Estudo de Caso O processo de fabricação de pão
Tipo de documento:Projeto de intervenção
Área de estudo:Gestão de projetos
Uma das metodologias que pode ser utilizada pelos professores no ensino da disciplina de química são os estudos de caso, que proporcionam para os alunos a investigação de uma situação e uma resolução problemática. O estudo de caso tem como característica a narração de uma história buscando despertar o interesse do leitor pela questão proposta, na maioria dos casos possui um conflito que é gerador de discussões fazendo com que os alunos desenvolvam empatia pelos personagens da história narrada. Por meio dessa metodologia o professor desenvolve três etapas fundamentais para a construção do saber científico do aluno, a problematização, a organização do conhecimento e posteriormente a sua aplicação, sendo o mediador desse processo. A problematização inicial segundo a visão de Francisco Junior, Ferreira e Hartwig (2008, p.
se configura como, A problematização inicial consiste em apresentar situações reais que os alunos presenciam e que, ao mesmo tempo, estão envolvidas com os temas a serem discutidos. Problemas abertos que possam generalizar esses conhecimentos podem ser postos em prática. A utilização do caso em sala de aula implica, muitas vezes, na elaboração de perguntas aos alunos sobre aspectos a ele referentes. Estas podem ser formuladas com o intuito de fornecer subsídios para que estes alcancem a solução do caso, a partir de uma tomada de decisão que considere várias perspectivas do problema em foco. QUEIROZ, 2012, p. Imagem 1: Modelo Normativo de Tomada de Decisão Fonte: Queiroz 2012, p. Nesta etapa também serão utilizados os dados obtidos na primeira etapa de problematização inicial.
Após, os alunos serão divididos em seis grupos de 5 alunos e cada equipe irá receber uma cópia da questão geradora bem como das atividades a serem desenvolvidas a partir dela. O professor também irá direcionar material didático da biblioteca bem como sites de pesquisas que os alunos poderão consultar bem como as orientações para a realização do experimento. E por fim, no terceiro momento de aplicação do conhecimento os alunos irão responder a carta para Juvenal orientando-o como poderá resolver o seu problema de crescimento do pão. Situação Geradora: O Padeiro Atrapalhado O ano era 2010. Desesperado, começou a andar de um lado para o outro, nem sabia por onde começar. Afinal, só fazia vinte dias que ele começara a trabalhar ali.
Abria armário, fechava armário, pegava a farinha, devolvia a farinha, pegava o sal, devolvia o sal. Quanta enrolação. Juvenal tentava achar de todo jeito as folhas com as receitas tão famosas do senhor Antônio, mas parecia que nada daria certo naquele dia. A massa estava murcha e com um aspecto bem esquisito. Ficou preocupado, mas pensou que talvez a massa crescesse enquanto fosse assada. Ao retirar os pães do forno, para seu desespero e de seu patrão, viu que eles não haviam crescido e que estavam superduros. Resolveu buscar ajuda. Enviou uma carta a seu amigo Dorvalino, que já trabalhava como padeiro havia mais tempo, na padaria Cruzeiro. Proponha soluções a Juvenal e escolha uma delas para explicar as possíveis causas de seu fracasso.
Roteiro para auxiliar na construção de resolução da problemática. O primeiro passo é descobrir os seguintes fatores a respeito da fabricação de pão: 1) O que é fermento biológico? 2) Como ele obtém energia para sua manutenção e reprodução? 3) Quais ingredientes são utilizado para se produzir pão? 4) Qual a importância de deixar a massa descansar? 5) Quais fatores podem influenciar no crescimento da massa do pão? Após, iremos desenvolver um experimento para relacionar os conceitos pesquisados anteriormente com a prática de produção de pão. Experimento: Material necessário Sistema 1 – 5 mL de água morna e 1 colher de fermento Sistema 2 – 5 mL de água morna e 1 colher de açúcar Sistema 3 – 5 mL de água morna, 1 colher de fermento e 1 colher de açúcar Sistema 4 – 5 mL de água morna e 1 colher de farinha de trigo Sistema 5 – 5 mL de água morna, 1 colher de fermento e 1 colher de farinha de trigo Sistema 6 – 5 mL de água morna, 1 colher chá de fermento e 1 colher chá de farinha de trigo e açúcar.
Com um lacre amarre um balão em cada um dos tubos e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. A proposta apresentada pelo professor tem como objetivo proporcionar ao aluno a construção do seu conhecimento bem como a sua aplicação em atividades desenvolvidas em seu cotidiano. O estudo de caso proposto para os alunos trata de uma das atividades culinárias mais conhecidas, a fabricação do pão, e por meio de uma questão geradora buscou que os alunos consigam relacionar os conceitos e características de um dos reinos de seres vivos, o Reino Fungi, com as reações químicas que acontecem no processo de fermentação do pão. Essa proposta buscou que o aluno construísse uma aprendizagem significativa e que o assunto abordado fizesse sentido para ele, também foi proporcionado ao aluno direcionar a construção da sua pesquisa sendo o professor o mediado do processo, por meio dessa abordagem o aluno consegue adquirir um papel fundamental dentro das atividades desenvolvidas.
Referências DANTAS, Alessandra Torrezan Sanches; PUPO, Daiana dal. Aprendendo a fermentação biológica por investigação. Química Nova na Escola, 2008. p. Disponível em: http://qnesc. sbq. org. pdf. Acesso em: 21 nov. QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de casos aplicados ao ensino de ciências da natureza: ensino médio. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2012.
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