COACHING E SUAS FERRAMENTAS NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Para atingir esse objetivo o trabalho adotou a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, sendo que a coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, a partir das análises dos conceitos apresentados sobre coaching e gestão de pessoas foram que: o coaching serve para o desenvolvimento pessoal e profissional, por consequência, a organização se beneficia de sua implantação. Os objetivos estratégicos para a gestão de pessoas em uma organização devem reforçar essa cultura de desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, os quais irão gerar resultados positivos para a organização como um todo. Palavras-chave: Coaching. Coach. Keywords: Coaching. Coach. Coachee. People management. Brainstorming, SWOT Analysis. Coaching O coaching é uma metodologia que estimula o potencial individual das pessoas, e sua aplicação ocorre em diversas áreas como a profissional e pessoal.

Vários autores como Krausz (2007), Whitmore (2012), Chiavenato (2005), dentre outros, destacam que o coaching é um processo que promove a capacidade de desenvolvimento do indivíduo, maximizando o seu empenho e gerando resultados positivos. A palavra coaching surgiu no século XV na Hungria, na cidade Kocs, onde era forte a produção de carruagens com objetivo de transportar pessoas em longas viagens. As autoras Gramms e Lotz (2014, p. afirmam que “A finalidade da carruagem é transportar pessoas de um ponto ao outro, assim como o coaching, que se propõe a conduzir um processo que leva um indivíduo ou um grupo de um ponto ao outro de seu desempenho”. No Brasil, segundo Pinheiro, Broge e Pasqual (2012), o coaching executivo surgiu no ano de dois mil e tomou forças no ano de dois mil e três, sendo um grande influenciador no desenvolvimento de pessoas e investindo no talento de cada colaborador.

O coaching possui algumas áreas de atuação, e Da Matta (2011) descreve as principais especializações e nichos do coaching. Quadro 1. Principais especializações e nichos de coaching Pessoal Também chamada de personal ou life coaching, trabalha com indivíduos que queiram mudar, crescer ou melhorar suas vidas. Inclui nichos como: coaching para família, relacionamentos, emagrecimento, planejamento de vida e outros. “As empresas bem-sucedidas deram-se conta disso e voltaram-se para seus funcionários como os elementos alavancadores de resultados dentro da organização”. Dentro do novo cenário, as organizações foram se adequando, quebrando seus paradigmas e dando atenção ao capital humano. Para Chiavenato (2009): A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis.

A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação (CHIAVENATO, 2009, p. Segundo Gramms e Lotz (2014, p. a ferramenta foi criada “(. para gerar sinergia na equipe e impulsionar os colaboradores para construção de soluções” As autoras ainda mencionam que para aplicar o brainstorming, é preciso que se crie um ambiente que possibilite a geração de ideias e explore a criatividade. As sessões de brainstorming são realizadas em equipe e a aplicação ocorre em etapas conforme apresentado no quadro 3. Quadro 3. Ritmo rápido na coleta e registro das ideias. Registro das ideias é da mesma forma que foram ditas.

Revisão da lista Pergunte se alguém tem dúvida e em caso positivo, solicite que quem deu a ideia a esclareça. Objetivo é esclarecer sem julgamento. Análise e seleção das ideias O grupo deve discutir sobre todas as ideias e escolher as mais consideráveis. Rodrigues et al (2005) destaca a ferramenta como um planejamento estratégico que analisa a organização através de quatro variáveis: força, fraqueza, oportunidades e ameaças. De acordo com Kotler e Keller (2007), a análise SWOT é uma ferramenta importante para a organização conhecer suas principais forças e fraquezas em duas visões distintas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Auxilia no planejamento estratégico e dá suporte para a tomada de decisão. No quadro 4 vemos a análise SWOT e suas quatro variáveis.

Quadro 4. Oliveira (2007) define a análise da matriz SWOT da seguinte forma: 1. Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa). Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura. Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil (OLIVEIRA, 2007, p. Orientações para elaborar a planilha 5W3H O quê? Ações a serem desenvolvidas utilizando linguagem positiva.

Por quê? Apontar as razões e propósitos da ação (convencimento interno que gera o comprometimento do coachee). Como? Definir as estratégias, clarificar os caminhos que serão percorridos para o alcance dos objetivos. Quem? Identificar quem irá realizar a ação e/ou quem mais será envolvido ou comunicado no transcurso de execução de ação. Quando? Data ou horizonte de tempo – estabelece o início e o prazo limite para realização daquela ação. “A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc. Assim, o uso dessa abordagem é devido ao tema sobre coaching e suas ferramentas no desenvolvimento de pessoas necessita ser aprofundado. De acordo com Gil (2002, p.

as pesquisas exploratórias objetivam “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses”. São pesquisas que buscam “o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições” (GIL, 2002, p. Nesse processo, Gramms e Lotz (2014) fazem uma analogia com uma carruagem que “transporta” o indivíduo de um estado inicial para um estado desejado de excelência e melhoria em suas capacidades e habilidades pessoais. Enquanto que Dutra (2010) relaciona o coaching a uma conversa para realizar os objetivos propostos e Krausz (2007) coloca o coaching como um processo de transformação e aprendizagem continua e desafiadora. Independente dos autores que mencionam diferentes metodologias, ficou claro que o coaching trabalha os aspectos pessoais como equilíbrio emocional, autoconfiança e segurança, e os aspectos profissionais como definição de metas, delegação, foco e gestão do tempo.

Um dos autores destaca o investimento no coaching para o líder, que se justifica por apresentar resultados e mudanças, para refletir de forma analógica no desempenho da equipe e nos resultados da organização, ao entender o que sugere Whitmore (2012). Sabe-se que a sociedade cada vez mais conta com pessoas exigentes, conscientes de seus direitos e empoderadas para o seu desenvolvimento pessoal. O coaching de negócios – também conhecido como buniness coaching – tem sido usado para ajudar as pessoas a definir metas mensuráveis de desempenho dentro de uma organização, para pensar em decisões importantes; lidar com decisões de carreira; resolver problemas; gerenciar relacionamentos; comunicar e motivar os outros; enfrentar impasses, lidar com funcionários problemáticos; lidar com estresse; e melhorar apresentações e negociações, entre outros.

Mas convém diferenciar coaching de treinamento, pois este não é uma forma diferenciada de treinamento. Dentre as principais diferenças estão que enquanto no treinamento são ensinadas novas habilidades e conceitos, o coaching é um processo aberto que analisa a situação atual, define o objetivo de desempenho, faz uma espécie de inventário de recursos pessoais ou extra pessoais por meio de ferramentas como brainstorming, análise SWOT e programa um plano de ação para atingir o objetivo. Durante todo o programa, há um foco nas habilidades existentes e nos pontos fortes não reconhecidos. Ainda ao contrário do treinamento, o coaching geralmente é realizado individualmente, entre o coach (especialista) e o coachee (indivíduo em processo de coaching). K. Coach: um estudo das competências requeridas para o exercício da profissão.

Dissertação (Mestrado Profissional em Administração). Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo (FLP), Pedro Leopoldo, 2013. CHIAVENATO, I. Como transformar RH (de um centro de custo) em um Centro de Lucro. ª ed. São Paulo: Makron Books, 2000. CHIAVENATO, I. VERGARA, S. C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2009. DOLABELA, F. São Paulo: Atlas, 2002. GRAMMS, L. C; LOTZ, E. G. Coaching e mentoring. p. MANAGER, J. O que é analise de SWOT. Disponível em: <http://www. administradores. BROGE, V. PASQUAL, J. L. Coaching e Formação de Liderança/Coaching. Digitado. ROSSATO, I. de F. Uma metodologia para análise e solução de problemas. Florianópolis: UFSC, 1996. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. SILVEIRA, D. T. CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica.

São Paulo: Atlas, 2014. WHITMORE, J. Coaching para aprimorar o desempenho: os princípios e a prática do coaching e da liderança. São Paulo: Ciclo Editora, 2012.

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