CONTROLADORIA ESTRATÉGICA: GERINDO CUSTOS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Contabilidade
A pesquisa baseia-se num levantamento bibliográfico composto por livros e artigos publicados sobre o tema, buscando nos conceitos sobre a Controladoria, dados para o seu desenvolvimento. O cenário empresarial tem se apresentado competitivo e complexo, recaindo sobre a Controladoria importante papel na gestão financeira e de resultados para as organizações, procurando fornecer informações fundamentais para a tomada de decisão, levando em conta a agilidade e oportunidade, o que pode colaborar em muito com o aumento do desempenho das organizações e seu diferencial de mercado. Palavras-chave: Controladoria. Controller. Vantagem Competitiva. Costs Management. Results Management. INTRODUÇÃO Os avanços tecnológicos, a internacionalização das economias e a consequente competitividade do mercado criou a necessidade da reestruturação das empresas como forma de inserção das mesmas neste novo cenário competitivo.
A busca das empresas é pela otimização de seus processos através de práticas e ferramentas estratégicas voltadas ao alcance dos objetivos traçados. Neste contexto, a Controladoria é o órgão responsável pela coordenação e divulgação das informações referentes às empresas, dentro da ótica de gestão empresarial. Ciclos de vida cada vez mais curtos de produtos, concorrência, renovação tecnológica, mercados globalizados, entre outras, são variáveis que requerem das ciências administrativas um permanente reexame das filosofias que sustentaram suas contribuições para o desenvolvimento e a pujança das organizações. Entre os focos desse contínuo reexame está a busca pelo melhor entendimento dos fatores ambientais que permitam tornar o ambiente empresarial menos Complexo e mais compreensível para seus administradores.
NASCIMENTO; REGINATO, 2013, p. Para Nascimento e Reginato (2013), a Controladoria visa auxiliar o modelo de gestão em uso nas organizações, identificando o intuito das mesmas, colaborando para a eficiência e eficácia dos seus processos e quais fatores as favorecem ou prejudicam, gerando informações essenciais para o planejamento estratégico. A Controladoria se apresenta como um método capaz de suprir a necessidade de potencializar os resultados empresariais, utilizando-se de técnicas administrativas, econômicas e contábeis, buscando gerar informações relevantes aos processos decisórios e estratégicos, contribuindo com os gestores para a conquista da eficácia de seus resultados econômicos, missões e princípios definidos no modelo de gestão (BARRETO, 2008; OLIVEIRA et al. Oliveira, Perez Jr. e Silva (2015) citam que a estruturação da Controladoria está dividida em duas grandes funções: a parte Contábil e Fiscal, representada pela área da contabilidade tradicional, representada pelas atividades de escrituração contábil e fiscal e seus relatórios; e a parte que se refere ao planejamento e controle, ou a nova contabilidade, representada pelas funções exercidas na atualidade pela Controladoria.
A Figura 1 demonstra a estrutura da Controladoria dentro das organizações, de forma que atenda aos setores citados pelos autores. Figura 1 - Estrutura da Controladoria Fonte: Oliveira, Perez Jr. e Silva (2015, p. Objetivando a eficácia organizacional, a controladoria trabalha e se envolve com as diversas áreas da empresa, estabelecendo uma coesão com o fim de alcançar os objetivos econômico-financeiros e a movimentação dos resultados. Bruni e Gomes (2010) citam: a Controladoria tem como função coordenar esforços junto aos gestores com vistas a garantir o cumprimento da missão da empresa, assegurando sua continuidade. O apoio dado ao processo de tomada de decisão, dar-se-á através da coleta e geração de informações relevantes, fidedignas e tempestivas, provendo aos gestores meios de alcançar um resultado global coerente com as metas traçadas, buscando desta forma, a eficácia empresarial e a sua sobrevivência (SALGADO et al.
apud BRUNI; GOMES, 2010, p. Reforçando, Bruni e Gomes (2010) entendem que a missão da controladoria é interpretar os dados, processá-los e reportá-los de forma clara e fidedigna aos responsáveis pela gestão, auxiliando as decisões e promovendo a sustentabilidade da empresa. Os conhecimentos técnicos e éticos são cada vez mais valorizados, considerados do planejamento ao resultado final (FRANCISCO FILHO, 2015). A Figura 2 demonstra um exemplo da atuação do controller conforme sua função na Controladoria. Figura 2 - Exemplo de estrutura do Fluxograma para a área de Controladoria Fonte: Wilson et al. apud OLIVEIRA et al. Oliveira et al. Em outras palavras, o controller é a base de apoio às decisões organizacionais (OLIVEIRA et al. A CONTROLADORIA NA GESTÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES Para Longenecker et al.
a falta de conhecimento e habilidade de gerenciamento é uma das principais causas de falha nos negócios, fazendo com que todos os anos inúmeros negócios fechem as portas. Segundo os autores, o conhecimento financeiro dos empresários brasileiros é controverso, e chega a ser o elemento-chave da escassez de recursos nos negócios. Morais (2010) diz que o bom gerenciamento financeiro das empresas permite a realização de atividades necessárias ao desenvolvimento dos negócios, onde o objetivo é adquirir lucros e maximizar os investimentos, mediante o controle eficaz das entradas e desembolsos financeiros. assim, com uma visão de múltiplas finalidades, a Controladoria busca no cenário externo as informações que vão impactar as decisões internas, trabalhadas pelos executivos. E como apoio ao planejamento operacional, a controladoria vai intervir sempre que for necessário, para que os resultados econômicos sejam alcançados, pois no gerenciamento das informações fruto dos processos contábeis e de controladoria obtidas, cabe à controladoria quantificar, ajustar, analisar e aprovar os planos dentro do contexto que melhor atenda o negócio.
