Dissertação - INSERINDO OBJETIVOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Lingua Portuguesa
Orientador: Prof. Dr. Rommel Wladimir de Lima UERN. MOSSORÓ – RN 2012 Catalogação da Publicação na Fonte. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Educação à distância - Dissertação. Domínio cognitivo - Dissertação. Atividades avaliativas - Dissertação. I. Dr. Rommel Wladimir de Lima – UERN Presidente ____________________________________________________ Profa. Dra. Carla Katarina de Monteiro Marques – UERN/IFRN Primeiro Membro ____________________________________________________ Profa. Dra. Ao meu amigo e irmão, Dimas Kastibergue, pela ajuda na implementação da ferramenta fruto deste trabalho acadêmico. Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios de Salomão 2:3-5 RESUMO Com o crescimento da educação a distância no Brasil e o aumento da oferta de cursos online disponibilizados através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), surgiu uma preocupação no que se diz respeito à avaliação e como se trabalhar com ela. Com o objetivo de auxiliar o professor na definição dos objetivos educacionais, que devem ser alcançados pelos alunos em um curso ou disciplina ofertado de forma online através de um AVA, foi implementado, junto à ferramenta pedagógica Mapa de Dependências, o módulo de atividades que sugere tipos de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos com a finalidade de que eles desenvolvam as competências e habilidades exigidas pelo curso ou disciplina em que estão inseridos conforme o objetivo educacional traçado pelo professor.
Para isso foi desenvolvida uma metodologia de classificação cognitiva das atividades avaliativas disponíveis no AVA Moodle, através do relacionamento dos verbos característicos de cada classe desta taxonomia, com os verbos encontrados na descrição de cada atividade realizada no ambiente. Tabela 3: Média aparada aplicada na atividade Fórum. Tabela 4: Média aparada aplicada na atividade Chat. Tabela 5: Média aparada aplicada na atividade Wiki. Tabela 6: Média aparada aplicada na atividade Lição. Tabela 7: Média aparada aplicada na atividade Pesquisa de avaliação. Tabela 18: Atividades e suas classes do domínio cognitivo. Tabela 19: Verbos cognitivos usados em descrições das atividades do SERPRO/Moodle. Tabela 20: Descrição do Caso de uso. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Mapa conceitual da taxonomia de Boom (Lima; 2009). Figura 2: Exemplo de um Mapa de Dependências (Lima; 2009).
Figura 13: Tela de adicionar comportamentos e atividades. Figura 14: Tela de adicionar comportamentos e atividades (2). Figura 15: Mapa de Dependências. LISTA DE ALGORITMOS Algoritmo 1: Algoritmo usado para recuperar os verbos usados em atividades. Algoritmo 2: Algoritmo de definição do objetivo educacional. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. SQL - Structured Query Language. MySQL – My Structured Query Language. FR - frequência relativa. FA - Frequência absoluta. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. PROBLEMA GERAL. OBJETIVOS. OBJETIVOS GERAIS. CHAT. ESCOLHA. GLOSSÁRIO. DIÁRIO. QUESTIONÁRIO. MÉTODO ESTATISTICO DA MÉDIA APARADA. RESULTADO DA APLICAÇÃO DA MÉDIA APARADA. ATIVIDADE FÓRUM. ATIVIDADE CHAT. ATIVIDADE WIKI. ATIVIDADE BASE DE DADOS. ATIVIDADE GLOSSÁRIO. CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA DAS ATIVIDADES. VALIDAÇÃO DO DADOS. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA. ANEXO 1 - DADOS DA UNISERPRO.
INTRODUÇÃO Hoje com a crescente demanda dos cursos oferecidos pela modalidade de Educação a Distância - EaD, muitas dúvidas vêm surgindo sobre a eficácia dos elementos que compõe essa modalidade de ensino. Uma delas é a maneira com que esses alunos são avaliados, levando em consideração que a separação entre o educador e o educando se dá de forma direta, deixando assim a avaliação muito subjetiva do ponto de vista da interação aluno-professor. Neste sentido, existe uma preocupação constante com o método de avaliação e como ela é aplicada, como forma de identificar o seu objetivo final que é o aprendizado do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nos cursos online ofertados através da modalidade EaD, a avaliação em sua maioria, é elaborada através de ferramentas disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) onde o aluno tem a flexibilidade, tanto de horário de estudo quanto de data para o desenvolvimento das tarefas avaliativas disponibilizada no seu AVA.
