Desafio Profissional - Curso de Tecnologia em Marketing da Anhanguera
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Fisioterapia
Passo 1 – Descrição dos “4P” da empresa. Passo 2 –Panorama do setor de cursos de idiomas. Passo 3 –Pesquisa perfil do cliente. Passo 4 – Planejamento de marketing meio de ferramenta SWOT. ªEtapa. Com todas essas necessidades e desejos de serem sempre vistas grandes empresas investem pesadamente nas estratégias de marketing. Como devem ser abordados todos esses aspectos, onde as estratégias devem manter seu foco e como devem ser realizadas as ações para suprir todas as necessidades e ambições empresariais? Logo, veremos como pode se estruturar um plano de marketing e o que deve ser levado em consideração para a eleaboração de um projeto eficaz considerando a realidade social e as possibilidades que a empresa possui. DESENVOLVIMENTO A seguir serão desenvolvidos importantes passos para a execução do plano de marketing para a uma escola de idiomas que necessita de um plano de marketing para manter-se no mercado e retomar seu posto de referência do seguimento em sua cidade.
O primeiro passo realizado é um levantamento dos “4Ps” da empresa. No passo dois um panorama do setor de cursos de idiomas identificando elementos fora do controle empresarial podendo beneficiar ou não a empresa. Devido à qualidade das aulas e o reconhecimento social atingido pela empresa que é referência no mercado, sendo a única de alta qualidade até pouco tempo dispõe de qualidade o suficiente para justificar seu preço. PROMOÇÃO A empresa dispõe seus produtos via propagandas no rádio, panfletos e nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Além dessas formas de apresentação a empresa dispõe de Outdoors espalhados pela cidade anunciando promoções e descontos vigentes, a empresa possui divulgadores que atuam nas ruas da cidade espalhando informações sobre a escola na tentativa de recrutar novos alunos.
Passo 2 - Panorama do setor de cursos de idiomas. É muito importante para a empresa uma análise do ambiente no qual a empresa se encontra para definir possíveis oportunidades e desafios futuros. Há também duas escolas de grandes franquias conhecidas nacionalmente de forte marketing. As novidades que as outras empresas trouxeram podem ser utilizadas a favor da empresa em estudo sendo aplicados a ela também as novas tecnologias, porém o desafio de combater as franquias é mais complicado e deve ser olhado com atenção pela administração da empresa, podem oferecer maior concorrência pois possuem mais recursos financeiros. ANÁLISE DE MERCADO O mercado no qual a empresa se insere é favorável ao seu crescimento porque mesmo com a estagnação da empresa em relação a marketing e inovação tecnológicas e de métodos de ensino a empresa ainda é considerada uma das melhores da cidade.
O mercado para empresas no ramo de ensino de línguas tem aumentado bastante ultimamente considerando que no mundo atual é cada vez mais relevante o conhecimento de mais de uma língua. Em se tratando de lucros, o ramo é bem rentável e pode ser ainda mais para a empresa se atuar de forma mais direta na sociedade. O ambiente sócio-cultural da cidade é bastante voltada para suas origens, a cultura da região é o foco de eventos culturais realizados na cidade, as universidades tendem a promover eventos culturais com temas mais variados. A empresa pode promover eventos culturais com temas internacionais de acordo com as línguas ensinadas para promover a marca da escola e 8 se inserir com mais força na sociedade mostrando que o conhecimento da cultura de outros povos é importante para o crescimento pessoal de cada um.
Além disso, os eventos podem despertar interesses sobre outras culturas e vontade de aprender as línguas, assim as pessoas procurarão a escola. AMBIENTE INTERNO A análise do ambiente interno da empresa permite aos gestores monitorarem o funcionamento da empresa em seus processos, serviços, vendas e todas as atividades realizadas no cotidiano da empresa permitindo aos administradores identificar e corrigir possíveis falhas de funcionamento que acontecem corriqueiramente. Aaker (2001) postula que a análise interna proporciona a compreensão detalhada dos aspectos relevantes para a empresa. Segundo SEBRAE (2018) a pesquisa mercadológica permite conhecer o perfil do cliente: ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc. e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, dentre outros), para a escola é imprescindível para saber como atrair atuais e nos clientes, a partir do comportamento dos clientes em relação as outras empresas do setor, o gestor se beneficia dessas informações desenvolvendo estratégias a partir da realidade da empresa no cenário social em que está inserida.
