CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO PARA FUNCIONÁRIO DE CALL CENTER
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Fisioterapia
INTRODUÇÃO A motivação humana foi amplamente estudada por diversos autores, pesquisadores e administradores no século passado, e principalmente estimulado, com o objetivo de aumentar a produtividade. Atualmente a Motivação passou a ser vista como um fator essencial para qualquer organização que busca não somente aumentar a produtividade, mas atingir outros objetivos, como propiciar um ambiente de trabalho saudável e agradável para seus colaboradores. Esse é um desafio que os gestores enfrentam: motivar os funcionários para produzir os resultados almejados, com eficiência, qualidade, inovação, e compromisso. Quando os colaboradores de uma empresa sentem-se motivados, aumentam consideravelmente as probabilidades de crescimento, pois profissionais motivados empenham-se mais, ficam mais envolvidos e comprometidos com o trabalho. Sendo assim, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, tem por objetivos apontar a importância de manter os colaboradores motivados dentro das empresas; Apresentar sugestões motivacionais que podem ser realizadas dentro da empresa e mostrar que é possível fortalecer a motivação dos colaboradores nas empresas de call center.
A motivação é a chave que permite às pessoas utilizarem o seu potencial para transformá-lo em resultados superiores. A Motivação também pode ser vista como o impulso que leva uma pessoa a escolher e ação entre as alternativas que são apresentadas em uma determinada situação. A motivação caracteriza-se como uma ferramenta essencial no apoio ao desenvolvimento pessoal dos funcionários e, dessa forma, melhorar a produtividade. Para Bergamini( 2008) as pessoas motivadas estão sempre disponíveis para prestar ajuda e assumem a responsabilidade de estarem envolvidas com problemas importantes. procuram dar o melhor de si para corresponder as expectativas que pairam sobre seus ombros. Bergamini (2008) diz que: Nunca se conseguiu motivar ninguém. Liberar o potencial motivacional da cada um implica aceitar que ele represente a fonte mais poderosa da verdadeira autonomia e satisfação pessoal.
Isso exige uma estratégia especial, uma vez que se dá à pessoa liberdade de escolha de que tipo de ação empreender, tomando por base as próprias fontes interiores de necessidades e descartando todo o tipo de controle extrínseco que venha a ser imposto pelo meio ambiente. Pode-se dizer então, ninguém pode motivar ninguém, o que existe são elementos motivadores que podem ser utilizados como forma de despertar a motivação dentro do ambiente de trabalho. Entre eles pode-se citar: Parabenizar o profissional diante dos colegas. Sendo assim, a motivação organizacional, torna-se um desafio para os gestores. MOTIVAÇÃO NOS CALL CENTER Quando se fala em call center, fala-se em muitas de pessoas interagindo diretamente com os clientes da empresa. Sendo assim, se torna primordial que as pessoas que fazem parte do processo estejam preparadas para executar suas tarefas da melhor forma possível.
As empresas de Call Center são responsáveis pela geração de muito empregos no Brasil. Essa geração de empregos, não se deve somente ao fato das empresas estarem crescendo, mas também ao fato de haver uma grande rotatividade de colaboradores, tendo em vista que este ramo de atividade apresenta um número elevado de demissões. Para tentar fazer com que seus colaboradores se mantenham motivados, muitas empresas tentam estimulá-los oferecendo plano de carreira, realizando processo seletivo interno, dando oportunidades aos operadores de crescerem dentro da empresa. Treinamento de boa qualidade para os colaboradores iniciantes na empresa é essencial, necessário e recomendado oferecer oportunidades para reciclagem dos colaboradores. É sabido que a motivação, nas empresas de call center é de extrema relevância, especialmente porque se trata de uma área em que toda a eficiência dos processos depende em grande parte do desempenho das pessoas ali envolvidas.
Quando o grupo de trabalho encontra-se desmotivado, pode haver uma queda da produtividade, o que por sua vez, pode prejudicar a empresa tanto em questões financeiras como gastos com treinamento, como em perda da qualidade, já que os colaboradores mais experientes tendem a deixar a empresa e serem substituídos por outros menos experientes. Quando a equipe está, de fato, motivada, os colaboradores tendem a partilhar os resultados, comemorar as vitórias, cada indicador que fica positivo. W. Motivação nas organizações. ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. CHIAVENATO, I. Acesso em 29/09/2018. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração.
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