H. Hill e D. Krathwohl criou uma força tarefa para discutir, definir e criar uma taxonomia dos objetivos educacionais dividindo o trabalho em três domínios que são o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. FERRAZ; BELHOT, 2010 apud LOMENA, 2006). Neste contexto, é possível através da Taxonomia de Bloom associar os objetivos educacionais ao planejamento de um curso ou disciplina como também a avaliação do aluno, mas no caso de o aluno não conseguir atingir o objetivo desejado, ela não define os mecanismos necessários para se identificar onde está o problema, isso pode restringir a autonomia do aluno, característica necessária na EaD. Mas ela trabalha apenas com objetivos educacionais no nível de planejamento, não definindo elementos avaliativos que possam levar o aluno ao alcance do seu objetivo, que é o aprendizado.
Diante disso, este trabalho tem como objetivo implantar junto à ferramenta Mapa de Dependências, recursos que possibilitem ao professor definir que atividades avaliativas podem ser inseridas no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar um levantamento quantitativo das atividades avaliativas usadas nos cursos ou disciplinas em uma instituição de ensino que trabalha com cursos online na modalidade EaD através de um AVA. Associar os verbos usados nas descrições das atividades avaliativas aos verbos representativos das categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Classificar cognitivamente as atividades avaliativas dispostas no AVA. Para que isso ocorra, esse trabalho apresenta a implementação do módulo de atividades na ferramenta Mapa de Dependências, no qual são inseridas sugestões de exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos conforme cada objetivo educacional a ser 20 atingido, podendo assim avaliar se aquele objetivo desejado foi bem desenvolvido ou não pelo aluno.
Assim, para que o planejamento de curso ou disciplina seja completo através da ferramenta Mapa de Dependências, o professor, além de definir os objetivos educacionais através da Taxonomia de Bloom, precisa também definir que atividades avaliativas serão disponibilizadas para cada objetivo educacional definido. Para isso foi definida uma metodologia de desenvolvimento que permite ao professor associar o objetivo educacional proposto às ferramentas avaliativas do AVA. METODOLOGIA No planejamento de um curso ou disciplina por meio da ferramenta Mapa de dependência, o professor, além de definir os objetivos educacionais, precisa também definir as atividades avaliativas a serem disponibilizadas para que o aluno possa atingir o objetivo educacional definido. Na Taxonomia de Bloom cada classe do domínio cognitivo traz consigo uma relação de verbos imperativos que expressam uma ordem, uma ação, um pedido, ou uma recomendação e são usados como suporte ao planejamento acadêmico no desenvolvimento dos objetivos, estratégias e avaliações usadas nos cursos ou disciplinas.
Por fim, o sexto capítulo apresenta a conclusão, as contribuições, as publicações e os trabalhos futuros. TRABALHOS RELACIONADOS O processo avaliativo sempre foi alvo de muitas pesquisas no meio acadêmico. Recentemente, existe um grande esforço no que se diz respeito à inserção de recursos e métodos avaliativos nos AVA. Dentre os mais relevantes, destaca-se o trabalho de (OTSUKA et. al. Ao final do estudo, conclui-se que a prática da avaliação formativa, através do acompanhamento feito por tutores, favorece a aprendizagem, pois torna o ambiente de sala de aula mais agradável e dinâmico (SILVA, 2006). Já DUTRA et. al. propõe um modelo padrão de avaliação formativa que poderá ser reutilizado por vários outros AVA, através do modelo de referência SCORM (Sharable Content Object Reference Model).
O SCORM é um padrão para Objetos de Aprendizagem (SILVA et. al. e VYGOTSKY (1998) apud LEITE et. al. Para o desenvolvimento do trabalho, os autores utilizaram a ferramenta de atividade Quiz da Plataforma Moodle com intuito de mediar a aprendizagem e desenvolver a formação do aluno. A ferramenta Quiz disponível no Moodle possibilita a criação de questionários onde o professor formador pode direcionar o aprendizado do aluno através de feedbacks para cada interação de resposta feita pelo aluno. Estes ambientes diferem em muitos aspectos, seja na linguagem em que foram desenvolvidas, ou nas ferramentas que oferecem, ou funcionalidades que fornecem para interação entre os atores que estão participando do processo de aprendizagem. Como exemplos desses ambientes pode-se citar: Moodle (MOODLE, 2011), WebAula (WEBAULA, 2007), AulaNet (AULANET, 2007), TelEduc (TELEDUC, 2009), dentre outros.
