DISCIPLINA FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

• As ideias deverão ser apresentadas com clareza e sem incoerências. • O trabalho deverá apresentar cabeçalho, bibliografia e não exceder mais de 5 (cinco) páginas. Atente-se ao enunciado da atividade. • O texto deve ser apresentado em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 cm entre linhas, contendo no mínimo 06 laudas, que não incluem a capa ou as referências. • O texto deve ser formatado consoante com a Metodologia da Pesquisa e Produção Científica, com cabeçalho, definição de objeto e referências de acordo com a ABNT, bem como não conter plagio. O processo de ensino e aprendizagem a distância é centrado no aluno e mediado pelas TICs. Portanto, é necessário um enfoque sistêmico para a concepção e o desenvolvimento de cursos EAD, que necessita de uma equipe multidisciplinar com habilidades e conhecimentos especializados.

O enfoque sistêmico diz respeito à gestão dos processos vinculados à concepção, produção, implementação e gestão de cursos a distância e inclui desde a criação de cursos que garantam a realização do projeto até a escolha do modelo conceitual de ensino e aprendizagem, a escolha das mídias, formas de avaliação e gestão das equipes de trabalho durante a execução do curso. Em face disso, a base para o projeto de educação a distância (EAD) da Universidade X prioriza os aspectos relativos à interdependência entre os componentes de um curso EAD e entre as ações dos membros da equipe de especialistas que o concebe e produz, com forte controle de qualidade sobre todos os processos, seja internamente ou externamente pelas organizações parceiras.

Assim, o projeto de expansão da EAD na Universidade X está baseado em três premissas: integração entre a gestão do curso, a metodologia e dinâmicas pedagógicas, e o processo de avaliação. Conforme análise da figura 2, os principais atores e atividades para a proposição de novos cursos de extensão na modalidade a distância são: 1) Proponente do projeto: professor ou coordenador de cursos, alocado em sua Unidade Acadêmica, que deve preencher o formulário de Proposta de Projeto de Curso de Extensão e encaminhar para a Coordenação de Extensão. Coordenação de Extensão: recebe e analisa a Proposta de Projeto de Curso de Extensão (PPC) e, caso aprovada, encaminha ao Departamento de Finanças e Contabilidade.

Caso a proposta seja recusada, a Coordenação de Extensão devolve ao proponente do projeto com o parecer e justificativas da recusa para que o mesmo possa reapresentar a PPC com as readequações necessárias. Prazo para análise da PPC e emissão do parecer: 7 dias úteis. Departamento de Finanças e Contabilidade: recebe a PPC-Extensão e elabora a Planilha Financeira e o Parecer Financeiro e caso aprovado encaminha para a Universidade X Virtual. p. jan. mar.

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