Artigo Cientifico em Enfermagem
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Enfermagem
Podemos mostrar que a ética é a compreensão sobre quais são os direitos e deveres dos profissionais que atuam nos cuidados humanos, e precisam tomar uma dimensão maior para que possa estar presente sempre nas relações profissionais. Palavras-chave: Enfermagem; Ética; Âmbito profissional. ABSTRACT This article aimed at the conception of ethics for nursing professionals. In this sense, we show how important ethics is in the nursing profession, always focusing on how they behave within their professional environment, always aiming to have a good relationship with everyone. Ethics within Nursing is something essential in the course of their profession and, however, they will have a better relationship with their patients. Essas práticas realizadas por sacerdotais permaneceram por muitos anos, até que enfim surgiram escolas especificas para o ensino na arte de curar, no Sul da Itália e na Sicília, porém neste momento o ensino era voltado para filosofia das artes.
As primeiras discussões que surgiram no Brasil sobre ética na enfermagem aconteceram a partir de 1951, e ficou mais intensa depois de 1955. Quando em 1958, foi aprovado o primeiro Código de Ética na enfermagem, que foi elaborado por enfermeiras religiosas. Elas se preocupavam, mas com os aspectos éticos e humanísticos da enfermagem, e o primeiro Código de Ética se voltava mais para uma cultura religiosa. Desde Florence já se via uma preocupação coma qualidade dos atendimentos de enfermagem que eram prestadas aos pacientes, que além das questões que relacionavam o bem estar do paciente, conforto, atenção recebida em ambientes mais tranquilos, também contemplava questões como higiene. Os códigos de ética vieram para integrar a legislação e regulamentar assim essa profissão, tão importante e essencial na vida de todos.
Portanto a prática profissional se limita ao cumprimento dos princípios, direitos e deveres, que estão inscritos nos códigos de ética profissional, pois eles são de extrema importância para que possa ser exercido assim um trabalho de maior qualidade. II - A ética e a regulamentação da profissão Para um profissional exercer a profissão de enfermeiro ele deverá estar inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da sua respectiva região. A enfermagem é regulamentada pela Lei nº 7. de 25 de junho de 1986. Essas ações, que agem de forma reguladora tem a finalidade de fazer com que o profissional aceite e respeito as suas semelhanças e diferenças para com seu próximo. Já a ética individual é algo que consiste em uma construção sem fim, totalmente inacabada, onde o ser humano tenta construir até o fim de sua vida.
A partir do momento que viemos ao mundo já estamos sujeitos a sofrer influências, sejam elas sociais dentre outras, que recebemos desde o principio por meio de nossos familiares, depois pela influência que a escola possui, e por tantos outros meios. IV- Diferenças entre ética e moral O termo ética na maioria das vezes é interpretada como sendo um sinônimo de moral. A ética tem autonomia, e também recebe apoio de muitas outras áreas de conhecimento, como história e antropologia, se objetivando a analisar sobre o que realmente é a moral. Dessa forma, mostrou-se no decorrer deste trabalho, que o enfermeiro deve estar preparado para enfrentar as mais diversas situações, e que esta preparação não vem somente na graduação, mais que ele deve sempre estar buscando novos aprendizados a fim de fazer um trabalho melhor, se capacitando, pois cada dia novas situações vão surgir.
O tema ética é abordado sempre com muita frequência, pois sabemos que ela está presente no nosso dia a dia, nos mais variados ambientes de trabalho, ela deve estar presente, e quando se trata do enfermeiro ela se torna ainda mais importante, pois os enfermeiros possuem um contato direto com os pacientes, e muitas das vezes os encontra em situações delicadas, das quais precisa por sua ética profissional em ação, prezando sempre pelo bem estar e conforto do mesmo. Porém, a ética precisa estar presente também no ambiente de trabalho, para que assim possa ser um ambiente calmo, tranquilo e harmonioso, para assim se ter uma boa relação de trabalho e convivência para com seus colegas. Para concluir, gostaria de mostrar então que a ética profissional, precisa estar presente no dia a dia, e que todos os enfermeiros possam então usa-la frequentemente a fim de realizar um trabalho ético, e assim salvar vidas.
BIBLIOGRAFIA Conselho Federal de Enfermagem. Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais, tomada de decisões, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: EPU; 1998. Freitas,GF, Oguisso T, Fernandes MFP, Fundamentos éticos e morais na prática de enfermagem, Disponível em < http://biblioteca. cofen. gov. br/jspui/bitstream/235/12129/1/51403655. pdf- Acesso em 08 Jul 2021.
300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes