ESQUEMA DE PLANO DE NEGÓCIO - BERINJELA EM CONSERVA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Este projeto visa à constituição e montagem de uma empresa que irá atuar no ramo de conservas de berinjela. O produto já existe e é fabricado artesanalmente pelo Sr. Jorge Shigueaki Uehara que atua no setor de alimentos a mais de 20 anos. Para estrutura do plano de negócios foram analisados diversos dados da microrregião, pesquisas de mercado com dados primários e secundários, além de serem analisados diversos dados da logística de produção e distribuição para verificar a viabilidade do negócio. COMPÊTENCIAS DOS RESPONSÁVEIS Os responsáveis pelo projeto tem experiência pessoal e profissional apurados e amplos conhecimentos de negócios, sendo que um domina todo o processo produtivo, dois conhecem a área de mercado e comércio e outro a área administrativa.

Já para o segundo semestre, do segundo ano, há uma estabilização das vendas. Para o terceiro ano foi provisionado um crescimento mensal de 1% ao mês. Tabela 1 – Previsão de Vendas Primeiro Ano Segundo Ano Terceiro Ano 1° Mês 10. ° Mês 13. ° Mês 14. ° Mês 14. ° Mês 14. ° Mês 10. ° Mês 14. ° Mês 14. ° Mês 14. ° Mês 15. ° Mês 12. ° Mês 14. ° Mês 15. O PROPÓSITO DA EMPRESA 2. Missão e Visão Missão: Oferecer bem estar aos nossos clientes, promovendo a conscientização do consumo de alimentos saudáveis. Visão: Ser líder no setor de conservas de berinjelas. Princípios e Valores Venda de alimentos saudáveis, garantindo uma melhor qualidade de vida aos nossos clientes. OBJETIVOS DA EMPRESA Como em qualquer organização com fins lucrativos, o objetivo principal da empresa é dar lucro aos proprietários.

Tipo de Empresa: Simples Nacional – EPP (Empresa de Pequeno Porte) Cadastro de Atividade Econômica – Seção C, Divisão 10, Grupo 103 Classe 1032 -5 Subclasse: 1032-5/99. Estrutura Funcional, Diretoria, Gerência e Staff 5 A empresa está dividida nos seguintes níveis hierárquicos: Tabela 2 – Organograma Funcional __________________________________________________________________________ DIRETOR FINANCEIRO DIRETOR MARKETING DIRETOR COMPRAS DIRETOR OPERAÇÕES VENDAS PRODUÇÃO __________________________________________________________________________ 2. SÍNTESE DAS RESPONSABILIDADES DA EQUIPE – CURRÍCULOS Função do tamanho do negócio o diretor financeiro irá acumular várias atividades. As competências para os cargos estarão descritas abaixo: ∙ Diretor Financeiro: O profissional dessa área deve ter bons conhecimentos do setor financeiro nacional, da legislação trabalhista e fiscal, dos princípios de métodos de custeio, para dessa formar organizar o dia a dia das finanças corporativas. Sendo assim o profissional dessa área tem que ter experiência em todos os setores descritos acima, além de muita flexibilidade para tocar um negócio que ainda esta começando.

PLANO DE OPERAÇÕES 2. Administração, Comercial, Qualidade, Terceiros A empresa será divida em quatro diretorias, sendo que cada uma será responsável por suas atribuições. Nessa divisão as diretorias irão assumir a parte administrativa, comercial, qualidade e de lido com terceiros. Parcerias A empresa ira buscar dois tipos de parceria a principio junto aos produtores para garantir a qualidade de matéria prima. E junto a restaurantes para garantir a demanda. são prováveis consumidores do produto. Isso representa 31,21% do mercado total. Ameaças e Oportunidades As maiores ameaças são externas. O produto pode não ser bem aceito no mercado, ou os fornecedores podem não atender a demanda de matéria prima. As oportunidades são vislumbrastes, e o setor é bom para investir, pois o produto tem grande apelo para a saúde e alto valor agregado, além de ter baixo custo de produção.

Santa Cruz das Palmeiras 30. Santo Antonio do Jardim 5. São João da Boa Vista 79. São José do Rio Pardo 51. São Sebastião da Grama 12. São João da Boa Vista R$ 13. São José do Rio Pardo R$ 13. São Sebastião da Grama R$ 10. Vargem Grande do Sul R$ 7. Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacional, Ministério da Justiça, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. Preço O preço para o distribuidor é de R$ 5,60 para o pode de 340gr. Já para o consumidor o preço sugerido de venda é entre R$ 8,00 e R$ 10,00. Distribuição A distribuição do produto será feita pelo vendedor, no modelo “pronta entrega”. Promoção O modelo de promoção deverá ser flexível e deve seguir o mercado.

