ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIENSINO MÉDIO
IVANA SUSKI VICENTIN CECI DE OLIVEIRA QUIRINO - 170120055 MÔNICA CRISTINA DE FARIAS LIMA - 170119450 SÃO VICENTE 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 15 2 DESENVOLVIMENTO 16 2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 19 2. INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 20 2. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 21 2. DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 22 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25 REFERÊNCIAS 26 ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 27 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado II - do Ensino Médio, realizado no Colégio Integração, situado na Avenida Capitão Mor Aguiar- centro- São Vicente no estado de São Paulo. Introdução, que apresenta o conteúdo de forma geral; 2. Desenvolvimento, onde caracteriza o estágio e a instituição; 3. Observação frente aos processos de inclusão; 4. Observações frente a turma; 5.
Descrição da docência. No dia 17 de Abril de 2018, a observação se deu no 2º ano do Ensino médio, foi feita correção dos exercícios das páginas 30 à 33 da Apostila Ensino Positivo: classificação dos advérbios. Neste dia os alunos estavam conversando muito, atrapalhando o bom andamento da aula. Neste sentido, podemos refletir alguns fatores influentes para a condução disciplinar citado por Silva e Neves (2006, p. Nesta perspectiva de análise, para que os alunos revelem um desempenho legítimo num determinado contexto regulador (isto é, sejam disciplinados) deverão possuir a orientação específica de codificação para as relações de controlo que caracterizam esse contexto. Isto significa que os alunos deverão ter regras de reconhecimento que lhes permitam reconhecer as relações de controlo que estão presentes na prática reguladora do seu professor; significa também que deverão ter regras de realização que lhes permitam, não só selecionar, como significados apropriados à prática reguladora específica do professor, as atitudes e condutas legitimadas nessa prática (realização passiva), como atuar em conformidade com essas atitudes e condutas (realização ativa).
No dia 04 de Maio de 2018, a observação se deu no 3º ano do Ensino Médio, foram feitos a explicação de orações subordinada substantiva completiva nominal e subjetiva. No dia 07 de Maio de 2017, assistiu-se aulas no 3º ano do Ensino Médio, e foram feitos os exercícios das páginas 47 à 53 da Apostila Ensino Positivo sobre o tema: Verbos de Ligação e Predicativo do Sujeito No dia 08 de Maio de 2018, a observação se deu no 2º ano do Ensino Médio, foram realizados a Correção dos Exercícios das páginas 48 à 50 da apostila e, a entrega das notas e correção da prova. No dia 10 de Maio de 2018, a observação se deu no 3 º ano do Ensino Médio, onde, foram feitos os exercícios da página 50, e realizado explicações das conjunções e suas relações de sentido: coordenativas, aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
No dia 14 de Maio de 2018, a observação se deu no 1º ano do Ensino Médio, onde, foram feitas correções dos exercícios das páginas 61 à 64 da Apostila de Ensino Positivo. No dia 16 de Maio de 2018, a observação se deu no 2º ano do Ensino Médio e foram explicadas, pelo professor, as conjunções adversativas: substantivas, adverbiais causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. A referida instituição de ensino conta com aproximadamente 80 funcionários, entre eles, professores, administrativo, financeiro interno e externo, serviços gerais, equipe pedagógica, psicólogos, recepcionista e inspetores. O corpo docente conta com professores graduados, pós graduados e mestres, todos com ampla experiência em docência. A instituição de ensino observada atende tanto no período matutino quanto no vespertino.
Pela manhã são 400 alunos matriculados, já durante a tarde são 349. A faixa etária desses alunos são as seguintes: 2 a 5 anos na educação infantil; 6 a 10 no ensino fundamental I sendo 25 alunos em cada turma; 11 a 17 anos no ensino fundamental II, até 30 alunos por classe, e no ensino médio 30 alunos por classe. O projeto político pedagógico do colégio Integração faz referência a inclusão social, nesse sentido a escola se preocupa em fazer com que todos interajam igualmente, independentemente de limitações, portanto, o colégio Integração procura sempre adaptar tudo para todos. Neste sentido, é preciso tomar caminhos que andem na mesma direção que os aspectos inclusivos, pois, segundo Vygotsky (1987), citado por Silveira e Neves (2006), a pessoa com necessidades educacionais especiais, são beneficiadas por intermédio de interações sociais diante o ambiente inserido culturalmente, sendo que, será a principal forma de desenvolvimento do indivíduo perante sua evolução.
Quanto ao espaço físico, o colégio Integração possui aproximadamente 4. m², num espaço único, equipado com 23 salas de aulas climatizadas, laboratórios, biblioteca, piscina coberta e aquecida, salas e quadra para a prática de esportes, dois pátios com e sem cobertura, parque, auditório para aproximadamente 90 pessoas, restaurante e área de convivência, além de 20 banheiros. INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA Diante os aspectos referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais, observou-se na escola que, entre os alunos, 45 possuem necessidades especiais, sendo divididas entre: síndrome de Down, Autismo e TDH. Assim, todos aprendem a respeitar diferenças e limitações. E esse respeito é transformado tanto na instituição de ensino, quanto nas famílias que procuram a escola e a consideram adequada e acessível como ambiente de ensino, visto que ao estabelecerem uma amizade, as crianças e os adolescentes levam para o mundo a consciência de que ser diferente não é sinônimo de ser excluído.
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA Ao observar a rotina das turmas, identificou-se que é corriqueiro na sala de aula, as carteiras distribuídas em fileiras. Porém, quando é feito alguma atividade lúdica ou de exposição, o docente pede que os alunos se organizem em círculos, quando pedem que leiam as produções textuais, por exemplo. A metodologia utilizada mais comum é o livro didático como recurso e o quadro branco para transmissão do conhecimento. Portanto, será descrito como os planos de aula auxiliaram na aplicação de conteúdo. Assim, “o ato de planejar não pode priorizar o lado técnico em detrimento do lado político-social ou vice-versa, ambos são importantes. Por este motivo, devem ser muito bem pensados ao serem formulados visando à transformação da sociedade” (CASTRO; TUCUNDUVA; ARNS, 2008, p.
O primeiro plano de aula aplicado foi na turma do 1º ano do Ensino Médio, onde aconteceram duas aulas de língua portuguesa voltadas para Figuras de Linguagem: Metáfora, Comparação e hipérbole. Ministrou-se então, pontos referentes ao tema proposta, sob os objetivos de compreender as figuras de linguagem, e os alunos saberem interpretá-las a partir de redes semânticas e lexicais que elas constituem. Para isto, foram utilizados como ferramentas didáticas os livros didáticos; Internet e lousa, a fim de, conhecer e identificar as orações subordinadas substantivas; reconhecer valores semânticos das orações subordinadas e de verificar por meio de atividades propostas a função estética na construção do texto. Como forma de avaliação, foi feito uma avaliação do desempenho e participação com vistos nos cadernos e uma avaliação dos deveres de casa e da participação dialógica dos estudantes durante as aulas.
Em todos os planos de aula descrito, a ordem cronológica era a de, primeiramente, identificar o conhecimento prévio dos educandos sobre o assunto que seria abordado, para que, em seguida explanasse sobre as regras de cada conteúdo, e, finalmente, incentivar a produção do conteúdo ensinado a fim de identificar e sanar dúvidas que poderiam ter ficado sobre a matéria. Assim, tais conceitos são fundamentados sob a perspectiva de que [. as possibilidades e limites de métodos de alfabetização estão ligados aos métodos de ensino que, ao serem produzidos paralelamente, dão ao ensino um ordenamento mais amplo e interferem em todos os conteúdos da instrução e formação. p. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental - Introdução aos Parâmetros Curriculares. p. FRADE, Isabel Cristina Alves. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação (UFSM), v. n. SILVA, Maria Preciosa; PESTANA NEVES, Isabel. Compreender a (in) disciplina na sala de aula: uma análise das relações de controlo e de poder. Revista Portuguesa de Educação, v. n. SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, M. p. ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo.
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