EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS BRASILEIRAS

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

No que tange a educação sexual promovida pelas escolas é de suma importância debater acerca das preocupações ao abordar esse tema, já que a mesma envolve questões morais, éticas, religiosas e legais, o que requer uma interpelação cuidadosa e que respeite os quesitos supracitados. Nessa senda sabe-se que o desenvolvimento relacionado a educação sexual nas escolas sofreu mudanças significativas, haja vista o fato de que no século XX, os discursos presentes nessas, eram repressivos e seguiam o cunho religioso da época. Tais mudanças estão relacionadas aos movimentos cujo objetivo consistia na luta pela igualdade, tal qual o feminismo, uma vez que foram responsáveis por proporcionar debates acerca da sexualidade. Ainda acerca das alterações que foram responsáveis para o aumento de debate desse tema, vale ressaltar a política, visto que tópicos como liberdade sexual, direitos humanos, saúde e educação foram abordados em conferências.

Esses são considerados os principais assuntos a serem discutidos para que haja uma maior liberdade no que tange a contestação acerca da educação sexual na sala de aula. As pesquisas informam as dificuldades para que haja o implemento de estratégias para a introdução da educação sexual, visto que é preciso estudar as crenças sexistas e religiosas envoltas na comunidade e entre os professores. Nessa senda, convém ressaltar que essas crenças são responsáveis por atitudes que separam e restringem diferentes grupos, causando dificuldade para lidar com essa temática, tais fatos se relacionam com os pensamentos dos autores Jaques, Philbert e Bueno. Ainda acerca desse entrave é preciso notabilizar que, ao praticar atos discriminatórios, visto que esses levam a exclusão de alguém, a discussão acerca da sexualidade se torna reprimida, o que vai em desencontro aos direitos humanos e, principalmente, orientações inclusas ao PCN.

Logo, referente a maneira como a educação sexual tem sido discutida nas escolas, é necessário salientar que os PCN de Ciências, 1998, já propunham a necessidade de tratar acerca dessa temática, visto que este possui uma linha mais ampla, que vai além da reprodução humana. Posto isso, pode-se notar que a educação sexual nas escolas é um diálogo necessário, visto que este reduz o risco de gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas que podem acometer a vida juvenil do estudante. Porque menino acho que sente vergonha, mas, mesmo assim, eu ainda falo para ter cuidado, usar camisinha, porque não é só gravidez, é doença também. ” Nesse ínterim, pode-se perceber que a abordagem utilizada nas escolas não tem sido trabalhada de maneira eficiente, haja vista que o diálogo voltado à educação sexual ainda é visto como um tabu, fato esse que acaba por deixarem os participantes do debate envergonhados ou restringidos.

No que concerne às respostas e opiniões expostas anteriormente, é necessário salientar que foram retiradas da matéria realizada pelo Jornal Avoador, publicada no dia 3 de novembro de 2018, disponível no link: <https://avoador. com. br/maria-maria/educacao-sexual-nas-escolas-um-dialogo-necessario/>.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download