo apontou algumas características de sua personalidade e algumas técnicas que usa para liderar o seu time e melhorar o ambiente de trabalho. Dentre elas, apontou: busca por valorizar a contribuição pessoal de cada indivíduo na organização, entendendo que a equipe é uma soma de valores; busca ouvir ambas as partes, quando em vigência de algum conflito, tendo grande habilidade para trabalhar com a equipe, comunicando, advertindo, cobrando regras e posturas, além de representar grande influência sobre o grupo.
Conforme Sartorelli e Carvalho (2009), liderar uma equipe implica em orientar e fazer com que o grupo se dirija para uma mesma direção, em busca de um objetivo em comum, e ainda, Maximiano (2004) refere que o líder é assim reconhecido quando realiza com êxito determinada meta, por meio de sua direção eficaz. Pode-se considerar que, diante do espaço de tempo em que o líder deste estudo está sob a direção da agência (sete anos), o mesmo é um grande líder, pois Maximiniano (2004) define que o grande líder obtém resultados concretos ao longo dos anos. Durante sua gestão, o líder estudado neste projeto, tem realizado diversas atividades a fim de envolver o pessoal como uma grande equipe, e buscado fazer com que os mesmos cresçam profissionalmente na empresa.
Segundos os colaboradores, o gerente mantém forte aproximação com a equipe, suportando-a nos momentos mais difíceis, através de ações que visam a união e o espírito de equipe. O segundo objetivo específico visava citar as habilidades da liderança estudada, e conforme o levantamento em campo, a liderança praticada nesta agência tem como habilidades principais o adequado compartilhamento de informações, o entendimento de que os colaboradores devem ser tratados como humanos sabendo que apresentam questões de ordem individual e pessoal, e diante deste fator, saber entender os anseios de cada um de forma que a equipe seja valorizada. O úlitmo objetivo específico visava verificar o papel da liderança do estudo nos processos de comunicação, motivação e engajamento da equipe, sendo que diante da coleta foi verificado que o líder tem um perfil democrático, que busca a motivação e o engajamento de sua equipe na busca pelo atingimento das metas impostas pela empresa.
A comunicação é praticada de maneira eficaz, buscando a participação de todos nos processos de tomada de decisão, sanando dúvidas e optando por conversas formais e informais, esta na busca por manter o aconselhamento individual. A comunicação eficaz é uma das formas encontradas para permitir que todos os envolvidos nas equipes entendam os caminhos traçados para os projetos, respeitando as dificuldades de cada membro, mas sobretudo, comunicando aos colaboradores a visão dos superiores da empresa e a estes, os anseios das equipes de trabalho. Os estilos de liderança e as principais táticas de influência utilizadas pelos líderes brasileiros. Dissertação (Mestrado) apresentada à Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro: 2010, 114 p. BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias.
ª ed. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986. KOTTER, Jonh P. Afinal, o que fazem os líderes. ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. ª ed. ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. SARTORELLI, J. B; CARVALHO, Márcia Silva Luciano. Princípios de liderança e gestão de equipes. ª ed. Rio de Janeiro: PHB, 1995. WRIGHT, Peter L. Administração estratégica: conceitos. º reimpressão, São Paulo: Ed. Você possui algumas destas características? () Gosta de ouvir opinião dos membros da equipe; () Procura valorizar as opiniões do grupo; () Suporta os desafios e problemas que a equipe apresenta; () Gosta de conversar com os indivíduos da equipe; () Busca solução para os problemas individuais; () Procura não se envolver muito com a equipe 2.
Você percebe que influencia os indivíduos da sua equipe? () Sim () Não 3. Qual o nível médio de absenteísmo da sua equipe? _______ 4. A empresa costuma promover algum curso ou treinamento para a equipe de colaboradores? () Sim ( ) Não. Há algum em curso? ? () Sim ( ) 5.
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