CULTURA ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Recursos humanos
DIAGNÓSTICO DA CULTURA ORGANIZACIONAL 06 4. SUGESTÕES DE MECANISMOS DE REVALORAÇÃO DA CULTURA 07 5. CONCLUSÃO 10 6. BIBLIOGRAFIA 11 1. INTRODUÇÃO Um diagnóstico empresarial é uma análise extremamente importante, pois verifica a empresa nos mais variados aspectos. Fazendo a distribuição de carga fracionada e armazenagem, sendo o elo entre a indústria e o varejo. É uma empresa de grande porte com dois mil e seiscentos colaboradores e setenta e cinco filiais presente em dez estados brasileiros. Desde 2004 a empresa opera em seu terminal de cargas, localizado no centro industrial de Contagem, com fácil acesso às principais rodovias do estado de Minas Gerais, investiu em 2011 na ampliação de alguns terminais também no estado de Minas Gerais, dentre eles o centro de distribuição da matriz aumentando a capacidade de atendimento no estado, trazendo mais agilidade e segurança para seus clientes.
Possui uma frota própria de setecentos veículos dentre carretas, trucks, caminhões e três quartos de veículos leves. Sua frota terceirizada é de novecentos veículos e sua política de renovação de frota é focada no controle rígido das manutenções preventivas e preditivas. As práticas de responsabilidade social surgiram como um legado e ocuparam lugar na cultura organizacional da empresa. A diretoria atual enxerga sua atuação socialmente responsável como uma estratégia de negócios. Segundo Marina Petrus, diretora de Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Atendemos a um mercado em constante mutação, que exige pioneirismo, inovação e progressos tecnológicos, especialmente no que tange à temática da sustentabilidade, que é um componente ético essencial à construção da marca.
Entendemos que a empresa que busca a sustentabilidade ganha simpatia, desperta confiança e interesse, e também gera proximidade com as diversas partes interessadas. Atualizaram a missão, alinhando-a ao novo cenário econômico; ajustaram a visão para orientar as metas e redefiniram valores empresariais, ampliando os princípios de acordo com a cultura organizacional. Acreditam que está nova ideologia os está guiando para a expansão dos negócios e do desenvolvimento no setor socioambiental. Realizaram investimentos na infraestrutura que deram sustento as projeções de crescimento, desde 2014 ampliaram seis terminais visando otimizar a logística de transporte e melhorar o atendimento, adquiriram novos equipamentos e modernizaram a frota para garantir a eficiência de seus serviços. Verifica-se que a organização passou recentemente pelas quatro fases da revaloração da cultura e aplicou com maestria tanto os básicos como os avançados mecanismos para alcança-la.
A Patrus é uma empresa que tem um histórico de modernização e renovação, desenvolveram trinta e sete programas ao longo de 2014 que se desdobraram em centenas de ações nas áreas de distribuição de renda, empregabilidade, relações responsáveis, responsabilidade organizacional, qualidade de vida e responsabilidade ambiental. Valorizam seus colaboradores e promovem capacitações profissionais através de projetos como: educação corporativa; escola de líderes; programa jovem aprendiz; programas de estágio e é claro a formação acadêmica. Vale destacar o respeito e o reconhecimento que a Patrus tem por parte de seus clientes que é evidenciado através dos vários prêmios que receberam dos seus próprios clientes internos e externos como: Reconhecimento de Responsabilidade Social e Fornecedor Ouro concedido pelo Grupo Boticário por vários anos consecutivos; o Prêmio Qlicar concedido pela Natura; Prêmio de Sustentabilidade concedido pela 3M do Brasil; Prêmio Melhores Empresas para se trabalhar concedido pela Revista Exame; entre muitos outros.
Essas informações reafirmam uma busca incessante pela inovação, sustentabilidade e principalmente responsabilidade com os seus stakeholders e público em geral. CONCLUSÃO O diagnóstico da cultura organizacional da empresa Patrus foi realizado através de uma coleta de informações em seu banco de dados, extremamente completo localizado no seu website e também através de entrevista com o presidente da companhia Marcelo Patrus. Com este estudo foi possível identificar diversos aspectos e concluir que a Patrus é uma empresa saudável em todos as particularidades perscrutadas, passou por uma revaloração da sua cultura em 2014, não que estivesse com problemas internos, mas apenas para se adaptar ao novo cenário econômico. br/index. php> Acesso em: 17 maio 2018. PATRUS, Marina. Artigo IARSE. Disponível em: <http://www.
pdf> Acesso em: 18 maio 2018.
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