DISCUTINDO PERCEPÇÕES SOBRE OS OITO PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Tipo de documento:Questões e Exercícios
Área de estudo:Pedagogia
Os princípios de gestão de qualidade são oriundos das normas da ISO 9001 (ISO, 2015) e da ISO 9004 (ISO, 2018), norteando de forma objetiva, os processos que devem ser desenvolvidos, pelas instituições, com intuito de aperfeiçoar seu regime de gestão, direcionando para a excelência do modo de realizar a gestão, assim como, a cooperação e a fidelidade de seus parceiros e clientes. Justifica-se, dessa forma, a necessidade de buscar entender esses princípios, e formas de aplicá-los, uma vez que, a tendência, presente e futura, indica que esse é o caminho para um processo de qualificação (DEAN; BOWEN, 1994; FEIGENBAUM, 1986, FLYNN et al. Os princípios geram os valores da instituição, e ao serem elegidos princípios específicos, como os que são pautados neste estudo, é designado um modelo de valor a ser implementado, portanto, a necessidade da escolha de princípios eficientes, para a geração de valores que se pretende (DEAN; BOWEN, 1994; FEIGENBAUM, 1986, FLYNN et al.
Os oito princípios da gestão de qualidade na educação integram a liderança, o foco no cliente, a participação popular, as estratégias e os processos desenvolvidos, o foco no sistema de gestão, a compreensão da necessidade de qualificação contínua, o dever de tomada de decisões e as relações mutuamente benéficas – entre a gestão, os colaboradores e os clientes. Na sequência, serão discutidos cada um deles de forma individualizada, a fim compreender questões intrínsecas características. entre os princípios da gestão de qualidade, a liderança é o que mais se apresenta nas discussões. Por tanto, os autores analisaram a associação existente entre a gestão de qualidade e o princípio de liderança, elegendo dois modelos principais de liderança, como meio para a investigação, o primeiro pautado na liderança proposta pelo método transformacional-transacional, e, o segundo, na liderança orientada pelo modelo Competing Values Framework.
Os resultados afirmam associação positiva, entre os dois modelos de liderança, em relação à eficiência na gestão de qualidade. Especificamente, o modelo Competing Values Framework esteve mais associado ao foco externo e aos resultados imediatos. Para a atenção às ações de liderança na esfera interna, as habilidades de orientação ao grupo e de cooperação entre os integrantes, são indicadores que apresentaram maior limitação, no cenário da gestão de qualidade. DEAN; BOWEN, 1994). Domingues et al. que analisou a eficiência da implementação de estratégias e processos de gestão, indicou que, o efeito foi positivo, com redução de tempo utilizado no desenvolvimento das atividades e entendimento da organização enquanto um sistema integrado. Ademais, o estudo apontou que, uma das limitações presentes para a implantação das estratégias e processos, esteve relacionada à falta de monitoramento e de controle das atividades desenvolvidas.
Foco no sistema de gestão O foco no sistema de gestão pode ser considerado um seguimento do princípio de estratégias e processos, e entendido como um importante contributo para a gestão de qualidade na educação, portanto, considerado um dos princípios para tal. Para Domingues et al. p. “a ferramenta de gestão proporciona redução do tempo de execução e melhoria contínua dos processos de trabalho, [. melhora o controle de gestão e possibilita visualizar a organização como um sistema integrado”. Foco na tomada de decisão Decisões assertivas resultam da eficiência dos processos de análise lógica e intuitiva, através de dados e de indicadores de desempenho, assim como, das informações que perpassam as variáveis intrínsecas ao desenvolvimento das atividades.
Essa é a chave para estimular que parceiros de negócios e clientes, permaneçam fieis à organização. As tendências atuais relacionadas à globalização e a competitividade das organizações, indicam cada vez mais a necessidade de “construir e manter relações mutuamente benéficas e a reputação junto dos seus públicos, chave para ajudar no apoio à sua missão e alcançarem os seus objetivos” (STRÖMBÄCK; KIOUSIS, 2011, p. Conclusões O estudo discutiu algumas percepções relacionadas à gestão de qualidade na educação, com ênfase aos oito princípios aplicados ao processo de gestão, oriundos da ISO 9001 e da ISO 9004, a partir dos discursos de filósofos e analistas renomados. Demostra-se que o conjunto de princípios gera um modelo de valor às organizações, aonde cada princípio sustenta e complementa os demais.
O objetivo foi contemplado, ao reunir e discutir, de forma sucinta, os oito princípios da gestão de qualidade na educação. Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras. Acta paul. enferm. São Paulo, v. n. BARBOSA, Flávia M. GAMBI, Lillian N. GEROLAMO, Mateus C. Leadership and quality management – a correlational study between leadership models and quality management principles. Gest. doi. org/10. x2278-16. BASS, B. M. doi. org/10. j. x. BOURGEOIS, L. DEAN, J. BOWEN, D. Management theory and total quality: improving research and practice through theory development. Academy of Management Review, v. n. n. p. Disponível em: <http://www. portaldeperiodicos. unisul. Total quality control. New York: McGraw-Hill, 1986. FERNANDES, António A. C. M. São Paulo, v. n. p. Disponível em: <http://www.
scielo. G. SAKAKIBARA, S. A framework for quality management research and associated measurement instrument. Journal of Operations Management, v. n. Prod. São Carlos, v. n. p. Disponível em: <http://www. iso. org/standard/62085. html>. Acesso em 18 jul. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION – ISO. adm. contemp. Curitiba, v. n. p. RICHARDS, H; MILLS, J. PLANTS, K. BOURNE, M. Designing performance measures: a structured approach. International Journal of Operations & Production Management, v. R. Relevant factors for customer loyalty in the banking sector. Gest. Prod. São Carlos, v.
87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes