CENÁRIO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM UMA CIDADE SUL MINEIRA
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Engenharias
Palavras-chave: Geração distribuída, Análise de informações, Projeções, Ferramenta de marketing. SCENARIO OF THE GENERATION DISTRIBUTED IN A SOUTH MINE CITY ABSTRACT In Brazil, the photovoltaic solar energy sector has strengthened since 2012 with the normative resolution 482/2012, when the regulation for connection and compensation of distributed generators was approved. From this, the distributed generation, the research theme of this work, is highlighted, which covers the installation of solar photovoltaic systems on roofs and facades of residential, commercial, industrial and public buildings. The present work intends to make a survey of the current panorama of growth and functional characteristics of distributed generation in Brazil and a comparison with the growth of the same sector allied to the use of marketing strategies in Bom Repouso, a Minas Gerais city located in the extreme south of the state.
Keywords: Distributed generation, Information analysis, Projections, Marketing tool. Desta forma, na primeira década dos anos 2000, em vista da demanda e da larga escala produtiva, houve um aumento da indústria fotovoltaica diante dos mercados desenvolvidos (ESPOSITO e FUCHS, 2013). No Brasil esta fonte de energia tem sido incentivada e estimulada, isto porque o país dispõe de alternativas mais barata de energia limpa (SILVA, 2015). Embora os formuladores da política energética no Brasil tenham percepções contrárias, “há indicações fortes de que a aplicação competitiva da energia solar no país aproxima-se” (ESPOSITO e FUCHS, 2013, p. Segundo Esposito e Fuchs (2013), o declínio do preço proveniente da energia solar é o principal indício para o investimento em geração distribuída. Para os autores, esta posição “em alguns estados da federação, já se iguala ou se situa abaixo da tarifa final das concessionárias de eletricidade” (ESPOSITO e FUCHS, 2013, p.
DEFINIÇÕES E CONCEITOS O planejamento e as estratégias de marketing são fundamentais para quem se propõe a ofertar produtos direcionados ao consumidor final, no nosso caso de análise são os clientes que possuem o senso de responsabilidade ambiental e estão preocupados com os altos preços energéticos praticados no Brasil. Nesse sentido, Oliveira e Cândido (2010) destacam que o marketing surge no mercado como uma importante peça diante do consumismo social, sendo ainda responsabilizada pelos críticos, como o principal desencadeador do consumismo desenfreado e também pelas consequências ambientais. Para Kotler e Fox (1994), este ramo prepara as ofertas institucionais de forma que se possa atender as necessidades do público alvo. Desta forma, o marketing fornece um Mix que permite atingir a diversos tipos de públicos (MACHADO, et.
al, 2012). al, 2012). OS 4 P’s DO MARKETING Os 4 Os surgiram através dos elementos denominados mix de marketing desenvolvido por Niel Borden em 1960 (ZINELDIN e PHILIPSON, 2007). Segundo Zineldin e Philipson (2007, p. estes elementos servem para “escrever os ingredientes importantes ou elementos que devem ser considerados na formulação de um programa de marketing”. Desta forma são eles: P1: Planejamento de Produto; P2: Preços; P3: Canais de Distribuição/local e P4: Promoções (BORDEN, 1964, citado por, ZINELDIN e PHILIPSON, 2007, p. al, 2012, p. Já os serviços, é considerado como qualquer ato e/ou desempenho oferecidos de maneira que venha a ser essencialmente intangível, sendo que, a produção pode ou não vincular-se a um produto físico (KOTLER, 1998). De acordo com Machado, et. al (2012), “uma forma bem-sucedida de serviço deve possuir uma percepção de imagem com qualidade e confiança, a qual será construída com o tempo, visto que os consumidores não possuem conhecimento de como será o serviço, as empresas devem demonstrar o máximo de eficiência”.
O Preço De acordo com Kotler e Armstrong (1998), o preço é a soma do dinheiro que é paga pelos clientes ao adquirirem determinado produto. Sendo assim, Keller e Machado (2006), afirmam que os consumidores pagam um valor a mais por determinada marca em vista do que representa para eles. Deste modo, todos esses fatores indicam a preparação das empresas para proporcionarem ao consumidor um preço justo e adequado, de uma forma que satisfaça ambas as partes, ou seja, que a relação de troca seja aceitável para o consumidor e que possa ser encarada como um diferencial para a empresa envolvida (MACHADO, et. al, 2012, p. Segundo Machado et al. um fato interessante diante do mercado fotovoltaico é que, embora tenha uma concorrência elevada, seus produtos ainda são tão altos, isto porque grande parte é importada contando com pouco ou até mesmo, nenhum subsídio do governo.
Neste sentido, a promoção relaciona-se a propaganda de qualquer tipo de anúncio veiculada nos meios de comunicação em massa, com determinado período de tempo (CHURCHILL E PETER, 2000). Para Kotler e Armstrong (2007), atualmente o marketing tem exigido além do desenvolvimento do produto com qualidade, é preciso ainda definir um preço competitivo e favorável aos clientes. Assim, “as empresas também precisam se comunicar com os clientes existentes e potenciais, e aquilo que comunicam não deve ser deixado ao acaso, todos os seus esforços de comunicação devem ser combinados em um programa de comunicação de marketing consistente” (MACHADO, et. al, 2012, p. A formação das ferramentas de comunicação, são definidas de acordo com as principais formas de promoção, como por exemplo: a propaganda, as relações públicas, a promoção das vendas, a potencialização de vendas e o marketing direto (MACHADO, et.
al, 2012). É preciso de conduzi-los de maneira eficiente até os compradores/consumidores (MACHADO, et. al, 2012). Sem isto, o planejamento e os objetivos de marketing tornam-se deficientes, sendo que o mercado exige cada vez mais ótimos produtos, preços acessíveis e em lugares que sejam viáveis. LAS CASAS, 2006). Os resultados apresentados, foram ainda, baseados em conceitos de marketing (mix de marketing 4Ps), na estimação de suas demandas, contando ainda, com informações disponíveis no SISGD (Sistema de Registro de Geração Distribuída) (ANEEL, 2005). Neste sentido, mensalmente as distribuidoras enviaram os dados via sistema eletrônico para a realização do registro de micro e de mini geração distribuída referentes ao mês anterior (ANEEL, 2005). A partir disso, a Figura 3 apresenta estes valores até a data de 23/05/2017.