A partir da pesquisa realizada, constatou-se que a escola está enfrentando um período de baixa de alunos que estão buscando as escolas que utilizam novos métodos de ensino nas aulas de línguas estrangeiras principalmente na inserção de dispositivos portáteis como tablets e smartphones, algumas usam notebooks nas aulas. As novas tecnologias atraem os alunos mais jovens e aqueles que gostam de estar por dentro das novas tecnologias. Outro fator que agravou a situação da empresa é a estratégia de marketing que não é tão incisiva como deveria ser para a reconhecida e já tradicional escola de línguas. a ferramenta SWOT é útil porque incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversasperspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. Assim o empreendedor pode entender melhor o funcionamento de sua empresa, conhecer concorrentes e outros tipos de ameaças e oportunidades interna e externamente.
ªEtapa:Análise SWOT Positivo PONTOS FORTES: Ambiente Interno Negativo PONTOS FRACOS: Empresa Tradicional, Baixa divulgação da empresa, Possui alto conceito social, Não usa novas tecnologias nas Profissionais altamente capacitados, aulas: smartphones, tablets, Métodos muito tradicionais de ensino. OPORTUNIDADES: Ambiente Externo AMEAÇAS: Obtenção de novos e recuperação de Novas empresas se inserindo antigos alunos, no mercado, As empresas concorrentes ainda não Grandes franquias chegando na se tornaram tradicionais na cidade, cidade, Atrair estudantes universitários para Procura por escolas mais se tornarem alunos. inovadoras. A escola ofertará conexão wi fi em seu interior para facilitar a interação dos alunos e profissionais com as tecnologias, além de proporcionar mais conhecimentos aos alunos que terão na palma da mão mais ajuda com suas dificuldades no aprendizado.
Reformular internamente a escola tornando-a mais tecnológica com a troca dos velhos dispositivos por novos e mais avançados, além da ampliação da sala de computadores na qual os alunos podem fazer atividades extras e algumas provas são realizadas nessa sala que passará a contar com alta tecnologia para atender os alunos. A empresa visando melhorar a relação com a sociedade, além do site passará a ofertar descontos e bolsas através de promoções veiculadas ao site ou nas outras mídias de divulgação. A presença em eventos sociais será mais constante com oferta de brindes para a população, assim, atrair mais clientes e alavancar crescimento. A escola oferecerá para a sociedade eventos culturais relacionados aos países falantes das línguas em que a escola atua como, por exemplo: sarau, eventos musicais, teatros e apresentações culturais.
A proposta de parceria visa beneficiar mutuamente as duas empresas uma que quer se inovar e outra que deseja aumentar sua clientela, assim a parceria é algo benéfico e irrelevante para as duas empresas. A segunda proposta de parceria também visa o atendimento a desejos de duas empresas que nesse caso são a escola e uma confecção. A renomada confecção da cidade ficará encarregada de fornecer as camisas da escola incluídas no kit (possuirá logomarca da escolas e das empresas parceiras), além disso, a confecção, assim como a distribuidora, a confecção disponibilizará camisas com frases e conteúdos nas línguas nas quais a escola atua para venda. A confecção fará as camisas para divulgação dos eventos nos quais a escola participará e os uniformes dos professores e funcionários da escola, assim haverá 13 padronização de uniformes na escola.
As camisas produzidas pela confecção farão parte dos brindes e promoções realizadas pela escola para atrair mais clientes. A partir de um estudo muitas portas se abrem para o aprofundamento em vários ou praticamente todos os aspectos que foram abordados. REFERÊNCIAS AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman. CAPUCIO, Ricardo. Disponível https://cidades. ibge. gov. br/brasil/mg/lavras/panorama. Acessado em 25/04/2018. Disponível em: https://pt. linkedin. com/pulse/planejamento-estrat%C3%A9gico-de-marketing-eintelig%C3%AAncia-renato-mayer. Acessado em 13/05/2018. MICCOLI, Rita Regiani Benito. PDF. Acessado em: 15/05/2018. SEBRAE. Pesquisa de mercado: o que é e para que serve. Disponível em:http://www.
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