Inicialmente estão programadas duas promoções durante o ano. centro e quarenta e nove mil, trezentos e oitenta reais), dividido conforme segue abaixo: ∙ Abertura da empresa Diversas despesas incorrem para a abertura de uma empresa. Segundo o contador SILVA (2007), dentre estes custos estão: Licenciamento do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, JUCESP, despesa com Cartório, talões de Nota e honorários do Contador. Em São João da Boa Vista o custo médio para abertura de uma empresa LTDA é de R$ 1. ∙ Móveis e equipamentos Um processador de alimentos industrial, doze recipientes de 100 litros em aço inox, um fogão industrial, quatro botijões P45 e utensílios em geral. Investimento previsto de R$ 23. PROJEÇÃO DOS RESULTADOS 13 Foi feita projeção da Demonstração do Resultado do Exercício para três anos, conforme tabela abaixo: Tabela 6 – DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) ________________________________________________________________________________ 1° Ano 2° Ano 3° Ano ________________________________________________________________________________ Receita Operacional Bruta R$ 736.

R$ 943. R$ 1. Deduções (R$ 87. R$ 111. Custo do Produto Vendido (R$ 354. R$ 447. R$ 476. Resultado Bruto R$ 294. R$ 384. R$ 28. R$ 28. Recebimento do Mês Anterior - 50% - R$ 28. R$ 28. R$ 28. R$ 22. Pgt Fornecedores 10% Prazo 30 dd - R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 6. R$ 6. R$ 6. Folha de Pagamento - R$ 9. R$ 9. R$ 6. Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 R$ 28. R$ 29. R$ 30. R$ 32. R$ 56. R$ 57. R$ 60. R$ 63. R$ 66. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 3. R$ 6. R$ 7. R$ 7. R$ 8. R$ 8. R$ 9. R$ 9. R$ 9. R$ 9. R$ 49. R$ 11. R$ 12. R$ 14. Tabela 8 – Fluxo de Caixa Segundo Ano Entradas Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Recebimento do Mês - 50% R$ 37. R$ 38. R$ 76. R$ 77. R$ 78. Saídas Pgt Fornecedores 90% à Vista R$ 30. R$ 30. R$ 1. R$ 1. R$ 1. Impostos e Comissões R$ 8.

R$ 8. R$ 9. R$ 9. R$ 9. Total dos Pagamentos R$ 60. R$ 60. R$ 39. R$ 39. R$ 39. R$ 39. R$ 39. R$ 79. R$ 79. R$ 79. R$ 79. R$ 32. R$ 3. R$ 3. R$ 3. R$ 1. R$ 1. R$ 9. R$ 9. R$ 6. R$ 6. R$ 6. R$ 9. R$ 62. R$ 62. R$ 62. R$ 62. Tabela 9 – Fluxo de Caixa Terceiro Ano Entradas Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Recebimento do Mês - 50% R$ 39. R$ 40. R$ 40. R$ 41. R$ 41. Saídas Pgt Fornecedores 90% à Vista R$ 32. R$ 32. R$ 32. R$ 33. R$ 33. Impostos e Comissões R$ 9. R$ 9. R$ 9. R$ 9. R$ 9. Total dos Pagamentos R$ 62. R$ 62. R$ 63. R$ 63. R$ 64. R$ 43. R$ 44. R$ 41. R$ 41. R$ 42. R$ 88. R$ 33. R$ 34. R$ 34. R$ 34. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 6. R$ 6. R$ 6. R$ 6. R$ 6. R$ 65. R$ 66. R$ 66. R$ 66. R$ 67. foram feitas projeções do ponto de equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro. ∙ Ponto de Equilíbrio Contábil PEC = CDF / MCU PEC = R$ 17.

R$ 2,426 PEC = 7. unidades Vendas R$ 40. Custos Variáveis (R$ 22. Resultado R$ 10. ∙ Ponto de Equilíbrio Financeiro PEC = CDF – Depreciações / MCU PEC = R$ 17. R$ 170,00 / R$ 2,426 PEC = 7. unidades Vendas R$ 39. Custos Variáveis (R$ 22. R$ 510,00) Veículos R$ 70. Depr. Máq. Equip. R$ 1. Dois R$ 13. Três R$ 20. Quatro R$ 27. Cinco R$ 34. Seis R$ 40. Este percentual foi baseado na taxa SELIC. Tabela 12 – VPL ______________________________________________________ Mês Valor Acumulado ______________________________________________________ Um R$ 6. Dois R$ 13. Três R$ 20. Quatro R$ 26. Quinze R$ 143. Quinze R$ 143. Dezesseis R$ 157. Taxa Interna de Retorno - TIR Tabela 13 –TIR Entrada Saída FCL - - R$ 149. R$ 149. R$ 6. R$ 6. R$ 8. R$ 8. R$ 9. R$ 15. R$ 15. R$ 15. R$ 16. R$ 16. R$ 17. R$ 17. R$ 17. R$ 17. R$ 17. R$ 18. R$ 18. R$ 18. R$ 18. R$ 18. R$ 20. R$ 20. TIR (Taxa Interna de Retorno) 7,29% 20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1) INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.

Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www. OLIVEIRA, R. F. CAMPOS, R. S. COSTA, R.

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