EDUCACION PERMANENTE-NUEVOS PARADIGMAS PARA LA EDUCACION A DISTANCIA Y NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Sendo assim, há dentro do processo de ensino aprendizagem fatores e variáveis que incluem aprendizados na instituição escolar. Vamos discorrer, a partir desse momento, sobre a identificação e a caracterização de fatores educacionais e organizacionais associados à efetividade do ensino. Sob a perspectiva do assunto, presente no artigo LA DIDÁCTICA Y LAS DIFICULTADES PARA APRENDER, CONSTRUCCIÓN DE UN MODELO DIDÁCTICO CRÍTICO-CONSTRUCTIVO. Todos os apontamentos realizados à frente estão referenciados no referido artigo. Com base no artigo, observamos que há três tradições que abordam o tema fatores e variáveis ​​que incluem os aprendizados em uma instituição escolar: Sendo essas: as teorias da aprendizagem "reestruturante"; a tradição de estudos que tentam entender a dinâmica da escola como instituição complexa e os processos de aprendizagem que ocorrem nela; a tradição de estudos sobre a eficácia da escola com suas diferentes ênfases e áreas de pesquisa.

Podemos encontrar salas que são lotadas de alunos, o que dificultaria o desenvolvimento escolar. Além, não se deve levar somente em conta os dados de desempenho da comunidade escolar ao mensurar a eficácia escolar, uma vez que esses são estipulados por critérios históricos. Um exemplo é sistema avaliativo por meio de somatória. O sistema avaliativo somatório só leva em conta as variáveis da escola, porém ele não leva em conta as variáveis do aluno. Se esse tem um ambiente adequado de estudo em casa, se ele tem recursos digitais, qual o trajeto que esse aluno realiza para chegar à instituição de ensino, se esse trabalha em contra turno. Em relação às variáveis do aluno, podemos citar as variáveis sociodemográficas.

Essas se referem às variáveis de gênero, de cor, de raça, de idade, de moradia, do ambiente doméstico, da renda familiar, do nível escolar dos responsáveis, das condições familiares como procedência familiar, ideologia familiar em relação à política, à religião, à saúde. Além nas variáveis do aluno, pode se apresentar as variáveis cognitivas do aluno, ou seja, as variáveis em relação à capacidade de aprender individual do aluno, que se relacionam ao seu intelecto, ao seu emocional, ao conhecimento prévio do aluno. Notamos que no processo de aquisição de conhecimento, as variáveis ​​mudam conforme a disposição dos elementos que vão se relacionar. O trabalho da transversalidade em um contexto de famílias disfuncionais, filhos grandes e baixo nível econômico.

Sendo assim, a aquisição de conhecimento de indivíduo advém da habilidade de integrar ações, práticas e exercícios desenvolvidos, em uma estrutura fundamental de atividades inatas. Para isso, é necessário ação do sistema nervoso. Há distintas maneiras de ensinar, de aprender que podem acionar distintos processos cognitivos. Para desvendar a variação de problemáticas demonstradas pelos alunos com déficit de aprendizagem é fundamental entender o processo de aquisição de conhecimento. Segundo informação disposta no artigo, DIDÁTICA E DIFICULDADES DE APRENDER, CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO CRÍTICO-CONSTRUTIVO, o processo de aquisição de aprendizagem exige alguns mecanismos mentais, sendo esses: • Recuperação das informações. Em relação às competências: • Competência de comunicação linguística; • Competência matemática; • Competência em conhecimento e interação com o mundo físico; • Processamento de informações e competência digital; • Competência social e cívica; • Competência cultural e artística; • Competência em aprender a aprender; • Autonomia e iniciativa pessoal; Também, alguns dos processos cognitivos necessários para a aquisição dos conteúdos são: • Atenção: é a regulação dos processos cognitivos; • Memória: a habilidade do educando de lembrar as informações armazenadas na memória; • Raciocínio lógico: habilidade do educando de identificar, operar e relacionar objetos e situações; • Compreensão de leitura: identificação de palavras e seus significados; Ainda, em relação aos mecanismos estratégicos e pedagógicos para melhorar a área de leitura, é preciso compreender o cerne das dificuldades de aprendizagem.

Essas podem se referir a um conjunto de distúrbios que se apresentam em dificuldades para se apropriar e usar a linguagem, a escrita, o raciocínio ou as habilidades matemáticas. ATIVIDADE Conteste com base em experiências como docentes dentro das práticas pedagógicas • Qual é o fator positivo dentro do aprendizado personalizado com as guias de autoaprendizagem? Os Guias de autoaprendizagem, por meio de itens formulados, podem auxiliar o desenvolvimento educacional do aluno, aprimorando a qualidade do ensino, pois podem dar ênfase à educação global de forma social e civil. Por meio do guia de autoaprendizagem, o aluno pode aprender de maneira independente. Por realizar a atividade de forma ativa e autônoma, esse tem a possibilidade de entender como funcionam os processos envolvidos nesse modo de estudo.

• Dimensão A • Dimensão B • Dimensão C Projeto áulico - LÍNGUA PORTUGUESA- Ensino Médio 1- Fundamentação O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio tendo como pressuposto que a linguagem não é um simples conteúdo escolar, mas sim uma atividade humana, deve contribuir para auxiliar a solução de problemas cotidianos, bem como propiciar o acesso aos bens culturais acumulados pela humanidade. “A linguagem não é apenas uma 'matéria' escolar entre outras, mas um dos fatores decisivos ao desenvolvimento integral do indivíduo e, seguramente, do cidadão” (BECHARA 1985, P. A língua está situada no emaranhado das relações humanas, nas quais o aluno está mergulhado. Não há língua separada de um contexto social, vivido, portanto, o ensino metodológico da língua deve priorizar sua natureza dialógica e não afastá-la de seus princípios.

Objetivo Geral Assim sendo, procura-se oferecer aos alunos diferentes oportunidades de desenvolver as quatro habilidades linguísticas básicas: falar, ouvir, ler e escrever - num contexto de reflexões e de análise que não deixe de enfatizar o universo de emoções, conhecimentos e satisfação pessoal. A avaliação seguirá os critérios recomendados pelas Diretrizes: A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração o a realização das atividades propostas, a entrega dos trabalhos e tarefas de forma pontual, prova escrita e produções de textos considerando-se: 10- Avaliação • Capacidade de síntese (escrita). • Encadeamento de ideias. • Uso adequado de recursos coesivos. • Eliminação de redundâncias. • Domínio dos aspectos formais: parágrafo, pontuação, letras maiúsculas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

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