BANCO PALMAS: ANÁLISE DESCRITIVA E PERFIL DOS USUÁRIOS
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Administração
O estudo concluiu que para os moradores do conjunto Palmeiras o Banco Palmas representa algo muito maior que apenas um banco. No que diz respeito às área de atuação o banco está presente em diversas ações interligadas a comunidade tais como serviços financeiros e bancários, linhas de crédito e diversos projetos sociais. Com relação ao perfil dos usuários observou-se que estes possuem uma média de idades de 38 anos, sendo a grande maioria mulheres. O estudo mostra também que mais de 70% dos usuários do banco comunitário ganham entre 1 e 2 salários mínimos e que em média 72% da população atendida possui algum tipo de trabalho. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objetivo identificar o que é e como funciona o Banco Palmas e a partir de então traçar o perfil dos seus usuários.
Atualmente o Banco Palmas é gerido em sua grande maioria por voluntários do conjunto habitacional Palmeiras e atua em diversas linhas de ações contribuindo para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida dos seus usuários. Diante da importância assumida pelo Banco Palmas para o desenvolvimento do Conjunto Palmeiras e também como exemplo para criação de novos bancos comunitários e tendo em visto a relevância que as iniciativas de Tecnologias Sociais e Economia Solidária tem assumido para o desenvolvimento do país, esta pesquisa se justifica por apresentar um pouco da história deste que é um dos marcos brasileiros relacionado a economia solidária e também por apresentar o perfil dos seus usuários, evidenciando que a grande maioria destes usuários é composta por uma parcela significativa da população que antes não possuía acesso a créditos nos bancos convencionais e que agora tem saído da condição de miséria e contribuído para o crescimento do bairro.
Além disso, é importante apresentar a história de formação e como atua este banco comunitário para que novas iniciativas como esta sejam desenvolvidas, se constituindo assim como uma forma alternativa de gestão que fuja um pouco da lógica central do capitalismo tão impregnado no nosso dia a dia e que permita que a parcela mais vulnerável da nossa população tenha acesso a crédito e assim iniciativas como esta de Tecnologias Sociais seja desenvolvida em larga escala. O artigo se divide em 5 seções, sendo composto por esta introdução que apresenta um panorama geral do que será discutido no artigo. Uma segunda seção dedicada à história e contexto do surgimento do Banco Palmas. Foram inúmeros os benefícios trazidos pela ASMOCANP, mas entre eles o Banco Palmas se destaca.
O Banco Palmas se constitui como uma rede de solidariedade entre produtores e consumidores visando a superação da pobreza urbana local. O banco começou com 10 clientes a partir de um empréstimo de R$2000,00 e tem se expandido tanto no número de clientes quanto nos valores em circulação. De acordo com Melo Neto; Magalhães (2003) embora nessa época ainda não existisse o termo economia solidária a ideia era “um projeto de geração de trabalho e renda que estimularia a produção local através de uma linha de financiamento (microcrédito) e outra linha que estimulasse o consumo local através de um cartão de crédito próprio”. Segundo Lemos (2013) O objetivo do Banco Palmas seria então, garantir microcréditos para a produção e o consumo local, com juros muito baixos, sem exigência de consultas cadastrais, comprovação de renda ou fiador.
A noção de prossumidor sugere assim que os atores sociais desempenham papéis difusos, isto é, ao mesmo tempo produtor e consumidor (SILVA JR, 2008, p. O Banco Palmas possui quatro linhas de atuação, sendo elas: Produção Sustentável, Consumo Local, Capital Solidário e Comércio Justo. O quadro 1 elaborado por Silva JR (2008) apresenta as quatro linhas de atuação, assim como seu produto e Funcionamento. Quadro 1: Linha de atuação, produto e funcionamento do Banco Palmas. Linha de Atuação Produto Funcionamento Produção Sustentável Microcrédito para produção Microcréditos destinados à produção e comercialização local, sem exigências quanto ao fiador, nível de renda, patrimônio e outros registros. oriundo de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo - NESOL/USP em parceria com o instituto Palmas, apresenta um resumo dessas principais ações: Quadro 2: Principais ações desenvolvidas pelo Banco Palmas Serviços Financeiros e Bancários Correspondente Bancário e caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Palmas Microsseguros Moeda Social Créditos Produtivos Crédito de Consumo em Moeda Social Pagamento por Celular Linhas de Crédito Casa Produtiva (créditos para pequenas reformas nas moradias onde também há produção) Créditos de até R$450,00. Bolsa Família Crédito de R$50,00 a R$ 150,00 Economia Popular e Solidária Créditos de até R$ 500,00 Revendedor Créditos de até R$ 450,00 Empresarial Créditos de R$2500,00 a R$ 15000,00 Empreendimentos da Rede de Economia Solidária do Conjunto Palmeira Empreendimentos da Rede de Economia Solidária do Conjunto Palmeira Empreendimentos da Rede de Economia Solidária do Conjunto Palmeira Palmatur Pousada localizada no Conjunto Palmeira com o objetivo de estimular o bairro como um destino turístico em Fortaleza, fortalecendo o desenvolvimento econômico local, além de garantir trabalho e renda para as mulheres do bairro encaminhando-as para o mercado formal de trabalho; PalmaFashion Marca de roupas da comunidade.
Suas peças vêm sendo confeccionadas pelas mulheres participantes dos cursos de costura realizados pelo projeto ELAS Loja Solidária Espaço de comercialização permanente onde ficam expostos os produtos produzidos localmente; Companhia Bate Palmas Empreendimento na área de arte, educação e cultura, que tem como participantes jovens do Conjunto Palmeiras. Atividades artísticas e culturais principais: fabricação de instrumentos musicais, gravação de CDs em estúdio próprio, oficinas de arte, montagens de espetáculos e apresentações artísticas; Curso de Consultores Comunitários – Programa de Formação de Jovens com duração de 400 horas nos quais são discutidos os temas da economia solidária, formação do bairro, metodologia de crédito, viabilidade econô- mica, moeda social, comercialização. A escolha dessa amostra se deu em virtude de uma maior contemplação de usuários dos diferentes serviços financeiros e bancários ofertados pelo banco Palmas.
O critério de diferenciação entre as duas amostras é o uso do serviço de crédito do Banco Palmas, de modo que em ambas amostras os clientes utilizam o serviço do correspondente bancário. A escolha da amostra domiciliar contou com a base de dados de clientes do Banco Palmas que tomaram crédito entre julho de 2011 e junho de 2012. A partir disso, foram estabelecidas faixas de crédito dos clientes conforme o volume médio dos créditos concedidos individualmente no período estabelecido. Com base nisto, foi elaborada uma base nominal e realizado o sorteio de clientes seguindo a proporcionalidade dessas faixas. A média de tempo de moradia é de 18,6 anos, sendo que cerca de 48% moram mais de 20 anos e 25,5% moram de 11 a 20 anos na região, cerca de 15% indicam morar há exatos 30 anos na região e cerca de 9%, há 20 anos.
PERFIL DOS USUÁRIOS Para a definição do perfil dos usuários do Banco Palmas serão considerados aspectos relacionados à faixa etária de idades, gênero, número médio de pessoas por família, renda, percentual de usuários que são beneficiários do bolsa família, assim como percentual de usuários que desempenham algum tipo de trabalho remunerado. Quanto à idade, os usuários do banco Palmas possuem uma média geral de idade de 38 anos. Os gráficos a seguir apresentam o percentual total de usuários por faixa etária, assim como o percentual individual de cada conjunto da amostra (clientes de crédito/ correspondente bancário) Gráfico 3: Percentual de usuários por faixa etária Fonte: Elaborado pela autora (2018) Se analisarmos a variável idade de maneira independente entre os dois conjuntos de amostra veremos que o número de usuários por faixa etária é muito parecidos nos dois conjuntos, como mostra o gráfico a seguir.
Gráfico 4: Percentual de idades por faixa etária em cada grupo amostral. Gráfico 8: Renda dos usuários por conjunto de amostra Fonte: Elaborado pela autora (2018) Analisando os usuários do Banco Palmas com relação ao recebimento do Bolsa família percebemos que 53% do número total de entrevistados são beneficiários e que quando comparados as duas amostras os usuários de crédito possuem um número muito superior de beneficiários se comparados aos usuários de correspondente bancários. Gráfico 9: Beneficiários Bolsa Família Fonte: Elaborado pelo autor (2018) Na variável trabalho 72% dos entrevistados indicaram estar trabalhando, número que se repete na análise individual de cada amostra. No entanto, quando perguntado sobre registro formal há uma diferença entre os clientes de crédito e os de correspondente bancário, conforme gráfico abaixo.
Gráfico 10: Percentual de trabalhadores sem registro em cada amostra Fonte: Elaborado pelo autor (2018) Essas diferenças podem ser atribuídas ao fato dos clientes de crédito serem, primordialmente pessoas com empreendimentos econômicos, o que modifica o perfil das relações de trabalho. Na média geral o percentual de trabalhadores sem registro formal é de 60%. Com relação ao recebimento do Bolsa Família, os resultados da pesquisa mostram que 53% dos usuários do banco Palmas são beneficiários do programa, E com relação a variável trabalho, 72% dos usuários possuem algum tipo de trabalho, seja este formal ou informal. Essas informações nos revelam que o banco Palmas se constituiu como um importante ator no cenário nacional (sendo inclusive modelo para o desenvolvimento de outros bancos comunitários) atuando na forma de uma tecnologia social simples que foi capaz de gerar emprego e renda, dando a população mais carente acesso ao crédito e contribuindo para o desenvolvimento do Conjunto Habitacional Palmeiras por meio da criação de diversos projetos e ações que atendem as demandas dos moradores locais.
ões que atendem as demandas dos moradores locais. REFERÊNCIAS BANCO CENTRAL DO BRASIL. Boletim responsabilidade social e ambiental do sistema financeiro, ano 3, n. MELO NETO, J. J. MAGALHÃES, S. Bairros pobres, ricas soluções: Banco Palmas ponto a ponto. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007. SILVA JR, Jeová Torres. Avaliação de Impactos e de Imagem-Banco Palmas–10 anos. Juazeiro do Norte: UFC, 2008.
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