Duas grandes responsabilidades do setor na condução de um planejamento estratégico adequado para as organizações, são a gestão dos custos e a gestão dos resultados para os negócios, de forma que fazem parte da rotina da controladoria uma visão detalhada sobre essas duas questões fundamentais para o sucesso do negócio e passam a ser descritos na sequência. A gestão estratégica de custos A gestão de custos trata dos assuntos relacionados aos processos orçamentários e de planejamento das empresas, gerenciando os recursos que as empresas têm disponíveis para serem usados em suas transações de negócios, que geram a circulação de dinheiro (OLIVEIRA et al. Através de uma gestão financeira eficaz é possível planejar a melhor maneira para a obtenção dos recursos, bem como analisar as melhores opções de investimentos para as organizações, sendo que ela permite também que, diante de uma gestão satisfatória nas empresas, os clientes também se beneficiem com a concessão de crédito, segundo Morais (2010).
Leone e Leone (2010) citam a importância da contabilidade de custos na atividade do gestor financeiro nas organizações: na busca pela rentabilidade, através da análise da viabilidade de um produto ou de um negócio, e o melhor desempenho para a organização; no controle dos custos por atividade, de forma a buscar sua minimização se comparado com os índices de produção pré definidos; no fornecimento de informações para todos os níveis na organização, atendendo a solicitação dos gestores e demais funções de planejamento na busca pela melhor tomada de decisão para as atividades organizacionais. A gestão estratégica de resultados Para Padoveze (2010), o processo de gestão de um negócio é o conjunto de processos decisórios que compreendem algumas fases que vão desde o planejamento, passando pela execução do que se planejou para a empresa, culminando com o controle dos processos e a maximização dos resultados, considerando as diversas áreas envolvidas dentro das empresas.
Desta maneira, a Controladoria de uma organização deve, além de apresentar as métricas financeiras referentes ao faturamento e à quitação dos débitos, emitir decisões sobre as opções de investimento, de crescimento de mercado, de financiamento, dentro outras decisões que são próprias da função (PADOVEZE, 2010). Entende-se por investimento, a aplicação de um determinado valor, por um certo período de tempo, em busca de benefícios e objetivando aumentar o capital financeiro da empresa. Conforme Bodie, Kane e Marcus (2013), os recursos são investidos na busca de benefícios futuros, ou seja, o investidor refuta usar hoje os recursos disponíveis, ou a sobra conseguida pelo lucro do negócio e opta por investi-los na incerteza e nos riscos de um retorno futuro, diante do vislumbre de uma oportunidade.
CONCLUSÃO Este estudo teve como foco apresentar a Controladoria como uma ferramenta estratégica nas organizações, mediante o seu papel na gestão de custos e de resultados, contribuindo para a permanência das empresas no mercado. A revisão de literatura demonstrou que a Controladoria tem importância fundamental enquanto auxílio para a tomada de decisões nas empresas, haja visto o grande número de informações que podem ser processadas no setor e utilizadas na gestão. A Controladoria, através de seus processos e ferramentas específicas fornece informações com o intuito de auxiliar na tomada de decisões nas organizações, buscando atender tanto a necessidade quanto a oportunidade das organizações em tomar medidas estratégicas para benefício das mesmas.
Um dos objetivos específicos do artigo foi especificar o papel do controller na gestão empresarial, que por sua vez, demonstrou que este profissional pode fornecer relatórios precisos para a gestão nas empresas, mediante o controle das informações de que dispõem, tendo em vista que a Controladoria pode viabilizar estudos financeiros e econômicos que se mostram fundamentais para as negociações nas empresas. Ainda sobre o questionamento inicial desta pesquisa que versou sobre a Controladoria como ferramenta estratégica na gestão dos custos e dos resultados nas organizações, a pesquisa demonstrou que o acesso do controller aos documentos e informações importantes da empresa, como por exemplo as estratégias de curto, médio e longo prazo, as oportunidades visualizadas, a gestão financeira eficaz e o auxílio aos gestores na tomada de decisões, pode ter grande influência no diferencial competitivo das organizações, dado a utilização oportuna das informações levantadas.
Essentials of Investments. McGraw-Hill: 2013. BRUNI, Adriano Leal; GOMES, Sônia Maria da Silva. Controladoria: conceitos, ferramentas e desafíos. Salvador: EDUFBA, 2010. Acesso em: 16 fev. FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de custos uma visão integradora e prática dos métodos de custeio. São Paulo: Atlas 2013. FRANCISCO FILHO, Valter Pereira. br/rege/article/ view/36715/39436>. Acesso em: 16 fev. LAKATOS, E. M. MARCONI, M. et al. Administração de Pequenas Empresas. ª ed. São Paulo: Thomson, 2007. MORAIS, Szabo. com. br/artigos/economia-e-financas/o-novo-papel-do-gestor-financeiro-nas-empresas-de-xerife-a-treinador-fora-de-serie/66551/>. Acesso em: 17 fev. OLIVEIRA, Luis Martins de, et al. Curso Básico de Auditoria. a. n. Disponível em: <https://docplayer. com. br/7938307-A-gestao-financeira-como-instrumento-de-maximização-de-resultados-das-empresas. ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Contabilidade de custos: teoria, prática, Integração com Sistemas de Informações. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
RAMBO, Deise Antunes et al.
228 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes