Atividade prática Anatomia das imagens
ATIVIDADE PROPOSTA 2: PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA 5 3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem o objetivo de compreender as incidências radiográficas, conhecer sobre os posicionamentos, protocolos de aquisição e reconstrução de imagens através da tomografia computadorizada, conhecer e identificar os diferentes tecidos através dos diferentes exames como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Para isso, realizando as atividades práticas pressupostas, que se seguem no Capítulo 2 - Desenvolvimento. DESENVOLVIMENTO 2. ATIVIDADE PROPOSTA 1: IDENTIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS TORÁXICOS E ABDOMINAIS Na primeira atividade prática proposta, foi analisado e identificado os diferentes órgãos e estruturas presentes na região toráxica e abdominal, a partir da plataforma “MedDream”. Logo após, foi realizado um quiz para teste dos conhecimentos, a partir da plataforma “WordWall”.
Plano sagital – divide o corpo em parte direita e parte esquerda (eixo Látero-Lateral). A seguir, temos imagens tomográficas de uma fratura vertebral. Determine corretamente a localização da vértebra destacada (cervical, lombar ou torácica) e os planos seccionais para cada imagem: A. Região cervical. Plano axial - divide o corpo em superior e inferior (eixo Longitudinal). Plano coronal – divide o corpo em anterior e posterior (eixo Ântero-Posterior). C. Plano Sagital – divide o corpo em parte direita e parte esquerda (eixo Látero-Lateral). A posição anatômica é uma posição padrão que define superfícies específicas e planos do corpo. Descreva como o corpo humano está posicionado nesta convenção. Incidência Ântero-Posterior: mostra que a radiação penetra o organismo pela parte anterior e sai pela posterior.
Indicada para estudo da porção posterior das estruturas anatômicas. Incidência Médio-Lateral: descreve uma trajetória em que o feixe de raios X entra pela face medial (ponto médio) da parte examinada, e sai pela face lateral. Incidência Látero-Medial: o raio central entra pela face lateral e sai pela medial. Como pode ser observado na tomografia computadorizada de tórax a seguir, ossos, partes moles, músculo e gordura aparecem diferentemente em uma imagem de TC, variando de acordo com a atenuação que produzem. Dependendo da radiação efetiva gerada pelo tomógrafo, a relação de atenuação para tipos diferentes de tecido em relação ao padrão da água pode apresentar alterações. Os valores de densidade presentes na literatura são considerados apenas indicações ou referência (PEREIRA, 2012).
Figura 2 – Representação da escala Hounsfield para diversos tecidos humanos. Fonte: adaptado de GUERRERO (2010). A seguir temos uma radiografia em perfil da coluna cervical. Tíbia. B. Calcâneo. C. Tuberosidade do Calcâneo. I. Talus. Paciente, sexo masculino, 28 anos, chegou ao pronto socorro após sofrer um acidente de moto. Após avaliação médica, foi solicitado um exame de raio-x de membro superior, o qual foi obtida a imagem a seguir. Assinale a alternativa que descreve corretamente o trauma e sua localização: O paciente apresenta uma Fratura na Região Proximal do Úmero. GUERRERO, C. D. Intro a la Neuroradiología.
687 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes