Atuação do Pedagogo em espaços educativos não escolares

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os objetivos específicos são compreender a importância do pedagogo nas empresas, no contexto das mudanças no mundo do trabalho; conhecer a magnitude do trabalho do pedagogo e de como esta atuação pode contribuir nas mudanças sociais, na construção de espaços educativos voltados para a possibilidade de formar sujeitos capazes de pensar e agir criticamente a respeito da própria atuação na empresa onde trabalham. Dessa forma, são trazidos para discussão as atividades que ele deve desenvolver nas organizações, com o uso de estratégias e metodologias que busquem informações, conhecimentos e realizações, traçando objetivos com antecedência, no sentido de aprimorar a qualificação profissional e pessoal dos funcionários, orientando-os com o intuito de formar sujeitos capazes de pensar e agir criticamente.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa, fundamentada por autores relevantes que abordam o tema. Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogia empresarial. Desse modo, essa pesquisa mostra o contexto histórico da Pedagogia Empresarial, que surgiu em um período de alterações e de novas demandas do mercado por um novo perfil de trabalhador, exigindo novos conhecimentos do pedagogo que atua em espaços não escolares. Levando em conta, essas considerações iniciais, o objetivo geral é definir o papel do pedagogo que atua profissionalmente em espaços não-escolares. Os objetivos específicos são contextualizar historicamente a Pedagogia Empresarial; compreender a importância do pedagogo nas empresas, no contexto das mudanças no mundo do trabalho e conhecer a dimensão do trabalho do pedagogo e de como esta atuação pode contribuir para mudanças e transformações sociais, na construção de espaços educativos voltados para a possibilidade de formar sujeitos capazes de pensar e agir criticamente a respeito da própria atuação na empresa onde trabalham.

A PEDAGOGIA EMPRESARIAL Para Libâneo (2001), pedagogia é uma área do conhecimento que busca a realidade educativa no geral e no particular, onde o conhecimento pedagógico pode demandar para si, isto é, partes de estudos competentes dedicados aos vários âmbitos da prática educativa, concluídos com a contribuição das demais ciências a educação, ou seja, a atuação do pedagogo é ampla e ultrapassa o contexto escolar. Nesse tocante, o pedagogo pode atuar muito além dos muros da instituição escolar, desempenhando seu papel em espaços que precisam de uma ação educativa, com aspirações e necessidades específicas que se modificam conforme o contexto socioeconômico e cultural de cada grupo de indivíduos que compõem a sociedade. Nessa perspectiva, Ribeiro (2010, p. argumenta dizendo que “a pedagogia empresarial se ocupa basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes diagnosticados como indispensáveis/necessários à melhoria da produtividade”.

Assim se faz necessário trabalhar nas empresas as relações humanas e procurar dentro das pessoas o que estas têm de melhor, ensinando-as a pôr este melhor serviço nelas próprias e na empresa que trabalham. Enquanto articulador de propósitos organizacionais e individuais, o Pedagogo Empresarial pode ser considerado um líder que interage com outros líderes dentro da dinâmica organizacional. Desse modo, assume esse papel e entender suas nuances em si e nos outros permite o desenvolvimento de habilidades gerais e específicas, especialmente em termos da emissão de juízos acerca dos comportamentos, das competências e das habilidades a serem desenvolvidas (RIBEIRO, 2010, p. Segundo Pascoal (2007), o curso de Pedagogia surgiu no Brasil na década de 1930 e desde então há a preocupação eminente com a formação do educador para trabalhar na educação formal, regular e escolar.

Assim, a primeira regulamentação do curso se deu através do estabelecimento do Decreto-lei n. organizado pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Esse decreto instituiu o chamado “padrão federal” ao os currículos básicos dos respectivos cursos oferecidos por outras instituições de ensino superior no Brasil tiveram que se adaptar (SÁ, 2006). Houve outras mudanças do curso nos anos de 1939, 1962 e 1969 que trouxeram um currículo mínimo implantado como referencial nacional. Desse modo, o objetivo das diretrizes curriculares propostas vem de encontro aos interesses dos alunos e das demandas sociais. Esses interesses e demandas se materializariam em uma estrutura curricular orientada pela ideia de núcleos de estudo, apresentados como alternativa aos currículos mínimos. Tal estrutura curricular foi organizada em três núcleos assim delineados: núcleo de estudos básicos, um de aprofundamento e diversificação de estudos, e um de estudos integradores (BRASIL, 2005, p.

Segundo Brasil (2005), o núcleo de Conteúdos Básicos é considerado o articulador da relação teoria e prática, referentes aos contextos: a) histórico e sociocultural - compreendendo os fundamentos filosóficos, históricos, políticos, econômicos, sociológicos, psicológicos e antropológicos; b) da educação básica - compreendendo estudos dos conteúdos curriculares, os conhecimentos didáticos, o estudo dos processos de organização do trabalho pedagógico e o estudo das relações entre educação e trabalho; c) do exercício profissional em âmbitos escolares e não escolares - articulando saber acadêmico, pesquisa e prática educativa. O núcleo de Estudos de Aprofundamento e/ou Diversificação da Formação referem-se “à pluralidade da formação do pedagogo onde se torna necessário atender às diferentes demandas sociais e a articulação entre a formação e os aspectos inovadores que se apresentam no mundo atual” (Comissão de Especialistas, 1999, p.