Esses AVAs estão recheados de ferramentas com recursos pedagógicos e atividades que a partir delas, é possível a disponibilização de varias funcionalidades de interação e interatividade entre os participantes. Essas ferramentas podem ser classificadas como síncronas e assíncronas. As ferramentas de comunicação síncrona são aquelas onde os comunicadores estão conectados no ambiente ao mesmo tempo e a interação acontece em tempo real. FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO MOODLE No ambiente virtual de aprendizagem “Moodle” existe um bloco de atividade que, a partir dele, é possível a disponibilização de varias funcionalidades de interação – relação Homem-Homem e interatividade – relação Homem-Máquina-Homem, entre os participantes. Essas atividades podem ser divididas em síncronas e assíncronas. A comunicação síncrona acontece quando os participantes ocupam o mesmo espaço físico ou estão conectados no mesmo ambiente, ao mesmo tempo, para que a interação aconteça em tempo real, online ou presencial, entre elas se destaca o chat.
Já a comunicação assíncrona não necessita da presença física dos participantes, eles podem se comunicar sem as limitações impostas pelo tempo e espaço geográfico no qual podemos destacar o fórum, escolha, questionário, tarefa, texto “online”, arquivo único e atividade “offline”. FÓRUM O Fórum é uma ferramenta de discussão e troca de informações onde a comunicação entre seus interlocutores acontece de forma assíncrona. A ferramenta se apresenta como uma série de textos, frases ou sentenças curtas trocadas por seus participantes em tempo real. É considerado um ótimo canal para troca de informações, compartilhamento de ideias e esclarecimento de dúvidas (SILVA, 2011). A sensação de presença é existente devido à comunicação ocorrer em tempo real, vivencia-se uma experiência de relação interpessoal, em que ação e atenção se alteram, produzindo sensação de presença física dos comunicadores, podendo ser uma boa saída para diminuir a sensação de isolamento e a distância transacional (SILVA, 2011).
As conversações geradas nesse tipo de comunicação devem ser bem estruturadas para que haja dialogo entre as partes envolvidas, contribuindo para esclarecimento de dúvidas e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A sessão de chat pode ser agendada, com horário de início e fim, e seus registros ficam disponíveis para consulta posterior. É importante que o professor acompanhe o trabalho dos alunos, fazendo comentários e enriquecendo as definições. Esta ferramenta demanda dos alunos um alto nível de organização, um esforço de síntese, uma postura investigativa e colaborativa, além de espírito crítico (SILVA, 2011). Pode ser usada em uma atividade de estudo de texto, onde os alunos são estimulados a publicar definições de termos constantes do texto, por exemplo.
DIÁRIO Esta ferramenta permite que o aluno desenvolva seu aprendizado cognitivo através da construção de textos de reflexão ou síntese de aprendizagem, que devem ser orientadas por um tutor/professor. O estudante anota as suas reflexões aperfeiçoando continuamente. Ela permite ao professor ler, avaliar e comentar as produções dos alunos, sendo realizada preferencialmente nos modos de texto online, exclusivo para envio de textos simples, ou envio de arquivo único para outros estilos de produção como vídeo, imagens e apresentações. Mais dois tipos de tarefas pode ser utilizadas pelo professor que são a Modalidade avançada de carregamento de arquivos, que permite o aluno enviar mais de um arquivo simultaneamente, e a atividade off-line que não permite o envio de arquivos via plataforma.
WIKI O termo Wiki é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto (SILVA, 2011). Esse termo quer dizer Muito rápido, pois esta ferramenta possibilita a construção de um texto conjuntamente, com vários participantes, onde todos podem editar e dar suas contribuições. Favorece a aprendizagem colaborativa, na medida em que é obrigatoriamente realizado em grupos ou parcerias, desenvolvendo as funções cognitivas dos participantes através da combinação de informações e construção do conhecimento (SILVA, 2011). É uma ferramenta pesquisável e ordenável por categorias. CONCEITO DE AVALIAÇÃO A palavra Avaliar é oriunda do latim “a-valere” que quer dizer dar valor a:, segundo o dicionário eletrônico do Aurélio (FERREIRA, 2004) ela significa “determinar a valia ou valor de:” ou ainda “Apreciar ou estimar o merecimento de”.
