DETRAN DF: Uma intervenção pela educação efetiva no trânsito
Notamos que as verbas destinadas ao DETRAN – DF são usadas geralmente em instalação de radares com foco punitivo aos condutores, ao invés de se investir nas ações educativas afim de diminuir tais punições. Segundo os gestores do DETRAN-DF é necessário realizar uma melhor distribuição dos recursos recebidos. Todos os funcionários entrevistados manifestaram interesse por ampliar as ações educativas para um trânsito mais seguro. O objetivo do protótipo é demonstrar e sensibilizar a população sobre as consequências do comportamento de uma significativa parcela dos motoristas dessa cidade, e de todo nosso país, ao volante que não primam pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego, colocando várias vidas em risco todos os dias. Palavras chaves: DETRAN.
Brasilia DF. SUMÁRIO INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 4 1. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL 5 1. DETRAN – BRASÍLIA/DF 6 2. PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA 10 3. Existe ainda muito a ser superado, principalmente questões orçamentárias; observa-se, portanto que a lei está sendo desrespeitada até o momento, pois ela assegura que as ações educativas sejam destinadas a todos, atendendo as necessidades de toda população. O objetivo principal deste trabalho abordará as definições teóricas que dão sustento a demanda citada, com fundamentos bibliográficos de especialistas na área de educação no trânsito; será feita também uma analise de leis e procedimentos políticos para as ações educativas na cidade de Brasília-DF. O objetivo específico apresentará pesquisa efetuada no DETRAN-DF, com o intuído de compreender a necessidade de um trabalho direcionado ao aprimoramento dessas ações.
O protótipo deste projeto será sugerir uma abordagem mais ampla e crítica sob as ações que já acontecem no DF e são muito proveitosas, porém ainda não conseguem alcançar uma parcela significativa da população e assim mudar a realidade dos acidentes fatais que aqui acontecem; envolvendo toda comunidade, e a todos os funcionários do órgão que fazem parte das ações educativas de trânsito, para assim conseguirmos ações mais assertivas no intento de ter vias de trafego seguras para todos. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL Ao fazermos um levantamento institucional sobre o órgão em questão, e suas especificidades, nos atemos ao CLUBE DETRAN e as entrevistas, da pesquisa de campo, para delimitarmos a função desta importante instituição; assim se segue: O DETRAN é um órgão que tem função de administrar e fiscalizar o trânsito de veículos, e também a formação de seus condutores.
Além das funções descritas acimas, podemos citar outras atividades realizadas pelo DETRAN: • Mudanças de categoria de sua CNH. • Reconhecimento de Habilitação Estrangeira. • Permissão Internacional para Dirigir – PID • Habilitação com isenção de pagamento e dispensa de etapas • Solicitação de Prontuário • Curso de Reciclagem para Infratores • Alteração de Informações na CNH • Cursos Especializados • Disponibilização de Veículos Adaptados • Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) 1. DETRAN – BRASÍLIA/DF Em Brasília/DF o DETRAN é um órgão com vários setores e subdivisões para atender as necessidades, da grande demanda populacional. Atualmente sua estrutura está assim definida: Figura 1: Organograma DETRAN – DF Fonte: DETRAN-DF (DIRPOF / GERPLAN / NUMAD – DODF07-05-2018) Ateremos-nos ao DIREDUC – Diretoria de Educação de Trânsito para o projeto integrador em questão que está assim distribuída: • EPT – Escola Pública de Trânsito: Uma experiência que começou em 1991, através da criação de uma lei distrital que visava a educação de condutores.
Hoje a EPT-DF e a Diretoria de Educação são uma referência para outros estados (LEMLE, 2013). • NUFOR – Núcleo de Formação de Cursos de Trânsito: Cursos destinados aos instrutores de CFC, teóricos e práticos, afim de estarem atualizados ao contexto atual. • GERAT – Gerência de Ação Educativa de Trânsito: Responsáveis pela administração de todas as Ações Educativas no Distrito Federal. • NUCET – Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito: Que avalia os locais para aplicação da Ações Educativas. • NUPET – Núcleo de Programa Educativo de Trânsito: Responsável por elaborar os cursos a serem aplicados nas Ações Educativas. Estatísticas de mortes e acidentes no trânsito nos assombram todos os dias. Isso em todos os lugares do Brasil.
Acreditamos que a educação pode mudar isso ou, ao menos, amenizar, estes números. Apesar dos programas educativos promovidos pelos órgãos responsáveis pelo controle do trânsito, a impressão que temos é a de que o comportamento de significativa parcela dos motoristas brasileiros no volante não prima pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego. Entendemos que os fundamentos para formar motoristas conscientes e responsáveis devem ser construídos nas escolas de educação básica. A seguir temos o resultado estatístico sobre a quantidade de radares na cidade de Brasília-DF, coletados pelas entrevistas feitas dentro do órgão: • 208 pardais • 135 de avanços de sinal • 116 barreiras eletrônicas • Um total de 459 equipamentos eletrônicos Juntando o DETRAN e o DER são 1.
aparelhos para fiscalizar os motoristas; são muitas fiscalizações frente ao número das ações preventivas. E isso, de acordo com Ferraz (2018), tem deixado os cofres da cidade cheios: O reforço na vigilância das ruas tende a aumentar também a arrecadação. A julgar pelos cofres, os órgãos têm se mostrado eficientes máquinas de receita. Com multas de trânsito em 2017, o DER embolsou R$ 102,6 milhões. E a médio e longo prazo estabelecer estratégias de divulgação e difundir o tema em outros níveis institucionais. As respostas, aos questionamentos da entrevista, foram analisadas e classificadas segundo a contribuição, o entendimento e a compreensão dos problemas relacionados com as ações educativas no trânsito nas vias públicas da cidade.
Um questionário foi realizado com a equipe do DIREDUC no primeiro momento para avaliar a estrutura das ações educativas. O segundo questionário foi realizado com os contemplados pelas ações educativas, sobre a importância da aprendizagem para alcançar as metas de um trânsito seguro. O Design Thinkink (DT) do protótipo inicial constituía em sugerir melhor uso dos recursos orçamentários destinados a este fim, para se alcançar resultados satisfatórios nas ações educativas. RECURSOS • Estabelecer um comitê para a escolha de temas a serem palestrados; • Promover as palestras no auditório do DIREDUC; • Mobilizar a comunidade para que participassem das palestras; • Mobilizar as escolas para enviarem seus pedagogos a assistirem as palestras; • Todos os recursos midiáticos (sala de vídeo, microfone, data show, computadores), haviam disponíveis no DIREDUC; • Palestrantes: todos da equipe DIREDUC.
Demostramos na prática e com recursos que tínhamos a mão que é possível uma ampliação significativa das ações educativas no trânsito, com a intenção de demostrar ao conselho geral do DETRAN, responsáveis pela distribuição orçamentária, que seus investimentos alcançaram índices inigualáveis no comportamento dos cidadãos, fazendo de Brasília uma cidade modelo em educação no trânsito, mais de forma preventiva e eficiente e não de forma punitiva e sendo alvo de críticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS No decorrer da realização deste trabalho, assumimos o desafio de buscar um envolvimento com a população e profissionais do DETRAN-DF, com participação direta ou indireta. Consideramos que foi de grande importância o estudo da entidade e das leis; de varias formas de conscientizar a todos que educação no trânsito é algo muito sério e primordial.
Deste modo desenvolvemos um protótipo que foi baseado em experiências dos funcionários da própria entidade, assim a comunidade que vivencia os problemas levará para casa suas reflexões sobre o que poderá fazer para contribuir de acordo com a abordagem das palestras e se conscientizar do seu papel de cidadão. detran. df. gov. br/wp-content/uploads/2018/08/Detran_Organograma. jpg Acesso em: 28 março 2019. Escola Públicas de Trânsito Disponível em: http://vias-seguras. com /educacao/as_escolas_publicas_de_transito/a_escola_publica_de_transito_do_distrito_federal 2013 - Acesso em: 27 março 2019.
118 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes