A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Na economia globalizada as oportunidades de criação de valor estão migrando para estruturas baseadas no conhecimento – ativos intangíveis. Assim, a capacidade de utilização efetiva desses intangíveis no planejamento estratégico pode ser o principal diferencial de mercado e o segredo para o sucesso da organização Palavras-chaves: Ativos Intangíveis. Planejamento Estratégico. Globalização. INTRODUÇÃO A globalização, o avanço da tecnologia e o surgimento de empresas e organizações 100% online têm causado mudanças no cenário econômico. Esse fato pode ser associado à dificuldade que os contadores encontram na hora de fazer a contabilização de bens não monetários e sem substâncias físicas. A legislação brasileira regulou recentemente a demonstração dos ativos intangíveis nos documentos fiscais e ainda não descreve com clareza sobre o assunto.

Assim, surge a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as vantagens que a empresa pode obter ao fazer a correta demonstração dos ativos intangíveis em seu balaço patrimonial e qual a importância dessa demonstração para o planejamento estratégico da organização? 1. Justificativa Justifica-se arealização deste trabalho pela importância que os ativos intangíveistêm apresentado, uma vez que se pode-se desenvolver um diferencial competitivo por meio desse tipo de ativo. Desta forma, os recursos intangíveis têm se sobressaído na gestão dos negócios, por sua capacidade de propiciar oportunidades e geração de riquezas paraas organizações. No Brasil, foi após o advento da Lei n. em 28 de dezembro 2007, que as normas brasileiras iniciaram a convergência com as normas internacionais de contabilidade.

RITTA, 2010) Segundo Crisóstomo (2009), no Brasil, apesar dos avanços recentes obtidos com a promulgação da Lei 11. só com a publicação do Pronunciamento Técnico CPC 04/2008 é que se obteve melhor formalização do tratamento de ativos intangíveis. Porém, várias empresas registradas na BOVESPA já estão reconhecendo e evidenciando ativos intangíveis em seus Balanços desde 2005, após a Deliberação CVM 488/2005. Embora grande parte das empresas calculem apenas seus ativos tangíveis, há uma parcela de empresas que têm mostrado a crescente importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e, consequentemente, dos seus valores econômicos. Em função da grande valorização dos ativos intangíveis, torna-se importante entender como gerenciá-los de forma a criar e manter o valor econômico das empresas.

Um pleno conhecimento das características da empresa, no que se refere aos seus ativos intangíveis, pode contribuir sobremaneira para a adoção de estratégias que visem maximizar o seu valor econômico. IDEM) Portanto, em um contexto em que os ativos intangíveis parecem tornar-se uma das mais importantes fontes de vantagens competitivas das empresas, e o conhecimento já é admitido como fonte de recurso econômico, constitui-se um dos maiores desafios para a Contabilidade lidar com esse julgamento e com o intangível, pois o reconhecimento e a mensuração dos ativos intangíveis podem ser relevantes para a gestão da empresa, para a avaliação das estratégias adotadas pela administração e para a orientação das decisões dos provedores de capital. PEREZ e FAMÁ, 2006) 3 ATIVOS INTANGÍVEISE SUA RELEVÂNCIA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O planejamento estratégico das ações da organização nunca foi tão necessário quanto agora.

ANTUNES, SILVA, SAIKI, 2009) Porém, uma coisa é não divulgar publicamente os valores de seu intangível e outra é nem se quer fazer a devida contabilização. Isso pode gerar uma falta de informação crucial para as negociações, e para se estabelecer as diretrizes da organização. Pois, é nos ativos intangíveis que está o valor da diferenciação de uma empresa para outra, é aí que se encontram todo o investimento feito pela organização em treinamento de funcionários, relacionamento com o cliente, imagem de mercado, etc. Desse modo, constata-se que os investimentos em ativos intangíveis proporcionam aumento de receitas, adição de valor ao patrimônio líquido e valorização das ações; portanto, configuram-se como recursos estratégicos para as organizações. ” (RITTA, 2010) Segundo a autora diante desse desafio, a contabilidade busca mecanismos que deem suporte à análise real do patrimônio das entidades.

Desta forma, concluímos que ainda é preciso explorar mais o assunto, com pesquisas como esta, a fim de esclarecer dúvidas e somar conhecimentos para os acadêmicos e profissionais da área. Identificou-se durante o processo de levantamento de dados poucos trabalhos que apresentavam dados empíricos a respeito do tema. Porém, constatou-se o interesse em estudar a relação entre os ativos intangíveis e o desempenho estratégico das empresas por alguns autores. As principais pesquisas e suas contribuições podem ser sumarizadas no quadro a seguir: Quadro 3 - Pesquisas sobre a interrelação de ativos intangíveis e a geração de valor Fonte: RITTA (2010) Desta forma, espera-se ter contribuído para o esclarecimento da importância da correta evidenciação dos ativos intangíveis no Balanço Patrimonial e nas demais demonstrações financeiras.

Bem como, ter colaborado para com a área do conhecimento, por meio do levantamento de tal discussão sobre os ativos intangíveis. Ecc. Postado em: 20 setembro, 2011. Disponível em:http://dom-ecc. com. br/o-que-sao-ativos-intangiveis-e-como-geram-valor-as-empresas/. KIMURA, H. MARTIN, D. M. L. NAKAMURA, W. MACEDO, D. A. Economia intangível. Gazeta Digital. Cuiabá, 19 de fevereiro de 2018. F. KLANN, R. C. Relevância dos Ativos Intangíveis em Empresas de Tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. E. Administração estratégica : competitividade e globalização. Cengage Learning, São Paulo, 2. ed, 2011. Disponível em:http://sinop. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em:http://www. lume. ufrgs. br/bitstream/handle/10183/3463/000401207. br/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Finan%E7as/FIN14-_Caracter%EDsticas_Estrat%E9gicas_dos_Ativos. PDF. Acesso em: 12/06/18 PEREZ, M.

M. FAMÁ, R. Acesso em: 12/06/18 RITTA, C. O. ENSSLIN, S. R. Investigação sobre a relação entre Ativos Intangíveis e Variáveis Financeiras: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao Índice IBovespa nos anos de 2007 e 2008. Ativos intangíveis e o desempenho empresarial. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. p. jan. abr. RITTA, C. O. ENSSLIN, S. R. Investigação sobre a relação entre Ativos Intangíveis e Variáveis Financeiras: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao Índice IBovespa nos anos de 2007 e 2008. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Editora Atlas, 1987. geisibelpinheiro3@gmail. com.

110 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download