ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

RESUMO Conhecer as características da aprendizagem de crianças é de grande importância para dirigir sua aprendizagem. Na acuidade há vários fatores envolvidos no processo de aprendizagem, desde a influência da mídia até fatores sociais onde a família e a escola estão diretamente envolvidas. A análise faz parte de uma pesquisa na literatura especializada de artigos e trabalhos científicos publicados em bases de dados de prestígio reconhecido, O objetivo do artigo é investigar a importância das estratégias de aprendizagem nos anos iniciais de ensino fundamental. A utilização das estratégias em nas últimas décadas no processo de ensino e aprendizagem resulta uma opção que favorece tanto aos professores quanto os alunos, o que vem sendo abordado com muita ocupação e preocupação por cientistas e a comunidade educativa em geral.

A metodologia seguida em uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizados os métodos de revisão bibliográfica e o questionário semiaberto que informam do estado da arte e a práxis educativa. Problema de investigação :Que elementos devem ser tidos em consideração para a integração estratégias de aprendizagem nos anos iniciais de ensino fundamental nas escolas pública da cidade de. Manaus. Nesse sentido, afirma Veiga, (2004), a importância dada à elaboração de avaliações a partir de uma abordagem inclusiva, expressando que a abordagem central da metodologia da didática inclusiva no processo de ensino aprendizagem, nos convida a pensar em uma organização de classe que envolva alunos na construção do conhecimento, comprometidos com seus próprios e outros procedimentos, analisar o processo de ensino aprendizagem, ao funcionamento democrático da sala de aula levando em conta suas potencialidades, necessidades e interesses.

A atenção à aprendizagem de crianças e jovens tem sido motivo de ocupação e preocupação para muitos educadores, psicólogos e pesquisadores de sociedades humanistas, para ser tema muito ocupado, através da história sempre esteve presente de geração em geração, como é bem conhecido, as condições socioambientais não permanecem imóveis, sono que vêm mudando ao longo do tempo e, sem dúvida, influenciaram a forma como as novas gerações eles estão apropriando-se da cultura. O psicólogo suíço Jean Piaget revela que o indivíduo não poderia adquirir suas estruturas mentais mais essenciais sem uma contribuição externa que exija um certo ambiente social de formação, resultando no fator social ou educacional, condição constitutiva de desenvolvimento.

É necessário que a abordagem das dificuldades de aprendizagem por meio da intervenção psicopedagógica no contexto socioeducativo e na terapia individual exija uma compreensão clara das abordagens socioeducativos, seus princípios e propósitos (FELDMANN, 2006), bem como o domínio dos mecanismos de intervenção que devem estar diretamente relacionados ao desempenho educacional dos alunos, ou seja, não basta conhecer a existência de problemas e enfrentá-los empiricamente. No entanto, é necessário levantar a compreensão de suas causas e efeitos, a fim de buscar de forma informada a abordagem de alternativas de solução sem afetar negativamente crianças e adolescentes, a fim de intervir na superação das dificuldades de aprendizagem no contexto socioeducativo, bem como a relevância delas de acordo com o perfil cognitivo de crianças e adolescentes em sua fase escolar, que servirá de base sugestiva para a implementação de medidas adequadas que envolvam atenção abrangente e apoio a um desenvolvimento real de seres humanos que, por razões indistintas, são portadores de certas dificuldades de aprendizagem, e como dito acima, não são inferiores ou superiores aos outros, são simplesmente diferentes, pois são distintos cada um sendo no universo.

COLL,2010) Este relatório tem como finalidade analisar os recursos, as estratégias e os métodos utilizados no processo de alfabetização. E de que maneira as estratégias de ensino e aprendizagem são utilizadas pelo docente nesse processo. Dessa forma, avaliar os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental utilizados pelos professores, oferecendo subsídios teóricos e práticos que possibilitem a elaboração de novas formas de avaliação, resultando em propostas metodológicas inovadoras, viabilizando a aprendizagem dos alunos. consequentemente, assume-se como uma problematização da pesquisa. Problema de investigação Que elementos devem ser tidos em consideração para a integração estratégias de aprendizagem nos anos iniciais de ensino fundamental nas escolas pública da cidade de. Manaus.

Nesse sentido, afirma Veiga (2004), a importância dada à elaboração de avaliações a partir de uma abordagem inclusiva, expressando que a abordagem central da metodologia da didática inclusiva no processo de ensino aprendizagem, nos convida a pensar em uma organização de classe que envolva alunos na construção do conhecimento, comprometidos com seus próprios e outros procedimentos, analisar o processo de ensino aprendizagem, ao funcionamento democrático da sala de aula levando em conta suas potencialidades, necessidades e interesses. OBJETIVOS Objetivo Geral Investigar a importância das estratégias de aprendizagem nos anos iniciais de ensino fundamental e em bases disso ajudar os professores em seus métodos de ensino. MARQUÉS, 2012) Entretanto, consideramos que de ambos os fatores teremos dificuldades, mas a busca pela melhoria é contínua e, podemos vivenciar na prática essa dificuldade principalmente nos anos iniciais.

A foi feita de online com os docentes nas perspectivas para avanços futuros no 1° ano do ensino fundamental, com idades entre 7 e 8 anos, mediante a observação direta extensiva. Além disso, avaliamos as estratégias dos professores que nos mostraram coerentes em suas metodológicas utilizadas para alcançar a alfabetização e o letramento; e será realizada uma entrevista possibilitará um diálogo com o objetivo principal de obter informações do entrevistado sobre determinado problema, pois ‘’consiste no desenvolvimento de precisão, focalização e validade de certo ato social como a conversação’’ (GOODE; HATT, 1973, p. apud MARCONI; LAKATO, 2009, p. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Piaget (1976), vê o conceito biológico de desenvolvimento como uma questão de maturação e desdobramento. Para ele é algo que se configura como o universo da criança, e que é independente, até mesmo do funcionamento da inteligência.

O estudioso não elaborou uma teoria do jogo, porém, desenvolveu uma concepção da infância a partir da observação do comportamento lúdico infantil e nisso priorizou o caráter construtivo. Diante das evidências abordadas sabemos que a criança dos anos infantil e anos iniciais estão passando por algumas transições de suma importância para o seu desenvolvimento de aprendizagem e formação de caráter que a mesma possa ter destaque pois, a alfabetização é a base na vida de cada sujeito. Vygotsky (1984) acredita que o processo histórico e o meio social da criança interferem significativamente em sua vida. Por isso, assevera que é essencial que haja uma socialização diária entre professores e pais, conversando para esclarecer como está o andamento do aluno, como está o comportamento dele.

Então temos que estar cientes que o ato de ensinar a ler tem que ser algo prazeroso, e jamais forçada, se não a tarefa de alfabetizar se torna exaustiva para as crianças. Consequentemente é muito importante deixar explicito que os docentes saibam manusear a leitura e escrita como algo agradável e lúdico. BIZELLI, 2013) Portanto o nosso desafio como estagiárias é desenvolver a leitura e a escrita das crianças com dificuldades em aprendizagem, por outro lado temos uma visão ampla como futuros Pedagogos, que de fato estamos revendo em adequar e modificar as práticas pedagógicas, se baseando em teóricos que abordam sobre o processo de alfabetização, com o objetivo de suprir as necessidades dos alunos tanto na leitura e escrita com base em desafios e conquistas, para alcançar a meta esperada.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online digitalizado contendo seis perguntas, participaram do questionário dois professores de ambos os sexos como a professora (1) sua Formação: graduação: licenciatura plena em pedagogia e Pós-graduação: gestão, administração e orientação educacional e também o professor (2) sua Formação: graduação: licenciatura em pedagogia Pós-graduação: gestão, administração as perguntas foram respondidos, individualmente, os professores são de escolas diferentes, rede pública municipal e rede pública estadual os mesmo autorizaram a realização da pesquisa. Inicialmente, concordaram em participar da pesquisa, a coleta foi feita via Whatsapp. Neste sentido foi importante refletir para responder à seguinte questão Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho pedagógico? Creio que os principais ou maiores desafios do trabalho pedagógico está na dificuldade de estabelecer uma real relação entre os principais agentes envolvidos no processo educativo como família dos alunos em especial visando o desenvolvimento de uma consciência didática onde a disciplina atenção assiduidade do aluno se faz necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem consequentemente o avanço do aluno nos mais diferentes níveis de aprendizado ou Famílias poderiam se envolver mais, no que diz respeito às atividades repassadas para as crianças resolverem em casa.

Professores atualmente têm que quase implorar para os alunos entregarem um simples trabalho de pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluir-se esse relatório fica claro o tão difícil é o processo de alfabetização, principalmente quando se trata da compreensão do mesmo e seu desenvolvimento no ensino fundamental dos anos iniciais. Há muita contradição por parte dos sujeitos envolvidos nesse processo, especialmente por parte dos professores entrevistados. Sugere-se que alguns professores repensem sua práxis, seu papel, suas metodologias e se coloquem enquanto ator do processo juntamente com seus alunos É preciso investir num desenvolvimento interativo, criativo e lúdico, incluindo a habilidade de aprender a ouvir opiniões diferentes e a contra-argumentar, estabelecendo comparações objetivas entre textos diferentes e as diversas maneiras de utilizar a escrita socialmente.

A. S. Gestão da educação básica e o fortalecimento dos Conselhos Escolares. Curitiba, Educar, n. p. br/media /analises/tic_educacao_2019 _coletiva_imprensa. pdf, Acesso em: 16 jul. COLL, C. Mauri, T. ONRUBIA, J. Impacto na educação: funções e limitações. Revista de Pesquisa Editado: Área de Inovação e Desenvolvimento S. L. Universidade Autónoma. Barcelona – España. MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. ed. Campinas: Papirus, 2007. PIAGET J. Espanha: EAE, 2019. SOBRINHA, T. B. e SANTOS, J. O. YNERARITY O. et al. La resolución de problemas matemáticos para la vida. La Habana. Cuba, 2018. APÊNDICE 1 ANEXOS.

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