Segundo BLOOM et. al. avaliação é a habilidade de julgar o valor do material (proposta, pesquisa, projeto) para um propósito específico. Conforme apresenta a Tabela 1. A avaliação diagnóstica ocorre em dois momentos diferentes: antes e durante o processo de instrução (TAROUCO; HACK; GELLER, 2000). No primeiro momento, a avaliação pode ser utilizada com os seguintes objetivos: verificar se o aluno possui determinadas habilidades básicas; determinar que objetivos de um curso já foram dominados pelo aluno; agrupar alunos conforme suas características; encaminhar alunos a estratégias e programas alternativos de ensino. No segundo momento, buscar a identificação das causas não pedagógicas dos repetidos fracassos de aprendizagem, promovendo, inclusive quando necessário, o encaminhamento do aluno a outros especialistas (psicólogos, orientadores educacionais, entre outros).
Segundo TAROUCO; HACK; GELLER (2000), a avaliação somativa ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu; inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado), se este for o objetivo central da avaliação; presta-se à comparação de resultados obtidos com diferentes alunos, métodos e materiais de ensino. Conforme escreveu ESTEVES, (1968) o professor precisa saber definir bem seus objetivos educacionais para que seus alunos não tenham que adivinhar o que ele espera deles. Para que isso não aconteça, o professor precisa observar dois elementos primordiais no desenvolvimento desses objetivos que são a clareza de comunicação e o comportamento observável do aluno.
A clareza de comunicação está relacionada diretamente com a transmissão do objetivo definido pelo professor que deve ser assimilado pelo aluno, então para ESTEVES (1968), o objetivo educacional é uma descrição do comportamento que se espera observar no aluno, depois da experiência educativa que lhe é proporcionada. Desta forma, todo processo de ensino – material didático, métodos, atividades, avaliações, entre outros. – devem estar diretamente ligados aos objetivos da aprendizagem do aluno, observados através da mudança do seu comportamento conforme o desejado que ele desenvolva. O domínio cognitivo envolve a aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes. O domínio afetivo está relacionado aos aspectos relacionados com os sentimentos e posturas. Envolve categorias ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva, que incluem comportamento, atitude, responsabilidade, emoções e valores.
O domínio psicomotor está relacionado a habilidades físicas específicas (FERRAZ e BELHOT, 2010). Figura 1: Mapa conceitual da taxonomia de Boom (LIMA; 2009) Dentre os três domínios o cognitivo será usado como base no desenvolvimento de nosso trabalho de pesquisa. Análise Verbos: analise, classifique, categorize, compare, contraste, deduza, arranje, conecte, divida, priorize, indique, diagrame, discrimine, focalize, separe. Definição: O aluno cria, integra e combina ideias num produto, plano ou proposta, novos para ele. Síntese Verbos: crie, proponha, formule, modifique, planeje, elabore, hipótese, invente, projete, desenvolva, ligue, componha, generalize, substitua, integre, rearranje, reescreva, adapte, antecipe, compile. Definição: O aluno aprecia, avalia ou critica com base em padrões e critérios específicos. Avaliação Verbos: julgue, argumente, avalie, recomende, critique, justifique, decida, teste, convença, conclua.
Esse relacionamento de dependência se repete com o Mapa de Dependências, podendo conter tantos níveis quantos forem necessários, até se atingir a classe mais inferior da Taxonomia. No exemplo mostrado através da Figura 2, foi definido como objetivo educacional “determinar historicamente o objetivo de cada uma das gerações da EaD” classificado no nível taxonômico de aplicação, por apresentar o verbo “determinar” característico desta classe. Então, para que se alcance este objetivo educacional, o aluno deverá desenvolver as habilidades e competências do nível taxonômico de compreensão que são “explicar cada um dos objetivos da EaD” e “associar as gerações da EaD com o seu contexto histórico”, onde novamente os verbos usados nas descrições, “associar” e “explicar”, caracterizam o nível taxonômico associado.
Este processo de definição de habilidades e comportamentos a serem desenvolvidos se repete de forma recursiva até que não seja mais necessário descer a um nível mais abaixo da taxonomia ou quando atingir o nível de conhecimento. METODOLOGIA DE TRABALHO DESENVOLVIDA Na Taxonomia de Bloom, cada classe do domínio cognitivo traz consigo uma relação de verbos imperativos que expressam uma ação e são usados na definição dos objetivos educacionais (LIMA; FIALHO, 2011). Figura 3: Processo de seleção dos verbos significantes por atividades. Como se observa na Figura 3, a primeira parte da metodologia é obter, para cada ferramenta avaliativa, uma lista dos verbos utilizados pelos professores na descrição das 40 tarefas a serem desenvolvidas pelos alunos. Para isso, foi desenvolvido um script, apresentado através do Algoritmo 1, que captura os verbos usados pelos professores na descrição das atividades realizadas.
Algoritmo 1: Algoritmo usado para recuperar os verbos usados em atividades. Início 2. Imprima a quantidade de verbos relacionados a cada tipo de atividade, o nome do 15. verbo; 16. Fim do para; 17. Fim do para; 18. Fim. Este método estatístico tem como finalidade aparar os extremos evitando assim efeitos desaconselháveis de possíveis valores extravagantes trazendo assim aos valores uma ligeira incursão num domínio mais moderno no tratamento das amostras (LOPES; 2008). Para execução deste método estatístico o trabalho foi divido em três passos: 1º passo: Foi calculada a frequência relativa (FR) de cada verbo através da fórmula: FR (a) Onde: FA(a) S (1) FA(a) Frequência absoluta do verbo tratado na atividade avaliada. a) Ocorrência de um verbo em uma atividade.
S somatório de incidência de todos os verbos daquela atividade. º passo: Foi calculado o descarte dos verbos com FR(a) < 10% d = FA(ak1)+FA(ak2) +. Após encontrar as FA(a) dos verbos a serem descartados, e realizado o seu somatório representado na tabela pelo campo “Descarte (d)”, que servirá para encontrar o novo somatório da FA(a) dos verbos que tiveram o índice de ocorrência acima de 10% para a referida atividade (fórmula 2). Para concluir, é realizado o cálculo da nova frequência relativa F’R(a) que corresponde à ocorrência dos verbos com índice acima de 10%. Este cálculo é realizado através da divisão FA(a) de cada verbo pelo novo total encontrado através da subtração do somatório original (S) menos o descarte (d) (fórmula 3).
Após a aplicação do método estatístico da média aparada é possível identificar os verbos com incidência acima de 10%, ou seja, os verbos mais significantes para cada tipo de atividade avaliativa disponível no Moodle como apresentado na Tabela 18. RESULTADO DA APLICAÇÃO DA MÉDIA APARADA As tabelas a seguir exibem o resultado da aplicabilidade da metodologia desenvolvida no estudo, através da execução do script (Algoritmo 1) juntamente com o método estatístico de média aparada aplicada para cada atividade avaliativa disponível no ambiente em estudo, objetivando selecionar os verbos mais significantes empregados nas descrições das atividades propostas por professores no desenvolver dos seus cursos ou disciplinas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). estabeleça 1. articule 5. ensine 904 2,4% 904 0,0% classifique 2.
compare 2. contraste 156 0,4% 156 0,0% deduza 739 2,0% 739 0,0% arranje 192 0,5% 192 0,0% conecte 384 1,0% 384 0,0% divida 467 1,3% 467 0,0% Somatório(S) Descarte(d) S-d 37. Porém, após aplicação do método estatístico de média aparada forma descartados 12 ocorrências de verbos classificados como insignificantes, permanecendo apenas cinco verbos que foram: citar, parafrasear, experimentar, articular e classificar. Atividade Verbos Tabela 5: Média aparada aplicada na atividade Wiki wiki - Wiki FA(a) cite evoque parafraseie experimente articule classifique compare deduza Somatório(S) FR(a) 15 3 20 15 16 12 5 4 90 16,7% 3,3% 22,2% 16,7% 17,8% 13,3% 5,6% 4,4% Descarte(d) FA(a) a serem F'R(a) descartados 0 3 0 0 0 0 5 4 12 19,2% 0,0% 25,6% 19,2% 20,5% 15,4% 0,0% 0,0% S-d Verbos Ativos cite Insignificante parafraseie experimente articule classifique Insignificante Insignificante 78 4. ATIVIDADE LIÇÃO Nesta atividade foram encontradas 3 ocorrências de um único verbo representativo do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom, que foi empregado na descrição de três atividades avaliativas. Como só foi encontrado o verbo conectar, ele permaneceu como único verbo representativo para esta atividade.
Tabela 6: Média aparada aplicada na atividade Lição Atividade Verbos conecte Somatório(S) FA(a) FR(a) 3 3 100,0% Descarte(d) lesson - Lição FA(a) a serem descartados F'R(a) 0 0 Verbos Ativos 100,0% conecte S-d 3 46 4. Porém, após aplicação do método estatístico de média aparada, apenas três verbos se destacaram: parafrasear, experimentar e articular. Tabela 9: Média aparada aplicada na atividade Questionário Atividade Verbos cite evoque distinga estimule converta discuta ordene parafraseie experimente articule classifique compare deduza conecte Somatório(S) FA(a) FR(a) 18 7 15 15 4 12 15 199 148 70 52 41 9 63 668 Quizz - Questionário FA(a) a serem F'R(a) descartados 2,7% 1,0% 2,2% 2,2% 0,6% 1,8% 2,2% 29,8% 22,2% 10,5% 7,8% 6,1% 1,3% 9,4% Descarte(d) 18 7 15 15 4 12 15 0 0 0 52 41 9 63 251 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 47,7% 35,5% 16,8% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% S-d Verbos Ativos Insignificante Insignificante Insignificante Insignificante Insignificante Insignificante Insignificante parafraseie experimente articule Insignificante Insignificante Insignificante Insignificante 417 4. DIÁRIO Esta atividade permite que o professor converse separadamente com o estudante e que o mesmo relate suas experiências, reflexões, progressivamente, podendo contar com um retorno do professor.
Na atividade Diário foram encontradas 93 ocorrências de verbos que foram empregados nas descrições das atividades classificadas entre 07 verbos representativos do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Porém, após aplicação do método estatístico de média aparada, apenas dois verbos se destacaram: parafrasear e experimentar. Tabela 12: Média aparada aplicada na atividade Texto online Atividade Verbos enumere distinga converta discuta parafraseie experimente articule classifique compare conecte Somatório(S) FA(a) FR(a) 16 170 16 28 27 898 98 15 60 448 1776 0,9% 9,6% 0,9% 1,6% 1,5% 50,6% 5,5% 0,8% 3,4% 25,2% Descarte(d) Texto online FA(a) a serem F'R(a) Verbos Ativos descartados 16 0,0% Insignificante 170 0,0% Insignificante 16 0,0% Insignificante 28 0,0% Insignificante 27 0,0% Insignificante 0 66,7% experimente 98 0,0% Insignificante 15 0,0% Insignificante 60 0,0% Insignificante 0 33,3% conecte 430 S - d 1346 4. CARREGAMENTO DE ARQUIVOS Para esta atividade foram encontradas 91 ocorrências de verbos que foram empregados nas descrições das atividades classificados entre 09 verbos representativos do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom.
Porém, após aplicação do método estatístico de média aparada, apenas dois verbos se destacaram: citar e tornar. Tabela 13: Média aparada aplicada na atividade Carregamento de arquivos Atividade Verbos cite distingua estimule ordene experimente torne articule classifique deduza Somatório(S) Modalidade avançada de carregamento de arquivos FA(a) a serem FA(a) FR(a) F'R(a) Verbos Ativos descartados 57,1% 0 83,9% cite 52 4,4% 4 0,0% Insignificante 4 3,3% 3 0,0% Insignificante 3 3,3% 3 0,0% Insignificante 3 4,4% 4 0,0% Insignificante 4 11,0% 0 16,1% torne 10 6,6% 6 0,0% Insignificante 6 3,3% 3 0,0% Insignificante 3 6,6% 6 0,0% Insignificante 6 91 Descarte(d) 29 S - d 62 50 4. ENVIO DE ARQUIVO ÚNICO No envio de arquivo único foram encontradas 10. Tabela 16: Média aparada aplicada na atividade Glossário Atividade Verbos converta parafraseie experimente articule compare Somatório(S) FA(a) FR(a) 1 1 3 2 2 9 glossary - Glossário FA(a) a serem descartados 11,1% 11,1% 33,3% 22,2% 22,2% Descarte(d) 0 0 0 0 0 0 F'R(a) 11,1% 11,1% 33,3% 22,2% 22,2% S-d Verbos Ativos converta parafraseie experimente articule compare 9 Como resultado da aplicação do método estatístico da média aparada é possível identificar os verbos mais significantes para cada tipo de atividade avaliativa disponível no Moodle como mostra a tabela 17.