Figura 3: Número de micro e mini geradores até 23/05/2017 Fonte: Aneel (2005) Segundo os dados da Figura 3, nota-se que o número de consumidores com micro ou mini geração distribuída é 4,4 vezes maior no final de 2016 do que no registro de 2015, isto indica seu crescimento no último ano e no qual, a ANEEL (2005), reconhece como u crescimento baixo comparado a expansão territorial do país. Abaixo a Figura 4 aponta a distribuição dos geradores instalados através da fonte de energia. PROJEÇÕES DO MUNICÍPIO MINEIRO DE BOM REPOUSO Bom Repouso é um município mineiro situado no extremo sul do estado, a 456 quilômetros da capital Belo Horizonte, e com população estimada em 2018 de 10. pessoas (IBGE, 2018). O município possui um salário médio mensal de 1,6 salários mínimos e com uma renda per capita de R$11260,75, com atividades predominantes em agricultura, na produção de morangos, batatas e hortaliças, e pecuária de corte e leiteira (IBGE, 2018).
No ano de 2014 o município possuía apenas 1 sistema de geração em funcionamento, em 2018 esse número passou a 18 sistemas gerando energia limpa e sustentável. A figura abaixo demonstra um crescimento de quase 94% em 48 meses (Figura 9). RESULTADOS E DISCUSSÕES Ao longo do decorrer do texto fizemos avaliação de como as ferramentas de marketing, em especial os 4 P’s, podem influenciar as demandas de produtos e serviços prestados. De acordo com Shimoyama e Zela (2002, p. “o marketing tornou-se uma força difundida e influente em todos os setores da economia”. Portanto, em poucos anos sua imagem antiga foi despojada e começou a ser vista como uma ferramenta fundamental diante da formação e manutenção de vários negócios, sendo ainda, que seus conceitos foram sendo aplicados em diversos tipos de organização (SHIMOYAMA e ZELA, 2002).
Para estruturar e manter em pleno funcionamento um bom plano de marketing que fez a tecnologia fotovoltaica crescer 94% em 48 meses no munícipio de Bom Repouso, foi fundamental que se estruturasse um bom sistema de informações. CONSIDERAÇÕES FINAIS Em uma empresa de sistemas de geração de energia fotovoltaica, na cidade de Bom Repouso - MG, identificou-se através da análise de informações, que o setor possui grande potencial de crescimento, mesmo considerando a relativa baixa renda per capita. Por ser um setor que ainda possui muitos aspectos a serem melhorados e com preços de produtos muito altos, o objetivo deste estudo consistiu em aplicar a ferramenta de marketing para um estudo mais detalhado do seu crescimento exponencial nos últimos anos, identificando ainda, os fatores que foram cruciais para que a empresa conseguisse se manter no mercado, no caso a utilização dos conceitos dos 4P’s.
A ferramenta de marketing envolvida mostra-se adequada para a identificação das oportunidades de crescimento de demanda, mesmo em mercados macrorregionais, onde a criação de um sistema de informações para alimentar as pesquisas e criar projeções de cenários são extremamente difíceis de serem construídas. No caso estudado, ao aplicar a ferramenta foi possível detectar as oportunidades e assim criar um plano piloto de ação. Como resultado, houve a comparação com outro município mineiro que ocupa a terceira posição no ranking brasileiro das cidades campeãs em quantidade de sistemas fotovoltaicos, muito mais desenvolvido e com maior renda, e que mesmo assim conseguiu crescer 94% em 4 anos. pdf>. Acesso em: 11 dez. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). BIG – Banco de Informações de Geração.
Disponível em < http://www2. A. PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. ª ed. ESPOSITO, Alexandre Siciliano; FUCHS, Paulo Gustavo. Desenvolvimento tecnológico e inserção da energia solar no Brasil. Disponível em: https://web. bndes. gov. GRUBER, Guilherme. Orientação para o marketing nas pequenas e médias empresas de varejo: elaboração de um plano de marketing para uma empresa varejista de confecção. Monografia. Universidade Federal do Paraná. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). gov. br/brasil/mg/uberlandia/panorama>. Acesso em 12 dez. KELLER, K. L. KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. São Paulo: Atlas, 1994. KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012. SHIMOYAMA, Claudio; ZELA, Douglas Ricardo.
Marketing / Fae Business School. In: Administração de Marketing. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002. Sistema de Informação de Marketing nas empresas industriais de grande porte de Fortaleza. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo. OLIVEIRA, VM de; CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. Contemporaneidade do Consumo Sustentável e as suas correlações com as Práticas Empresariais e o Comportamento do Consumidor. br/bdsf/bitstream/handle/id/507212/TD166-RutellyMSilva. pdf?sequence=1. Acesso em: 08 dez. VANZELLOTTI, C. A.
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