Desse modo, a atuação do pedagogo nas instituições não-escolares pode trazer resultados que envolvem o reconhecimento da empresa no meio social onde elas estão inseridas. O Pedagogo Empresarial A pedagogia empresarial no Brasil surgiu pela demanda de melhorar a formação de pessoal dentro das organizações que buscavam aprimorar o desempenho e a qualidade profissional de seus funcionários. Esse campo de trabalho é ainda recente, conforme Prado et al. foi incentivado até mesmo por ações governamentais para viabilizar sua operacionalização, como, por exemplo, o estabelecimento da lei nº 6. referente aos incentivos fiscais para a formação profissional nas empresas (BRASIL, 1975). Dessa forma, podemos afirmar que o pedagogo empresarial tem uma gama de atuação nas organizações muito vasta, trabalhando junto a outros profissionais de gestão, onde prepara os indivíduos para desempenhar seu papel de maneira satisfatória para com o todo.

A partir das transformações no mundo do trabalho e do fortalecimento das relações humanas, foram surgindo outros campos de atuação para os profissionais da pedagogia com novos desafios. Perfil do Pedagogo Empresarial Para Libâneo (2001), o pedagogo pode atuar muito além dos muros da instituição escolar, desempenhando seu papel em espaços que precisam de uma ação educativa, com aspirações e necessidades específicas que modificam conforme o contexto socioeconômico e cultural de cada grupo de indivíduos que compõem a sociedade. Segundo Ceroni (2006), o perfil do pedagogo para atuar em espaços não escolares é o de um profissional que precisa possuir competência e habilidade para buscar soluções para enfrentar os desafios que aparecem no dia-a-dia, agilidade ao realizar ações propostas, informação e conhecimento sobre gestão participativa, devendo ter capacidades em planejar, liderar, explorar e monitorar, para poder ampliar suas competências, garantindo assim, a qualidade do trabalho realizado.

É importante ressaltar que onde houver prática educativa intencional haverá pedagogia. O pedagogo empresarial, a partir de seus conhecimentos, técnicas e práticas, deve trabalhar na construção de instrumentos importantes para a gestão de pessoas, na coordenação de equipe multidisciplinares e no desenvolvimento de projetos, visando formas de aprendizagem organizacional significativas, gerando mudanças no ambiente e na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente. Tendo em vista que toda sua atuação está pautada na dimensão humana, o pedagogo empresarial deve se voltar ao entendimento do comportamento humano no contexto organizacional. O trabalho desse profissional não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não estão engajadas ou enxergando uma necessidade imediata como pensam muitos.

Entretanto, seu grande desafio nas organizações é observar cuidadosamente o capital humano (termo comumente utilizado nas empresas ao referir-se a seus colaboradores) para que assim seja possível desenvolver estratégias que venham favorecer a humanização dentro da empresa (GONÇALVES, 2009). Para tanto, o pedagogo empresarial deve além de observar, também mostrar envolvimento, criatividade e o desejo efetivo para descobrir e seguir uma linha de trabalho que atenda não só a organização, mas também suas possibilidades e habilidades profissionais. No tocante à educação no espaço não escolar, ou não formal, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos ao longo da vida, através de experiência diária em casa, no trabalho e ou lazer.

Para (Souza Neto et al, 2009, 32), “a educação é global, é social e se dá ao longo de toda a vida. O objetivo da educação é capacitar o indivíduo para viver em sociedade e comunicar-se[.  Dessa forma, o pedagogo deve contribuir para a formação integral da pessoa, envolvendo o crescimento pessoal, a conscientização da cidadania e a percepção de mundo priorizando o modo de ensinar voltado aos interesses dos educandos em questão, tendo o cuidado de respeitar seus conhecimentos prévios, sua cultura, sua história e seu meio social.   Além disso, o pedagogo deve reconhecer a pessoa como um ser que pensa, age, sente e traz consigo uma cultura que precisa ser respeitada para que ele possa crescer e se desenvolver no ambiente no qual está inserido, pois a cultura faz parte da identidade do ser humano e os valores são imprescindíveis em sua formação.

Nesse processo de aprendizagem o pedagogo empresarial deve ter a habilidade, o olhar, a consciência de que está desenvolvendo projetos com seres humanos e que os mesmos devem ser parte ativa nesse processo. Para Gonçalves (2009): A atuação do pedagogo empresarial, à educação integral, isto é, ao processo de influenciar e sugestionar positivamente os funcionários em todos os aspectos da sua personalidade. Vão proporcionar o desenvolvimento da produtividade pessoal nas mais diversas atividades. Portanto, deve demonstrar com o seu trabalho pratico, na empresa, os efeitos benéficos da adoção de várias atividades educativos. Desenvolver pessoas é mais do que informar, é proporcionar a elas a capacidade de desenvolvimento de todas as suas habilidades e de se tornarem eficientes no que se propõe a fazer. Além disso, a presente pesquisa aponta que a pedagogia empresarial é um campo ainda novo, mas que se faz de suma importância para desenvolver as competências do trabalhador dentro das organizações de forma a torná-lo um colaborador ativo e essencial para o desenvolvimento de suas competências e dos objetivos traçados pela empresa, sem deixar que se torne apenas capital humano.

Normalmente, a presença do profissional da pedagogia é requisitada por organizações que tem como foco o desenvolvimento de pessoas. E para que o trabalho de desenvolvimento de pessoas ocorra de forma satisfatória, o pedagogo deve possuir uma formação interdisciplinar, para compreensão dos problemas da empresa de forma ampla e específica e para que haja assertividade do planejamento e da execução de ações, ou seja, é necessário conhecer e saber articular na prática conhecimentos educacionais diversos para alcance dos objetivos traçados. O pedagogo empresarial pode usar ferramentas de ensino, praticar a gestão de conhecimentos, controlar e avaliar de aprendizagem a fim de promover a melhoria do trabalho na empresa. O pedagogo deve ainda planejar a formação continuada voltada às necessidades da empresa, de forma a desenvolver a sensibilidade e a atitude dos indivíduos, atendendo tanto as aspirações dos colaboradores quanto da organização.

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SCHEIBE, L. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

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