AS HARD E SOFT SKILLSFUNDAMENTAIS PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Como objetivos específicos, destacam-se: conceituar hard skills e soft skills entendendo estas habilidades e como desenvolvê-las; abordar as competências comportamentais e o secretariado executivo; apresentar o profissional de secretariado e as hard e soft skills. O presente trabalho terá como base, discussões, análises e pesquisas documentais publicadas nas diversas literaturas tendo por período os anos de 2013 e 2022. A literatura utilizada será em língua portuguesa e estará em forma de livros, artigos, monografias, revistas, textos, que apresentem as habilidades fundamentais para o profissional de secretariado na contemporaneidade. Palavras-chave: Hard e Soft Skills, Secretariado Executivo, Competências Profissionais. INTRODUÇÃO Um secretário executivo que se destaca no mercado de trabalho deve possuir as seguintes habilidades: atitude, organização, proatividade e flexibilidade. A quarta seção apresenta os resultados da revisão da literatura onde será abordado o profissional de secretariado e as hard e soft skills.
Por fim será apresentado às considerações finais e sugestões para pesquisas futuras. METODOLOGIA O método de pesquisa utilizado para a criação deste trabalho foi um estudo descritivo de normas bibliográficas por meio de obras e autores abordando temas afins, conforme orienta Gil (2010). Foi realizada uma pesquisa documental, sendo esse modelo de estudo aquele que se realiza através de pesquisas e registros. Para Severino (2007): Registros disponíveis, de pesquisas anteriores, em documentos impressos como livros, artigos, dissertações, etc. Segundo Severino (2007), para esta pesquisa, pode-se utilizar informações sobre progresso, desenvolvimento econômico ou progresso no campo da pesquisa, além de outro assunto que se pretende investigar. O objetivo é utilizar fontes que possam fornecer informações sobre o tema escolhido. Diante dos conceitos a serem apresentados, o presente trabalho é sustentado por um estudo, discussão e análise de literatura publicada entre 2013 e 2022 em periódicos, textos, artigos e livros.
O método utilizado para conduzir a pesquisa foi a dedução hipotética (SEVERINO, 2007). Para a revisão de literatura realizada para este estudo foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Acadêmico, apresentando como base, discussões, análises e pesquisas documentais publicadas nas diversas literaturas tendo por período os anos de 2013 e 2022. Dito isso, no que diz respeito às Hard Skills, entendem-se que ou candidato as possui ou não, e a decisão do empregador é fortemente baseada em tais critérios. Embora certas funções ofereçam treinamento no local de trabalho, os empregadores tendem a preferir candidatos que adquiram prontamente as habilidades necessárias. As Hard Skills são de grande importância, pois por meio delas o empregador poderia justificar imediatamente se um candidato é adequado para a função ao consultar seu currículo.
Os empregadores teriam certas expectativas em relação às Hard Skills, uma vez que já sabiam quais qualificações e nível de experiência são necessários, bem como quaisquer Hard Skills adicionais que seriam consideradas um ativo (MEDEIROS, 2020). SOFT SKILLS As Soft Skills referem-se às qualidades pessoais possuídas pelo indivíduo e ajudam a definir sua personalidade em relação aos outros. As habilidades sociais são geralmente adaptadas com o tempo, o que significa que as pessoas que as possuem tendem a vir de origens mais diversas e podem, portanto, trazer mais variedade ao local de trabalho. Além disso, as pessoas que têm habilidades interpessoais e de comunicação são favorecidas em relação às que não têm, simplesmente porque durante o processo de recrutamento, o empregador teria em mente que a pessoa que estaria contratando seria um acréscimo ao quadro de funcionários da empresa, que assim contribui para a imagem da empresa (SILVA, 2016).
AS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E O SECRETARIADO EXECUTIVO As competências pessoais mostram o desempenho de um indivíduo em um determinado projeto, trabalho ou tarefa. Está relacionado ao conhecimento adquirido, desde o desenvolvimento diário de habilidades até a expressão dos entregáveis (FLEURY & FLEURY, 2001 apud EIFLER, 2021). No entanto, a competência individual não é um estado, não se reduz a conhecimentos ou saberes específicos. Além disso, com base nas abordagens soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas) propostas por Kovaleski (2019), vale ressaltar que as competências comportamentais se manifestam ao longo do tempo à medida que os profissionais se desenvolvem dentro de uma organização. Por exemplo, pode-se observar que a capacidade de lidar com críticas e comunicação, assim como a capacidade de trabalhar em equipe, etc.
geralmente melhora com o decorrer do tempo na empresa. Katz (1974 apud SWIATKIEWICZ, 2014, p. também discute isso, afirmando que “a competência existe quando é demonstrada, ou seja, quando os indivíduos são capazes de utilizar suas capacidades e habilidades em atividades profissionais; as competências constituem procedimentos determinados em uma ação concreta de um indivíduo. Já para França e Mellet (2016), comunicação, habilidades interpessoais, inteligência emocional entre outras, que são inerentes do ser humano, são requeridas para uma boa atuação do profissional de secretariado executivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS As funções dos profissionais do secretariado executivo baseiam-se no desenvolvimento de hard skills, ou seja, competências técnicas. Mas ao longo dos anos, tem havido uma necessidade crescente de habilidades emocionais e interpessoais (soft skills).
Isso significa que uma nova forma de conhecimento se tornará cada vez mais importante, principalmente aquelas que diferenciam os humanos, como emoção, energia, intuição e criatividade, em outras palavras, para aplicar com sucesso as hard skills, é preciso desenvolver soft skill. Essas habilidades descrevem como os profissionais lidam com seus comportamentos humanos, emocionais e interpessoais que lhes permitirão alcançar seus objetivos de carreira em suas trajetórias profissionais. FRANÇA, C; MELLET, D. Soft Skills required! Uma análise da demanda por competências não técnicas de profissionais para a indústria de software e serviços. Conferência: IX Fórum de Educação em Engenharia de Software do XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Maringá, PR, 2016. GIL, A. revistagesec. org. br/secretariado/article/view/273 Acesso em 25 jul 2022.
KOVALESKI, F. Gestão de Recursos Humanos: Comparação das Competências Hard Skills e Soft Skills Listadas na Literatura, com a Percepção das Empresas e Especialistas da Indústria 4. pdf Acesso em 25 jul 2022. MEDEIROS, Susana Raquel da Silva. Recrutamento e seleção em it: evidências de validade preditiva dos métodos utilizados. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorio. Disponível https://www. revistagesec. org. br/secretariado/article/view/400/pdf Acesso em 25 jul 2022. PAES, R. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Ricardo José Jordão. jul. set. p.
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