Tabela 17: Verbos cognitivos usados em descrições das atividades do Moodle. Atividades Base de dados Diário Questionário Glossário Lição Pesquisa de avaliação Wiki Escolha Chat Fórum Tarefa Modalidade avançada de carregamento de arquivos Atividade off-line Texto online Envio de arquivo único Verbos Classificar, conectar. Parafrasear, experimentar. Parafrasear, experimentar, articular. Experimentar, articular. CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA DAS ATIVIDADES Após o levantamento realizado, fruto do resultado apresentado na Figura 3, percebeuse que alguns verbos fazem parte de mais de uma atividade, isto quer dizer que uma atividade poderá ser utilizada dentro de mais de uma classificação cognitiva da Taxonomia de Bloom. Isso foi possível constatar após o cruzamento dos verbos exibidos nas tabelas 2 e 17. Nesta associação, para cada verbo associado a uma atividade, dados exibidos na Tabela 17, era feita a busca pelo seu homônimo na lista de verbos exibidos na Tabela 2 e no final era feita a associação da atividade ao(s) domínio(s) cognitivo(s) relacionado(s) conforme o esquema mostrado na Figura 4.
Figura 4: Relacionamento Domínios Cognitivos/Verbos com Atividades/Verbos. Chat Compreensão, aplicação. Fórum Compreensão, aplicação. Modalidade avançada de Conhecimento, aplicação. carregamento de arquivos Atividade off-line Compreensão. Tarefa Texto online Aplicação, análise. Atividades Base de dados Diário Verbos cognitivos Não foi encontrada esta atividade na base de dados deles aplicar Fórum Questionário Glossário Lição Pesquisa de avaliação Wiki Escolha Chat aplicar, comparar resolver aplicar, usar analisar, comparar indicar usar, escrever discutir, aplicar, determinar, calcular classificar Modalidade avançada de carregamento de arquivos Tarefa Texto online Envio de arquivo único Atividade off-line analisar, aplicar, comparar analisar, aplicar, comparar, discutir, ilustrar aplicar, comparar, determinar, relatar discutir, relatar 55 5. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA Para que haja um bom entendimento das funcionalidades de um produto de software é preciso organizar o processo e definir passo a passo a sua implementação, através da modelagem de software.
O objetivo da modelagem é auxiliar os analistas a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre qual sistema deverá ser implantado. No caso da ferramenta proposta, a modelagem foi desenvolvida através da Linguagem de Modelagem Unificada – UML (Unified Modeling Language) (RAMOS, 2006), que é uma linguagem visual, representada através de diagramas, utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de Orientação a Objetos. O primeiro diagrama a ser representado é o de Caso de Uso que faz parte da etapa de análise de requisitos do software. Adiciona atividades ao conteúdo 1. O Professor nomeia o mapa de conteúdo; 2. O Professor adiciona o (os) conteúdo(s) que irá utilizar em sua disciplina; 3.
O Professor escolhe a classe do objetivo que o mesmo pretende alcançar; 4. O Professor adiciona atividades aos conteúdos; 5. ” e “Acrescentar recursos. ” sendo este último acessado e selecionada a opção “Mapa de dependência” (Figura 7). O próximo passo será definir o nome do Mapa e a adição dos conteúdos programáticos definidos pelo professor durante o planejamento de um curso ou disciplina (Figura 8). Figura 7: Opções de recursos disponíveis Figura 8: Tela de definição do nome do Mapa e dos conteúdos Ao clicar no botão “Adicionar Conteúdo” (Figura 8) será exibida uma tela para que o professor escolha em que classe taxonômica será inserido o objetivo educacional de acordo com o comportamento esperado do aluno. Após isso, o professor deverá descrever o objetivo educacional, utilizando um dos verbos característicos da classe taxonômica definida e finalizar o processo clicando no botão “Criar” (Figura 9).
selecionar classe taxonômica do verbo identificado; 10. Fim do se; 11. Fim do se; 12. Descreve objetivo educacional final utilizando o verbo escolhido. Mostre os conteúdos programáticos definidos; 14. Figura 13: Tela de adicionar comportamentos e atividades. Além de definir os comportamentos esperados, o professor também definirá que atividades poderão ser desenvolvidas para que esses comportamentos sejam alcançados. Essa sequência de passos, descrita anteriormente, se repetirá quantas vezes forem necessárias até que sejam definidos todos os comportamentos esperados de todas as classes taxonômicas abaixo da definida no objetivo educacional e as atividades a serem desenvolvidas objetivando o alcance desses comportamentos. Figura 14: Tela de adicionar comportamentos e atividades (2) Ao concluir o processo de definição de todos os comportamentos esperados e suas respectivas atividades, isso para todas as classes taxonômicas inferiores à definida no objetivo educacional, o professor deverá clicar no botão “Criar” para gerar o Mapa de Dependências.
Como mostra a Figura 15, o Mapa de Dependência exibe de forma gráfica que atividades os alunos devem realizar para desenvolver habilidades e comportamentos esperados pelo professor com a finalidade de alcançar o objetivo final definido no planejamento do curso. Constatou-se a importância da adoção de teorias pedagógicas como a Taxonomia de Bloom que nada mais é que uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais dividida em três classes. Neste trabalho foi usado o domínio cognitivo que corresponde ao aprendizado intelectual do aluno, que poderá ser desenvolvido através de estudo de conteúdos dispostos através de um ambiente de aprendizado virtual e resolução de tarefas com o intuito de alcançar o objetivo traçado. Através deste estudo, foi observado que é preciso também avaliar o alcance deste objetivo.
Este trabalho, portanto, chegou à constatação de que a avaliação é de suma importância neste processo. Para que os objetivos educacionais definidos pelo professor pudessem ser alcançados era necessário definir que atividades avaliativas dispostas nos AVAs proporcionariam um desenvolvimento maior do domínio cognitivo do aluno, chegando a uma classificação cognitiva das atividades avaliativas disponíveis em um AVA. O minicurso intitulado “Principais modificações do Moodle 2. x em relação ao Moodle 1. ”, foi aceito e executado no SEMEAD – Seminário Internacional de EaD, promovido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia RN (IFRN) e realizado em Natal/RN em novembro de 2012. TRABALHOS FUTUROS As atividades avaliativas disponíveis nos ambientes Virtuais de Aprendizagem são muito individualizadas, cada uma com suas particularidades, porém todas com uma mesma característica: ser uma ferramenta avaliativa, por meio do qual o professor poderá aferir o aprendizado dos seus alunos.
Porém, se a descrição da atividade definida pelo professor não for bem descrita, pode ser que esse objetivo seja deturpado pelo mau entendimento por parte dos alunos ou pela má descrição da mesma por parte do professor. HOUNSELL, M. S. GASPARINI, I. Diagnóstico da Avaliação de Aprendizagem em Ambientes E-learning. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza - CE. BLOOM, B. S. ENGELHART, M. D. FURST, E. TAROUCO, L. M. R. PASSERINO, L. M. P. C. M. BELHOT, R. V. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ARTMED, 2001. LEITE; E. A. br-ie. org/sbie-wie2011/workshops/wavalia/95059_1. pdf> Acesso em 27 abr 2012. LIBÂNEO, J. C. Mapa de Dependências: uma ferramenta para aplicação da Taxonomia de Bloom na Educação a Distância.
In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. LIMA, R. W. FIALHO, S. Acesso em: jun. LOPES, H. B. Nota breve sobre o conceito de média. Revista Millenium – Instituto Politécnico de Viseu - IPV, Viseu, nº 34 abr. Acesso em: Nov. de 2011. NÉRICI, I. G. Metodologia do Ensino: Uma Introdução. L. Modelo de suporte à avaliação formativa baseado em sistemas multiagentes para ambientes de EaD, 2006. Disponível em: http://www. bibliotecadigital. unicamp. teleduc. org. br/artigos/18_jrth_ie2002. pdf> Acesso em 22 mar 2012. PERRENOUD, P. S. GAMEZ, L. EAD na prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. RAMOS, R. org/deloslectores/1372Severo. pdf>. Acesso em: 10 nov 2011. SILVA, E. A. COSTA, R. D. MARQUES, C. K. M. MARQUES, C.
K. M. COSTA, R. D; ROCHA, S. R. HACK, L. GELLER, M. O Processo de avaliação na educação a distância. IV Workshop Informática na Educação, 2000, Porto Alegre/RS Disponível em<http://www. Disponível em: SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. Tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves, 9ª Ed.
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