Consultoria na Brasil Sul Shoes
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão de segurança
PLANEJAMENTO DA PESQUISA 7 1. DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DA PESQUISA 7 1. APLICAÇÃO E COLETA DOS QUESTIONÁRIOS 7 1. TABULAÇÃO 7 1. ANÁLISE DOS RESULTADOS 7 2. Sabendo que as pessoas e empresas mudam com frequência, faz-se necessário que a qualidade de vida no trabalho seja dinâmica, bem como os seus métodos e ferramentas aplicados, pois atua nos fatores tecnológicos, físicos e sociopsicológicos, afetando o bem-estar do colaborador, bem como a cultura da firma (Fernandes, 1996). Desta forma pode-se inferir que o QVT, é uma busca pela tentativa de alinhar as expectativas das empresas para com as expectativas do empregado. Isto é feito através de ferramentas de mensuração, sendo relevante pontuar que, de acordo com Campos (1992) só se pode gerir o que se pode medir, para que assim uma área seja melhorada; isto deve ser feito de forma sistemática através de ferramentas chave para os gestores de pessoas, como a pesquisa de clima e avaliação de desempenho.
Através destes materiais, é possível obter o ponto de vista de até 360º, ou seja, as percepções do colaborador sobre a empresa, empresa sobre o colaborador mensurados através de números coletados gerados pelos próprios colaboradores, como ocorre na avaliação de desempenho. No caso da pesquisa de clima, tem como objetivo principal verificar o grau de motivação dos colaboradores, analisando a percepção deles a respeito dos diversos aspectos relacionados ao trabalho e à empresa. A semana das avaliações será composta por eventos para engajar os 105 funcionários da empresa chamando a atenção para a importância do evento. Haverá palestras, dinâmicas e questionários abordando a empresa e os colaboradores, bem como os interesses de ambas as partes. Sabendo que no momento há uma pandemia, as gincanas e palestras ocorrerão a partir da divisão de equipes para que o limite máximo aceitável de pessoas em um mesmo espaço seja respeitado.
Para cumprimento da etapa de conscientização fez-se um banner conforme ilustrado na figura 1: Figura 1 – Conscientização da pesquisa de clima Fonte: Elaborado pelo autor. Planejamento da Pesquisa Nessa etapa são tomadas as seguintes decisões, executadas pela consultoria contratada: definição do objetivo da pesquisa; do público-alvo; do responsável pela condução da pesquisa; da metodologia de coleta utilizada; da periodicidade ou momento de aplicação da pesquisa e; da formação da equipe para análise/solução dos fatores críticos. O relatório foi elaborado de forma detalhada com a apresentação dos resultados de cada variável através de gráficos e comentários referentes à interpretação pertinente a cada critério. Para a aplicação dos questionários optou-se por adotar a chamada Escala Likert como parâmetro de resposta dos entrevistados.
A escala Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Ela mede atitudes e comportamentos utilizando opções de resposta que variam de um extremo a outro (Likert, 1932). Outro fator relevante é a economia através da redução de despesas. Além disso, a viabilidade para ocorrência do trabalho remoto é alta, bem como a tendência é de manutenção deste método. Sendo assim, as organizações estão repensando as suas estruturas físicas, ainda que com a chegada desta forma de trabalho de forma abrupta. No que se refere à cuidados a serem tomados, o profissional da área de recrutamento e seleção deve cuidar para que haja acolhimento do recrutando, uma vez que, com a distância e processos virtuais, faz-se necessário utilizar recursos disponíveis, no momento da entrevista, tais como a fala e feições faciais.
Outro ponto que é importante destacar é a necessidade de o site da empresa estar estruturado para que candidatos que estejam pleiteando alguma vaga tenham ciência do ambiente em que almejam agregar valor com os seus esforços técnicos, sendo assim, é necessário que a empresa forneça uma visão estrutural de sua identidade já em seu site corporativo, que será o seu cartão de visita. Deve-se exigir do empregado a apresentação dos seguintes documentos para fazer o registro: • a cédula de identidade, o título de eleitor e o cadastro de pessoa física (CPF); • o certificado de reservista para homens; • uma fotografia; • o cartão da criança ou caderneta de vacinação (até que todas as vacinações sejam realizadas); • a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); • a declaração de renúncia do vale-transporte, ou indicando os meios de transporte que utilizará no trajeto para o trabalho; • a certidão de nascimento ou casamento; • o atestado de saúde ocupacional; • o termo de responsabilidade e declaração de inexistência de filhos; • o documento de inscrição no PIS, • a sentença sobre pensão alimentícia; a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade; • outros documentos que o empregador achar por bem exigir, e • o recibo de entrega de uniforme, de equipamentos de proteção individual e de instrumento de trabalho.
• Nos casos de riscos no ambiente ou no exercício de uma profissão, os direitos vigentes no Brasil preveem conforme a Constituição brasileiro de 1988 os adicionais de remuneração que já existiam desde a lei nº 185, de 14-1-36 (o adicional de insalubridade),1 e da lei nº 2. de 15-8-55 (o adicional de periculosidade), que estão citados na CLT. No caso da insalubridade: O art. tratando da insalubridade, consigna: Art. No caso de demissão dos empregados existem alguns direitos que devem ser garantidos ao empregado demitido. De acordo com Cassar (2012), o aviso prévio sempre foi devido nas extinções de um dos lados do contrato, e foi originado no direito civil e comercial. Este aviso ocorre a fim de preparar as duas partes envolvidas em uma relação contratual para a rescisão do contrato, e visa conceder tempo à parte inocente que é o empregador, se o empregado pediu demissão, ou o empregador, se foi demitido.
No primeiro caso, o empregador tem direito a receber 1 (um) mês dos serviços do empregado após solicitação de desligamento; o mesmo prazo é entregue ao empregado no caso de ter sido desligado. Etapa 4 O bem-estar e saúde dos profissionais tem sido um tema colocado frequentemente em discussão nas organizações, sobretudo pelos profissionais de RH. Após esta avaliação, faz-se necessário um feedback aos colaboradores, sendo este um cuidado necessário durante o processo de implantação dos programas de recolocação profissional e de preparação para aposentadoria, para que a forma com que informações menos agradáveis sejam transmitidas seja mais amena. Etapa 5 Quadro 2 - Plano de Ação para apresentar à diretoria da Brasil Shoes Fonte: Elaborado pelo autor. REFERÊNCIAS CAMPOS, V.
F. TQC - Controle de qualidade total. Controle de qualidade total. Makron Books, São Paulo, v. n. FERNANDES, E. C. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. CUMULAÇÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Doutrina, São Paulo, p. abr. SILVEIRA, A. D. br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022. htm>. Acesso em: 13 fev. CASSAR, V. B. L. Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento. PUC, Campinas, 2004. LEHMAN, Y. P.
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