Casos Clínicos

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Medicina

Documento 1

I – O “stress” físico, infecção, alimentação e ciclo sono/acordado estão envolvidos neste processo, pois ativam o hipotálamo a liberação de ACTH o qual irá aumentar o cortisol através do córtex da supra renal II - O “stress” emocional, ansiedade e depressão podem atuar no hipotálamo e ativar a liberação de ACTH o qual irá causar um aumento do cortisol e isso poderia explicar o motivo que determinadas pessoas que passam por processos cirúrgicos e internações prolongadas podem vir apresentar glicemia alta durante esse período. III - Um dos fatores que explicaria a atuação do cortisol no efeito da hiperglicemia seria o fato dele atuar no tecido adiposo e muscular causando uma inibição da gliconeogênese devido a situação de “stress”.

IV – O “stress” químico relacionado aos neurotransmissores não é capaz de alterar o cortisol e por isso não causam hiperglicemia. É correto as afirmativas A. I, III corretas B. I, III corretas B. I, II corretas C. II correta D. IV correta E. III correta Questão 3 Hematúria é definida como a presença anormal de eritrócitos na urina. IV D. II, III E. I Questão 4 A maioria das proteínas que circula no sangue é grande demais para ser filtrada pelo rim, por isso, em situações normais, não costumamos ver proteínas presentes na urina. Na verdade, podem até existir pequenas quantidades de proteínas na urina, mas elas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.

O exame poderá avaliar a presença ou evolução de infecções, doenças e traumas do trato urinário, além disso certos resultados como a presença de cristais anormais, podem sugerir uma desordem metabólica. Os microorganismos que podem ser encontrados no sedimento urinário são principalmente: bactérias, leveduras e protozoários, além de conter vários outros elementos de grande importância para o clínico. Dentre esses elementos podemos encontrar: I – Cilindros os quais são formados quando a proteína se acumula e precipita nos túbulos renais e são levados pela urina. A presença de cilindros na urina pode indicar doença renal. Os cilindros são classificados conforme o material incluso neles. I, II corretas Questão 6 Em uma rotina diária de controle de qualidade de um laboratório de Análises Clínicas, o farmacêutico constatou pelo gráfico mostrado abaixo que o padrão de glicose para avaliações em espectrofotometria de absorção, cuja concentração era de 80mg/dl com um desvio padrão de 4 mg/dl, entrou na faixa de resultado do segundo desvio padrão, antecedida por uma tendência crescente de resultados a partir do nono dia de avaliação.

Diante dessa evidência, o farmacêutico deve: I. Despreocupar-se, pois resultados obtidos dentro da segunda faixa de desvio padrão ainda correspondem a valores aceitáveis para os padrões de controle interno II. Considerar a tendência constatada com uma demanda de ação corretiva, apesar de contida na primeira faixa aceitável de um desvio padrão acima da média III. Refazer a calibração do equipamento, pois a tendência constatada evidencia perda de linearidade ligada ao funcionamento instrumental do processo analítico IV. Considerando a especificidade e importância dessas variáveis pré-analíticas para a qualidade dos exames laboratoriais, avalie as afirmações a seguir. I. Hemólise in vitro, dependendo da intensidade, pode causar aumento Na atividade plasmática de enzimas, como aldolase, AST, ALT, fosfatase alcalina, e desidrogenase láctica; bem como diminuir as dosagens de potássio, magnésio e fosfato II.

A aplicação prolongada de torniquete (garroteamento) provoca aumento de pressão intravascular no território venoso, facilitando a saída de líquido e moléculas de baixo peso molecular para o espaço intersticial, resultando em hemoconcentração relativa III. A atividade física possui efeito transitório sobre alguns componentes sanguíneos devido á mobilização de água e outras substâncias, entre os diferentes compartimentos corporais, além das variações nas necessidades energéticas do metabolismo IV. Investir na utilização do gel separador nas coletas, pois com ele não houve perdas expressivas de glicemia por um período de até 5h de estocagem, permitindo um maior tempo de deslocamento para as amostras coletadas II. Diminuir o custo operacional, padronizando as coletas sem anticoagulante e separação do soro em até 2h de estocagem, pois neste intervalo a queda da glicemia foi similar nos três procedimentos III.

Realizar coletas com o anticoagulante, pois ele permitiu prolongar a estocagem por até 4h sem perdas expressivas de glicemia, ampliando o tempo possível de descolamento das amostras após a coleta IV. Padronizar as coletas sem anticoagulante, limitando o deslocamento dos coletores para no máximo 30 minutos até que o soro fosse separado, pois neste tempo a queda da glicemia é similar nos três procedimentos. V. II, III D. I, II E. II, IV Questão 10 A bilirrubina, principal componente dos pigmentos biliares, é o produto final da destruição da porção "heme" da hemoglobina e outras hemoproteínas. A primeira bilirrubina a ser produzida nesse processo é a bilirrubina indireta. Essa bilirrubina sofre o processo de conjugação e passa a ser bilirrubina direta. II- A dosagem de creatinina é ótima para verificar a TGF, pois sua produção é constante e diária e seus níveis sanguíneos apesar de instáveis são independentes da massa muscular III- A dosagem de ácido úrico será mais útil na doença da gota do que na avaliação de doença renal IV- Deverá incluir a depuração de creatinina a qual deverá conter a urina 24h, creatinina sérica, creatinina urinária, peso e altura do paciente.

São corretas as conclusões A. II, III B. I, II C. I, III D. Supondo que você irá coletar sangue para realização de dosagem de glicose, você deverá colher: A. Plasma do paciente, pois é o material correto quando se quer dosar glicose e usaria anticoagulante EDTA B. Plasma sem anticoagulante, pois o mesmo possibilita a dosagem de glicose sem nenhum tipo de interferente C. Soro em Tubo seco ou com gel ativador de coágulo, e logo após coagulação e centrifugação despreza o sobrenadante e utiliza o coágulo D. Soro em tubo seco seria a única maneira de dosar glicose E. A eritrobastose fetal é devido a presença da icterícia hepática, onde a bilirrubina conjugada não é secretada na bile mas sim no sangue C.

A icterícia pós-hepática é decorrente de uma demanda muito grande de hemólise das hemácias e a bilirrubina direta estará alta D. A icterícia pós-hepática é decorrente é decorrente a obstrução do ducto biliar impedindo a bilirrubina de ir para o intestino e neste caso a bilirrubina direta estará alta E. Na icterícia hepática a bilirrubina conjugada é secretada diretamente na bile e a mesma se encontra aumentada, enquanto que a bilirrubina não conjugada estará diminuída.

37 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download