Comunicação e Marketing Pessoal
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Fisioterapia
O marketing foi criado com o intuito de regular as trocas comerciais, econômica e financeira. Palavras chaves: marketing, conceito, marketing pessoal, comunicação. Introdução Nós nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos, para sabermos quem somos, por meio do espelho que o outro nos mostra. Somos eternos investigadores de nós mesmos, mas quem nos possibilita a revelação instigadora de quem aparentamos ser, no meio em que atuamos, é o outro. É ele que nos apresenta pistas, que desvendam a parte de nós que, muitas vezes é cega e surda. Investigar a forma como revestimos e expressamos os pensamentos nos possibilita a análise das várias facetas de nossa personalidade, o que nos mostrará como atuamos nos vários grupos sociais. Esse é um mapa necessário, que fornece oxigênio para um mergulho interior e para uma aprendizagem desafiadora, tão necessária para nos tornarmos melhores como seres humanos.
pode-se dizer que toda estratégia que leve a imagem do profissional (produto, pessoa) até o consumidor final, o cliente que no caso do produto pessoa é o patrão, amigos, colegas de trabalho, esposa, etc, é Marketing Pessoal. ” Santos (2002 p. Portanto, toda vez que você se expressa positivamente para algo ou alguém, está fazendo o seu marketing, vendendo a sua imagem. Transferindo este conceito para o marketing pessoal, pode-se ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e o fortalecimento da imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público. Em outras palavras o marketing pessoal significaria projetar uma imagem de marca “do próprio individuo”, como se fosse um produto ou serviço. Para Kotler (2003) o Marketing Pessoal é “(. uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura”.
Comprova-se assim pelo conceito, que além do sucesso profissional, pode ser a garantia do emprego e do espaço profissional. Marketing Pessoal Cada indivíduo tem duas imagens bem definidas: a primeira é o Caráter: que dá constituição aos atos, ou seja, o jeito de ser, e a segunda é a Reputação: que implica diretamente nas informações sobre o perfil, que auxilia aos demais a construir suas impressões sobre o indivíduo, é a forma como somos vistos. Percebe-se uma preocupação maior com o capital intelectual e, principalmente, com a escolha daqueles profissionais que realmente poderão contribuir de forma incisiva para o sucesso de uma organização, já que cada vez mais as empresas estão valorizando em seus funcionários, mais do que a experiência profissional e o embasamento teórico.
O marketing pessoal sustenta-se por ferramentas básicas, que quando utilizadas juntas oferecem e revelam o perfil profissional: a aparência (higiene, vestes), o conteúdo (formação, competência, carácter, honestidade, fidelidade) e a postura física (credibilidade, comunicação). Pode-se dizer que o marketing pessoal é a excelência do agir diário, abrangendo comportamentos e atitudes para a conquista do sucesso almejado. Uma realidade aparece cheia de possibilidades, só diante dos olhos de quem se já capaz de interpretá-la e de um grande número de ações. Há um fato que é incontestável: a comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo.
O Marketing Pessoal, instrumento de propaganda que serve para obter o destaque de forma individual, é a forma mais adequada de realizar sua promoção. Antes de se engajar em grandes projetos, até mesmo os maiores e mais entendidos profissionais precisaram trabalhar sua promoção pessoal de forma efetiva para chegar onde queriam. Em beneficio de sua própria carreira, o Marketing Pessoal é um esforço que traz o reconhecimento e a valorização de sua vida profissional, tornando um profissional em um grande destaque dentro de sua empresa. O marketing pessoal vai além do tratar bem, está relacionado a tudo que diz respeito a você enquanto pessoa. A sociedade atual segue um alto padrão de competitividade em todas as áreas do mercado de trabalho. E não só em nível de formação, mas também na forma como as pessoas se apresentam, comunicam-se ou demonstram seu conhecimento.
Algumas leves diferenças podem até determinar o sucesso ou o fracasso de uma pessoa ou mesmo de uma organização. Somente ser um bom profissional, ou ter cursado uma boa universidade já não é mais suficiente para atender as demandas do mercado. A pessoa deve agir sempre de forma ética e transparente. Pense sempre que, assim como você, as pessoas valorizam aqueles que agem de forma digna e, neste ponto, nada melhor do que ser sincero com os que estão a nossa volta. Tente sempre contribuir de forma que o outro seja conduzido ao seu crescimento pessoal e profissional ajudando com um feedback formal ou não, mas de maneira construtiva. Uma vez que você consiga conciliar Comunicação e Marketing Pessoal conseguirá se destacar em relação a outras habilidades que possua, bem como, possibilitará o aperfeiçoamento daqueles pontos que precisa desenvolver.
O processo comunicativo é uma necessidade essencial à natureza humana. É preciso mobilizar recursos internos e externos para facilitar a arte do diálogo, que não é um simples despejar de palavras, é ir ao encontro, é abster-se de julgamentos precipitados, dando chances para a troca democrática de idéias, propiciando um clima de confiança e bem estar, utilizando a empatia na busca do processo de sinergia. Além disso, é necessário buscar feedback quanto a nossa atuação. Só conseguimos construir relações verdadeiras a partir do momento em que enxergamos com maior propriedade quem somos nós e qual o impacto que causamos nos vários grupos sociais. Ter consciência dessa imagem social faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação plena. Como trabalhar o Marketing Pessoal Sua campanha pessoal deve começar com referencias positivas, considerando que você tenha o potencial estimado para realizar determinada função ou conquistar certa vaga.
Direcionar esforços em planos concretos, trabalhando em equipe com liderança e atitude para obter maiores oportunidades. Com uma boa campanha pessoal, você pode obter o destaque profissional. Interpessoal Um dos pressupostos mais importantes do marketing pessoal é a nossa capacidade de interagir e de influenciar positivamente através da comunicação interpessoal. A comunicação envolve muito mais do que apenas palavras. Na verdade, as palavras representam apenas uma pequena parte de nossa forma de expressão como pessoa. Conclusão A princípio foi efetuada a conceituação do tema baseada em renomados estudiosos da administração moderna. Posteriormente foram inseridas tendências de mercado para as atitudes e comportamentos do profissional atual, independente da área onde exerce sua atividade. Em seguida foram sendo dispostas dicas e ferramentas como comunicação, expressões, metas, vestimenta, cartão de visitas e a prática do networking.
Viu-se que, o marketing pessoal pode começar a qualquer momento e todos podem utilizar-se desta poderosa ferramenta e alavancar sua carreira profissional. Beneficia tanto o profissional que acabou de adentrar no mercado de trabalho, quanto àquele que já esteja nele atuando. De modo a proporcionar meios para que através do autoconhecimento se fortaleça as relações que possibilitem uma convivência harmônica, positiva e criativa dentro do ambiente de trabalho. Para ter sucesso o indivíduo deve se ver como um grande diferencial no mercado de trabalho e não apenas como mais um. Referências Bibliográficas MENDES, E. Comunicação e Marketing Pessoal. RH Portal. administradores. com. br/artigos/marketing/a-comunicacao-como-principal-estrategia-para-alavancar-o-seu-marketing-pessoal/29476/ Acesso em: 22 jun. RABELO, Y. Marketing Pessoal x Comunicação. com. br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-ehabito.
Acesso em: 25 jun. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise Planejamento e Controle. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996. p. MINARELLI, José Augusto. Inteligência Mercadológica. São Paulo. COSTA, Nelson Eduardo Pereira. Marketing Pessoal. Goiânia: 2002. MATARAZZO, Cláudia. Etiqueta sem frescura, etiqueta sem frescura.
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