A DIFICULDADE DA CAPACITAÇÃO E DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Palavras-chave: PCDs, Mercado de Trabalho, Inclusão Social, Conscientização e Capacitação ABSTRACT The article leads us to reflect on the great difficulty of People with disabilities in this struggle to achieve the rights of equality and eliminate the difficulties or disabilities caused by the discriminatory actions of our society. It also leads us to meditate on our participation in this process of inclusion, as normal "considered" people, if at all. It also induces us to an awareness that we are of the utmost importance in building a more inclusive society. Keywords: PCDs, Labor Market, Social Inclusion, Awareness and Empowerment INTRODUÇÃO Como é costume de alguns brasileiros, que possuem pouquíssimos conhecimentos da nossa história, internalizaram que o problema de formação de personalidades dos brasileiros, deu-se pelo fato de termos o desprivilegio de sermos inicialmente colonizado por ladrões, assassinos, marginais, estupradores, psicopatas e bandidos de alto risco, que vinham banidos de Portugal.

Não no sentido de julgar, mas sim de corroborar informações, no sentido da desconstrução deste pensamento. Vale ressaltar que NO LIVRO: Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas: os Degredados do Brasil - Colônia, o historiador Geraldo Pieroni afirma que o nascimento do nosso país deveu-se a esses degredados por delitos de ordem religiosa ou moral sem nenhum problema de conduta. Na constituição de 1824, descreve no Art. e no item XXXII o que segue: Art. A inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império, pela maneira seguinte. XXXII. Hoje talvez, passamos dizer, que estes pequenos cidadãos, essas criancinhas, ficavam a mercê das violências de animais selvagens, porcos e cachorros abandonados, que os suprimiam ou quando não, os mutilavam.

A INCLUSÃO ESCOLAR: Aos poucos, o conceito de educação inclusiva foi tomando corpo. E hoje conseguimos verificar uma demanda bastante grande, em termos de legislação e normativas favoráveis a inclusão e combatendo a inclusão com mais veemência. Devemos repensar o passado e agir na implantação destas tratativas, com o tempo mais ágil possível. Envidando todos os esforços praticáveis, em todas as esferas públicas e privadas. E por algum motivo demora a ser implantada ou não alcança os resultados projetados, definidos, discutidos e aceitos. É extensivamente e exaustivamente revisto a estratégia utilizada. Cujo objetivo central e de rever, avaliar, mensurar e definir novas estratégias e direcionamentos, para um bem comum de todos em auxílio de cumprir a missão de todo o processo da corporação.

Não oponente a este pensamento, porém com uma visão acadêmica, a filósofa, mestre e professora de psicologia Tânia Zagury em seu livro, “O Professor Refém” (2006), propõe de imediato, três pontos fundamentais para que os processos sejam implantados com mais, objetividades, agilidade, e maior aproveitamento. Assinala Zagury, (2006, p. É na família que encontra as condições básicas de se desenvolver, educar, e aprender a se socializar. Segundo TELFORD (1978 p. “todas as atividades que visam o desenvolvimento global do individuo vão refletir direta ou indiretamente na sua capacitação para uma vida independente, produtiva e integrada socialmente. ” A família participativa e que interagem ativamente nos processos de formação e que acompanham todas as fases da sua formação da PCDs, para a inserção do individuo no mercado de trabalho, estará fazendo muito bem a sua parte de família, agregando valores para uma preparação mais assertiva, contribuindo para que a PCDs tenha sua relação próxima com a sociedade em que vive.

Para melhor justificar, buscamos o entendimento de LEONTIEV, (O Desenvolvimento do Psiquismo – Lisboa – Horizonte 1978). em quatro anos. Todo este processo de crescimento dar-se-á pelo fato de obrigatoriedade da legislação, bem como, de uma fiscalização mais severa pelos nossos governantes nos últimos anos. A LEI Nº 8. DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas. Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais. Obs. Essa parte abaixo que está sublinhada e em Itálico, são dados que recolhi em um Estabelecimento daqui do Rio de Janeiro. É interessante você inverter e colocar uma Empresa, Instituição, Escola, etc. daí de onde você mora e apagar esse que eu fiz.

Ou até reaproveitar o texto se julgar necessário) CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA – CIEE/RJ: A minha fonte de pesquisa foi, incialmente, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/RJ. Social compartilha que este cenário atual, é natural, e que as mudanças estão por vir, uma vez que, é fomentado com mais eloquências e ações, o processo de inclusão escolar para Pessoa Com Deficiência. Para que possamos entender o real sentido da inclusão escolar, verificamos que de acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium - IDDC) sobre a educação inclusiva, realizado em março de 1998 em Agra, na Índia, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito, nos seguintes termos: • Reconhece que todas as crianças podem aprender; • Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.

e. HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição); • Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças; • Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva; • É um processo dinâmico que está em evolução constante; • Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais. Para corroborar com a Inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, observa-se que será necessário que a ONGs e ou empresas direcionadas a este público, desenvolvam uma metodologia de ensino para complementem esta defasagem. Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma. II. Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto. III.

Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades. Mais já existem melhoras. Estes cidadãos brasileiros com, sejam lá qual for a sua, deficiência que fazem parte da sociedade brasileira, pagam seus impostos e cumprem seus deveres. Por força de nossas legislações, deveriam ter os mesmos direitos dos cidadãos considerados “comuns”. Nós, cidadãos ou admiradores da educação, não estamos sendo guiados a navegar em um lamaçal de preconceitos e de vulgatas que determinam que, deixar como está é o caminho? Ou devemos partir com a nossa participação, aspiração, intenção, norte previamente definido, ação de cidadania, envolvimento, coragem, altruísmo, presteza, solidariedade, trabalho, amor e ciência. Para tornarmos uma sociedade, mais justa e participativa? Para conseguirmos ser uma nação mais informada das necessidades que assolam nossos compatriotas, que são possuidores de algo tipo de deficiência, e que possamos solidarizar, é chegarmos a uma simples conclusão de quanto devemos lutar para vencermos nossas próprias deficiências em continuarmos com preconceitos que assolam o nosso Brasil.

Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004. NISKIER, Arnaldo – História da Educação Brasileira: de José de Anchieta aos dias hoje, 1500-2010, 3º edição – Europa, 2011. REVISTA ISTO É, – Edição 2221 06/06/2012. BARROSO, J. Incluir sim, mas onde? Para uma reconceituação sociocomunitária de escola pública. ZAGURY, T. – O Professor Refém, 8º edição – Ed. Record – 2007. PERRENOUD, P (2000) - Dez Novas Competências para Ensinar - Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora. TELFORD, w. mundoeducacao. com. br/historiadobrasil/colonizacao-brasil. htm http://www. ufsm. caxiasdigital. com. br/blog/tag/ciee-rj/ http://wecelinosoares. blogspot. com.

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