Didática e metodologia do ensino da Arte
Tipo de documento:Questões e Exercícios
Área de estudo:Artes cênicas
Depois, reflita sobre a mesma e a possibilidade de executá-la articulando suas vértices de diferentes maneiras. Produza uma síntese sobre a mesma, explanando sobre cada vértice da Metodologia Triangular e discuta com seus colegas de curso e tutor, no Fórum, as seguintes questões: 1) Quais princípios devem nortear o ensino de Arte no Ensino Fundamental e Médio na atualidade? Existem inúmeros princípios que norteiam o ensino de Arte, sendo os principais os de: compreensão da sociedade e das diferentes culturas; participação nas manifestações artísticas; construção de um pensamento crítico capaz de analisar as diferentes vertentes das formas como se expressam os objetos artísticos; valorização do patrimônio cultural; capacidade de perceber a importância da linguagem.
Quais os desafios e perspectivas de desenvolver uma aprendizagem significativa no Ensino Fundamental e Médio? É necessário que a aprendizagem significativa porque é desse modo que os alunos conseguirão de fato assimilar aquilo que tem sido passado e, dessa maneira, se encaixarem nos objetivos do ensino da arte. Nesse sentido, será possível que eles consigam interpretar as manifestações artísticas, pesquisar mais a respeito de um movimento cultural, construir experiências a partir da análise um objeto. Vídeo disponível em: YOUTUBE. php/ comeduc/article/view/4242/3973>. Acesso em: 11 fev. Estudo dos elementos representativos desenho Descrição da interatividade Baseado nas leituras propostas, responda e discuta com seus colegas de curso e tutor, no Fórum, a seguinte questão: Imaginemos a seguinte situação. Você, como professor de Artes, deseja realizar esculturas com seus alunos em sala de aula.
Como sabemos, são apenas 45 minutos para fazer a chamada, organizar a sala etc. Nesse sentido, destaca-se a obra Guernica, em que é mostrada a consequência da guerra para a vida das pessoas. Sob esse aspecto, é possível destacar que os artistas contribuem em fazer com que a realidade seja repensada e sobre ela seja lançado um olhar crítico. Seminários em educação Descrição da interatividade Considerando os conteúdos estudados, discuta com seus colegas, no Fórum, sobre as seguintes questões: 1) Quais as problemáticas e tendências da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo? Os problemas da escola na modernidade estão relacionados, sobretudo, ao fato de fazer com que o aluno consiga concentrar-se naquilo que o professor tem a passar, uma vez que é cada vez maior os tipos de distrações que competem com o professor a atenção do educando.
Isso se deve, muitas vezes, ao uso exagerado das tecnologias de comunicação, como o celular. Por essa razão, uma das possibilidades é relacionar o ensino com esses instrumentos. Critérios de avaliação Na avaliação desta tarefa, serão utilizados como critérios: • Utilização da norma padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT. • Coerência, concisão e coesão. • Compreensão dos textos estudados e capacidade crítico-argumentativa. • Articulação entre o tema proposto para discussão e as considerações apresentadas. Aguardo a participação de todos. Identificar, descrever e justificar quais foram às adaptações (instrucionais, materiais, espaço físico e regras) utilizadas em sua resposta. Mudanças materiais: portas, banheiros, entradas e acesso às circulações. Essas mudanças devem-se ao fato de muitos alunos com deficiência apresentarem dificuldades locomoção e adaptação ao ambiente físico.
Por isso, devem ser feitas tais alterações para que eles sejam de modo efetivo inseridos no ambiente escolar. Discuta com seus colegas e tutor as suas considerações no Fórum. Critérios de avaliação Na avaliação desta interatividade serão utilizados como critérios: • Utilização da norma-padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT. • Compreensão dos textos estudados. • Coerência, concisão e coesão. • Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias. • Articulação entre o tema e as considerações apresentadas. Não é necessário responder tais questões diretamente, já que se trata se um diálogo com seus colegas de turma. No entanto, aproveite-as para formular argumentos que tragam luz as solicitações. Todos os argumentos devem estar pautados no estudo do material didático estudado ou em outros textos da área acadêmica (livros e artigos científicos) desde que devidamente citados e com suas referências completas ao final do trabalho.
Fundamentos Pedagógicos dos Esportes Interatividade no Fórum Objetivos • Refletir sobre a aprendizagem dos aspectos técnicos e táticos do Voleibol e Basquetebol. • Analisar o conceito de padrão técnico de movimento. Isso acontece quando ele consegue fazer uso de sua tática, isto é, quando as habilidades dele se sobressaem por conta de uma estratégia ou visão mais bem executada. A tática é fundamental para o sucesso de qualquer equipe e, por essa razão, é preciso fazer com que os alunos percebam quais pontos os diferenciam dos demais e fazer disso o seu destaque para as atividades nas quais estão inseridos. O que é padrão técnico de movimento? É esse padrão que devemos desenvolver nas aulas de Educação Física na escola? Nas atividades, geralmente existem orientações de como elas devem ser realizadas e como é preciso atuar, o que mostra que já existe um padrão de movimento para realizar.
A partir dele, é possível ter uma base do que um determinado esporte espera que quem está praticando faça a fim de alcançar êxito. Por isso, é preciso que na escola seja orientado os alunos de acordo com tais padrões, mas destacando que eles devem também fazer uso da sua tática, pois isso o diferenciará dos demais. No Fórum, as questões podem ser abordadas, mas não devem ser respondidas diretamente. Atenção: no Fórum, serão considerados argumentos pautados, exclusivamente, no material de estudos da disciplina. Qualquer opinião pessoal sem a devida vinculação com o material de estudos da disciplina será avaliada negativamente. Pontuação A atividade vale de 0 a 1,0 ponto. Critérios de avaliação Na avaliação desta interatividade, serão utilizados como critérios: • Utilização da norma-padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
305 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes